"Unidos para transformar vidas!"

segunda-feira, 23 de abril de 2018

EMATER e os Quintos Anos

Abaixo apresentamos algumas da conversa do pessoal da Emater - Andréia Binz e Cláudio Boone com as turmas 51 e 52 dos Anos Iniciais em Tempo Integral, realizada dia 12 de abril último na Sala de Vídeo da escola. A conversa foi sobre "As abelhas" destacando a importância dos insetos polinizadores, a importância da preservação das abelhas sem ferrão entre muitos outros assuntos.
"Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana."
Clique aqui, curta, compartilhe e comente sobre o tema da postagem.
Obrigado!

domingo, 22 de abril de 2018

Sistema Digestório

"sistema digestório (ou sistema digestivo) é uma máquina sofisticada que extrai da comida os combustíveis e bens essenciais à vida e ainda funciona como depósito de lixo. Responsável por particular os alimentos ingeridos e torná-los tão que pequenos para que possam ser utilizados transportados por todo o organismo e absorvidos pelas células. Veja o vídeo documentário e também o slide para sua experiência e aprendizado ficarem, completos. Depois disso, continue com o texto."
Nas aulas de ciências o sistema digestório tem sido trabalhado com as turmas 81 e 82 pela professora Raquel.
Os(as) estudantes produziram reflexões e estudos e apresentaram alguns trabalhos, como mostram as fotos abaixo.

Clique aqui, curta, compartilhe e comente sobre o assunto da postagem.
Obrigado!

Turma 51 e a Cultura Indígena

"O dia 19 de abril é conhecido no Brasil todo como o "dia do índio", e essa data não foi escolhida à toa. Sua origem remete a um protesto dos povos indígenas do continente americano ainda na década de 1940, quando um congresso organizado no México se propôs a debater medidas para proteger os índios no território."
Fonte - terra
A turma 51, do professor Moisés, tem estudado sobre a chegada dos portugueses ao Brasil.. a cultura indígena ontem e hoje.

Projeto Social da ALAF


Desde março a ALAF - Associação Lajeado de Futsal, está desenvolvendo na escola Projeto de Iniciação no Futsal para nossos(as) estudantes.
A ALAF sempre teve em seus propósitos um forte apelo social e, este ano, lançou um projeto de Iniciação no Futsal aqui na escola e no Morro 25. Cerca de 50 meninos e meninas, dos seis aos 14 anos, são atendidas em três horários - 14h30min, 15h30min e 16h30min, nas 3ª, 4ª e 5ª feiras, no ginásio de esportes da escola. A professora Vanessa Ahne é quem coordena as atividades dos 3 dias da semana e nos três horários de atividade.
As atividades coordenadas pela professora Vanessa são de recreação, socialização, desenvolvimento das habilidades individuais e técnica do futsal. Os encontros sempre terminam numa "rodinha" final onde é feita a avaliação das atividades desenvolvidas por parte dos(as) participantes. O trabalho das escolinhas é acompanhado pela direção e grupo pedagógico da escola.
Abaixo e ao lado fotos do grupo das 14h30min:

sábado, 21 de abril de 2018

Turma 31 e a Cultura Indígena

"Xacriabá, Pataxó, Maxacali, Krenak, Kaxixó, Pankararú, Xucuru-Kariri ou Mukurim, independente da tribo aldeada em Minas Gerais, todas possuem objetivos em comum: lutar constantemente para manter vivos sua cultura, costumes, língua, e, principalmente, o território. Celebrar o Dia do Índio, comemorado todo dia 19 de abril, é fundamental para reafirmarmos a importância desses povos, conforme propõe Hilário Corrêa Franco, representante da Associação Indígena Xakriabá. “Estamos passando por um momento de muita luta e enfrentamento, então que esse dia não seja apenas de comemoração, mas de reflexão. É um momento das comunidades se unirem em prol das resoluções dos conflitos que vivenciamos diariamente, uma época de buscar reconhecimento e, principalmente, respeito”.
Fonte - cultura.mg
A turma 31 da professora Elisara teve a culminância do trabalho referente à cultura indígena com a confecção de utensílios indígenas com argila.
Abaixo algumas fotos da atividade da turma.

V CNIJMA

No dia 16 de abril foi realizada, na Sala de Vídeo, a "Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente", com os(as) estudantes dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental. O tema da conferência é "Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas".
Inicialmente foi realizada uma sensibilização através da música "Planeta Água" de Guilherme Arantes. Após cada turma, acompanhada de seus professores(as) apresentaram ao grande grupo relatório das atividades desenvolvidas nas salas de aula.
Foram apresentados os seguintes trabalhos:
  • Ciclo da água na natureza;
  • Economia de água na escola e em casa;
  • Porcentagem de água no planeta;
  • Brasil, riqueza em água;
  • Água no corpo humano e nos alimentos;
  • Comparativo entre o gasto da água por pessoa no Brasil e nos EUA;
  • Estudo da conta de água;
  • Frases educativas sobre água;
  • Papel de cada um na preservação do Meio Ambiente.
Abaixo fotos das atividades da conferência.

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Turma 32 e a Cultura Indígena

"Somos da terra... A terra somos...Todo dia é nosso... Os nossos somos todos...
Precisamos usar nossa flecha da sabedoria com o arco da esperança e reconquistarmos o que éramos..."   India Anara Delrey  
Fonte - pensador
A turma 32, com a supervisora Verani, assistiu o vídeo: “Peixonauta - O caso do indiozinho”. Após o vídeo a turma confeccionou cocares ao som da música "Dia de Índio" da Xuxa.
Fotos da turma com os colares confeccionados.
Clique aqui, curta, compartilhe e comente sobre a postagem.
Obrigado!

Giz de Cera

A professora Elisete, nas aulas de Arte com as turmas 101 e 102 do Ensino Médio noturno trabalhou a poesia de Cecília Meireles - "Canção de Outono".
A partir da discussão e reflexão sobre a poesia as turmas produziram "telas com giz de cera" a partir da exploração de "folhas de outono", coletadas na escola e arredores.
Parabéns às turmas e professora pelo belo trabalho.

Clique aqui, curta, compartilhe e comente sobre o assunto da postagem.
Obrigado!

quinta-feira, 19 de abril de 2018

V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

"A Conferência na Escola envolve toda a comunidade escolar, de todos os turnos sem restrição de faixa etária e série. É o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local."
As atividades referentes ao tema da conferência - Tema Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas, tiveram sua culminância agora em abril.
A escola está desenvolvendo junto às turmas o "Projeto de Captação de Água da Chuva - Água: uma gota de cidadania", com o objetivo de reaproveitamento da água e criação de uma cultura de sustentabilidade ecológica.
Abaixo algumas fotos das atividades com as turmas:

Por que os(as) professores(as) adoecem ?

A reflexão nas escolas e nas mantenedoras sobre o adoecimento dos(as) professores(as) nas salas de aula é urgente.
Iniciamos a discussão com a transcrição de um texto do site "contratandoprofessores" que faz uma reflexão sobre o adoecimento dos(as) mestres.
“No Brasil, a carreira de professor está se tornando uma passagem, um momento de transição para outras funções.  O profissional fica no magistério somente até conseguir um cargo mais bem remunerado e provavelmente menos estressante.
Prova disso é que 25% dos docentes brasileiros têm menos de 30 anos e apenas 12% estão com idade acima de 50, bem diferente do que ocorre em outros países. Aqui, o professor ingressa no magistério ainda jovem, mas em poucos anos, deixa de ver perspectivas.
A baixa remuneração é a gota d’água num contexto desastroso, que combina elementos como superlotação das salas de aula, aumento da indisciplina e do desrespeito pelos mestres, indiferença das famílias e desprestígio social da profissão, falta de estrutura e de recursos nas escolas e o próprio despreparo dos professores para lidar com os desafios educativos de hoje.
Esse quadro tem como primeira consequência o chamado “mal-estar docente”:  
cada vez mais professores adoecem com problemas psicológicos associados a estresse, exaustão emocional, depressão,
cansaço crônico e frustração.
A categoria está entre as mais sensíveis à síndrome de burnout. São profissionais que entram na educação movidos pelo desejo de mudança social e lidam diariamente com o desalinhamento entre o sonho e a impossibilidade de alcançá-lo, entre a impotência diante do sistema de ensino e a cobrança da sociedade.
Decorrência disso é o alto número de atestados médicos se repetem pelas escolas do estado e do país.
Outra consequência é a perda de talentos, uma vez que muitos dos profissionais acabam aceitando propostas de trabalho em outras áreas.”
Obrigado!