"Unidos para transformar vidas!"

sábado, 23 de março de 2019

Aluno é transitório ...

Imagem com a foto e frase de Içami Tiba:
"A educação não pode ser delegada somente à escola. 
Aluno é transitório, filho é para sempre."
Fonte - pensador
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

sexta-feira, 22 de março de 2019

A felicidade depende do consumo?

Na aulas de Língua Portuguesa com a professora Isolde Villa Brust, os alunos do 3º Ano do Ensino Médio foram provocados com a pergunta: "A felicidade depende do consumo?"
Foi analisado o poema "Eu etiqueta" de Carlos Drumond de Andrade e ouvida e analisada a música "Consumo" de Plebe Rude. Além disso, foram analisados comerciais de mídia impressa, televisiva e virtual.
Vários aspectos importantes foram observados, como a criatividade, as frases ambíguas, as cores, o produto, o público alvo entre outros.
Ao final, os alunos foram estimulados a criarem um produto e fazer seu lançamento em forma de anúncio publicitário. A apresentação aos colegas pôde ser feito em forma impressa ou vídeo.
Os objetivos do projeto foram plenamente alcançados com a participação de todos colocando em prática a criatividade, a oralidade e o senso crítico.
Na foto ao lado um dos produtos finais e, abaixo, os alunos trabalhando na criação.
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

quinta-feira, 21 de março de 2019

Sala Digital

Nossa sala digital, enfim, ficou pronta.
Hoje, temos a disposição das turmas um laboratório com 27 estações funcionando perfeitamente: 7 estações com Linux Educacional e 20 estações com Windows 7; 31 cadeiras estofadas e outras 4; além de um sinal de internet de boa qualidade.
Além dos seis computadores doados pelo Banco do Brasil, também foram instalados os seis computadores recebidos em doação da Promotoria Pública de Lajeado.
O servidor da escola foi reconfigurado e ainda está em teste. Qualquer eventual mau funcionamento no acesso à internet deve ser encaminhado à direção para que possamos encaminhar a solução.
As reservas, dias e horários para utilização da Sala Digital devem ser feitas junto à Coordenação Pedagógica acompanhadas da proposta pedagógica de trabalho a ser desenvolvida.
Zelem pelo espaço a fim de que todos os turnos e turmas possam usufruir dele com qualidade.
A Sala Digital é um espaço pedagógico de pesquisa e não de recreação.
Mantenham a sala limpa e em ordem, da forma como gostariam de recebê-la.
Lixo no lixo: papéis, restos de lápis apontados, farelos de borracha ...
Somente assim, com todos e todas colaborando, teremos um espaço informatizado de qualidade e por um bom tempo.
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

quarta-feira, 20 de março de 2019

A importância da Educação Física Escolar

A Educação Física é a aula mais esperada da semana.  
É muito importante realizar atividades físicas e ser uma pessoa ativa, e todo esse movimento precisa começar numa das mais importantes fases do ser humano: a infância. A Educação Física Escolar entra em nossa vida assim que começamos a estudar regularmente numa escola, e quando aliada à educação moral e intelectual, é fundamental para a formação do indivíduo como um todo, trabalhando todas as suas competências socioemocionais
Mais do que uma disciplina complementar, a Educação Física tem características próprias e importantes. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), ela deve ser constituída por três partes: Jogos, ginásticas, esportes e lutas são a primeira parte, em que vemos o básico dos esportes que são realizados nas escolas. Logo após, temos as atividades rítmicas e expressivas, como a dança por exemplo. E por fim, os conhecimentos sobre o corpo, que envolvem noções básicas sobre anatomia e até mesmo reflexões sobre como diferentes culturas lidam com o corpo.
Nas fotos ao lado uma aula no pátio interno da escola onde todos participam, todos se divertem, todos  interagem, todos ensinam e todos aprendem.
Mais do que deixar as crianças com uma bola, essa é uma disciplina importante e, por isso, separamos alguns pontos sobre Educação Física que você precisa saber:
     • Ela insere, adapta e incorpora o aluno no saber de seus movimentos, ou seja, é uma forma dos alunos se conhecerem;
     • Ela é um complemento para a educação intelectual e moral nas escolas, instigando os alunos a opinarem e se posicionarem em relação ao seu corpo e o seu papel na sociedade;

terça-feira, 19 de março de 2019

Energia Solar - Projeto

O Sr. Irenio Arend, da empresa "Energia própria - Tecnologia SolarFotovoltaica" esteve na escola para conhecer e apresentar orçamento referente ao projeto de "Energia Solar" da escola, que vem sendo discutido já desde o ano passado.
Nossa escola tem um consumo mensal de 4.500 a 4800 kWh.
Sistemas fotovoltaicos permitem que a conta de luz possa ser sensivelmente reduzida, sem que seja necessário alterar o perfil de consumo. 
As principais vantagens da instalação e utilização de um sistema de captação de energia solar são as seguintes (fonte blog solar.engie):
·         Ecológico: gerar energia através do sol não requer combustíveis fósseis. Basta à exposição aos raios solares para que o sistema comece a gerar energia;
·         Fonte gratuita: apesar de haver o investimento no sistema fotovoltaico, seu combustível é gratuito e abundante: o sol;
·         Renovável: a energia que vem do sol pode ser considerada inesgotável. Portanto, não é necessário se preocupar em controlar sua utilização;
·         Ocupa pouco espaço: a eficiência de conversão de sistemas fotovoltaicos permite que seja possível gerar energia suficiente para uma casa apenas utilizando o telhado da residência;
·         Expansível: o sistema pode ser expandido de acordo com as necessidades, com a instalação de novas placas fotovoltaicas;

segunda-feira, 18 de março de 2019

Crise na educação?

Frase de Darcy Ribeiro:
"A crise na educação brasileira não é crise; é projeto."
Fonte Imagem - pensador
"...a dita crise, criada de fora para dentro, é um projeto de desconstrução, com início, meio e fim, que percorre todos os vãos da vida nacional, mas se concentra na inviabilização do futuro do país, cortando de vez as possibilidades objetivas de retomada do desenvolvimento, pois todas elas dependem de ensino, pesquisa e tecnologia, o alvos mais frágeis."
"...o corte geral dos investimentos (a ‘PEC do teto de gastos’ ou ‘PEC do Fim do Mundo’) decreta a interdição, por 20 anos, dos investimentos públicos em áreas como infraestrutura, educação e saúde..."
Fonte texto - cartacapital
"Ex-secretário estadual da Educação, Ronald Krummenauer, afirmou em entrevista ao GaúchaZH que se arrepende de não ter fechado mais escolas públicas..." 
Fonte - gauchazhclicrs
",,,professores que hoje atuam em bibliotecas de escolas estaduais poderão ser levados de volta às salas de aula para ensinar matemática, português e ciências. O secretário da Educação do Rio Grande do Sul, Faisal Karam, afirmou no programa Gaúcha+, da Rádio Gaúcha..."
Fonte - gauchazhclicrs

Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

domingo, 17 de março de 2019

Horta de Chás - Projeto

Terça-feira última, dia 12 de março fizemos nossa primeira coleta na horta de chás que estamos construindo junto à escola.
Arruda, Losna, Salvia, Melissa, Hortelã, Cidreira, Cidró, Poejo, Boldo, Boldo do Chile entre outros, são alguns dos chás cultivados na horta medicinal aqui da escola.
A cultura de tomar um chazinho caseiro para resolver ou amenizar algumas questões de saúde foi levada em conta para a realização do projeto. 
Hoje coletamos:
1. Losnamuito utilizada para ajudar a baixar a febre ou para complementar o tratamento contra vermes; 2. Cidreirao chá é calmante e faz bem ao estômago e combate a diarréia; 3. HortelãMá digestão, náusea ou vômito, Colesterol alto e Dor de cabeça; 4. Poejoresfriado, tosse, falta de apetite, má digestão, azia e 5. Boldodigestivo, antitóxico, combate a prisão de ventre e é usado também nas febres intermitentes.
Os chás são lavados em água corrente, colocados para secar à sobra e acondicionados para uso na escola.
Quaisquer indicações de chás, dúvidas ou sugestões podem ser feitas junto à escola.
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

sábado, 16 de março de 2019

Autoestima em alta no Ensino Médio

Dentro do projeto "A Cara da Gente", na disciplina de Língua Portuguesa, a professora Isolde Villa Brust e os alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio refletiram sobre a importância de se amar, de se valorizar. A iniciativa surgiu a partir de uma crônica de Martha Medeiros sobre autoestima. Após o debate sobre o tema, os alunos foram instigados a produzirem frases motivadoras sobre amar-se acima de tudo.
Nas fotos abaixo o resultado do trabalho.
Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

sexta-feira, 15 de março de 2019

Biblioteca Comunitária

Cecília e Mônica
No dia 25 de julho de 2016, "Dia do Escritor" recebemos, na Biblioteca Escolar Dulce Elaine Monteiro, a direção da ALIVAT - Academia Literária do Vale do Taquari, seu Presidente - Sr. Márcio Marqueto Caye, a Vice-presidente Sra. Ana Cecília Togni e a Secretária Sra. Nara Knaack, para a inauguração do projeto da Biblioteca Comunitária do bairro Santo Antônio.
A partir deste ano as estudantes da turma 81 da escola - Cecília da Silva Echevenguá e Mônica Costa da Cruz, atenderão nas segundas-feiras a tarde, das 13h30min às 15h30min, na sala 207 interessados em retirar livros para leitura.
O acervo da Biblioteca Comunitária iniciou com a doação de livros dos diferentes escritores(as) ligados(as) à ALIVAT.
Dia 11 de março, segunda-feira última, as estudantes Cecília e Mônica participaram do encontro do Grupo Autoestima onde o projeto da Biblioteca Comunitária foi reapresentado. 
A estudante Cecília foi uma das idealizadoras do projeto, juntamente com sua mãe Júlia e irmã Melissa.
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

quinta-feira, 14 de março de 2019

Grupo Autoestima

Participantes do encontro do dia 11/março/19
Segunda-feira última, dia 11 de março, o grupo Autoestima, coordenado pela Agente de Saúde Marlene Ruschel, voltou a reunir-se aqui na escola.
Os encontros ocorrem sempre às segundas-feiras das 13h30min às 15h30min na sala 208 aqui da escola Santo Antônio. O primeiro encontro de 2019 contou com a presença da Enfermeira Caroline Veloso, do Posto de Saúde do bairro Santo Antônio, que mediu a pressão dos participantes, falou sobre o pré câncer, sobre a mamografia e sobre a higienização das mãos. Deixou um álcool gel a disposição do grupo.
As estudantes Cecília e Mônica, da turma 81 do Ensino Fundamental aqui da escola, também participaram do encontro e apresentaram o projeto da Biblioteca Comunitária aos presentes.
O prof. Günter saudou o retorno do grupo aos encontros semanais na escola e falou das parcerias com a Biblioteca Escolar, Horta de Chás e futuramente da Horta Comunitária.
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

quarta-feira, 13 de março de 2019

Pelos corredores da Santo Antônio ...

Murais e painéis na escola.
Estávamos esperando vocês para: Ler, Estudar, Escrever, Brincar, Ser Feliz ...
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog! 

terça-feira, 12 de março de 2019

Inglês: o idioma que "abre portas"

Abaixo transcrevemos o texto elaborado pela professora Juliana Massmann encaminhado ao SENAC e publicado no Jornal A Hora na edição de quinta-feira, dia 7 de março, com o título - "Inglês: o idioma que 'abre portas'" (foto ao lado).
"A importância de aprender um novo idioma nos dias atuais é imprescindível, pois em um mundo globalizado, tem-se a oportunidade de ampliar os repertórios linguísticos e culturais, para que seja possível compreender e interagir com os diversos gêneros textuais que circulam no meio social. Além disso, a aquisição de uma nova língua é primordial na sociedade em que vivemos, pois com a evolução da tecnologia e a globalização entre o mercado nacional e intencional, o mercado de trabalho requer a habilidade de comunicar-se em outros idiomas, em especial ter fluência em inglês, a língua mais falada no mundo.
Sendo assim, a melhor idade para aprender a língua inglesa é na infância. Segundo neurocientistas, é nessa fase que a criança desenvolve as conexões sinápticas neuronais, internalizando, dessa forma, com facilidade o que lhe é ensinado. Ou seja, quanto mais cedo a criança tiver contato com uma língua estrangeira, mais facilmente a mesma irá ter fluência no idioma e, o mais interessante, é que ela dificilmente irá esquecer ao longo de sua vida o aprendizado porque o conhecimento ficou internalizado no seu cérebro, pois o processo de aprendizagem da língua ocorreu no momento do desenvolvimento dos seus neurônios cerebrais.
Outro benefício de aprender inglês ainda na infância é a preparação para futuro, pois sabemos que o inglês “abre portas”, ou seja, na fase adulta, na universidade, há oportunidades de intercâmbio, bem como estágios em empresas que buscam profissionais com fluência em língua inglesa. Portanto, saber falar inglês faz sim, toda diferença porque tal conhecimento proporciona experiências de aprendizagem sobre as culturas do mundo."
Parabéns à professora Juliana pela publicação!
Curta, compartilhe, comente!   Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

segunda-feira, 11 de março de 2019

A Cara da Gente na Turma 11

A turma 11, que tem a professora Lovane Teresinha Krein de Vargas como titular, visitou as dependências da escola com os (as) novos(as) "pequenos(as) estudantes" do 1º Ano do Ensino Fundamental em Tempo Integral.
A turma, o planejamento e a visitação atendem a um dos sub-projetos do Tema Gerador: "Aqui é um bom lugar" e ao Projeto "A Cara da Gente", definido para o ano de 2019, que estipula, como uma de suas atividades, o conhecimento de nossa escola. No caso da turma 11, o conhecimento da sua "nova escola". A professora levou a turma a conhecer o ambiente escolar; conhecer os funcionários da escola; conhecer os diferentes espaços e salas e identificar o que se faz em cada ambiente.
A turma prestou especial atenção na "parada" que deram junto a um dos murais onde estão descritas as normas de convivência da escola construídas e (re)construídas ano a ano pelo coletivo de educadores e educandos da escola.
Abaixo fotos da "parada" frente ao mural.
Curta, compartilhe, comente! 
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!