Nossa escola está presente nas manifestações e discussões da mobilização "Nenhum direito a menos!" que discute a reforma trabalhista e da previdência social..
sexta-feira, 28 de abril de 2017
quinta-feira, 27 de abril de 2017
"Índio" no Brasil
Depois de 517 anos, eis a imagem que representa a realidade do índio no Brasil.
Uma tristeza!
Uma Crueldade!
Uma vergonha!
"A demarcação é
essencial para garantir o modo de vida dos povos indígenas. Negar essas terras
aos povos indígenas é negar seu direito de existir."
Fonte: instagram
quarta-feira, 26 de abril de 2017
terça-feira, 25 de abril de 2017
Sonhe sempre
A professora Bernadete Friedrich tem trabalhado nas aulas de Matemática as estratégias de ensino definidas pelo Tema Gerador da escola.
O texto "Sonhos" de Reinilson Câmara, foi trabalhado e discutido com a turma 72. A turma refletiu sobre o texto, fez pesquisas sobre o assunto do texto retornando à discussão no grande grupo e com a elaboração dos cartazes ao lado e abaixo.
O trabalho será estendido às turmas 81 e 82 pela professora Bernadete,
Parabéns à professora e turma pela reflexão e trabalhos realizados.
O texto "Sonhos" de Reinilson Câmara, foi trabalhado e discutido com a turma 72. A turma refletiu sobre o texto, fez pesquisas sobre o assunto do texto retornando à discussão no grande grupo e com a elaboração dos cartazes ao lado e abaixo.
O trabalho será estendido às turmas 81 e 82 pela professora Bernadete,
Parabéns à professora e turma pela reflexão e trabalhos realizados.
segunda-feira, 24 de abril de 2017
Nunca deixe de sonhar
Sonhos
"Todo ser humano possui sonhos.
Autor - Reinilson Câmara
Fonte: books/google
"Todo ser humano possui sonhos.
Sonhos
grandes, sonhos pequenos, sonhos.
Sonhos
nascem a cada dia, a cada hora, a cada minuto.
Sem
percebemos, um sonho nasce dentro do nosso coração.
Sonhos
nos motivam a viver, a continuarmos caminhando.
Vivemos,
na verdade, na busca da realização dos nossos sonhos.
Às vezes,
pessoas que estão ao nosso redor.
Tentam
matá-los com palavras de pessimismo.
Acham
que, se não podem realizar seus sonhos,
As outras
pessoas também não merecem realizar os seus.
Puro
egoísmo.
Muitas
vezes, achamos que não conseguiremos realizá-los,
Que ela
está muito distante de nós.
Ou
achamos que não merecemos, porque não somos ninguém.
Se não
acreditarmos neles, os perderemos.
Temos que
tirar do baú os sonhos, caso contrário, eles envelhecem.
A
realização vem pela luta, esforço e persistência.
Caminhar
ao lado de pessoas que nos motivem a sonhar
E a
persistir nos mesmos é muito importante.
É um
passo para a realização deles.
Mesmo que
tudo o leve a pensar que parece impossível,
Não
desista do seu sonho.
Busque
forças dentro de você.
Peça
ajuda a Deus.
Nenhuma
oração volta sem resposta.
Acredite
que tudo pode acontecer
Quando
desejamos do fundo do coração.
Da Bíblia
temos que: "Tudo posso naquele que me fortalece"
Tudo e
não algumas coisas!
Acredite
na beleza dos seus sonhos
E na
capacidade de realizá-los.
Você é
capaz!
Sonhe
sempre.
Nunca
deixe de sonhar
E você
será sempre um vencedor."
Fonte: books/google
domingo, 23 de abril de 2017
Ainda sobre a Celebração de Páscoa
Abaixo mais algumas fotos da bonita e significativa celebração de
Páscoa que aconteceu na escola.
sábado, 22 de abril de 2017
Tema Gerador de 2017
O Tema Central do Tema Gerador da escola para o ano é "Ensinar e transformar com amor".
Os projetos de acolhida desenvolvidos com as turmas o Eixo Temático - "Relações, valores" foi trabalhado em todas as turmas da escola.Abaixo socializamos os projetos e atividades desenvolvidas pelos(as) educadores(as) com as turmas do turno da manhã trabalhando as questões referentes a valores e bons hábitos de convivência com a utilização das estratégias de ensino definidas - Fazer, Organizar, Conhecer, Classificar, Conviver, Pesquisar, Rever, Definir, Criar, Experimentar, Pensar, Observar, Buscar, Descobrir, Querer, Brincar, Ser, Interrogar.
CAT em Tempo Integral:
1º ao 5º Anos - discussões e trabalhos relacionados à tolerância, aceitação das diferenças, a não discriminação e incentivo à criação de laços de amizade, afinidade e cooperação.
1º Ano - Atividades para o estabelecimento de vínculos e criação de hábitos e atitudes.
2º Anos - Ampliação da afetividade, sentimento de pertencimento, discussão sobre a importância de valores, regras e cuidado com o ambiente.
Turma 31 -
Turma 32 - Acolhimento, interação e variadas formas de expressão.
Turma 41 - Integração, "palavras mágicas", mediação e acolhimento das diferenças.
Turma 42 - Fortalecimento da amizade, acolhimento, normas e expressões criativas.
Turma 51 e 52 - Dinâmicas de integração, "saber se expressar", reconhecimento da importância dos valores em suas vidas.
Turma 61 e 62 - Desenvolver a autoestima, respeito, valores, cooperação, participação, responsabilidade, compremetimento, atitudes responsáveis no ambiente da escola e fora dele.
Turmas 71 e 72 - Respeito, autoestima, tolerância, participação, saber conviver, boas maneiras e contruir para a aprendizagem.
Turmas 81 e 82 - Respeitar as diferenças e valores, promoção de atitudes positivas, reflexões, e utilização das "palavras mágicas".
Turma 91 - Atitudes responsáveis, gentileza no trato com o outro, resgate e vivência de valores no dia a dia, respeito às diferenças.
Turma 101 - Respeito às diferenças, prática das normas, estabelecimento de um bom relacionamento na escola.
O grupo de professores em reuniões por área do conhecimento e/ou turmas paralelas está discutindo a continuidade do trabalho definindo os eixos temáticos do Tema Gerador a serem trabalhados na sequência.
A partir de todas as atividades e reflexões feitas no projeto de acolhida e trabalho com o eixo temático Realações - Valores, cabe a reflexão:
Os projetos de acolhida desenvolvidos com as turmas o Eixo Temático - "Relações, valores" foi trabalhado em todas as turmas da escola.Abaixo socializamos os projetos e atividades desenvolvidas pelos(as) educadores(as) com as turmas do turno da manhã trabalhando as questões referentes a valores e bons hábitos de convivência com a utilização das estratégias de ensino definidas - Fazer, Organizar, Conhecer, Classificar, Conviver, Pesquisar, Rever, Definir, Criar, Experimentar, Pensar, Observar, Buscar, Descobrir, Querer, Brincar, Ser, Interrogar.
CAT em Tempo Integral:
1º ao 5º Anos - discussões e trabalhos relacionados à tolerância, aceitação das diferenças, a não discriminação e incentivo à criação de laços de amizade, afinidade e cooperação.
1º Ano - Atividades para o estabelecimento de vínculos e criação de hábitos e atitudes.
2º Anos - Ampliação da afetividade, sentimento de pertencimento, discussão sobre a importância de valores, regras e cuidado com o ambiente.
Turma 31 -
Turma 32 - Acolhimento, interação e variadas formas de expressão.
Turma 41 - Integração, "palavras mágicas", mediação e acolhimento das diferenças.
Turma 42 - Fortalecimento da amizade, acolhimento, normas e expressões criativas.
Turma 51 e 52 - Dinâmicas de integração, "saber se expressar", reconhecimento da importância dos valores em suas vidas.
Turma 61 e 62 - Desenvolver a autoestima, respeito, valores, cooperação, participação, responsabilidade, compremetimento, atitudes responsáveis no ambiente da escola e fora dele.
Turmas 71 e 72 - Respeito, autoestima, tolerância, participação, saber conviver, boas maneiras e contruir para a aprendizagem.
Turmas 81 e 82 - Respeitar as diferenças e valores, promoção de atitudes positivas, reflexões, e utilização das "palavras mágicas".
Turma 91 - Atitudes responsáveis, gentileza no trato com o outro, resgate e vivência de valores no dia a dia, respeito às diferenças.
Turma 101 - Respeito às diferenças, prática das normas, estabelecimento de um bom relacionamento na escola.
O grupo de professores em reuniões por área do conhecimento e/ou turmas paralelas está discutindo a continuidade do trabalho definindo os eixos temáticos do Tema Gerador a serem trabalhados na sequência.
A partir de todas as atividades e reflexões feitas no projeto de acolhida e trabalho com o eixo temático Realações - Valores, cabe a reflexão:
- O que mudou ?
- Percebemos mudanças nas turmas e nas relações entre os(as) estudantes ?
- Percebemos uma melhor valorização do espaço e das relações?
sexta-feira, 21 de abril de 2017
Gestão Democrática
No último dia 11, nossa diretora, a professora Nadir, participou da aula inaugural do curso de extensão "Gestão democrática: da avaliação ao planejamento participativo nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul", oferecido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a UFRGS _ Faculdade de Educação Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação. Curso de 60h de duração oferecido a todos(as) diretores(as) das Escolas Públicas do Rio Grande do Sul.
A aula inaugural foi no Auditório Araújo Viana em Porto Alegre e teve como principal atividade na parte da manhã a Conferência Internacional: "Por que é tão difícil democratizar a escola?" proferida pelo Sr. Licínio Lima, Professor Catedrático da Universidade de Minho de Portugal. A programação seguiu com o Painel Didático: 1- Diretores das Escolas Estaduais Gaúchas: Quem somos?
Na parte da tarde aconteceram dois Painéis Didáticos: 2- Com a palavra, a rede estadual: resultados do Sistema Estadual de Avaliação Participativa e o painel 3- O Plano de Curso de Extensão e orientações aos cursistas.
A programação seguiu com a Conferência Nacional: "Gestão democrática e planejamento participativo: entre a elaboração de normas e construção de uma racionalidade dialógica."
O objetivo do curso é o de proporcionar aos profissionais no exercício da direção de escolas estaduais momentos de estudo, reflexão e ação sobre a gestão democrática e o seu espaço institucional de trabalho, bem como uma prática orientada de planejamento participativo.
A aula inaugural foi no Auditório Araújo Viana em Porto Alegre e teve como principal atividade na parte da manhã a Conferência Internacional: "Por que é tão difícil democratizar a escola?" proferida pelo Sr. Licínio Lima, Professor Catedrático da Universidade de Minho de Portugal. A programação seguiu com o Painel Didático: 1- Diretores das Escolas Estaduais Gaúchas: Quem somos?
Na parte da tarde aconteceram dois Painéis Didáticos: 2- Com a palavra, a rede estadual: resultados do Sistema Estadual de Avaliação Participativa e o painel 3- O Plano de Curso de Extensão e orientações aos cursistas.
A programação seguiu com a Conferência Nacional: "Gestão democrática e planejamento participativo: entre a elaboração de normas e construção de uma racionalidade dialógica."
O objetivo do curso é o de proporcionar aos profissionais no exercício da direção de escolas estaduais momentos de estudo, reflexão e ação sobre a gestão democrática e o seu espaço institucional de trabalho, bem como uma prática orientada de planejamento participativo.
quinta-feira, 20 de abril de 2017
Sorteio da Páscoa
O
sorteio do ninho de Páscoa organizado pelas turmas do CAT em Tempo Integral
ocorreu na quarta-feira a noite.
Na
foto abaixo a vice-diretora Márcia está fazendo a entrega do ninho à Sra. Francieli Milani, esposa do Sr. Carlos Sibert, que teve o número sorteado na promoção.
Parabéns
a todos e a todas pela colaboração.
quarta-feira, 19 de abril de 2017
Celebração de Páscoa
Celebração
de Páscoa - Um encontro de fé com a vida.
"É muito importante que a escola
aproveite as datas festivas para refletir com os(as) alunos o verdadeiro
sentido da vida.
É preciso também, que se pense e
(re)faça, se retome a discussão e reflexão sobre os valores que por muitas
vezes estão esquecidos/adormecidos em nosso imaginário.
Pensando nisso a escola organizou uma
celebração reunindo os(as) alunos, pais, professores(as) e comunidade escolar.
Dentre os momentos marcantes da
celebração destacamos: a simbologia da cruz; os símbolos pascais apresentados
pelos(as) alunos(as) do Tempo Integral e o lava-pés, que repetiu o gesto
de Cristo que, humildemente lavou os pés de seus discípulos.
Os(as) estudantes participaram da
celebração com encenações e belas canções.
Somos todos convidados a partilhar
nossos dons!
Parabéns à família Santo Antônio.
Abaixo algumas fotos da
celebração.
terça-feira, 18 de abril de 2017
Vida+Viva
A coordenadora veio atá a escola trazer o material referente ao programa e também para reforçar o convite para a participação da escola no concurso.
A escola está se organizando para a atividade e tem a supervisora Verani Berté como coordenadora, juntamente com os professores Moisés Berté e Elisete Stachovski, contando ainda com a colaboração da professora Juliana Massmann e dos demais professores da escola.
A vice-diretora Vanessa recebeu os materiais e agradeceu o convite em nome de toda a equipe e salientou o envolvimento de todos no trabalho, sempre envolvendo o tema da escola nas atividades - "Só percebem as belezas do mundo, aqueles que cultivam belezas dentro de si.", de Rubem Alves.
segunda-feira, 17 de abril de 2017
domingo, 16 de abril de 2017
Assinar:
Postagens (Atom)