"Unidos para transformar vidas!"

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Do verbo esperançar ...

Imagem com texto de Paulo Freire:
"É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; 
porque tem gente que tem esperança do verbo esperar.
E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera.
Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, 
esperançar é não desistir!
Esperançar é levar adiante,
esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo..." 
Fonte - lulalis4
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Arte na escola

O vídeo abaixo "ARTE NA ESCOLA - O despertar do pensamento crítico" do programa Metrópolis da TV Cultura, será utilizado na reunião pedagógica hoje a tarde com os professores da escola.
Questões como: De que forma o vídeo nos desafia? De que forma podemos tornar nossas aulas nais interessantes e criativas? serão trabalhadas no grupo.
Assista ao vídeo e reflita sobre ele.
Curta, compartilhe, comente! Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Mobilização da Comunidade Escolar

O assunto que abordaremos deve e está tendo, por parte da escola, uma atenção muito especial.
"Como envolver a comunidade escolar no cotidiano da escola? como fazer para que pais e mães se interessem pelo projeto da escola e compareçam às reuniões?
Uma série de experiências de mobilização já foram tentadas, para uma participação mais efetiva.
A partir do uso dos indicadores da Qualidade na Educação algumas experiências podem ser utilizadas para responder a estas perguntas.
A partir destas experiências foram elaboradas 20 dicas, divididas em quatro eixos: dotar de significado a reunião; modos ampliados de divulgação; garantia das condições de participação e estabelecimento de um canal permanente de comunicação.
Utilizado em cerca de 70 redes de ensino municipais e estaduais, os Indicadores constituem uma proposta metodológica de auto avaliação participativa. Por meio do uso do material, a comunidade pode julgar a situação de diferentes aspectos de sua realidade, identificar prioridades, estabelecer planos de ação, implementar e monitorar seus resultados.
As dicas para mobilização da comunidade escolar pretendem contribuir com a discussão sobre a participação da sociedade nas discussões dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas e, consequentemente, das políticas educacionais. As estratégias de mobilização foram sistematizadas com base nos planos de ação de cerca de 100 escolas da região do Vale do Paraíba (SP) que utilizaram os Indicadores da Qualidade na Educação para avaliar a qualidade da escola. Clique aqui e confira o relatório completo."
Reflita, curta, compartilhe, comente!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Assumir-se como ser social e histórico como ser pensante ...


“Uma das tarefas mais importantes da prática educativo-crítica é propiciar as condições em que os educandos em suas relações uns com os outros e todos com o professor ensaiam a experiência profunda de assumir-se. Assumir-se como ser social e histórico como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva porque capaz de amar.” 
Paulo Freire.
Na foto ao lado de duas crianças, uma menina e um menino, se observando. 
Curta, compartilhe, comente! Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Acolhida a Professores e Funcionários

No último dia 19 de fevereiro a direção da escola organizou uma acolhida um "Momento de Integração" no Clube Tiro e Caça, no Salão Bosque, a partir das 18h30min.
A atividade teve o tema "Cantando a Gente se Encanta' e contou com a participação do Educador Musical Ricardo Petter que realizou uma oficina sobre a "música no cotidiano escolar", abordando temas como: "graça/graditão, alegria, pela profissão, apesar das dificuldades diárias que a prática apresenta e da falta de valorização aos profissionais que escolheram essa profissão e atuam como professores e funcionários na escola. Ainda ressaltou a escolha da profissão e a autoridade na escola com paixão e compaixão, a capacidade de se colocar no lugar do outro e perceber a tristeza muitas vezes presente no olhar. Quando ao final do dia, ainda podemos sentir a graça presente em nós, escolhemos a profissão certa!" A fala foi intercalada com refrões e músicas pelo professor Ricardo, acompanhado pelos presentes. O momento foi muito agradável e elogiado por todos aqueles e aquelas com quem conversamos.
Parabéns à direção e pedagógico pela calorosa e significativa acolhida.
Abaixo seis fotos do momento de integração do grupo de educadores e educadoras da EEEM Santo Antônio com o Educador Musical Ricardo Petter.
Bom ano letivo a todas e todos nós!
Curta, compartilhe, comente! Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Pelos Corredores da Santo Antônio ...

Os corredores da Santo Antônio entrando em sintonia com o novo ano letivo.
Emotions e cartazes com frases com os seguintes dizeres:
"O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz" Aristóteles
"Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça." Cora Coralina
"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher." Cora Coralina
"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre." Paulo Freire
"Quem sabe o que planta não teme a colheita."
"O segredo de progredir é começar."
Curta, compartilhe, comente! Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Imagem com frase de Mário Sergio Cortella:
"Não é o erro; é a correção do erro que ensina."
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!