sexta-feira, 5 de maio de 2017
quinta-feira, 4 de maio de 2017
Círculo de construção da paz
Foi realizada a dinâmica do "Círculo de construção de
paz" com os(as) estudantes do 1° ano do Ensino Médio, turma 102 do
noturno.
O círculo teve
a participação dos alunos e dos professores Anildo e Lioni.
"Os
Círculos proporcionam um momento de fala e de escuta respeitosa, onde cada um
pode falar de coração para coração. É um momento único para conhecermos nossos
alunos", diz a professora, que pretende, ao longo do ano, organizar novos
círculos.
Os Círculos de Construção de
Paz proporcionam
um ambiente de segurança e confiança para partilhar o dialogo. Os participantes
aprendem a desenvolver a consciência emocional e a praticar a cultura de paz
nas relações interpessoais."
Os valores
diretrizes construídos no grupo partiram da reflexão das frases de Martin
Luther King.
quarta-feira, 3 de maio de 2017
20 anos sem Paulo Freire: uma memória atual e necessária
"Há exatos 20 anos, em 2 de maio de 1997, morria um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, Paulo Freire. É o brasileiro mais homenageado da história, com 29 títulos de doutor honoris causa de universidades da Europa e América e diversos prêmios internacionais, como o de Educação para a Paz da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), recebido em 1986.
Paulo Freire defendeu uma educação crítica como prática da liberdade, a educação como ato dialógico e a necessidade de o professor ser pesquisador e ter rigor científico nas suas aulas, entre tantos outros aspectos. Duas décadas após a sua morte, essas ideias continuam vivas e cada vez mais presentes nas ações, projetos e políticas de educação integral."
Fonte - educacaoeparticipacao
"... Paulo Freire, que nos deixou o legado de uma pedagogia crítica e libertadora dos oprimidos. Ela compreende a educação no sentido amplo, como processo de formação, cujo objetivo fundamental é de humanizar e emancipar.
Suas formulações, sua prática educativa, demonstraram que a educação não pode se limitar a transmitir conteúdos, mas, sobretudo, a produzir conhecimentos como elemento constituinte da prática da liberdade. Ele afirma que “não basta saber ler que ‘Eva viu a uva’. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho”. Ou seja, a educação, ao pretender emancipar, deve tomar como ponto de partida a realidade, a situação de exploração dos oprimidos e análise crítica desta, para a busca da superação dessa situação de opressão, através da luta, organização e a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Freire acreditava profundamente no ser humano e nos ensinou que somos seres inconclusos, compreendendo a educação e a aprendizagem como processos que perduram a vida toda. Dessa forma, acreditava que a mudança é possível, e compreendia a educação como uma instrumento para essa mudança, recusando o pensamento fatalista (neoliberal) que nega o sonho de outro mundo possível. Nas palavras de Freire, “a educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas, as pessoas mudam o mundo”.
Ele nos inspira a nutrir o nosso difícil e sempre atual processo de luta pela superação das opressões. No dia 17 de abril de 1997, em sua última entrevista, referiu-se à marcha do MST como uma das expressões da importância da organização dos que não têm escola, dos reprovados, dos que querem amar e não podem. “Eu estou absolutamente feliz por estar vivo ainda e ter acompanhado essa marcha histórica que, como outras, revela o ímpeto da vontade amorosa de mudar o mundo”.
O mestre Freire está vivo nas diversas educadoras e educadores que ensinam a ler criticamente o mundo e nas educandas e educandos que aprendem que a liberdade está além do ABC. Seu legado está presente na luta por uma Educação Pública e Popular."
Fonte - outraspalavras
Links sobre os 20 anos da perda de um dos maiores educadores brasileiros de todos os tempos:
terça-feira, 2 de maio de 2017
Reunião JERGS 2017
Hoje pela manhã
participamos de reunião na SECEL – Secretaria de Cultura Esporte
e Lazer do Município de Lajeado, para discussão dos preparativos para
a etapa municipal dos JERGS 2017.
A reunião ocorreu na SECEL
e teve a coordenação do professor Márcio – Coordenador de Competições, do Sr.
Leandro – Coordenador de Esportes e pela professora Sandra Chiesa – Coordenadora
dos JERGS pela 3ª CRE de Estrela.Os jogos acontecerão nas modalidades de
Futsal, Voleibol, Handebol, Basquetebol, Atletismo, Tênis de Mesa e Xadrez, nas
categorias Infantil – nascidos nos anos de 2003, 2004, 2005 e 2006 (2006
somente para as modalidades coletivas) e Juvenil – nascidos nos anos de 2000,
201 e 2002, nos naipes masculino e feminino.
Decidiu-se que o prazo
final para as inscrições é o dia 17/maio nas fichas de inscrição anexas ao
Regulamento dos JERGS Já enviado por e-mail às escolas. As inscrições devem ser
entregues na SECEL ou enviadas para o e-mail do Coordenador de Competições – márcio.vargas@lajeado.rs.gov.br.
Os jogos ocorrerão dias 23
e 24 de maio no Parque do Imigrante aqui em Lajeado, a partir das 8h.
A única documentação
válida para a participação nos jogos é a Carteira de Identidade.
Demais especificações e
esclarecimentos constam no regulamento dos JERGS 2017.
Boa sorte a todos(as)
estudantes atletas e professores na preparação das equipes e participação nos
jogos.
segunda-feira, 1 de maio de 2017
domingo, 30 de abril de 2017
Sonhar sempre!
A professora Bernadete Friedrich, dando continuidade ao trabalho e reflexão sobre "sonhar" trabalhou com a turma 82 as estratégias de ensino definidas pelo Tema Gerador da escola.
A turma refletiu sobre o texto "Sonhos" de Reinilson Câmara, fez pesquisas sobre o assunto do texto em busca de reflexões/motivações.Sonhar sempre!
A essência do nosso existir!!
Parabéns a todos e todas pela reflexão!
A turma refletiu sobre o texto "Sonhos" de Reinilson Câmara, fez pesquisas sobre o assunto do texto em busca de reflexões/motivações.Sonhar sempre!
A essência do nosso existir!!
Parabéns a todos e todas pela reflexão!
Abaixo fotos da pesquisa dirigida feita na Sala Digital pela turma.
sábado, 29 de abril de 2017
Liderança Turma 71
“Descobri que quanto mais eu estudo, mais sorte eu pareço ter nas provas.”
A líder da Turma 71 – Sala 213, que tem a Professora Nivia Guerini , como Conselheira escolheu a estudante Jordana Caroline Rode como líder.
Parabéns às meninas pela eleição e sucesso na condução da turma durante o ano!
sexta-feira, 28 de abril de 2017
Mobilização
Nossa escola está presente nas manifestações e discussões da mobilização "Nenhum direito a menos!" que discute a reforma trabalhista e da previdência social..
quinta-feira, 27 de abril de 2017
"Índio" no Brasil
Depois de 517 anos, eis a imagem que representa a realidade do índio no Brasil.
Uma tristeza!
Uma Crueldade!
Uma vergonha!
"A demarcação é
essencial para garantir o modo de vida dos povos indígenas. Negar essas terras
aos povos indígenas é negar seu direito de existir."
Fonte: instagram
quarta-feira, 26 de abril de 2017
terça-feira, 25 de abril de 2017
Sonhe sempre
A professora Bernadete Friedrich tem trabalhado nas aulas de Matemática as estratégias de ensino definidas pelo Tema Gerador da escola.
O texto "Sonhos" de Reinilson Câmara, foi trabalhado e discutido com a turma 72. A turma refletiu sobre o texto, fez pesquisas sobre o assunto do texto retornando à discussão no grande grupo e com a elaboração dos cartazes ao lado e abaixo.
O trabalho será estendido às turmas 81 e 82 pela professora Bernadete,
Parabéns à professora e turma pela reflexão e trabalhos realizados.
O texto "Sonhos" de Reinilson Câmara, foi trabalhado e discutido com a turma 72. A turma refletiu sobre o texto, fez pesquisas sobre o assunto do texto retornando à discussão no grande grupo e com a elaboração dos cartazes ao lado e abaixo.
O trabalho será estendido às turmas 81 e 82 pela professora Bernadete,
Parabéns à professora e turma pela reflexão e trabalhos realizados.
Assinar:
Postagens (Atom)