quarta-feira, 10 de setembro de 2014
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Projeto LÍDERES EM AÇÃO
Sabendo que a escola é um local privilegiado para
despertar o espírito de solidariedade e desenvolver a criatividade, cabe a ela
conduzir de forma democrática o envolvimento dos seus alunos em ações que
promovam a cidadania baseada em valores morais e étnicos, na liberdade de
expressão e respeito ao próximo.
Ao perceber que também podem contribuir com a
escola, expressando opiniões, sugerindo melhoras e efetivamente participando do
cotidiano escolar e das tomadas de decisões, os representantes de turma bem
como os demais alunos, passarão a se reconhecer no ambiente escolar e a
valorizar sua condição de sujeito participativo no processo de construção da
aprendizagem.
E é nesse processo de participação, de
reconhecimento de papeis e de respeito às diferenças, que surge a solidariedade
e a preocupação social que se faz tão necessária no mundo contemporâneo em que
a sociedade sofre cada vez mais com as diferenças sociais. O
Serviço de Orientação Educacional de nossa escola, mediado pela orientadora
educacional Anice Maria Nunes, tem realizado encontros com as lideranças, neste
propósito. Acreditando que este projeto contribuirá para ampliar o entendimento
e a atuação dos alunos nas diversas ações promovidas pela a escola e garantir a
efetivação de uma cidadania ativa e participante na complexa construção de uma
escola democrática.
No encontro desta semana, o grupo realizou diversas
reflexões sobre o trabalho em equipe, sobre liderança positiva, conversas e
apontamentos sobre as dificuldades ou aspectos negativos da escola, bem como
apontamentos de qualidades ou de soluções para melhorias. Este trabalho contou
com vídeos, roda de conversa e dinâmica de grupo, mediadas pela orientadora
educacional. Foi uma manhã muito produtiva e de grande valor para todos.
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
Nota Fiscal Gaúcha
O que é o Programa NFG?
NFG, ou Nota Fiscal Gaúcha, é um programa de cidadania do Estado do Rio Grande do Sul que distribuirá, todos os meses, milhares de prêmios como incentivo para que os cidadãos exijam a emissão do documento fiscal no momento de suas compras. Para concorrer aos prêmios, basta que o cidadão solicite a inclusão do seu CPF na nota ou cupom fiscal e cadastre-se no Programa, habilitando-se a participar dos sorteios. Leia mais
NFG, ou Nota Fiscal Gaúcha, é um programa de cidadania do Estado do Rio Grande do Sul que distribuirá, todos os meses, milhares de prêmios como incentivo para que os cidadãos exijam a emissão do documento fiscal no momento de suas compras. Para concorrer aos prêmios, basta que o cidadão solicite a inclusão do seu CPF na nota ou cupom fiscal e cadastre-se no Programa, habilitando-se a participar dos sorteios. Leia mais
Como funciona?
O cidadão informa o número do seu CPF no momento da compra em uma das empresas credenciadas do Programa, para inclusão no documento fiscal. A empresa enviará à SEFAZ informações sobre todas as compras efetuadas em seu estabelecimento. Tais compras darão direito a pontos que serão transformados em bilhetes para sorteio.
O cidadão informa o número do seu CPF no momento da compra em uma das empresas credenciadas do Programa, para inclusão no documento fiscal. A empresa enviará à SEFAZ informações sobre todas as compras efetuadas em seu estabelecimento. Tais compras darão direito a pontos que serão transformados em bilhetes para sorteio.
Fonte: Site nfg.sefaz
Faça já sua
inscrição e contribua você também.
Clicando
no link ao lado você pode fazer sua inscrição no projeto.
Concorra a muitos
prêmios e ajude a EEEM Santo Antônio colocando-a como beneficiária em seu cadastro.
Queremos
contar com o apoio de todos e todas!
sexta-feira, 15 de agosto de 2014
Semana do Estudante
As turmas dos anos iniciais da escola, com suas respectivas
educadoras, tiveram dia diferente quando foram visitar o Parque Princesa do
Vale.
Acompanhe
abaixo algumas fotos do passeio.
quarta-feira, 11 de junho de 2014
Ensino Médio Inovador - Orçamentos
"O Programa Ensino Médio Inovador
é uma ação de gestão escolar para resultados que oferece às escolas
públicas do Ensino Médio apoio técnico e financeiro para que, em um período de
três anos, seu desempenho seja melhorado substancialmente. Durante seu período
de validação, o programa gerou excelentes resultados para as escolas
participantes e consolidou-se como uma tecnologia viável para reprodução em
larga escala."
Fonte: eebrocatto
Visando o desenvolvimento de propostas
inovadoras para o Ensino Médio Politécnico, estamos ultimando nossos orçamentos
referentes ao recursos oriundos do ProEMI.
Os projetos que estão sendo
estruturados contemplam os macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação
Científica e Pesquisa; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias;
Cultura Digital; Participação Estudantil e Leitura e Letramento.
Estamos garantindo os recursos
necessários para a qualificação da Sala Digital da escola, material didática de
Matemática e História e assinatura de diferentes revistas e periódicos.
Recursos para as pesquisas de campo do
Seminário Integrado também estão sendo previstos no projeto.
Melhoria, manutenção e aquisições de
equipamentos e instalações de som para a criação de nosso projeto de Rádio
Escola bem como para formação de lideranças estudantis fecham nosso
planejamento.
Sugestões de projetos podem ser
encaminhados para o e-mail da escola para análise. Projetos com o objetivo de
oferecer novas oportunidades de aprendizagens aos alunos de forma dinâmica e
inovadora.
terça-feira, 10 de junho de 2014
Programa Mais Educação
"O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº
17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como
estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada
escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.
As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica."
As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica."
Fonte: Portal MEC
segunda-feira, 9 de junho de 2014
Ensino Médio Inovador
"O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº
971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de
Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal
para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.
O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.
Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e Leitura e Letramento.
A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro,através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular."
O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.
Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e Leitura e Letramento.
A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro,através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular."
Fonte: Portal MEC
quarta-feira, 4 de junho de 2014
Eleição do Conselho Escolar
Na quinta-feira, dia 29 de maio, tivemos a eleição do Conselho Escolar da EEEM Santo Antônio.
Apenas uma chapa concorreu .
A eleição teve o seguinte resultado:
- Número de votantes: 236 votantes
- Votos em branco: 11,83%
- Votos para a Chapa 1 - 88,17%
A Chapa 1, vencedora do pleito, tomará posse nos próximos dias e terá um mandato até o ano de 2016.
O Conselho Escolar ficou assim constituído:
Segmento Professores:
|
Andréia Francisca dos Santos
Fernanda Cornelius
Nadir Sartori Schneider (Suplente)
|
Segmento Funcionários:
|
Solange Maria da Silva Lopes
Jane Mariza Souza do Amaral
|
Segmento Pais:
|
Delva Angela Maurer
Maria Olimpia Ferreira
|
Segmento Alunos:
|
Alisson Guilherme Primaz
Aline Silveira
Drysane Tuane da Silva (Suplente)
|
A nova direção do Conselho Escolar desejamos todo sucesso na condução dos trabalhos frente à nossa escola.
Momentos do Pacto
Nossa agradável manhã de sábado (31/maio) foi recheada de boas trocas e de muitas guloseimas. Abaixo apresentamos algumas fotos do encontro na casa da professora Delsi.
segunda-feira, 2 de junho de 2014
5º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio
Nosso 5º Encontro do Pacto foi um pouco diferente.
Como havíamos combinado, no sábado pela manhã fomos todos(as) à casa da professora Delsi e lá realizamos nossas atividades de formação.
O encontro teve a duração de quatro horas presenciais e iniciou às 8h estendendo-se até às 12h.
Inicialmente retomamos os relatos dos trabalhos feitos com as turmas do Ensino Médio dos turnos da manhã e noite, onde os(as) estudantes tiveram de representar, de alguma forma, a questão: "Como vemos os Jovens hoje".
Os relatos foram muito bons, no sentido do envolvimento das turmas e nas produções feitas através de desenhos, textos, poesia, teatro e rap. "Comparamos" nossas representações dos jovens hoje com as representações feitas pelas turmas.
A partir da reflexão propomos a criação/definição de um "conceito de jovem".
Continuamos as discussões com alguns destaques do Caderno 2 – “O Jovem como sujeito do Ensino Médio": - Que estratégias metodológicas estamos usando para que os estudantes falem de si no presente e de seus projetos de vida futura?; - O que nossos jovens pensam da escola e do Ensino Médio?; - A questão do Território; A tecnologia entre outras.
Assistimos e debatemos o vídeo: “Bebe nascido na era da internet”
Propomos a continuação do trabalho com as turmas e produção de vídeo(s) com os(as) educa ndos(as), onde eles abordariam assuntos como:
- o que é ser jovem hoje?
- o que o jovem espera da escola?
- você colabora para que o bom andamento das aulas?
Assistimos ao vídeo: “A escola gerando traumas”, documentário de Josias Pereira e, muitas questões foram debatidas pelas colegas: a questão cultural e do território onde a escola está inserida; a origem da escola; mercado de trabalho; tratamento policialesco; questão do conhecimento e do currículo entre outros. O grupo relacionou a situação do vídeo com situações que já vivenciaram na escola.
A discussão nos remeteu a outros questionamentos, como:
- A agilização na melhoria da Sala Digital na escola;
- A definição de um novo formato para os Conselhos de Classe - com a participação dos(as) estudantes da turma, coletivo de professores, pedagógico, direção, funcionários e pais;
- A realização efetiva de pesquisa sócio-antropológica com nossa comunidade escolar;
- A realização de projetos de Rádio Escolar, Artes Marciais, entre outros projetos, aproveitando o material já existente na escola;
- Contato com os(as) empregadores(as) de nossos(as) estudantes, com a finalidade de qualificar o comprometimento destes com a escola;
- Sugerimos nomes de palestrantes para formação com nos ;sos(as) educandos(as) e educadores(as);
- Discussão interna visando a qualificação da relação entre todos(as) na escola.
Por fim, solicitamos às colegas que fizessem uma avaliação das atividades do pacto até esse momento.
O grupo de educadores(as) participantes do encontro deixa um abraço especial à colega Delsi e família, pela socialização do espaço para nossas discussões, pelo bom chimarrão, pinhão feito no fogão a lenha, bolachas, bolos e pela torta de bolacha com que nos recebeu e "adoçou" nosso encontro.
Para o próximo encontro – dia 11/junho, solicitamos a leitura, destaques sobre o Caderno III – “O Currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral” (3h à distância).
Como havíamos combinado, no sábado pela manhã fomos todos(as) à casa da professora Delsi e lá realizamos nossas atividades de formação.
O encontro teve a duração de quatro horas presenciais e iniciou às 8h estendendo-se até às 12h.
Inicialmente retomamos os relatos dos trabalhos feitos com as turmas do Ensino Médio dos turnos da manhã e noite, onde os(as) estudantes tiveram de representar, de alguma forma, a questão: "Como vemos os Jovens hoje".
Os relatos foram muito bons, no sentido do envolvimento das turmas e nas produções feitas através de desenhos, textos, poesia, teatro e rap. "Comparamos" nossas representações dos jovens hoje com as representações feitas pelas turmas.
A partir da reflexão propomos a criação/definição de um "conceito de jovem".
Continuamos as discussões com alguns destaques do Caderno 2 – “O Jovem como sujeito do Ensino Médio": - Que estratégias metodológicas estamos usando para que os estudantes falem de si no presente e de seus projetos de vida futura?; - O que nossos jovens pensam da escola e do Ensino Médio?; - A questão do Território; A tecnologia entre outras.
Assistimos e debatemos o vídeo: “Bebe nascido na era da internet”
Propomos a continuação do trabalho com as turmas e produção de vídeo(s) com os(as) educa ndos(as), onde eles abordariam assuntos como:
- o que é ser jovem hoje?
- o que o jovem espera da escola?
- você colabora para que o bom andamento das aulas?
Assistimos ao vídeo: “A escola gerando traumas”, documentário de Josias Pereira e, muitas questões foram debatidas pelas colegas: a questão cultural e do território onde a escola está inserida; a origem da escola; mercado de trabalho; tratamento policialesco; questão do conhecimento e do currículo entre outros. O grupo relacionou a situação do vídeo com situações que já vivenciaram na escola.
A discussão nos remeteu a outros questionamentos, como:
- A agilização na melhoria da Sala Digital na escola;
- A definição de um novo formato para os Conselhos de Classe - com a participação dos(as) estudantes da turma, coletivo de professores, pedagógico, direção, funcionários e pais;
- A realização efetiva de pesquisa sócio-antropológica com nossa comunidade escolar;
- A realização de projetos de Rádio Escolar, Artes Marciais, entre outros projetos, aproveitando o material já existente na escola;
- Contato com os(as) empregadores(as) de nossos(as) estudantes, com a finalidade de qualificar o comprometimento destes com a escola;
- Sugerimos nomes de palestrantes para formação com nos ;sos(as) educandos(as) e educadores(as);
- Discussão interna visando a qualificação da relação entre todos(as) na escola.
Por fim, solicitamos às colegas que fizessem uma avaliação das atividades do pacto até esse momento.
O grupo de educadores(as) participantes do encontro deixa um abraço especial à colega Delsi e família, pela socialização do espaço para nossas discussões, pelo bom chimarrão, pinhão feito no fogão a lenha, bolachas, bolos e pela torta de bolacha com que nos recebeu e "adoçou" nosso encontro.
Para o próximo encontro – dia 11/junho, solicitamos a leitura, destaques sobre o Caderno III – “O Currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral” (3h à distância).
sexta-feira, 30 de maio de 2014
4º Encontro do Pacto na EEEM Santo Antônio
Na
4ª feira, dia 28 de maio, realizamos nosso quarto encontro com os(as)
educadores(as) do Ensino Médio da EEEM Santo Antônio, CIEP do bairro
Santo Antônio, de Lajeado/RS para o trabalho de fortalecimento do Ensino
Médio, proposto pelo Pacto Nacional.
O encontro, como os demais de quartas-feira, foi presencial e teve a duração de 2h, das 17h30min às 19h30min.
Nossa pauta de trabalho ficou assim definida:
- Saudação inicial
O encontro, como os demais de quartas-feira, foi presencial e teve a duração de 2h, das 17h30min às 19h30min.
Nossa pauta de trabalho ficou assim definida:
- Saudação inicial
- Retomada
do último encontro
- Relação inscritos(as) da EEEM Santo Antônio nos encontros de formação por área de conhecimento:
- Relato da representação em cartazes feita pelos dois grupos de educadores(as);
- Apresentação e debate
- E-mail com síntese da proposta para trabalho com as turmas enviado aos(às) colegas;
- Relato
das atividades com as turmas
- Destaques
do Caderno 2 – “O Jovem como sujeito do Ensino Médio"
- Que
estratégias metodológicas estamos usando para que os estudantes falem de si no
presente e de seus projetos de vida futura?
- Se
nós soubéssemos o que nossos jovens pensam da escola e do Ensino Médio?
- Território
- Olá
jovem estudante!
- Sugestões
de atividades, sites, vídeos etc.
- Documentário:
“Pro dia nascer feliz”
-
Filme: A busca por um ideal
-
Vídeo: “Muito além do peso”
-
Vídeo: “Olhos azuis”
-
Vídeo: “Vida Maria”
-
Vídeo: “Vista a minha pele”
- Mural do pacto na Sala da Coordenação Pedagógica;
- Organização da pauta para o 5º encontro a ser realizado doa 31/maio, sábado pela manhã na casa da colega Delsi.
quarta-feira, 21 de maio de 2014
Voluntários participam de mutirão para “embelezamento” da escola
Um
mutirão de limpeza com a parceria LIONS Clube Centro mobilizou funcionários, CPM
da Escola, professores, alunos, direção e a comunidade, durante toda a manhã de sábado do dia
17/05. O evento foi marcado para retirar
todo lixo e entulho acumulado no local. Além disso, realização de roçada de
todo pátio, poda de árvores, montagem e limpeza dos brinquedos, pintura da
quadra de esporte, organização do espaço da guarita e reparos de uma maneira
geral.
A
intenção é motivar a comunidade e os alunos da instituição sobre a atenção e os
cuidados que devem ter e tomar com relação ao meio ambiente. As pessoas não
devem jogar lixo nas proximidades da Escola com a ação de sábado esperamos que
no próximos mutirões mais pessoas participem e assim conseguiremos uma maior
conscientização de um ambiente limpo.
A
ação continuará durante toda semana através de palestras com representantes do
LIONS a grupos de alunos.
Nesta
semana direção e coordenação intensificarão o trabalho entrando nas salas de
aulas conversando com os alunos, salientando a importância do mutirão realizado
no sábado, a valorização da participação dos voluntários, o agradecimento ao Presidente
do LIONS CL Demetrius de Oliveira e CL Paulo Cezar Martins, pelo empenho e
dedicação e organização do evento.
O
que mais chama a atenção nesse tipo de ação e a união das pessoas que se
voluntariam em prol das melhorias a Escola Estadual Ensino Médio Santo Antônio,
a medida que, assim, demonstram um sentimento de pertinência incrível à Escola,
pois, em pleno sábado, estavam ali dando a sua contribuição por ambiente melhor.
“Acredito
que esse seja o nosso dever somado à prática das pessoas. Todos devem ter
consciência e contribuir. Só temos a agradecer a todas as pessoas que se
envolveram nesta ação. Segundo provérbio já diz: A SEMEADURA É VOLUNTÁRIA, MAS
A COLHEITA É OBRIGATÓRIA, e é esta colheita e que desejamos para o futuro bons
frutos e mudanças nas atitudes” Diretora Leni da Silva.
segunda-feira, 19 de maio de 2014
Próximos encontros do Pacto Ensino Médio
Colegas, teremos, conforme agendado com o coletivo dos(as) educadores(as) que participam do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio aqui na EEEM Santo Antônio, nossos próximos dois encontros, dias 28 de maio, das 17h30 às 19h30 na escola e, dia 31 de maio, das 8h às 12h na casa da professora Delsi.
Nos encontros continuaremos com a discussão e trabalhos referentes ao Caderno 2 - O Jovem como sujeito do Ensino Médio. Quaisquer dúvidas sugestões ou esclarecimentos podem ser encaminhados pessoalmente ou pelo e-mail gunterwust@gmail.com ao professor Günter.
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