"Unidos para transformar vidas!"

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Um outro olhar para a Proclamação da República

proclamação da república aconteceu em 15 de novembro de 1889 e resultou na derrubada da monarquia e na instauração da república no Brasil. Esse acontecimento foi resultado de um longo enfraquecimento que a monarquia enfrentou no Brasil a partir da década de 1870. Um dos grupos mais insatisfeitos foi o dos militares.
A conspiração contra a monarquia contou com a adesão do marechal Deodoro da Fonseca,  responsável por liderar a derrubada do gabinete ministerial. No decorrer do dia 15, as movimentações políticas fizeram José do Patrocínio proclamar a república na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.   Fonte - historiadomundo
"Primeiro vale relembrarmos de modo bem sintético o contexto da Proclamação da
República no Brasil.
Basicamente, a insatisfação com alguns posicionamentos do império fez com que o regime monárquico perdesse apoio de setores estratégicos da sociedade, como a elite agrária, a igreja e as forças armadas, o que contribuiu para o aumento da força de grupos republicanos.

Por causa disso, a manutenção do poder imperial foi ficando insustentável, o que acabou culminando, através de um golpe militar liderado por Marechal Deodoro da Fonseca, no início da república no país.
Atualmente, boa parte dos livros didáticos já traz um olhar mais crítico sobre as circunstâncias que possibilitaram esse evento, bem como as principais particularidades de seus desdobramentos, com destaque para o modo como a questão indígena e a situação da população negra foi conduzida naquele período, o que afasta o modo romantizado pelo qual tal conteúdo costumava ser tratado antigamente na escola.   
A partir desse embasamento, então, podemos pensar em alguns caminhos para mediar o estudo em torno do acontecimento comemorado dia 15 de novembro, entendendo que algumas das seguintes propostas podem, na medida do possível, ser elaboradas de maneira interdisciplinar, com professores de português, história ou ainda artes."   Fonte - edocente 
"Como trazer atividades sobre a Proclamação da República para a sala de aula"edocente

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

Nenhum comentário: