Fonte - youtube
domingo, 29 de novembro de 2020
Sonho de Ícaro
Fonte - youtube
sábado, 28 de novembro de 2020
A menina que amava borboletas
A turma 42 realizou mais uma aula síncrona pelo meet no dia 24 de novembro.
Neste dia as professoras Rosane e Ana Paula trabalharam a história da "menina que amava borboletas" assistindo o vídeo (abaixo).
Desenvolvendo a habilidade de Língua Portuguesa 15, do BNCC - "Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto", as professoras abordaram temas do vídeo, onde a preocupação da menina em ver as borboletas livres e a capacidade de conseguir convencer seu pai tentando mudar a realidade, construindo um lindo jardim e libertando as borboletas podendo viverem livres e felizes.
Fonte - youtube
sexta-feira, 27 de novembro de 2020
Círculo de Revigoramento e Fortalecimento
Na tarde do dia 24 de novembro, as facilitadoras Carine e Verani, coordenaram um "Círculo de Revigoramento e Fortalecimento" envolvendo, funcionárias, direção e professores(as) da escola, um grupo de 10 pessoas.
A atividade do círculo, estruturada pelas colegas Carine e Verani contou com uma Motivação Inicial e relaxamento, seguiu com a Construção de Valores, com o Chekin. Após, com escrita inicial e porterior verbalização, os(as) participantes apresentaram elementos que nutrem e elevam as energias e, posteriormente, com a verbalização sobre a história de cada um, sobre o que faz ou já fez e que dá ou deu orgulho e sobre o que ainda não fez e ainda sonha/pensa em realizar.
A atividade se encaminhou para o fechamento com uma música "Tente outra vez" de Raul Seixas e a leitura, por parte da supervisora Verani, do texto "Qualidades do lápis" extraído do texto original "A história do lápis" de autor desconhecido.
Ao final cada participante pegou um kit com - lápis, apontador e borracha e o presenteou a um colega do círculo.
quinta-feira, 26 de novembro de 2020
Dia de Ação de Graças
No Brasil, esse dia foi instituído em 17 de agosto de 1949, no governo de Eurico Gaspar Dutra (Lei n.º 781).
Aqui, o Dia de Ação de Graças também é celebrado na última quinta-feira de novembro, porém, é mais comemorado por imigrantes nativos da língua inglesa e por isso a data não é feriado no país. Essa data comemorativa não tem origem com nenhuma religião, a intenção é dar as graças por todos os momentos bons que aconteceram no ano.
Fonte - terra
"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados."
Mahatma Gandhi
Círculo de Autocuidado e Fortalecimento
Na manhã do dia 24 de novembro, a facilitadora Lovane e o facilitador Gilmar, coordenaram um "Círculo de Autocuidado e Fortalecimento" envolvendo, funcionárias, direção e professores(as) da escola, um grupo de 7 pessoas.
A escola Santo Antônio, está inserida no processo de construção de um grande projeto , a escola restaurativa, onde a comunicação é não violenta, se apropriando de diferentes ações e metodologias para que isso se torne possível. Uma dessas ações são os círculos da paz, que na primeira etapa dessa construção está sendo realizado entre os profissionais da escola.
Os facilitadores Lovani e Gilmar, com sensibilidade, empatia, respeito e muito coleguismo, conduziram este momento valioso.
A peça de centro da atividade foi composta: pela girafa, porque tem o maior coração entre os animais, símbolo da comunicação não violenta; pela Vela, simbolizando Deus; pelos Corações, simbolizando o amor e pela Corrente, simbolizando a união necessária para que tenhamos sucesso nessa caminhada da escola restaurativa.
quarta-feira, 25 de novembro de 2020
Dia Internacional de Combate à violência contra a mulher
No dia 25 de novembro comemora-se o Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher. A data foi escolhida para homenagear as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), dominicanas que ficaram conhecidas como Las Mariposas e se opuseram à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo sendo assassinadas em 25 de novembro de 1960.
No Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, a data do assassinato das irmãs foi proposta pelas feministas para ser o dia Latino-Americano e Caribenho de luta contra a violência à mulher. Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 25 de novembro é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem ao sacrifício de Las Mariposas.
Nos dias de hoje a data vem sendo promovida pela ONU e pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome, sendo fonte de divulgação, inclusive, para o disque 180, que atende casos de denúncias de violência contra a mulher. Iniciada em 25 de novembro de 1991, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher, a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres propôs os 16 Dias de Ativismo contra a Violência contra as Mulheres.
Fonte - ufrgs
Outras fontes:
Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue
As pessoas que necessitam de transfusão de sangue contam com a sua solidariedade: a doação é a única forma de obter hemocomponentes para o tratamento desses pacientes. Doar sangue é rápido e não causa dor. É um gesto simples, mas que pode salvar muitas vidas.
"Você sabe quantas gotas de sangue são necessárias para te manter vivo? A mesma quantidade para salvar uma vida!
Você não pode dar tudo o que tem para salvar alguém, mas pode ajudar a completar o que falta.
Seja a gota que faltava."
(Campanha de doação de sangue)
Ket Antonio
Dê asas ao coração
"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado." Rubem Alves Fonte - pensador
terça-feira, 24 de novembro de 2020
Atividade sobre consciência negra com feijão
A professora Denise, nas atividades
assíncronas pelo Classroom, nas aulas de Arte, propôs às turmas dos oitavos anos, uma
atividade linda e maravilhosa sobre consciência negra com feijão.
Excelente para trabalhar a o cabelo da mulher negra como símbolo de identidade
da raça.
Como sabemos, hoje é o dia em que
muitas mães de ascendência negra inculcam na cabeça de suas filhas que o cabelo
afro é feio, da trabalho. Logo, as incentivam a alisar suas madeixas. Uma pena!
O cabelo afro e crespo é marca da identidade da raça negra. Nega-lo é, de certo
modo, não valorizar a beleza da menina e da mulher negra.
Para empoderar nossas meninas é
preciso mostrar-lhes que todas as belezas são únicas. E é através da educação
que podemos tornar isso possível. Esta publicação traz uma atividade simples e
fácil, através da qual a criança trabalha várias habilidades. Mas também, é uma
forma de exaltar a beleza da mulher negra.
Acompanhe abaixo e ao lado três dos trabalhos apresentados.
segunda-feira, 23 de novembro de 2020
Estratégias para incentivar os alunos a ligar suas câmeras
Em tempos de atividades remotas, aulas assíncronas e aulas síncronas, especialmente pelo meet e outros aplicativos de vídeoconferência, além das inúmeras dificuldades de equipamento, sinal, acesso, habilidades com o manuseio mídias etc, "temos que motivar alunos desinteressados a levantar ou tirar o boné ou capuz que escondem seus rostos nas aulas presenciais" e, nas aulas por vídeo, "a ligarem as câmeras e mostrarem seus rostos".
No site porvir encontramos reportagem de Liz Byron com o título "Estratégias para motivar seus alunos a ligar a câmera durante as aulas remotas", reportagem publicada em Edutopia em 11 de novembro.
"Com prática e persistência, no entanto, você pode chegar a estratégias que funcionam. Os alunos precisam de alternativas, incentivo ou confiança para ligar as câmeras, e é provável que haja uma solução adequada para suas turmas."
A reportagem é muito interessante e pode nos auxiliar com ferramentas e orientações para nossas lives com as turmas.
Clique aqui e acesse a matéria do site porvir ou aqui para a postagem original no site Edutopia.
domingo, 22 de novembro de 2020
Todo mundo sofre
“Everybody Hurts” é uma canção conhecida por mexer com as emoções de quem a escuta, porém, por mais que tenha uma melodia triste e um andamento lento, sua letra é de incentivo, tem o objetivo de inspirar a viver, superar a tristeza, buscar motivos pra ser feliz.
“Everybody Hurts” já foi eleita por várias pesquisas como a música mais triste da história. E é reconhecida como a canção que mais faz os homens chorar.
Por ter um apelo emocional profundo, a canção já foi utilizada em muitas propagandas de conscientização e solidariedade, como a campanha educativa de trânsito da TAC, Médicos Sem Fronteiras e Helping Haiti, que contou com participação de vários artistas de nome, como Miley Cyrus, James Blunt e muitos outros.
Fonte - appai
Fonte - youtube
sábado, 21 de novembro de 2020
Projeto Escola Restaurativa
sexta-feira, 20 de novembro de 2020
Dia da Consciência Negra
Hoje, dia 20 de Novembro, é o "Dia da Consciência Negra".
"O que é Consciência Negra?" é o título da matéria de Renato Soares, do Escola e Educação que reproduzimos abaixo.
"Consciência negra pode significar, em suma, a percepção da pessoa negra em relação às suas origens, no entendimento das raízes culturais e históricas dos seus antepassados.
A consciência negra também representa a identificação da causa e luta dos ancestrais africanos que desembarcaram no Brasil e trouxeram consigo toda a cultura, costumes e tradições do seu povo. É ter em mente que a escravidão foi abolida, mas que ainda há muita coisa a ser mudada no que diz respeito aos direitos da pessoa negra.
O conceito também traduz o sentimento de pertencimento do negro, não como apenas um “apêndice” da sociedade dominada pela classe branca, mas como um ser de valor e que faz parte da formação identitária do Brasil.
A cada ano, é celebrado no dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra.
A data foi escolhida em menção ao dia da morte de um dos maiores líderes anti escravagistas: Zumbi. O objetivo é trazer como reflexão a importância do povo e da cultura africana na construção do nosso país.
O preconceito ainda existe, e uma das formas de combatê-lo é discutindo e expondo as mazelas enraizadas no dia a dia da sociedade brasileira.
Último líder de um dos maiores quilombos do Brasil, o de Palmares, Zumbi enfrentou as investidas da Coroa portuguesa em defesa dos escravos que fugiam do trabalho desumano e das torturas vigentes nas fazendas da época.
Na época, Palmares era o maior quilombo do país, chegando a receber, em seu auge, cerca de 30 mil escravos fugitivos. A região onde estava localizado pertencia à capitania de Pernambuco, hoje atual cidade de União dos Palmares, município de Alagoas.
Foto ao lado - Zumbi, último líder do Quilombo dos Palmares, lutou contra os ideais escravistas.
Prestes a se tornar uma lenda, no ano de 1965 da referida data, Zumbi é morto aos 40 anos por agentes do governo e partes do seu corpo foram expostas em praça pública, na cidade de Recife.
Para relembrar os feitos históricos e a luta pelos direitos da pessoa negra, em 9 de janeiro de 2003, foi incluído no calendário escolar atividades referentes ao Dia da Consciência Negra. Assim, tornou-se obrigatório o ensino sobre a história e cultura afro-brasileiras nas escolas, por meio de projetos e ações que tratem de temas, como: a luta dos negros no Brasil e seu papel na sociedade, cultura afro brasileira, identificação de etnias, discriminação, inserção do negro no mercado de trabalho e etc.
A Lei 12.519/2011 que institui oficialmente a data no calendário de comemorações foi sancionada apenas em 2011, tornando-se feriado em mil municípios."
Fonte - escolaeeducacao