sábado, 13 de maio de 2017
sexta-feira, 12 de maio de 2017
Homenagens às Mães
Abaixo destacamos momentos da homenagem feita às mães no quarta-feira, dia 10 de maio.
2017 Homenagem às Mães
2017 Homenagem às Mães
View more presentations or Upload your own.
quinta-feira, 11 de maio de 2017
PNAIC
Dia 29 de abril as Coordenadoras Pedagógicas da Escola, Andréa Reckziegel, juntamente com as professoras participantes do PNAIC Lisane Henz, Elisara Guerhard, Ingrid Helena Schneider, Adriana de Azevedo, Chaiane Lima da Silva foram convidadas a participar de um encontro presencial do PNAIC nas dependências do Castelinho. Na ocasião o CTG Tropilha Farrapa representado pelo grupo de mulheres Farrapas e Tropilhanas apresentou algumas danças. Destaca-se a presença no grupo de duas professoras desta instituição Márcia Léia Bohn Weiler e Rejane Bianchine. Após o momento artístico a Coordenadora Regional Greicy Weschefelder falou sobre a importância do momento e da importância do nosso papel enquanto educadores.
Para finalizar a manhã foi proporcionada uma Oficina Infantil de contação de histórias com a escritora Márcia Funke Dieter.
Pela tarde as escolas presentes foram convidadas a apresentar as demais o projeto elaborado a partir do caderno 6, do material didático proporcionado pelo PNAIC.
Nossa escola apresentou o Projeto "Brincadeira de criança".
quarta-feira, 10 de maio de 2017
Homenagem às Mães
Mamães!
Hoje a tarde, a partir das 16h a escola tem prevista uma homenagem ao Dia das Mães.
As turmas do CAT em Tempo Integral estão preparando com suas professoras uma homenagem especial para as mamães.
Os alunos ficarão na escola até o final das apresentações.A programação de hoje a tarde está assim organizada:
Hoje a tarde, a partir das 16h a escola tem prevista uma homenagem ao Dia das Mães.
As turmas do CAT em Tempo Integral estão preparando com suas professoras uma homenagem especial para as mamães.
Os alunos ficarão na escola até o final das apresentações.A programação de hoje a tarde está assim organizada:
HOMENAGEM ÀS MÃES!!!
Vídeo – Como será com Sandra Anhemberg
2ª APRESENTAÇÃO
– 1º Ano – ANDRÉIA FRANCISCA
– 2º Ano 1 – ADRIANA
– 2º Ano 2 – LISANE
Música: AMIGUINHO – Carrossel
3ª APRESENTAÇÃO
– 3º Ano 1 – INGRID HELENA
– 3º Ano 2 – JAQUELINE
Música: OBRIGADO MÃE – Maiara Azevedo
4ª APRESENTAÇÃO
– 4º Ano 1 – ELISARA
– 4º Ano 2 – SABRINA
Música: FICO ASSIM SEM VOCÊ – Claudinho e Buchecha
5ª APRESENTAÇÃO
– 5º Ano 1 – MOISÉS
– 5º Ano 2 – NADIR
Música: TREM BALA – Ana Vilela
FECHAMENTO – COISA LINDA de Tiago Yorc
Clique aqui e deixe sua homenagem às mães!
terça-feira, 9 de maio de 2017
segunda-feira, 8 de maio de 2017
Sonhar
Dando continuidade ao trabalho "Sonhar", na turma 81 os alunos aplicaram e representaram a pesquisa realizada em cartazes, feitos com muita dedicação e capricho.
Encerrando o projeto na aula de ensino religioso os alunos responderam à seguinte pergunta: "Qual o sonho que você deseja realizar na sua vida?"
Nossos alunos tem lindos sonhos, todos possíveis de serem realizados.
Abaixo alguns relatos e fotos to trabalho.
- Guilherme - quer ser bombeiro, policial ou piloto de avião.
- Naiely - quer viajar muito e conhecer vários países.
- Leonardo - "afirmou" que vai ser advogado.
- Eduardo - já se informou e vai ser militar do exército.
- Eliane - pretende ser cantora ou desenhista e quer ter um bom trabalho para ajudar sua família.
- Sabrina N - sonha em fazer a carteira de motorista e dirigir seu próprio carro.
- Lelia - ama animais e quer ser veterinária.
- Samuel - almeja ser piloto de avião.
- Wesley, Cassiane e Erika querem conseguir um bom emprego para ajudar suas famílias e ter melhores condições de vida.
Belos sonhos, todos e todas buscando sua realização, pois afinal ...Nossos alunos tem lindos sonhos, todos possíveis de serem realizados.
Abaixo alguns relatos e fotos to trabalho.
- Guilherme - quer ser bombeiro, policial ou piloto de avião.
- Naiely - quer viajar muito e conhecer vários países.
- Leonardo - "afirmou" que vai ser advogado.
- Eduardo - já se informou e vai ser militar do exército.
- Eliane - pretende ser cantora ou desenhista e quer ter um bom trabalho para ajudar sua família.
- Sabrina N - sonha em fazer a carteira de motorista e dirigir seu próprio carro.
- Lelia - ama animais e quer ser veterinária.
- Samuel - almeja ser piloto de avião.
- Wesley, Cassiane e Erika querem conseguir um bom emprego para ajudar suas famílias e ter melhores condições de vida.
"Sonhar é a essência do nosso existir."
domingo, 7 de maio de 2017
Eleição do Conselho Escolar
Lembramos a todos(as) interessados(as) que o prazo final para a inscrição de chapas para a eleição do Conselho Escolar encerra amanhã, dia 08 de maio.
As chapas integram representantes dos quatro segmentos da escola - estudantes, pais, funcionários e professores.
Interessados em formar chapas devem entrar em contato com a Comissão Eleitoral para a entrega da documentação necessária.
Participe!
Informe-se!
“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.” Paulo Freire
As chapas integram representantes dos quatro segmentos da escola - estudantes, pais, funcionários e professores.
Interessados em formar chapas devem entrar em contato com a Comissão Eleitoral para a entrega da documentação necessária.
Participe!
Informe-se!
“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.” Paulo Freire
sábado, 6 de maio de 2017
Formação PNAIC
Hoje nossas professoras do CAT em Tempo Integral participaram de mais um momento de formação do
PNAIC - Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa, realizada no CEP Castelo Branco. Esta etapa do PNAIC trabalha a arte e as mídias na alfabetização. Para tratar deste tema, o encontro de hoje contempla uma das expressões da arte que é a música. A professora Lúcia Marques, trabalhou uma oficina de musicalização resgatando e oferecendo muitas opçoes para que se utilize na alfabetização esta importante ferramenta que é a música. As midias na alfabetização serão trabalhadas através de uma conversa com a Liane do NTE e através do estudo do caderno 04 do PNAIC 2016. Da nossa escola participam: Andréia Francisca, Andrea Reckziegel, Lisane, Ingrid, e Elisara como Aes e CPs e a professora Verani como Orientadora de estudos. Com esta atividade foram encerradas as atividades da etapa de 2016. Parabéns a todas pela participação e dedicação. Ao lado e abaixo algumas fotos da formação.
PNAIC - Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa, realizada no CEP Castelo Branco. Esta etapa do PNAIC trabalha a arte e as mídias na alfabetização. Para tratar deste tema, o encontro de hoje contempla uma das expressões da arte que é a música. A professora Lúcia Marques, trabalhou uma oficina de musicalização resgatando e oferecendo muitas opçoes para que se utilize na alfabetização esta importante ferramenta que é a música. As midias na alfabetização serão trabalhadas através de uma conversa com a Liane do NTE e através do estudo do caderno 04 do PNAIC 2016. Da nossa escola participam: Andréia Francisca, Andrea Reckziegel, Lisane, Ingrid, e Elisara como Aes e CPs e a professora Verani como Orientadora de estudos. Com esta atividade foram encerradas as atividades da etapa de 2016. Parabéns a todas pela participação e dedicação. Ao lado e abaixo algumas fotos da formação.
sexta-feira, 5 de maio de 2017
quinta-feira, 4 de maio de 2017
Círculo de construção da paz
Foi realizada a dinâmica do "Círculo de construção de
paz" com os(as) estudantes do 1° ano do Ensino Médio, turma 102 do
noturno.
O círculo teve
a participação dos alunos e dos professores Anildo e Lioni.
"Os
Círculos proporcionam um momento de fala e de escuta respeitosa, onde cada um
pode falar de coração para coração. É um momento único para conhecermos nossos
alunos", diz a professora, que pretende, ao longo do ano, organizar novos
círculos.
Os Círculos de Construção de
Paz proporcionam
um ambiente de segurança e confiança para partilhar o dialogo. Os participantes
aprendem a desenvolver a consciência emocional e a praticar a cultura de paz
nas relações interpessoais."
Os valores
diretrizes construídos no grupo partiram da reflexão das frases de Martin
Luther King.
quarta-feira, 3 de maio de 2017
20 anos sem Paulo Freire: uma memória atual e necessária
"Há exatos 20 anos, em 2 de maio de 1997, morria um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, Paulo Freire. É o brasileiro mais homenageado da história, com 29 títulos de doutor honoris causa de universidades da Europa e América e diversos prêmios internacionais, como o de Educação para a Paz da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), recebido em 1986.
Paulo Freire defendeu uma educação crítica como prática da liberdade, a educação como ato dialógico e a necessidade de o professor ser pesquisador e ter rigor científico nas suas aulas, entre tantos outros aspectos. Duas décadas após a sua morte, essas ideias continuam vivas e cada vez mais presentes nas ações, projetos e políticas de educação integral."
Fonte - educacaoeparticipacao
"... Paulo Freire, que nos deixou o legado de uma pedagogia crítica e libertadora dos oprimidos. Ela compreende a educação no sentido amplo, como processo de formação, cujo objetivo fundamental é de humanizar e emancipar.
Suas formulações, sua prática educativa, demonstraram que a educação não pode se limitar a transmitir conteúdos, mas, sobretudo, a produzir conhecimentos como elemento constituinte da prática da liberdade. Ele afirma que “não basta saber ler que ‘Eva viu a uva’. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho”. Ou seja, a educação, ao pretender emancipar, deve tomar como ponto de partida a realidade, a situação de exploração dos oprimidos e análise crítica desta, para a busca da superação dessa situação de opressão, através da luta, organização e a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Freire acreditava profundamente no ser humano e nos ensinou que somos seres inconclusos, compreendendo a educação e a aprendizagem como processos que perduram a vida toda. Dessa forma, acreditava que a mudança é possível, e compreendia a educação como uma instrumento para essa mudança, recusando o pensamento fatalista (neoliberal) que nega o sonho de outro mundo possível. Nas palavras de Freire, “a educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas, as pessoas mudam o mundo”.
Ele nos inspira a nutrir o nosso difícil e sempre atual processo de luta pela superação das opressões. No dia 17 de abril de 1997, em sua última entrevista, referiu-se à marcha do MST como uma das expressões da importância da organização dos que não têm escola, dos reprovados, dos que querem amar e não podem. “Eu estou absolutamente feliz por estar vivo ainda e ter acompanhado essa marcha histórica que, como outras, revela o ímpeto da vontade amorosa de mudar o mundo”.
O mestre Freire está vivo nas diversas educadoras e educadores que ensinam a ler criticamente o mundo e nas educandas e educandos que aprendem que a liberdade está além do ABC. Seu legado está presente na luta por uma Educação Pública e Popular."
Fonte - outraspalavras
Links sobre os 20 anos da perda de um dos maiores educadores brasileiros de todos os tempos:
terça-feira, 2 de maio de 2017
Reunião JERGS 2017
Hoje pela manhã
participamos de reunião na SECEL – Secretaria de Cultura Esporte
e Lazer do Município de Lajeado, para discussão dos preparativos para
a etapa municipal dos JERGS 2017.
A reunião ocorreu na SECEL
e teve a coordenação do professor Márcio – Coordenador de Competições, do Sr.
Leandro – Coordenador de Esportes e pela professora Sandra Chiesa – Coordenadora
dos JERGS pela 3ª CRE de Estrela.Os jogos acontecerão nas modalidades de
Futsal, Voleibol, Handebol, Basquetebol, Atletismo, Tênis de Mesa e Xadrez, nas
categorias Infantil – nascidos nos anos de 2003, 2004, 2005 e 2006 (2006
somente para as modalidades coletivas) e Juvenil – nascidos nos anos de 2000,
201 e 2002, nos naipes masculino e feminino.
Decidiu-se que o prazo
final para as inscrições é o dia 17/maio nas fichas de inscrição anexas ao
Regulamento dos JERGS Já enviado por e-mail às escolas. As inscrições devem ser
entregues na SECEL ou enviadas para o e-mail do Coordenador de Competições – márcio.vargas@lajeado.rs.gov.br.
Os jogos ocorrerão dias 23
e 24 de maio no Parque do Imigrante aqui em Lajeado, a partir das 8h.
A única documentação
válida para a participação nos jogos é a Carteira de Identidade.
Demais especificações e
esclarecimentos constam no regulamento dos JERGS 2017.
Boa sorte a todos(as)
estudantes atletas e professores na preparação das equipes e participação nos
jogos.
segunda-feira, 1 de maio de 2017
Assinar:
Postagens (Atom)