"Unidos para transformar vidas!"

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Meet com a Turma 91

Como aula síncrona das disciplinas de Projeto de Vida e História, o professor Gilson abordou a Independência do Brasil como projeto de vida com a Independência pessoas dos participantes quando chegarem a vida adulta. 
Foi muito interessante, com a participação de 11 estudantes, a maioria feminina. Mantiveram as câmaras fechadas, mas participaram com perguntas, depoimentos e alertas sobre a participação dos colegas e ou sobre a necessidade de gravação da aula. 
Os questionamentos foram bastante relevantes e mostraram a preocupação com a possibilidade de retorno das aulas presenciais. 
Abaixo, selecionamos algumas manifestações dos estudantes via chat da aula.

"Camily Luiza Seidel - Não chamaram meu nome kkkk mas tô falando aqui, a explicação do professor foi bem clara, e hoje em dia eu sinto que é muito mlr q antes por nós mulheres podermos ser independentes de si mesmas não dos homens, e fica feio pra algumas pessoas q ainda n entenderam isso e é isso pela minha parte kkk.. falei basicamente uq o sor falou mas é isso q eu entendo tbm sobre isso kkkkkk"

"Priscila Lima - Hoje em dia na minha opinião eu nunca dependi de homem pq quem me crio foi minha vó e minha mãe não tive homem presente tenho um irmão e namorado mais bem pelo contrário eles que são dependentes pra quais tudo tem que pedi ajuda kkkkkk "

"Cecília da Silva Echevenguá - Eu achei muito boa a aula de hoje kkkkkk"

"Ana Clara Vitoria Mentz - Eu gostei muito da aula de hoje foi bem legal"

"Daniele de Oliveira Porfirio - Eu gostei da aula aprendi muito hoje tchau ate a próxima bjs"

#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Entrega Material Anos Iniciais

Amanhã, dia 16 de setembro teremos na escola, das 13 às 15h, a entrega de material impresso para os estudantes das turmas do 1º ao 5º ano, doa Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 
As turmas dos 6º aos 9º anos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio continuam com as atividades no Google Sala de Aula e nas atividades síncronas agendadas pelos professores pelo Meet.
Quem tiver dificuldade para cadastro e utilização da "Internet Patrocinada" pelo governo do estado pode agendar com as professoras na escola auxílio na tarde da quarta-feira.

RESPEITEM O HORÁRIO E A DATA
dia 16/setembro - 4ª Feira - das 13h às 15h 
COMPAREÇAM À ESCOLA DE MÁSCARA!
O USO DA MÁSCARA É OBRIGATÓRIO.  PROTEJA QUEM VOCÊ AMA!
LAVEM AS MÃOS CONSTANTEMENTE!
MANTENHAM O ISOLAMENTO SOCIAL e EVITEM AGLOMERAÇÕES! 

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Internet patrocinada

Abaixo reproduzimos orientações do site da seduc sobre a "Internet Patrocinada".

"O serviço de internet patrocinada já está disponível para garantir o acesso de estudantes e educadores às Aulas Remotas em todo o Rio Grande do Sul, em uma ação que beneficia os 820 mil alunos e os mais de 60 mil professores da Rede Estadual. 
O plano especial de internet pode ser utilizado exclusivamente para conteúdos educacionais, permitindo acesso à plataforma Google Sala de Aula e diversos recursos multimídia, como vídeos, áudios, textos e webconferência. 
Conforme o secretário da Educação, Faisal Karam, este é um momento importante e que beneficia especialmente os estudantes que mais necessitam, mas também os professores, que terão acesso gratuito à internet para elaborar as aulas e fazer com que o conteúdo chegue até os alunos e suas famílias.
“A disponibilização da internet patrocinada para estudantes e professores da Rede consolida o processo de implantação das Aulas Remotas. Esta ação visa oferecer condições de acesso aos que mais precisam para que possam trabalhar conteúdos pedagógicos por meio da plataforma Google Sala de Aula”, destacou Faisal.
Devido à suspensão das atividades escolares presenciais por causa da pandemia, as Aulas Remotas começaram a ser a implantadas em junho e fazem parte do modelo híbrido de ensino, que também compreende aulas presenciais – ainda sem data de retorno.
A iniciativa proporcionou, por meio do Google Classroom, a criação de mais de 37 mil turmas espelhadas e mais de 500 mil ambientes virtuais divididos por componentes curriculares."

Fonte - seducrs
Confira o tutorial para acesso:

Internet Patrocinada - Acesso 
Sabia como acessar à internet patrocinada disponibilizada pelo governo do Rio Grande do Sul para os alunos e professores da rede estadual de ensino. Crédito: TV Seduc RS

Veja como fazer seu cadastro no gov.br:


Fonte - seducrs


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

domingo, 13 de setembro de 2020

Todos em uma só voz, na direção a vida!

 Todos em uma só voz, na direção a vida!


Fonte - youtube

Embalados pelo clássico Enquanto Houver Sol, do Titãs, um time de famosos e anônimos - incluindo pacientes diagnosticados com depressão ou ansiedade, conectados com a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA) - entoaram juntos, em uma só voz, o hino Na Direção da Vida.
Além de chamar atenção para a edição deste ano do Setembro Amarelo, o objetivo desta iniciativa é transmitir uma mensagem de apoio, de acolhimento e de solidariedade a todos aqueles que sofrem de algum transtorno mental, lembrando a todos que, apesar do labirinto escuro, sombrio e cheio de emoções proporcionado pela depressão e a ansiedade, o caminho percorrido pelos pacientes que padecem dessas doenças também pode ser de flores. E que o suicídio não é a saída.
É preciso lembrar sempre que Enquanto houver sol, há esperança, que ninguém está sozinho, e que, juntos, podemos caminhar Na Direção da Vida.

Fonte - youtube


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

sábado, 12 de setembro de 2020

Setembro AMARELO

Setembro Amarelo - mês de prevenção ao suicídio.


Fonte - youtube

Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Jogo dos 7 erros

Na Semana do Estudante, além das atividades impressas, os alunos da turma 11  tiveram uma tarefa que exigiu deles e de suas famílias COOPERAÇÃO e CRIATIVIDADE. 
A atividade consistiu em criar dois cenários nos quais um deles deveria conter 7 diferenças do outro ou seja, com o que tinham em casa e usando a criatividade, através de fotos criaram seu próprio jogo de 7 erros. Para curtir os trabalhos, observe atentamente, pois deve-se comparar as duas figuras e identificar as sete diferenças existentes entre elas.

Fonte - youtube


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Aulas síncronas

Turma 81 dom a Professora Márcia

Manter o vínculo entre professor aluno é muito importante. 
Neste período de Aulas Remotas, onde são desenvolvidas as Aulas Assíncronas, que são as atividades encaminhadas pelo Classroom, pelo blog ou as físicas, retiradas na escola,  chegaram as Aulas  Síncronas, que são aquelas onde o aluno pode rever e conversar on-line com o seu professor e também com todos os seus colegas. 
No  dia 26 de agosto iniciaram as Aulas Síncronas nos anos Finais. 
As aulas são realizadas pelo Meet, agendadas pelos professores antecipadamente.
O link de acesso sempre é  disponibilizado uns 10 minutos antes do início, no   grupo de cada turma. 
Estamos muito felizes em ver nossos queridos alunos entrando nas salas virtuais, tirando dúvidas, participando das aulas. 
É  extremamente gratificante ter estes retornos, pois sabemos que todos os dias temos novos desafios e temos a necessidade de adaptações.
Mas todas elas vem para oferecer novos elos entre escola e comunidade escolar.Nosso reconhecimento aos nossos profissionais da educação, que estão acolhendo mais este desafio, entrando com alegria e propondo momentos de descontração, motivação e aprendizagem.

Prof. Gilmar e Professora Denise Turma 61
Professora Juliana com a Turma 81
Turmas 71 e 72.
Profª Ledi e Tainá com o 9º Ano

Parabéns aos(às) professores envolvidos nas atividades, 
à direção e pedagógico pelo incentivo  à participação dos estudantes
nestes momentos tão importantes de troca e de construção!


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas         #EmpatiaPorQuemEduca

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

#EmpatiaPorQuemEduca

No dia 2 de setembro, na parte da tarde, foram realizadas as reuniões 
pedagógicas da escola de forma remota pelo Google Meet. 
Num primeiro momento estiveram reunidos(as) com a direção e pedagógico os(as) professores dos Anos Iniciais e depois, em outro momento, a direção e pedagógico com os(as) professores(as0 dos Anos Finais e Ensino Médio. 
A direção da escola inicialmente saudou a todos e tratou de importantes assuntos, entre eles: as devolutivas das atividades pelos alunos; apresentou os formulários de auto-avaliação a ser encaminhado aos alunos e as fichas de acompanhamento das turmas; discutimos sobre as aulas síncronas que estão sendo realizadas e discutimos sobre o projeto "Facilitadores da Paz" entre outros assuntos.
Abaixo uma foto da reunião dos Anos Finais e Ensino Médio.

Parabéns à direção, equipe pedagógica, professores, funcionários, estudantes e famílias pela coragem e discernimento no enfrentamento de todas as dificuldades impostas pelo momento em que vivemos, nunca esquecendo o carinho e atenção necessária para com nossas crianças e adolescentes.  #EmpatiaPorQuemEduca


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Torremática

 A Matemática é fundamental em nossas vidas e, se não trabalhada desde Cedo de forma divertida, pode ser a causa de grande parte de repetentes no futuro.
Através do jogo proposto buscou-se direcionar que os alunos desenvolverão melhor os conceitos matemáticos através do lúdico, e desta forma serão melhores preparados para os estudos futuros.
As brincadeiras para o aprendizado da Matemática podem e devem ser dirigidas e com finalidades, desenvolvendo assim capacidades importantes como: a memorização, a imaginação, a noção de espaço, a percepção e a atenção. O jogo “Torremática”, assim denominado pela professora da turma 11, Andréia dos santos, foi uma sugestão de jogo encontrada na internet, consiste na montagem de “Torres” seguindo as instruções das cartelas que acompanham os copinhos confeccionados pela professora para cada aluno. De início tinham que observar as posições dos copos conforme os números descritos depois, a tarefa era resolver o cálculo para assim saber a posição de cada copo na “torre”. O jogo com certeza alcançou seu objetivo, que era ser usado como forma de estudo e diversão.

Fonte - youtube


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

7 de Setembro

"Sonhar com um Brasil onde a educação seja verdadeiramente uma prioridade. Um país onde a corrupção não seja essa epidemia que envergonha a todos nós. É com esse Brasil que devemos sonhar e ter esperança."     Fonte - paulocesar
"
É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…” Paulo Freire


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

domingo, 6 de setembro de 2020

Canção para alguém

Trilha sonora de Médicos sem fronteira. 

U2 - Song for Someone  (Canção para alguém) 
"O MSF leva ajuda médico-humanitária a pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, 
epidemias, desnutrição e exclusão do acesso à saúde."       Fonte - msf

Fonte - youtube


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

sábado, 5 de setembro de 2020

Aulas SÍNCRONAS e ASSÍNCRONAS ???








Neste momento de aulas remotas, as escolas se voltaram para o ensino online – e, em poucas semanas, escolas fizeram um excelente trabalho ao adaptar o que até então era feito normalmente para conseguir oferecer conteúdo de qualidade aos 
alunos remotamente. Mas afinal, o que são aulas online? 
Aulas online aulas dadas através de uma plataforma virtual para alunos que não se encontram no mesmo espaço realizando as tarefas propostas.
Assim, as aulas são desenvolvidas por diferentes formas - temos aulas chamadas de síncronas e atividades assíncronas. 
Aulas Síncrona - ao vivo

Aulas realizadas com a participação, ao mesmo tempo, de professor(es) e estudantes, atividades ao vivo.
As aulas ocorrem em tempo real através de uma plataforma de videoconferência
em comum e com interação entre aluno e professor. Podemos citar alguns benefícios das aulas síncronas:
   - Engajamento da turma: este modo oferece maior contato humano, por
assim 
dizer, pois todos estarão online no mesmo momento.
   - Aprendizado dinâmico: o feedback é imediato – as perguntas surgem e são respondidas dentro do tempo que compreende a aula.
   - Aprofundamento instrucional: com a interação regular com os professores, os alunos tendem a se aproximar mais destes.
No entanto, as aulas síncronas também têm algumas desvantagens: como a falta de flexibilidade de horário; a dificuldade de dar um atendimento individual e a possibilidade de dificuldades técnicas tanto por parte do professor quanto do aluno - Equipamento e internet, que podem atrapalhar ou até mesmo impossibilitar a aula.
Aulas Assíncronas - não ao vivo 
Atividades realizadas com a participação de estudantes e professores em tempos diferentes.
Nas aulas assíncronas, temos justamente a diferença entre o tempo em que o conteúdo é postado e quando os alunos o recebem, tendo eles o poder de decidir o quanto e quando é melhor estudarem. Entre os benefícios das aulas assíncronas temos:
   - Flexibilidade: Por não ter a necessidade de juntar todos os alunos ao mesmo tempo, os alunos podem escolher qual o melhor horário para estudar, bem quantas vezes vão assistir à vídeo-aula ou ler o texto explicativo.
   - Tempo: Os alunos têm mais tempo para refletir sobre seu aprendizado, tendo a possibilidade de passar mais tempo com o mesmo conteúdo.
Entre suas desvantagens temos o quesito da isolação social, uma vez que o professor e os outros alunos não têm contato por vídeo, ligação ou outro, e a questão da falta de acesso ao professor, já que perguntas demoram mais tempo para ser respondidas e o atendimento é também, portanto, mais lento.
Nossa escola tem utilizado as duas formas - síncrona (tempo real, ao vivo) e assíncrona (atividades não ao vivo).
Para as atividades assíncronas a escola tem utilizado diferentes ferramentas: o 
blog da escola, o facebook, o instagram, o whatsapp, o youtube, o Google Drive e Classroom entre outros. Para as atvidades síncronas o Google Meet tem sido a ferramenta mais utilizada.


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Gestão Escolar em tempo de Pandemia

As reuniões administrativas e pedagógicas não podem parar neste momento, até mesmo porque as aulas continuam ocorrendo por meio do ensino remoto.
Diante disso, é fundamental que haja o acompanhamento das atividades realizadas tanto pelas equipes administrativas quanto pela equipe pedagógica.
Assim, a gestão escolar pode promover encontros cíclicos realizados em plataformas para reuniões virtuais, como o Google Meet, que pode ser acessado a partir do computador, smartphone ou tablet.
Em nossa escola, a reunião da equipe gestora tem acontecido todas as sextas-feiras às 15h. É o momento da avaliação da semana e de projeção das ações que estão previstas para frente.
Esse planejamento assegurará plena continuidade dos nossos trabalhos, bem como as melhorias que podemos fazer em nosso projeto pedagógico.


Curtam, compartilhem, comentem! 
COLABOREM COM SUGESTÕES DE LINKS. 
REGISTREM-SE EM NOSSAS REDES SOCIAIS, SEJAM SEGUIDORES DO BLOG!
#EscolasFechadasVidasPreservadas     #EmpatiaPorQuemEduca