"Unidos para transformar vidas!"

domingo, 23 de junho de 2024

Bicentenário na 9ª Sinfonia de Beethowen

Em 2024 completam-se 200 anos da estreia da 
Nona Sinfonia de Beethoven. Esta foi a última sinfonia completa do compositor, atualmente uma das obras mais conhecidas do repertório ocidental, e uma das grandes obras-primas de Música. Primeira sinfonia coral, foi apresentada a 7 de maio de 1824, no Kärntnertortheater (Teatro do Ducado da Caríntia), em Viena, na Áustria.
Desde 1972, a Ode à Alegria, do 4º andamento, foi oficialmente adotada pelo Conselho da Europa como hino da União Europeia e símbolo dos ideais de liberdade, paz e solidariedade. 

"A Sociedade Filarmónica de Londres, atual Sociedade Filarmónica Real (Royal Philharmonic Society), encomendou originalmente a obra, em 1817. Beethoven começou a trabalhar nela no ano seguinte, e terminou-a no início de 1824, doze anos após a sua anterior sinfonia.
Contudo o interesse de Beethoven pela Ode à Alegria iniciou-se muito antes, desde 1793, com inúmeras tentativas de musicar o poema. Foi na Nona que Beethoven incorporou parte do poema An die Freude (“À Alegria”), uma ode escrita por Friedrich Schiller, em 1785, com o texto cantado por solistas e um coro no último andamento. Este foi a primeira vez que um compositor importante usou a voz

Vídeo produzido em 2009 para a disciplina de Imagem e Som da Universidade do Estado de Santa Catarina.
humana com idêntico destaque da dos instrumentos numa sinfonia, criando, deste modo, uma obra de grande alcance que deu o tom para a forma sinfónica que viria a ser adotada pelos compositores românticos.
No Hino da Alegria, ou Ode à Alegria (em alemão Ode an die Freude), Schiller expressa uma visão idealista da raça humana como irmandade, perspetiva que tanto este como Beethoven partilhavam.
Foi apresentada pela primeira vez em 7 de maio de 1824, no Kärntnertortheater, em Viena, na Áustria. O regente foi Michael Umlauf, diretor musical do teatro, e Beethoven — dissuadido da regência pelo estágio avançado de sua surdez — teve direito a um lugar especial no palco, junto ao maestro.

Nona Sinfonia foi executada pela primeira vez no dia 7 de maio de 1824, no Kärntnertortheater, juntamente com a abertura Die Weihe des Hauses (“A Consagração da Casa”) e as primeiras três partes da Missa Solene, tudo reportório de Beethoven. Esta foi a primeira aparição do compositor num palco após doze anos; o Teatro estava cheio. As partes para soprano e contralto da sinfonia foram executadas por duas jovens e famosas cantoras da época, Henriette Sontag e Caroline Unger. Embora a apresentação tenha sido regida oficialmente por Michael Umlauf, mestre de capela do teatro, Beethoven dividiu o palco com ele, pois a sua surdez já era total.

Alguns relatos de testemunhas sugerem que a interpretação da sinfonia na noite de estreia teria sido pouco apurada, devido ao pouco número de ensaios realizados (apenas dois com a orquestra inteira); mas não deixou de ser um grande sucesso.

Esta sinfonia está estruturada em quatro andamentos e, com esta estrutura, Beethoven mudou o padrão habitual das sinfonias clássicas, colocando o scherzo antes do movimento lento. Foi a primeira vez que ele fez isso numa sinfonia, embora tivesse feito o mesmo em outros tipos de composições, como nalguns quartetos, trios e numa sonata.

sinfonia n° 9 tem um papel cultural de extrema relevância no mundo atual, em especial, pela música do último andamento, designada Ode à Alegria, rearranjada por Herbert von Karajan para se tornar o hino da União Europeia, a 19 de Janeiro de 1972.
O hino de Beethoven é muitas vezes tocado sem letra, pois a música é uma linguagem universal, visando expressar os ideais de liberdade, paz e solidariedade, ideais que a Europa e as suas instituições como um todo querem e ambicionam prosseguir
."   Fonte - antena2


EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

sábado, 22 de junho de 2024

A vida é fruição

Ailton Alves Lacerda Krenak, mais conhecido como Ailton Krenak, é um líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta, escritor brasileiro da etnia indígena krenaque e Imortal da Academia Brasileira de Letras.
"A vida não é para ser útil. Isso é uma besteira. A vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade para ela. A vida é fruição. A vida é uma dança. Só que ela é uma dança cósmica e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária, a uma biografia: alguém nasceu, fez isso, fez aquilo, fundou uma cidade, inventou o fordismo, fez a revolução, fez um foguete, foi para o espaço… Tudo isso, gente, é uma historinha tão ridícula! A vida é mais do que tudo isso. […] Nós temos de ter coragem de ser radicalmente vivos. E não negociar sobrevivência.” Ailton Krenak

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Mais da metade das áreas verdes ...

Abaixo reproduzimos reportagem do site g1 com o título "Mais da metade das áreas verdes que deveriam servir como barreira para cheias no Rio Taquari está desmatada ou ocupada, diz estudo - Segundo o levantamento, dos mais de 6 mil hectares de áreas de preservação permanente que ficam às margens dos 140 km do Rio Taquari, apenas 31% estão cobertos por florestas nativas, divulgada no Jornal Nacional do dia 5/06/2024.
"Um estudo mostrou que mais da metade das áreas verdes que deveriam servir como uma barreira de proteção para as cheias no Rio Taquari está desmatada ou ocupada.
Pesquisadores do movimento Pró-Matas Ciliares do Vale do Taquari utilizaram dados do MapBiomas para realizar o estudo. 
Dos mais de 6 mil hectares de áreas de preservação permanente que ficam às margens dos 140 km do Rio Taquari, apenas 31% estão cobertos por florestas nativas. Mais da metade da área é ocupada por agricultura e pastagem, e o restante se divide entre áreas urbanizadas e outras formações.
Os dados são de 2022 e, portanto, não consideram as perdas de vegetação após as enchentes entre o fim de 2023 e maio de 2024.
As matas ciliares previnem a erosão do solo e funcionam como uma barreira contra as enchentes. O bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, praticamente desapareceu após a enchente, que destruiu tudo. Em um ponto, a rua fica a poucos metros do Taquari. Segundo especialistas, se na margem existisse uma faixa de mata ciliar, poderia ter ajudado a diminuir a velocidade da enxurrada.
"As espécies que são de floresta bem nativa de mata ciliar, elas são espécies que têm características bem específicas para resistir à força da água. E essas raízes se entrelaçam e protegem o solo. E, além disso, esses galhos, esses ramos são muito flexíveis. Então, ela resiste bem, ela protege. E ela ajuda com algo que é muito importante, que é reduzir a força da água”, explica a pesquisadora Elisete Maria de Freitas.
Segundo o Código Florestal, a largura de um rio define o tamanho das áreas de proteção. No caso do Taquari, a mata ciliar deve ter entre 100 m e 200 m. Mas a lei também permite que seja reduzida para apenas 5 m se essa área já tiver sido ocupada antes de 2008.
A Associação dos Servidores da Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul encaminhou uma carta ao governo cobrando medidas para ajudar a prevenir desastres.
"Começando pelas unidades de conservação. A gente tem no Rio Grande do Sul muito abaixo do recomendado internacionalmente pelas unidades de conservação e mesmo em comparação com outros estados. Então, a gente tem a área protegida, unidade de conservação está muito baixa e as que temos há pendência de regularização fundiária. E nas áreas privadas, a gente tem essa situação desse grande passível. O Rio Grande do Sul está entre os estados mais atrasados nessa regularização ambiental”, afirma Tadeu Pereira da Silva, presidente da Associação dos Servidores da Assema.
Em Lajeado, tem uma extensa mata ciliar em frente à rua onde mora a auxiliar de limpeza Jaqueline Mattes. A casa dela foi inundada pela enchente, mas a estrutura ficou de pé.
"Não veio aquela correnteza. Foi protegida", conta.
A Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul disse que criou o Programa Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa para promover políticas de recuperação e conservação; e, que desde 2023 vem negociando com o Serviço Florestal Brasileiro para fazer parte do Sistema Federal de Cadastro Ambiental Rural."   Fonte - g1

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Reflexões constantes

As questões climáticas e as catástrofes decorrentes do excesso de chuvas e das enchentes que assolaram o RS, o Vale do Taquari e em especial a cidade de Lajeado são temas trabalhados com as diferentes turmas da escola.
A Turma 51 do 5º ano após refletirem sobre os episódios de maio e que novamente estamos vivenciando resultaram em relatos sobre nossa postura e responsabilidade com relação à questão climática. 
Relatos sobre vivências dos estudantes durante as enchentes e suas impressões foram registradas em cartinhas. A partir dos relatos o professor Moisés questionou os estudantes - "E você ... está pronto para novas atitudes?".
As vivências dos estudantes e seus relatos quanto a novas atitudes frente à questão do meio ambiente foram todas registradas e compuseram o mural que está exposto no saguão da escola.
Parabéns pela reflexão e pela atividade! 
Obrigado por compartilhar com todos nós esta experiência!
Novas atitudes são necessárias!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Reunião Pedagógica

Na última quarta-feira tivemos nossa reunião Pedagógica semanal.
O acolhimento à reunião foi feito pelo professor Moisés, pelo projeto "Escolas Criativas" e a reunião teve diversos assuntos na pauta, entre eles tratamos da entrega dos boletins, Conselhos de Classe, Biblioteca Escolar, Projetos relacionados ao Meio Ambiente etc.
Como a reunião foi dia 12, Dia dos Namorados a direção da escola preparou uma homenagem aos professores e funcionários presentes com a entrega de uma rosa com a seguinte mensagem:
"Feliz dia dos namorados pra todo mundo!
Pra você que namora a vida!
Pra você que namora a natureza!
Pra você que namora o mundo!
Pra você que namora as artes, a música, a poesia!
Pra você que namora o ser humano, o espiritual, o divino!
Pra você que namora alguém que também te namora!
Namore a vida!"

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

terça-feira, 18 de junho de 2024

Dia do Orgulho Autista

Hoje, dia 18 de junho, é o Dia do Orgulho Autista. Por isso, nessa data celebra-se a neurodiversidade e as características únicas que as pessoas autistas apresentam.
O objetivo do Dia do Orgulho Autista é mudar a visão negativa quanto ao autismo, passando o autismo de “doença” para “diferença”. Essa data também serve para assegurar que as pessoas com autismo não são doentes, mas sim que elas possuem algumas características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas, essa é a essência da comemoração.
Estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, muitas das associações e entidades que tratam do tema enxergam que deve existir uma cura para as pessoas autistas e que os recursos precisam ser aplicados nisso, ao invés de aplicação e apoio em maneiras de trabalhar com os autistas, de forma que possam integrar a sociedade com respeito as suas próprias diferenças."   Fonte - ensino.digital

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

Dia Nacional do Profissional da Química

Em 18 de junho, data em que entrou em vigor a lei 2.800/56, que regulamentou a profissão, comemora-se o Dia Nacional do Profissional da Química.
Estamos todos de parabéns por mais um "Dia do Químico no Brasil".
Desde a pré-história, o homem já acumulava conhecimentos práticos de química. Na antiguidade, a química estava presente em várias atividades como na produção de cerâmica e na extração de substâncias vegetais usadas para fazer perfumes e cosméticos. Apenas por volta do ano de 1600, a química surgiu como Ciência moderna e só no Século XVIII, foi organizada racionalmente.
A origem da química como ciência remonta a relações com a Filosofia Natural e o transcendental, enquanto a química prática nasce de artes práticas que se cultivavam desde 4000 A.C., como a metalurgia, a fabricação de vidros e cerâmica, pigmentos e corantes, medicamentos, e cosméticos, alimentos e bebidas.
A química como Ciência tem, pelo menos, 6.000 anos de existência. No século XVI, o alquimista Paracelso escreveu: "O padeiro é um alquimista quando assa o pão, o viticultor quando prepara o vinho, o tecelão quando faz o tecido, portanto, seja quem for o responsável por tornar útil e levar ao ponto de ser usado pelo homem tudo o que cresce na natureza, é um Alquimista".
Assim, a ideia de que a Química e os químicos apenas estão envolvidos com a fabricação de "produtos químicos", é falsa. Procedimentos como análises da qualidade de matérias-primas e produtos acabados, tratamento de água industrial e potável, tratamento de efluentes, fermentação, reciclagem de rejeitos, e tantas outras atividades, são funções do químico.
A Química, está presente no nosso dia-a-dia, desde as mais elementares tarefas domésticas como cozinhar ao processo da combustão nos motores dos carros.
A abrangência da química é ilimitada, podendo estar em muitos outros ramos da ciência. Além disso, a química é útil em outras áreas como a Arte, que usa verniz, solvente, pigmentos em seus trabalhos, e o Direito, na Química Forense.
No Dia do Químico, homenageamos esse versátil profissional que, sem dúvida nenhuma, é de suma importância para nossas vidas.
Seu trabalho é fundamental para a evolução da humanidade.
PARABÉNS PROFISSIONAIS DA QUÍMICA!   Fonte - crp7

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Uma criança, na sua humildade ...

O Outro Par | The Other Pair (2014) é pura expressão poética.
“Uma criança, na sua humildade, tem um gesto muito Nobre! – Curta inspirado em história de Ghandi”, da
 diretora Sara Rozik de 20 anos de idade - é o título de postagem no site bemmaismulher que apresentamos abaixo.
O filme egípcio “O OUTRO PAR”, com apenas 2 minutos de duração, ganhou o prêmio de melhor curta no Festival de Luxor, em 2014.A diretora tem 20 anos de idade, Sara Rozik e com roteiro de Mohammed Maher. O filme retrata a Lei do retorno. Faça pelo outro o que gostaria que fizesse por você. Mas sem esperar que o outro retribua.
A obra de Sara Rozik foi inspirada por um verdadeiro incidente que envolveu Mahatma Gandhi. Ghandi, nas suas memórias, lembra que certo dia, ao entrar num comboio na Índia, escorregou e perdeu um sapato . Para espanto dos seus companheiros, ele calmamente tirou o outro sapato e lançou-o para o cais de forma a cair perto do primeiro, enquanto o comboio se afastava da estação. Um passageiro perguntou-lhe porque fez isso. Gandhi sorriu e disse: – Se um homem pobre encontrar apenas um sapato de nada lhe servirá. Agora ele terá um par, que eu tive a honra de doar. O curta-metragem desenvolve-se em torno de um menino pobre com um velho chinelo quebrado, mas ele tenta consertar, pois essa é a única forma pela qual ele conseguirá andar sem ferir o seu pé. Cansado, o menino senta-se no fim de tentar consertá-lo, sem sucesso, quando algo inesperado acontece…"   Fonte - bemmaismulher (tvoestepaulistaeduca-tube e jornalggn)

Fonte - youtube

Fonte - trailer filmow
"Che Guevara já dizia que não devemos perder a ternura jamais. E isso é coisa que não falta neste curta egípcio, que, além de sagrar-se vencedor no Festival Luxor de 2014, “viralizou” na rede, principalmente pelo WhatsApp, ilustrando lições de melhoramento pessoal e autoajuda.
Também pudera, o roteiro foi inspirado numa passagem real da vida de Mahatma Gandhi. Mais especificamente, na ocasião em que ele perdeu um sapato ao entrar num comboio na Índia, e, contrariando as expectativas de todos, tirou calmamente o outro sapato lançando-o em seguida, para cair perto do primeiro, enquanto o comboio se afastava da estação. Ao ser interrogado pelos companheiros de viagem, sobre o porquê daquela atitude, ele disse: “Se um homem pobre encontrar apenas um sapato de nada lhe servirá. Agora ele terá um par, que eu tive a honra de doar”."   Fonte - ruidomanifesto

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

domingo, 16 de junho de 2024

Vejo da minha janela

"Trabalhamos o Livro "O que vejo da minha janela" com a ideia foi de incentivar  as crianças da turma 41 a descrever e escrever sobre o que veem pela janela. Explorar suas habilidades de escrita e linguagem, enquanto elas compartilham suas observações, sentimentos e pensamentos. Incorporando elementos de pesquisa, onde as crianças podem investigar e aprender mais sobre as paisagens que veem. Em meio ao caos do Vale do Taquari fizemos a comparação da realidade. O que Vejo... O que gostaria de ver e o que e como a minha família vê da janela da nossa casa.
Estimulando a imaginação e incentivando a observar o mundo ao seu redor, valorizando a diversidade de paisagens que existem por trás de cada janela. Oportunidade de agradecer  e cultivar o senso de gratidão e conexão com o ambiente em que vivemos.
Encerramos com a música  Janela Lateral de Milton Nascimento." Professora Chaiane
Fonte - youtube "Paisagem na janela" de 1972 - Lô Borges e Fernando Brant
Parabéns pela atividade e por tê-la compartilhado com todos nós!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

sábado, 15 de junho de 2024

Turma da Mônica e o Meio Ambiente

Tuma da Mônica Jovem e o Meio Ambiente.

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Junho Vermelho

O dia 14 de junho é o dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o mês de junho foi
destacado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações estão em baixa. Daí a necessidade do estimulo às doações permaneçam em todas as épocas do ano.

Um dos maiores desafios das instituições de saúde é manter seus bancos de sangue abastecidos para poder cuidar de todos que precisam deste recurso e para salvar vidas. Por conta disso, o “Junho Vermelho” faz menção à importância de doar sangue.
Junho também pode ser laranja para abordar duas doenças relacionadas ao sangue: a anemia e a leucemia.
Por que doar?
Qualquer pessoa pode um dia necessitar de uma transfusão de sangue, seja devido a traumas provocados por acidentes, cirurgias ou no tratamento de doenças, como por exemplo, a anemia falciforme.
O sangue doado disponibiliza componentes sanguíneos necessários para a sobrevivência de quem precisa. Uma única doação pode beneficiar até 4 pessoas.


EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Hachuras

As aulas de Arte nos Anos Finais estão bem dinâmicas, divertidas e desafiadoras e as turmas tem participado de excelentes atividades com o professor Alexandre.
As turmas 81 e 82 dos oitavos anos os estudantes tiveram a experiência da técnica hachuras - técnica de traços criando áreas claras e escuras, os alunos dão volumes em formas reconhecendo os pontos de luz. “Uma técnica usada em desenho e gravura que consiste em traçar linhas finas e paralelas, retas ou curvas, muito próximas umas das outras, criando um efeito de sombra ou meio-tom.”
O professor ressalta que os estudantes exercitam paciência e observação neste processo de aprendizagem do desenho.

Clique aqui e acesse todas as fotos da atividade com os oitavos anos!
Parabéns pelo trabalho e por compartilhá-lo com todos nós!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################

quarta-feira, 12 de junho de 2024

Dia dos Namorados

Hoje, dia 12 de junho, é celebrado o o Dia dos Namorados  no Brasil. 
"Em 14 de fevereiro comemora-se o Dia dos Namorados em grande parte do mundo (nos EUA, por exemplo, a data é chamada de Valentine’s Day / Dia de São Valentim). No Brasil, a data escolhida foi diferente, mas por questões meramente comerciais.
Como todos sabem, o Dia dos Namorados no Brasil não é comemorado em 14 de fevereiro, mas sim no dia 12 de junho. Isso se deve a uma questão unicamente comercial e remonta à década de 1940. A instituição do Dia dos Namorados em 12 de junho é atribuída a uma ação publicitária de João Dória.
Inicialmente, João Dória foi contratado por uma empresa com o objetivo de aumentar as vendas, que geralmente eram baixas no mês de junho. Pensando em contornar isso, o publicitário resolveu criar em junho outra data comemorativa: o Dia dos Namorados. Para isso, João Dória aproveitou-se do fato de que o dia 13 de junho é a data de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
A partir disso, a data começou a popularizar-se no Brasil, sendo aderida por mais comerciantes e transformando-se em uma das maiores datas comemorativas do país. O sinal do sucesso comercial dessa data é o fato de atualmente ser a terceira maior data comemorativa do Brasil, movimentando anualmente mais de 1 bilhão de reais em todo o país.
"   Fonte - mundoeducacao

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
#####################################################################################