Fonte - Projeto Raízes & Asas, Volume 1
domingo, 19 de fevereiro de 2017
sábado, 18 de fevereiro de 2017
Trabalho coletivo
Fonte - Projeto Raízes & Asas, Volume 3. |
A equipe diretiva, pedagógico e funcionários estão preparando o ambiente para o início de mais um ano letivo. Muitas providências entre matrículas, formação de turmas, organização e limpezas dos espaços pedagógicos e planejamento das atividades pedagógicas para 2017 estão sendo pensados.
O sucesso do trabalho da escola só se consegue quando todos - comunidade escolar, pais e responsáveis, direção da escola, professores, funcionários e estudantes pensam e constroem coletivamente a escola e a educação que desejam.
No trabalho coletivo crescemos. Na discussão desenvolvemos nosso potencial de participação, cooperação, respeito mútuo e crítica.
Motivação, parceria e trabalho coletivo e participativo de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem são os pilares para o sucesso de mais um ano letivo.
"Trabalho coletivo é capacitação, é exercício da cidadania."
"Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que sem corpo essa parte de nada serve. Ter a capacidade de trabalhar bem em equipe mostra humildade, tolerância, inteligência emocional e companheirismo.
Ninguém é nada sozinho. E se queremos fazer algo grande, importante e que nos traga orgulho, precisamos fazer em equipe. Alcançar o sucesso com um esforço coletivo é muito mais prazeroso.
Trabalhando em equipe ficamos mais motivados e comprometidos, afinal uns dependem dos outros, e todos são responsáveis pelas falhas e pelo sucesso. Por isso, o trabalho em equipe deixa todos mais fortes.
O trabalho em equipe é união e amizade em prol de um bem e de um objetivo comum, por isso é muito mais nobre do que uma batalha individual."
Fonte - mundodasmensagens
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017
Reunião de Diretores(as)
Ontem, dia 15 de fevereiro, ocorreu nas dependências do Colégio Castelo Branco, reunião envolvendo as Direções e Coordenadores Pedagógicos para organização do ano letivo de 2017.
A Diretora Nadir e a supervisora Verani representaram nossa escola no encontro.
A pauta do encontro foi a seguinte:
- Reflexão Inicial - "Nosso Papel";
- Fala da Coordenadora Greicy;
- Fala do Departamento Jurídico;
- Palestra com Gustavo Bozetti;
- Intervalo para almoço;
- Fala do Departamento Foinanceiro/Administrativo;
- Fala do Departamento de RH/Efetividade;
- Fala do Departamento Pedagógico;
- Observações gerais e recados;
- Relato de "Experiências Exitosas" da/na 3ª Região Escolar.
"O encontro serviu para momentos de reflexão, troca de experiências e motivação para os gestores das 89 escolas, distribuídos nos 32 municípios que fazem parte da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, sediada em Estrela.
De acordo com a Coordenadora Profa. Greicy Weschenfelder, a escola pública precisa buscar parcerias para atuar junto a inúmeros projetos que se visualiza para o ano que se inicia. “ Apostamos em ações divulgando a Cultura da Paz, que aproxima a comunidade escolar com a realização de trabalhos de conscientização e prevenção dos conflitos”."
Fonte - blog 3ª CRE
Clique aqui e faça seu comentário!
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017
Escola Sem Machismo
"O projeto surgiu a partir da observação de um contexto escolar que, muitas vezes, reprimia os educadores que incitavam discussões sobre sexualidade e gênero. Financiado pela União Europeia e conduzido através de uma parceria com a iniciativa “Escola sem Machismo” da ONU Mulheres, o plano de aulas é uma das medidas da organização para minimizar a violência contra mulheres através da educação. A proposta, é desenvolver o tema em sala de aula de maneira transversal, ou seja, atravessando e desconstruindo um imaginário já estabelecido."
Links de apoio:
Clique aqui e faça seu comentário!
Fonte - pragmatismo politico
"O Valente não é Violento" é um projeto de iniciativa das Organizações das Nações Unidas tem o objetivo de estimular a mudança de atitudes e comportamentos machistas, enfatizando a responsabilidade que os homens devem assumir para erradicação da violência contra as mulheres.
"Meninos
jogando bola, meninas empurrando carrinhos de boneca. Desde cedo, professores
reproduzem os estereótipos que, no futuro, legarão às mulheres postos de
trabalho menos qualificados. Esse é um desafio que toda a sociedade precisa
encarar."
Fonte - planetasustentavel
terça-feira, 14 de fevereiro de 2017
Cultura da PAZ!
Qual o papel da escola, diante da violência instituída no cotidiano de nossas vidas?
A educação deve voltar-se para a paz na comunidade, com campanhas que promovam um movimento de solidariedade, que pode ser ensinada e aprendida por todos, criando-se a cultura da paz.
A educação para a paz deve estar voltada para o viver na pluralidade, a superação dos estereótipos e preconceitos, para o exercício da tolerância e do diálogo, instituindo assim, a "Cultura da Paz".
Criado pela W/Brasil e veículado apenas nos cinemas, assisti pela primeira vez em 2007, esse VT não possui grandes produções, na verdade é apenas locução e uma tela em branco, mas também não precisa de mais nada.
Fonte - propagandaetudodebom
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017
CPM e Escola, parceria fundamental
"O Círculo de Pais e Mestres tem por finalidade integrar a família com a escola e a escola com a comunidade, para o desempenho mais eficiente e auto-sustentável do processo educativo. A composição, as competências, a estrutura e o funcionamento do Círculo de Pais e Mestres são definidos em Lei e Estatuto Próprio."
Fonte - Google
O CPM como também o Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, Associações de Professores e Funcionários são entidades, são instâncias fundamentais em uma escola. Seu bom e sadio funcionamento são necessários o apoio do trabalho pedagógico e administrativo da escola.
"Particularmente o CPM é uma instância escolar que colabora muito, ou que, muito pode colaborar com a questão administrativa da escola.
Uma das fontes de recursos das escolas públicas é a contribuição com os Círculos de Pais e Mestres (CPMs), são valores cobrados pelas escolas aos pais de alunos durante o ano para ajudar na manutenção da instituição.
As instituições de ensino recebem verbas públicas para o seu funcionamento, porém, a contribuição possibilita que a diretoria da escola realize melhorias na estrutura, compra de materiais e eventuais reformas necessárias.
As contribuições dos CPMs são rituais das escolas que sempre existiram e que todas as instituições tem o direito de definir. "As contribuições de CPM são comuns, todos os pais que têm filhos nas escolas sabem que existe isso, o que não quer dizer que eles serão obrigados a pagar, já que a contribuição é espontânea"."
Fonte - jornal semanario
Colaborem com nosso CPM da forma que puderem.
Toda ajuda é bem vinda.
Toda ajuda é bem vinda.
Gostaríamos de poder contar com o maior número de famílias colaborando com a escola.
domingo, 12 de fevereiro de 2017
Regras para a Sala Digital
Algumas dicas para a utilização de nossa Sala Digital, dicas das professoras Adriana, Juliane e Vicente.
Fonte: slideshare
sábado, 11 de fevereiro de 2017
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
Pelos corredores da Santo Antônio ...
O título "Pelos corredores da Santo Antônio" mostrou, durante o ano passado muitos dos trabalhos e murais expostos pelos corredores da escola.
Iniciando o ano de 2017, continuaremos mostraremos os murais e trabalhos feitos por nossos(as) professores(as) e estudantes.
Abaixo mural feito pela supervisora Verani Berté dia 08 fevereiro.
Clique aqui e faça seu comentário!
Iniciando o ano de 2017, continuaremos mostraremos os murais e trabalhos feitos por nossos(as) professores(as) e estudantes.
Abaixo mural feito pela supervisora Verani Berté dia 08 fevereiro.
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017
Sala Digital (2)
Ontem, pela manhã e tarde, com o auxílio da professora Liane Sulzbach do NTE, damos continuidade ao trabalho de atualização dos computadores e estações de trabalho de nossa Sala Digital.
Atualizamos os computadores e já temos 20 estações funcionando bem com o sistema Linux Educacional. A previsão é deixarmos 26 estações funcionando até o final da manutenção.
Estamos enquanto escola procurando deixar tudo em bom estado para viabilizar a utilização da Sala Digital para professores e estudantes.
Para que a Sala se mantenha em boas condições algumas regras devem/deverão ser respeitadas pelos(as) frequentadores.
É proibido na Sala Digital:
- Entrar sem a autorização do(a) professor(a);
- Utilizar aparelhos sonoros;
- Entrar com alimentos e/ou bebidas;
- Alterar as configurações dos computadores e programas;
- Utilizar a Sala Digital para atividades alheias ao ensino e pesquisa;
- Trocar os equipamentos de lugar (trocar monitores, teclados, mouses, duplicadores ...).
Entrar na Sala sem correria, respeitando e zelando pelo equipamento e fazer bom uso deles, sem estragá-los, é fundamental para que eles durem mais e possam atender a todos durante todo os dias, semanas e meses.
Importante, ao entrar na Sala Digital deixe sua mochila no local determinado pelo(a) professor(a).
Importante, ao entrar na Sala Digital deixe sua mochila no local determinado pelo(a) professor(a).
Com a colaboração de todos e todas nossa Sala Digital poderá bem atender nossas necessidades pedagógicas!
Clique aqui e faça seu comentário!
Clique aqui e faça seu comentário!
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017
Sala Digital
Neste período em que funcionários e direção da escola estão ultimando a limpeza e todos os preparativos para poder bem receber a todos e a todas no início do ano letivo, também estamos trabalhando no sentido de qualificar nossa Sala Digital.
Agendamos com a Coordenadora do NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional de Estrela, Sra. Liane Sulzbach, visitas para deixarmos as estações da Sala Digital em condições de viabilizar o trabalho pedagógico pensado pela escola e educadores para o ano letivo.
Nas fotos abaixo foto da Coordenadora Liane e da Vice-diretora Vanessa.
terça-feira, 7 de fevereiro de 2017
Escola às claras
Hoje pela manhã, o Sr. Luiz Henrique Gonzatti, da empresa Ação Edificações Ltda. e o Sr. Guilherme, Engenheiro Civil e representante a 3ª CROP estiveram na escola para encaminhar as questões referentes à iluminação das Salas de aula, corredores e demais dependências da escola.
Inúmeras são as lâmpadas queimadas na escola e registradas em levantamento feito dia cinco de outubro do ano passado. Levantamento este encaminhado à empresa DISIM Automação, responsável pela reforma emergencial da parte elétrica da escola, iniciada em final do ano de 2014, para providências.
Desde o início do ano letivo de 2016 a escola vem solicitando junto à 3ª CRE, empresa DISIM Automação e empresa Ação Edificações Ltda. a solução o elevado número de lâmpadas queimadas, o que vinha dificultando o trabalho em sala de aula, especialmente no turno da noite.
Cerca de 300 lâmpadas estão sendo substituídas pelos funcionários da empresa Ação Edificações Ltda. e a escola, ao final da manutenção, terá melhores condições de desenvolver seu trabalho.
Nas fotos podemos acompanhar a visita dos engenheiros e a substituição das lâmpadas e outros ajustes na parte elétrica.
Assinar:
Postagens (Atom)