sábado, 25 de novembro de 2017
sexta-feira, 24 de novembro de 2017
Dia da Consciência Negra
"O Dia da Consciência Negra é
comemorado em todo território nacional. Esta data foi escolhida por ter sido o
dia da morte do líder negro "Zumbi", que lutou contra a escravidão no
Brasil.
A celebração relembra a importância de
refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Afinal, as gerações que
sucederam a época de escravidão sofreram diversos níveis de preconceito."
Fonte - todamateria
Aqui na escola a data foi refletida e comemorada pelas diferentes turmas com os diferentes professores.
Abaixo e ao lado alguns trabalhos expostos pelos corredores da escola.
quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Dia Nacional de Ação de Graças
de
Ação de Graças!
“O contrário do amor,
Não é o ódio e, sim
A indiferença,
A ingratidão.”
SABER AGRADECER:
Jeito bonito de AMAR.
Forma terna de ELOGIAR.
Modo alegre de ANIMAR.
Jeito maravilhoso de dizer para o outro:
Que bom que você existe.
Neste dia, encontre um tempo para
agradecer.
Seminário sobre Religiões
A atividade foi acompanhada pela pela coordenadora Verani que tem formação em teologia.
No seminário discutiram os "textos sagrados" de algumas religiões, destacando suas origens e seus principais ensinamentos.
Os textos sagrados são uma forma de expressar e disseminar os ensinamentos das diversas tradições/manifestações religiosas
A turma junto com as professoras ressaltaram e analisaram as diferenças e semelhanças entre estes textos. Analisaram a bíblia - livro sagrado dos critãos, o tripitaka - texto sagrado do budismo e o alcorão - texto sagrado do islamismo.
quarta-feira, 22 de novembro de 2017
2ª Mostra de Trabalhos
A 2ª MOSTRA PEDAGÓGICA POR PROJETOS DA EEEM SANTO ANTÔNIO - "O
aluno pesquisador descobrindo as belezas de construir conhecimento" com o
tema "Sementes de Paz e Bem”, realizada
dia 11 de novembro último contou com os seguintes trabalhos expostos pelas
turmas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais em Tempo Integral e Anos Finais e
pela turma do Ensino Médio diurno.
Parabéns a todos e
todas, estudantes, professores, funcionários, direção pela excelente mostra.
terça-feira, 21 de novembro de 2017
Reinventando o Recreio
A brincadeira faz parte da vida da criança e incluir o jogo e a
brincadeira na escola tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao
desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento,
processos estes fortemente interligados. Brincar favorece a autoestima da
criança e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e
desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Brincar e jogar são fontes de
lazer, mas são, simultaneamente, fontes de conhecimento, esta dupla natureza
nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa.
Pensando em diminuir os conflitos, os pequenos acidentes
eventualmente ocorridos, e possibilitar aos alunos outras vivências corporais
que não as usualmente praticadas, elaborou-se então, o projeto Reinventando o
recreio com diversas atividades para realizar durante o intervalo. A ideia
surgiu a partir da necessidade de organizar as brincadeiras e entreter as
crianças com o intuito de
tomar o espaço-tempo (no decorrer do recreio) ordenado por meio de jogos e
brincadeiras, contando com a participação e organização dos professores dos
Anos Iniciais. Além disso, há o resgate de brincadeiras culturais e
folclóricas, como: amarelinha, pular corda, danças, jogo de xadrez, jogo da
velha, cantigas de roda, bambolê, entre outras.
Entendemos, também, que o recreio é um momento de aprendizagem,
onde novas significações estão sendo constantemente construídas e que por isso
é um momento singular da cultura escolar devendo ser valorizado e qualificado.
Desse modo, os alunos têm a oportunidade de desenvolver o conceito do “cuidar
do espaço do recreio”; abordando o respeito tanto com o espaço físico da
escola, como com os colegas e professores e ainda com os materiais
disponibilizados para as atividades recreativas.
Percebe-se grande aceitação deste momento pelos estudantes,
passando a existir maior harmonia entre os colegas, pois as energias antes
desperdiçadas em brigas e correrias, passam a ser direcionadas para os jogos e
as brincadeiras que fazem parte do novo recreio.
Turmas 21 e 22 -
Professoras Adriana de Azevedo e Lisane Bohn Henz
segunda-feira, 20 de novembro de 2017
Jornal O Informativo
Nossa escola hoje,
mais uma vez, apresenta um bom trabalho e é notícia no jornal O Informativo do
Vale, aqui de Lajeado.
Abaixo transcrevemos
a reportagem de Carolina Schmidt com a Diretora Nadir Hartmann e Coordenadora
Pedagógica Verani Berté.
"Escola faz pesquisa para nortear o trabalho pedagógico de 2018
Além de auxiliar em sala de aula, resultado será aplicado para melhorar realidade do Bairro Santo Antônio
Créditos: Carolina Schmidt Segunda-feira, 20
de Novembro de 2017
EQUIPE: diretora Nadir e coordenadora pedagógica Verani fizeram parte da equipe que coordenou a pesquisa - Carolina Schmidt |
As respostas foram
anotadas, compiladas e serão apresentadas para os professores até o fim do mês.
Com base nestes dados, será construído o Complexo Temático que originará os
projetos de estudo que serão desenvolvidos no próximo ano. "Tivemos a iniciativa
da pesquisa, pois a filosofia da escola é a valorização do meio onde ela está
inserida em busca da transformação. Acreditamos que as mudanças são possíveis,
quando conhecemos a realidade do local onde estamos. Se apresentamos aos alunos
em forma de ensino, eles levam adiante as ideias e fazem com que as mudanças
aconteçam", observa a coordenadora pedagógica da escola, Verani Berté.
Além dos temas serem trabalhados nas turmas, Verani destaca que as demandas citadas pelos moradores, poderão ser encaminhadas pela escola para as autoridades competentes como regularização de lotes, melhorias na infraestrutura do bairro, entre outros.
Além dos temas serem trabalhados nas turmas, Verani destaca que as demandas citadas pelos moradores, poderão ser encaminhadas pela escola para as autoridades competentes como regularização de lotes, melhorias na infraestrutura do bairro, entre outros.
Segundo ela, 322
pessoas estiveram envolvidas na pesquisa que destacou eixos como saúde,
trabalho, lazer, infraestrutura, meio ambiente, saneamento, lixo, expectativas
e relação das famílias com a escola, crenças, problemas do bairro,
preocupações, entre outros.
Verani está
satisfeita com o resultado e participação da comunidade. Ela afirma que a
iniciativa da escola resume o pensamento do educador, pedagogo e filósofo
brasileiro, Paulo Freire, sobre a função social da escola. "Com a
pesquisa, pude perceber a ideia na prática. As instituições de educação não
podem, apenas, se resumirem ao ensino do conteúdo. Precisam ajudar a modificar
a realidade. Estou com boas expectativas para aplicarmos os resultados, no ano
que vem. Tenho certeza que iremos colher os bons frutos."
Acolhida das famílias
Acolhida das famílias
Para a diretora da
escola, Nadir Rosane Hartmann, um dos pontos significativos foi a acolhida da
comunidade com a equipe que realizou os questionamentos da pesquisa.
"Fomos muito bem recebidos pelos moradores. Com esse contato, pudemos
perceber as necessidades de cada um e entender as situações de forma
individual. Acredito que essa união e parceria são os caminhos para as
melhorias necessárias."
Segundo Nadir, como
as políticas públicas não atendem todas as necessidades da escola, é preciso
que a iniciativa venha da sala de aula e da coordenação pedagógica. "Temos
potencial para colaborar com a evolução do bairro. Dar o primeiro passo, é
essencial para que as coisas aconteçam.""
Fonte - Jornal o Informativo do Vale
domingo, 19 de novembro de 2017
Geladoteca
"Projeto Geladotecas"
Com o propósito de despertar o gosto e acesso facilitado à leitura, principalmente durante os recreios e momentos de recreação no pátio da escola, as professoras Andréia dos Santos e Elisara Gerhardt resolveram dar um "bom uso" às geladeiras velhas doadas por uma refrigeração da cidade.
As "Geladotecas" foram personalizadas pelas professoras e dentro delas foram colocados livros infantis, revistas e jornais doados por pessoas da comunidade.
Estes foram os primeiros passos para a criação de um projeto de leitura, que está ganhando força na escola, tendo em vista que os(as) alunos(as) demonstraram interesse e tem cuidado do material lá disposto para leitura e apreciação.
“O hábito da leitura deve ser estimulado ainda na infância para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso. Uma leitura realizada com prazer desenvolve a imaginação, a escuta atenta e a linguagem das crianças.”
Fonte - brasilescola
Parabéns às professoras pela iniciativa!
sábado, 18 de novembro de 2017
NEEJA Liberdade
Fonte
- Jornal O Informativo, p. 15, Sexta-feira dia 17 de novembro
A
diretora Nadir e a vice-diretora Márcia compareceram ao NEEJA Liberdade,
que fica dentro do Presídio Estadual de Lajeado, para participar do "Café
com Poesia" para marcar a entrega dos livros do
projeto "Os Jovens Poetas de Lajeado" . Doze
detentos que tiveram suas poesias publicadas na 22ª edição da publicação.
A
solenidade foi muito bonita e contou com a participação da Coordenadora
Regional de Educação Greicy Weschenfelder, dos professores e alunos do NEEJA
Liberdade e outras autoridades.
Abaixo
fotos do Café com Poesia.
sexta-feira, 17 de novembro de 2017
Jovens Poetas 2017
Capa das poesias da EEEM Santo Antônio Andrius Fister Soares Pereira do 3ª Ano EF |
Os poetas e poetisas de nossa escola ocupam as páginas 161 a 170 da
edição do livro "Os Jovens Poetas de Lajeado" na edição 2017.
"A 22ª edição da obra Jovens Poetas de Lajeado é promovido pelo
Rotary Club Engenho e foi lançado no dia 27, na UNIVATES. O projeto tem
patrocínio do Super Rissul e do Grupo Estilo Atual, além de apoio cultural do
jornal A Hora." Fonte - Jornal A Hora
O principal projeto
literário de Lajeado chega à 22º edição. O livro Jovens Poetas reúne
publicações de estudantes de 35 escolas, além de detentos do presídio de
Lajeado.
Nossos(as) poetas/poetisas e suas obras:
Capa - Andrius Fister Soares Pereira do 3º Ano do EF;
"Eu e o meu desenho" - Angélica de Oliveira do 7º Ano; "O Grêmio" - Eduardo Silveira Ferreira do 8º Ano; "Vida" - Gabriel Vedoy do 7º Ano; "A poesia perplexa" - Gustavo Ortiz do 1º Ano EM; "Um pouco de mim" - Fabiele Maria Kappes do 8º Ano EF e "Violência" - Eduarda G. de Jesus do 6º Ano do EF. Parabéns a todos (as) poetas e poetisas, a todos(as) professores(as) incentivadores(as), direção da escola e a todos e todas que, de alguma maneira, incentivaram e valorizaram nossa "prata da casa".
Clique aqui e faça seu comentário!
Nossos(as) poetas/poetisas e suas obras:
Capa - Andrius Fister Soares Pereira do 3º Ano do EF;
"Eu e o meu desenho" - Angélica de Oliveira do 7º Ano; "O Grêmio" - Eduardo Silveira Ferreira do 8º Ano; "Vida" - Gabriel Vedoy do 7º Ano; "A poesia perplexa" - Gustavo Ortiz do 1º Ano EM; "Um pouco de mim" - Fabiele Maria Kappes do 8º Ano EF e "Violência" - Eduarda G. de Jesus do 6º Ano do EF. Parabéns a todos (as) poetas e poetisas, a todos(as) professores(as) incentivadores(as), direção da escola e a todos e todas que, de alguma maneira, incentivaram e valorizaram nossa "prata da casa".
Clique aqui e faça seu comentário!
quinta-feira, 16 de novembro de 2017
quarta-feira, 15 de novembro de 2017
Você é especial
"Você é especial" de Max Lucado, conta a história de xulingos. Alguns deles tinham talentos, outros, nem tanto. Por este motivo alguns recebiam estrelas e outros bolas cinzentas. Havia um xulingo que tinha seu corpo todo coberto por bolinhas cinzentas, pois cada cada vez que tentava fazer algo, caia e, ao cair, se arranhava um pouco, ficando mais feio que os outros. (xulingos são feitos de madeira)
Ele, o xulingo, já não se sentia bem e não queria mais sair de casa, pois estava tão "taxado" que tinha medo de pisar em uma poça d'água ou tentar pular e ficar mais feio ainda.
Até que certo dia conheceu uma xulinga que não tinha estrelas e nem bolinhas cinzentas. Ela se aproximou dele e disse: "nada fica colado em mim porque sempre visito o criador..." e o orientou que o procurasse também.
Assim segue a linda história de Max Lucado.
Assista o vídeo "Você é especial" ou leia a história e descubra o final.
A turma 81, nas aulas de Ensino Religioso com a professora Bernadete, tiveram a culminância do trabalho com o texto com a construção de um móbile de estrelas. Cada estudante, em sua estrela, escreveu seu nome e "onde brilha a sua estrela".
Ele, o xulingo, já não se sentia bem e não queria mais sair de casa, pois estava tão "taxado" que tinha medo de pisar em uma poça d'água ou tentar pular e ficar mais feio ainda.
Até que certo dia conheceu uma xulinga que não tinha estrelas e nem bolinhas cinzentas. Ela se aproximou dele e disse: "nada fica colado em mim porque sempre visito o criador..." e o orientou que o procurasse também.
Assim segue a linda história de Max Lucado.
Assista o vídeo "Você é especial" ou leia a história e descubra o final.
A turma 81, nas aulas de Ensino Religioso com a professora Bernadete, tiveram a culminância do trabalho com o texto com a construção de um móbile de estrelas. Cada estudante, em sua estrela, escreveu seu nome e "onde brilha a sua estrela".
E a sua estrela brilha onde?
Confira a linda história e acredite: "A sua estrela brilha em algum lugar"
Links da história - Texto e Vídeo no Youtube
terça-feira, 14 de novembro de 2017
Doação à Biblioteca
A estudante Herica Ketlly de Moura Souza, da turma 91, procurou o
pessoal de nossa biblioteca para efetuar a doação de livros infantis.
"A leitura é uma viagem
fantástica
ao mundo do conhecimento,
onde só você "que ler"
tem a oportunidade de
transcender."
Simone
Helen Drumond Ischkanian
“Todos sabemos que o hábito da leitura é
um grande estímulo à criatividade, imaginação, inteligência, e à capacidade verbal e de
concentração das crianças. Sabemos também que os livros deveriam estar
presentes no dia-a-dia das crianças, do mesmo modo que seus brinquedos. Os livros nos
enriquecem a todos e nos levam a mergulhar em aventuras, histórias e em
riquíssimas informações.
Um leitor não nasce, se faz.”
Fonte - guiainfantil
Obrigado Herica e parabéns pela iniciativa. Seus(suas) colegas dos Anos Iniciais aproveitarão muito bem os livros que você doou.
Assinar:
Postagens (Atom)