"Unidos para transformar vidas!"

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Setembro Amarelo® salva vidas!



Hoje, 10 de setembro - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, apresentamos a campanha Setembro Amarelo.
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a importância
da 
prevenção do suicídio.
Juntos, podemos fazer a diferença e mostrar que a vida importa.
O movimento do  Setembro Amarelo surgiu com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas, estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda.
Desde 2015, quando ocorreu a primeira edição, ano a ano este movimento vem crescendo com mais pessoas reconhecendo que falar sobre suicídio é fundamental, mas exige cuidados.
A cor “amarela” é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
Ao longo desses anos, tem sido possível observar uma evolução na
conscientização da sociedade como um todo em relação ao assunto, com quebra de tabus e a abertura para se conversar abertamente sobre suicídio em diferentes ambientes sociais, como dentro da família, nas empresas, imprensa e poder público. O Setembro Amarelo deve ser uma oportunidade para se tratar do tema suicídio de forma ampla e consciente, por meio de palestras, debates, simpósios, publicações na imprensa e outras formas de criar um ambiente de conhecimento e esclarecimento.   Fonte - setembroamarelo

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
Assuma este projeto e abrace nossa escola com sua participação.
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segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Programação da Semana Farroupilha

Amanhã, dia 10 de setembro teremos o ínício das atividades referentes à Semana Farroupilha. Na parte da tarde o CTG Bento Gonçalves estará na escola para trabalhar com as turmas.
Acompanhe a programação abaixo.

Vista sua pilcha, traga seu chimarrão e celebre conosco as tradições gaúchas!

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domingo, 8 de setembro de 2024

Paralimpíadas Paris2024

Os Jogos Paralímpicos Paris2024 encerram hoje, dia 8 de setembro.
No site da Secretaria de Comunicação social do governo, com o título "Brasil supera a marca de 50 medalhas nos Jogos Paralímpicos" em postagem publicada dia 4 de setembro, quarta-feira tem o registro da participação do Brasil nos jogos..
"Com mais quatro dias de competições (postagem do dia 4/set) ainda no horizonte dos Jogos Paralímpicos até o próximo domingo, a delegação brasileira já superou nesta quarta a marca de 50 medalhas em Paris.
Ao todo, o Brasil soma 15 ouros, 15 pratas e 27 bronzes, um total de 57 medalhas, na sexta posição geral. A liderança permanece com a China, com 60 ouros e 131 medalhas.
Até hoje, a melhor campanha do Brasil foi registrada em Tóquio, em 2021. No Japão, o Brasil somou 72 medalhas, com 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes. 
Algumas imagens de nossos(as) atletas:

Antônio Tenório
Antônio Tenório é o maior judoca paralímpico para deficientes visuais de todos os tempos.
"Tanto nós como os olímpicos derramamos o mesmo suor para chegar à medalha. O hino que ouvimos e a bandeira que sobe são os mesmos. Achar que a vida acabou é o maior dos erros. A pessoa com deficiência precisa saber que há vida lá fora, que há esperança e que também há o desporto paralímpico. É chato dizer, mas muitas vezes a família é a culpada. Ela esconde o deficiente passa a trata-lo como se ele fosse quebrar, não é por aí"
Encerramos nossa participação nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 com:
25 Medalhas de Ouro - 26 de Prata - 38 de Bronze = Total de 89 Medalhas
nossa melhor participação nos Jogos Paralímpicos


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sábado, 7 de setembro de 2024

202 anos de Independência

Com o título "
202 anos de Independência: o que ainda falta para um Brasil plenamente livre?" o site jornalosemanario propõem uma reflexão sobre a Independência do Brasil.
Acompanhe a postagem cujo conteúdo reproduzimos abaixo.
"
Neste sábado, 7 de setembro, o Brasil celebra o 202º aniversário de sua independência, um marco crucial na história nacional. Em 1822, às margens do rio Ipiranga, Dom Pedro I proclamou a famosa frase “Independência ou Morte!”, consolidando a ruptura formal com Portugal e dando início a um novo capítulo para o país. O evento, embora simbólico, não foi isolado, mas parte de um processo mais amplo de luta por autonomia e afirmação nacional, que envolveu disputas políticas, sociais e econômicas.
Ao revisitar a história da independência, é importante destacar que o processo de emancipação do Brasil, ao contrário de outros países latino-americanos, não foi marcado por guerras sangrentas ou revoluções armadas, mas sim por negociações diplomáticas e interesses aristocráticos. A nobreza rural e as elites coloniais, temendo a instabilidade que assolava outras colônias, preferiram uma transição mais pacífica. Esse “acordo de cavalheiros”, no entanto, trouxe suas contradições. A escravidão, por exemplo, continuou a ser uma realidade por mais de seis décadas após a proclamação da independência, marcando a sociedade brasileira com profundas desigualdades que ainda ecoam nos dias de hoje.
Nosso país, apesar de oficialmente livre, enfrentou durante o século XIX uma série de desafios internos. A monarquia que sucedeu a independência, embora tenha proporcionado certa estabilidade, também foi palco de conflitos entre diferentes grupos de poder, regiões e ideais. Em 1889, a proclamação da República trouxe novos ventos de mudança, mas as promessas de igualdade e justiça para todos demoraram a se materializar.
Avançando para o século XXI, o 7 de setembro continua a ser um momento de reflexão sobre a identidade nacional e os caminhos que o Brasil trilha em direção ao futuro. A independência, enquanto conceito, transcende a ruptura com o domínio colonial; é um processo contínuo de construção de uma nação justa e equitativa. Nesse sentido, ao olharmos para o Brasil atual, é imprescindível questionar: até que ponto alcançamos uma independência verdadeira?
Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado desafios que nos fazem repensar a essência de nossa soberania. A crise política, a instabilidade econômica e a polarização social indicam que, embora livres no papel, ainda estamos em busca de uma independência que vá além das fronteiras políticas. A recente pandemia de COVID-19, por exemplo, expôs fragilidades em nossas políticas públicas e na capacidade de o Estado garantir o bem-estar da população. Saúde, educação e segurança, pilares essenciais de uma nação autossuficiente, continuam a ser temas de debate e preocupação.
Ademais, a independência econômica, tão almejada em 1822, ainda parece distante. O Brasil, uma das maiores economias do mundo, é também um país profundamente desigual. A concentração de renda, o acesso desigual a recursos e a marginalização de grandes parcelas da população indicam que o projeto de independência ainda está em construção. A luta por autonomia, assim como no passado, não pode ignorar as questões sociais que continuam a perpetuar ciclos de pobreza e exclusão.
Outro aspecto que merece destaque é o papel do Brasil no cenário internacional. Ao longo de sua história, o país buscou se afirmar como uma nação influente na América Latina e no mundo. Contudo, em tempos recentes, questões de política externa e a relação com organismos internacionais colocam em xeque a soberania nacional. A dependência de acordos comerciais, a influência de potências estrangeiras e a necessidade de investimentos externos desafiam a ideia de um Brasil plenamente independente.
Em suma, o 7 de setembro de 2024 nos convida a uma reflexão mais profunda sobre o significado de ser independente. A independência, como nos ensinou a história, não se resume a um ato isolado ou a uma data no calendário. Ela é um projeto contínuo, que exige vigilância, participação e compromisso de todos os brasileiros. Que este dia nos inspire a continuar a construir um Brasil mais justo, soberano e próspero para as futuras gerações. Afinal, a verdadeira independência é aquela que se reflete na qualidade de vida, na equidade e na inclusão de toda a sua população.
Neste 7 de setembro, celebramos o passado, mas olhamos com esperança para o futuro, conscientes de que a independência é um processo, e não um destino final."   Fonte - jornalosemanario
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sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Encerramento das Horas Cívicas

Hoje pela manhã e agora a noite foram realizadas as últimas duas Horas Cívicas
referentes à Semana da Pátria de 2024.
Na parte da manhã a turma 92 organizou a leitura de poemas referentes à Independência e, a noite, foi a vez da turma 301, com a coordenação da professora Eveline, apresentar aos colegas cartazes com as principais características de cada uma das cinco regiões do Brasil.
Parabéns às turmas dos Anos Finais e Ensino Médio que, nas manhãs e noites, respectivamente organizaram as reflexões apresentadas nas Horas Cívicas durante a semana.
Clique aqui e acesse as fotos das Horas Cívicas no diurno realizadas durante a semana.
Clique aqui e acompanhe as fotos das Horas Cívicas do Ensino Médio.

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Setembro Amarelo

"Diante deste cenário atual e dos dados alarmantes a turma 41 vem abordando  o tema saúde mental mostrando a importância de respeitar as próprias diferenças e  entender os próprios sentimentos. Para o aperfeiçoamento das inteligências emocionais é necessário que estimulemos a descoberta desta, por meio do comportamento e da interação com o outro.
O objetivo é contemplar essas ações de combate ao suicídio e a depressão, despertar para a importância da saúde mental e desenvolver habilidades socioemocionais em tempos atuais, construir nas crianças um desenvolvimento socioemocional mais efetivo,  no sentido de entenderem a si próprios e o outro sem julgamento, dando espaço ao acolhimento."  Professora Chaiane
Durante a semana os estudantes da turma entregaram a cada funcionário e professor da escola o laço amarelo acabou sendo escolhido como símbolo da campanha. Visitaram também as turmas dos Anos Iniciais entregaram os laços amarelos e falaram de seu trabalho.
Parabéns pela atividade e por compartilhá-la com todos nós!

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quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Ensino Médio - Hora Cívica

Hoje também ocorreu a Hora Cívica do Ensino Médio sob a coordenação das professoras Elenir e Marione com os estudantes da turma 202.
Cinco estudantes da turma apresentaram curiosidades que ajudam a entender melhor a importância do momento histórico do 7 de setembro, quando comemoramos 202 anos da Independência da Coroa Portuguesa. 
Abordaram curiosidades e aspectos da independência como: O Local do Grito do Ipiranga, A Independência não foi unânime, Dom Pedro estava doente, A presença de José Bonifácio, A Família Real Portuguesa, Uniforme de Dom Pedro, Primeiro desfile de 7 de setembro, Dia do Fico e a Independência, A moeda da independência e O reconhecimento tardio.
Clique aqui e acompanhe as fotos das Horas Cívicas do Ensino Médio.

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Oficinas de grafite e grafitagem dos muros

Na terça-feira última, dia 03 de setembro o professor Samuel e o colega Júlio estiveram na escola pata as últimas fotos e retoque nos grafites feitos nos muros interno e externo da escola.
O projeto é uma parceria com o SENAC e CREAS e é financiado com recursos do Fundo Estadual de Assistência Social teve início dia 13 de agosto e encerrou na terça-feira. Cinco grupos e aproximadamente 60 estudantes participaram das oficinas, dos exercícios e da grafitagem dos muros. Duas equipes grafitaram no muro interno e as outras 3 no muro externo.
A escola agradece aos parceiros do projeto - SENAC e CREAS, ao professor Samuel, ao Júlio e especialmente aos estudantes das turmas dos 6º ao 9º anos que aceitaram o convite e o desafio de participar das oficinas e grafitar os muros da escola.
O trabalho ficou muito bom!
Temos ainda muito muro para grafitar e a escola almeja novas parcerias no sentido de torná-la um espaço ainda melhor e mais bonito.
Muito obrigado a todos e todas!
Clique nos links abaixo e acesse as fotos e vídeos:
DAS OFICINAS  -  DA GRAFITAGEM DO MURO INTERNO - DA GRAFITAGEM DO MURO EXTERNO 

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Hora Cívica da Turma 82

Hoje pela manhã a Hora Cívica, coordenada pela professora Bernadete e pela turma 82 brindou os presentes com a leitura de 6 poemas sobre o Dia da Independência do Brasil.
A leitura e apresentação dos poemas aconteceu no saguão da escola em função da chuva.
Poemas de Augusto Bertotto: 1 - "A independência do Brasil"; 2 - "Liberdade Brasileira"; 3 - "Brasil, terra de encanto": 4 - "Nação Brasileira"; 5 - "Cores da Bandeira" e 6 - "Brasil, minha pátria".   Fonte - soescola

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quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Hora Cívica Ensino Médio

Hoje a noite a Hora Cívica referente à Semana da Pátria esteve sob responsabilidade da Turma 101 com a coordenação do Professor Denis.
após a abertura e Hino Nacional o estudante Alisson apresentou uma conceituação de Pátria e ao final um texto de Rui Barbosa.
"A Pátria indica a terra natal ou adotiva de um ser humano, que se sente ligado por vínculos afetivos, culturais, valores e história. O primeiro registro histórico da palavra "Pátria" tem a ver com o conceito de país, do italiano paese, por sua vez originário do latim pagus, aldeia, donde também vem pagão.
e uma breve mensagem
A pátria não é ninguém; são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra, à associação. A pátria não é um sistema, nem uma seita, nem um monopólio, nem uma forma de governo; é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade. 
Rui Barbosa
Parabéns à turma pela apresentação!
Clique aqui e acompanhe as fotos das Horas Cívicas do Ensino Médio.

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Hora Cívica Turma 81

Hoje pela manhã tivemos a realização de mais uma Hora Cívica comemorativa à Semana da Pátria de 2014.
A Turma 81, coordenada pelo professor Lucas, apresentou as "Riquezas Naturais do Brasil": 
   - A água - um recurso natural importante para o equilíbrio da natureza;
   - As árvores - que aumentam a umidade do ar e evitam erosões ao longo dos rios, realizam a fotossíntese resultando na produção de oxigênio;
   - A Biodiversidade - que proporciona uma ampla gama de benefícios aos seres humanos. A preservação da saúde dos ecossistemas que garante o acesso aos alimentos e
   - Os minérios encontrados no Brasil - ferro, alumínio, ouro ...
O Brasil é palco de várias maravilhas naturais que merecem ser apreciadas e protegidas. O turismo é uma das principais maneiras de difundir a cultura, mostrar nossas belezas naturais e movimentar a economia do país.
Clique aqui e acesse as fotos das Horas Cívicas no diurno realizadas durante a semana.

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Futsal nas turmas 41 e 42

"futsal é um esporte praticado em quadra com cinco jogadores em cada time. Na modalidade, também chamada de futebol de salão, as equipes têm o objetivo de marcar gols na baliza dos oponentes.

Com mais de 10 milhões de praticantes no mundo todo, o futsal é uma das modalidades esportivas mais populares. As jogadas ágeis dos praticantes tornam as partidas do esporte dinâmicas."   Fonte - mundoeducacao
Da mesma forma que nas aulas de Educação Física dos terceiros anos, os quartos anos também estão trabalhando o Futsal com a professora Maetê.
As turmas 41 e 42 trabalharam essa semana um material teórico sobre o Futsal. As atividades das aulas estavam focadas principalmente nos fundamentos e posicionamento dos jogadores em quadra e também a revisão e estudo das principais regras da modalidade.
Parabéns pelas atividades e por compartilhá-las com todos nós!
Clique aqui e acompanhe todas as fotos das aulas com os fundamentos do Futsal.

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Ensino Médio

Ontem a noite a reflexão na Hora Cívica no Ensino Médio Noturno esteve a cargo da Turma 201.
Após a abertura feita pelo coordenador pedagógico Lucas e entonação do hino nacional foi feita a apresentação de um texto por parte da turma.
A professora Bárbara ficou responsável pela Hora Cívica e os estudantes Daniel e William na apresentação da turma destacaram a importância da cidadania e do respeito, enfatizando a prática destes valores no ambiente escolar.
Foi uma apresentação muito linda!
Parabéns aos envolvidos na programação e realização da atividade!
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