"Unidos para transformar vidas!"

sábado, 2 de dezembro de 2017

Visita guiada à UNIVATES

Professora e turmas que participaram de visita.
Durante a semana os(as) estudantes das turmas 81 e 101 participaram. com a professora Bernadete, de uma visita guiada pela nossa Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. A visita guiada oportunizou aos estudantes da escola conhecerem a biblioteca, onde ficaram encantados  com a acolhida super alegre e dinâmica. Visitaram também a Rádio e a TV UNIVATES, onde foram recebidos por ex-morador do bairro Santo Antônio que destacou - "Todos tem potencial e todos devem ter um olhar além dos muros da escola Santo Antônio. O futuro quem escreve é cada um."Se encantaram com o Museu de Ciências Naturais onde fizeram muitas perguntas. A imagem do Bicho-pau, o minúsculo piolho visto pelo microscópio chamou muito a atenção. No anfiteatro conheceram todos os detalhes, todos os espaços, todas as pessoas que por lá já se apresentaram, inclusive conhecendo o "camarim dos famosos".
A visita, segundo a professora e estudantes, foi inesquecível. A professora agradece aos(às) estudantes das das turma  81 e 101, destacando que devem sempre  aproveitar momentos como estes, pois é  muito importante para a formação  pessoal adquirir cultura, pois cultura é  conhecimento. Fica aqui registrado também o agradecimento à UNIVATES pela acolhida  e muito obrigado  aos alunos por terem aproveitado  o momento, pois além  de rir muito, tiraram muitas fotos, fizeram muitos questionamentos, adquiriram cultura e conhecimento e conheceram lugares fascinantes. 
Voltem à UNIVATES sempre!  
As portas estão  abertas para vocês.  
Ao lado e abaixo fotos da visita guiada à UNIVATES.
Clique aqui e faça seu comentário!

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Telefone do Sussurro

"Criar um recurso educativo" - assim surgiu o Whisper Phone (Telefone do Sussurro).
 "A professora Lucienne descobriu o Whisper Phone em pesquisas na internet. Usado em escolas americanas, o Whisper era vendido nos Estados Unidos a um valor de 110 dólares cada um, segundo ela. Diante do custo, Lucienne continuou a pesquisar e encontrou uma versão artesanal do instrumento que utilizava tubos de PVC.
O “telefone” é um instrumento que permite a captação individual da voz, a amplificação e o retorno desse som somente para quem o esteja utilizando. Trata-se de um fone que possibilita que o estudante ouça a própria voz com nitidez, mesmo quando fala baixinho, como o que acontece quando se fala algo com os dois ouvidos tampados. Segundo a professora, essa individualização possibilita que todos os estudantes participem de uma atividade de leitura oral ao mesmo tempo e que cada um escute somente a si mesmo, sem se incomodar com o colega ao lado. Isso auxilia também na concentração dos alunos."
Fonte - soniaranha
Whisper Phone (Telefone do Sussurro) trata-se de um objeto similar ao telefone que capta a voz do estudante individualmente, amplia o som e o retorno vem somente para quem o estiver utilizando.
Assim, a criança ouve o que está lento, o que facilita o aprendizado e impede que a criança se sinta constrangida de errar na frente dos colegas.
A professora Andréia da turma 11 experimentou e organizou com sua turma o recurso Telefone do Sussuro e aprovou sua utilização nas aulas.
Abaixo e ao lado fotos da turma na atividade utilizando nais esta ferramenta pedagógica utilizada pela educadora visando a alfabetização de sua turma.
Clique aqui e faça seu comentário! 

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Oficina de Robótica Educativa 04

Hoje à tarde tivemos o quarto encontro da Oficina de Robótica Educativa junto à turma 101 do Ensino Médio diurno.
No encontro de hoje encerramos o protótipo de carrinho, construído com palitos de picolé e movido pelo efeito "estilingue" de uma borrachinha.
Após iniciamos a construção de nosso terceiro protótipo - propusemos a construção de um protótipo movido com a energia de uma bateria de 9v, conforme foto ao lado. Baterias onde fontes químicas de energia elétrica, ou seja, dispositivos que convertem energia liberada numa reação química em energia elétrica.
Estrutura do protótipo montada, é hora de prender uma roldana no eixo de trás do carrinho e prender o motor (retirado de leitor de CD/DVD) e, com uma borrachina, ligar a arruela do eixo de trás ao motor.
A bateria inicialmente seria ligada diretamente ao motor de CD/DVC e o carrinho se deslocaria para frente ou para trás, dependendo das ligações feitas.
Entre a bateria e o motor podemos também colocar um interruptor - liga e desliga ou ainda, como será o trabalho do próximo encontro, fazer uma chave onde o controle nos permitirá fazer o carrinho deslocar para frente ou para trás.
O trabalho está em projeto e procuraremos terminá-lo no encontro do dia 13 de dezembro.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Balneário Paraíso

Abaixo disponibilizamos um link para visualização de 39 fotos tiradas no passeio da escola para o Balneário Paraíso, em Venâncio Aires, realizado dia 24 de novembro último.
Dia de muita integração e confraternização entre os(as) estudantes das turmas da manhã, tarde e noite com a direção, funcionários e professores.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Oficina de Robótica Educativa 03

Quarta-feira, dia 22 de novembro tivemos o terceiro encontro da Oficina de Robótica Educativa com a turma 101 do Ensino Médio diurno.
Com o apoio e colaboração da professora Elisete Stachovski, Marcia Viegas, Juliana Massmann e dos professores Samuel Martins e Pedro Hauschild, os professores Anildo e Günter desenvolveram com a turma o segundo protótipo, propondo a construção de um carrinho com palitos de picolé que se movesse pelo efeito "estilingue" de uma borrachinha.
"ENEM 2012  QUESTÃO 50

Os carrinhos de brinquedo podem ser de vários tipos. Dentre eles, há os movidos a corda, em que uma mola em seu interior é comprimida quando a criança puxa o carrinho para trás. Ao ser solto, o carrinho entra em movimento enquanto a mola volta à sua forma inicial.
O processo de conversão de energia que ocorre no carrinho descrito também é verificado em
1.    A  um dínamo.
2.    B  um freio de automóvel.
3.    C  um motor a combustão.
4.    D  uma usina hidroelétrica.
5.    E  uma atiradeira (estilingue).

Resolução
Ao ser comprimida, a mola armazena energia potencial elástica e, ao voltar ao estado original (não deformado), esta energia é convertida em cinética com o movimento do carrinho. Da mesma forma ocorre na atiradeira (estilingue). Quando suas tiras são esticadas, armazena-se energia potencial elástica e ao ser soltas, a energia também é convertida em cinética e o projétil é lançado."

domingo, 26 de novembro de 2017

Balneário Paraíso

Na sexta-feira os estudantes de todas as turmas e turnos participaram do passeio de integração junto ao Balneário Paraíso em Venâncio Aires.
O dia colaborou com a programação e os(as) estudantes aproveitaram ao máximo o passeio e toda a estrutura do balneário.
Abaixo vídeo do Balneário Paraíso
Clique aqui e faça seu comentário!

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Dia da Consciência Negra

"O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo território nacional. Esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro "Zumbi", que lutou contra a escravidão no Brasil.
A celebração relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações que sucederam a época de escravidão sofreram diversos níveis de preconceito."
Fonte - todamateria
Aqui na escola a data foi refletida e comemorada pelas diferentes turmas com os diferentes professores.
Abaixo e ao lado alguns trabalhos expostos pelos corredores da escola.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Dia Nacional de Ação de Graças

Dia Nacional
de
Ação de Graças!
“O contrário do amor,
Não é o ódio e, sim
A indiferença,
A ingratidão.”
SABER AGRADECER:
Jeito bonito de AMAR.
Forma terna de ELOGIAR.
Modo alegre de ANIMAR.
Jeito maravilhoso de dizer para o outro:
Que bom que você existe.
Neste dia, encontre um tempo para agradecer.

Seminário sobre Religiões

A professora Rejane organizou com a turma 91,um seminário sobre religiões. 
A atividade foi acompanhada pela pela coordenadora Verani que tem formação  em teologia.  
No seminário discutiram os "textos sagrados" de algumas religiões, destacando suas origens e seus principais ensinamentos.
Os textos sagrados são uma forma de expressar e disseminar os ensinamentos das diversas tradições/manifestações religiosas
A turma junto com as professoras ressaltaram e analisaram as diferenças e semelhanças entre estes textos. Analisaram a bíblia - livro sagrado dos critãos, o tripitaka - texto sagrado do budismo e o alcorão - texto sagrado do islamismo.

Clique aqui e faça seu comentário!

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

2ª Mostra de Trabalhos

A 2ª MOSTRA PEDAGÓGICA POR PROJETOS DA EEEM SANTO ANTÔNIO - "O aluno pesquisador descobrindo as belezas de construir conhecimento" com o tema "Sementes de Paz e Bem, realizada dia 11 de novembro último contou com os seguintes trabalhos expostos pelas turmas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais em Tempo Integral e Anos Finais e pela turma do Ensino Médio diurno.
Parabéns a todos e todas, estudantes, professores, funcionários, direção pela excelente mostra.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Reinventando o Recreio

A brincadeira faz parte da vida da criança e incluir o jogo e a brincadeira na escola tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento, processos estes fortemente interligados. Brincar favorece a autoestima da criança e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Brincar e jogar são fontes de lazer, mas são, simultaneamente, fontes de conhecimento, esta dupla natureza nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa.
Pensando em diminuir os conflitos, os pequenos acidentes eventualmente ocorridos, e possibilitar aos alunos outras vivências corporais que não as usualmente praticadas, elaborou-se então, o projeto Reinventando o recreio com diversas atividades para realizar durante o intervalo. A ideia surgiu a partir da necessidade de organizar as brincadeiras e entreter as crianças com o intuito de tomar o espaço-tempo (no decorrer do recreio) ordenado por meio de jogos e brincadeiras, contando com a participação e organização dos professores dos Anos Iniciais. Além disso, há o resgate de brincadeiras culturais e folclóricas, como: amarelinha, pular corda, danças, jogo de xadrez, jogo da velha, cantigas de roda, bambolê, entre outras.
Entendemos, também, que o recreio é um momento de aprendizagem, onde novas significações estão sendo constantemente construídas e que por isso é um momento singular da cultura escolar devendo ser valorizado e qualificado. Desse modo, os alunos têm a oportunidade de desenvolver o conceito do “cuidar do espaço do recreio”; abordando o respeito tanto com o espaço físico da escola, como com os colegas e professores e ainda com os materiais disponibilizados para as atividades recreativas.
Percebe-se grande aceitação deste momento  pelos estudantes, passando a existir maior harmonia entre os colegas, pois as energias antes desperdiçadas em brigas e correrias, passam a ser direcionadas para os jogos e as brincadeiras que fazem parte do novo recreio.

            Turmas 21 e 22 - Professoras Adriana de Azevedo e Lisane Bohn Henz