"Unidos para transformar vidas!"

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

"Nossos poetas e poetisas" - Os Jovens Poetas de Lajeado

Os Jovens Poetas de Lajeado
Ano XXI, edição de 2016, página 150.

Violetas do jardim

Violetas do jardim
Rosas, roxas, as cores são assim!
Vi uma abelha voando
Parecia que gritava por mim!

As violetas são assim
Podem estar em qualquer lugar
Até perto dos jasmins
E seu perfume não tem fim!

Elas são tão lindas
Me dá vontade de admirar
Quando vejo sua beleza
Começo a me alegrar

Eu adoro as violetas
São iguais às borboletas
Coloridas e bonitas
Rosas, vermelhas, amarelas
As violetas são assim
Iguais às borboletas nos jardins!
   
    
     Kauã Motta do Nascimento
     Idade: 10 anos
     Série: 5º ano do Ensino Fundamental
     Professora: Sabrina Monteiro

Os Jovens Poetas de Lajeado

Este ano nossa escola retomou sua participação no projeto "Os Jovens Poetas de Lajeado".

"O lançamento da XXI edição do livro Os Jovens Poetas de Lajeado representa
a realização de um grande projeto, que contribuiu com o crescimento intelectual
e no desenvolvimento de nossos jovens, envolvendo alunos,
familiares, professores, rotarianos e comunidade em geral."
Fonte: Apresentação do Livro, p.9

Da página 149 à página 158 do livro são apresentadas as poesias de nossos(as) estudantes. A ilustração inicial, que faz a abertura do espaço destinado às poesias da escola, foi feita pela estudante Paloma Eduarda do Couto, de 8 anos, do 3º ano do Ensino Fundamental, das professoras Lisane Henz e Elizara Gerardt.
Nas páginas seguintes são apresentadas as poesias dos(as) seguintes estudantes: Kauã Motta do Nascimento, Eduarda de Souza Leite, Amanda Soldi, Paola Nogueira Chaluque, Hayran Denes Rosa Soares, Kamila Karoline Soares, Cecília da Silva Echevenguá, Drysane Tauane da Silva e Samuel de Oliveira Araújo.
Passaremos a postar as poesias de nossos "jovens poetas" aqui no blog com link para nossa página no facebook.
Parabéns às professoras que se empenharam no trabalho e, em especial, a todos(as) estudantes que aceitaram o desafio e se tornaram atores na construção de suas poesias.
Ilustração de abertura das poesias da escola no livro
Paloma Eduarda do Couto, autora da ilustração ao lado
Foto no saguão da escola
Lançamento do Livro, dia 18/out - UNIVATES

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Programa Vida+Viva, sem álcool -18

Ontem a tarde aconteceu, no auditório do prédio 7 da UNIVATES, a fase final do Programa Vida+Viva, sem álcool - 18.
Treze instituições receberam troféus w premiações em dinheiro , na segunda edição do Concurso Cultural do projeto Vida+Viva sem Álcool (-)18.
Nossa escola está entre as escolas/entidades vencedoras no quesito música. Com a música "Xô Cachaça" - letra e música do professor Moisés Berté, a turma 51 representou a escola e ficou com o terceiro lugar.
Parabéns à comunidade Santo Antônio por mais esta conquista! 

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Educação Física

"Um circuito de psicomotricidade em atividades recreativas pode ser um elemento fundamental para minimizar dificuldades no desempenho escolar; quanto mais movimentos a criança for incentivada a fazer, mais favorecerá a prontidão para processo de alfabetização; o professor recebe em sua sala de aula alunos de diversas realidades socioeconômicas e familiares, crianças que tiveram pouca ou nenhuma estimulação psicomotora e não vai depender de muita “parafernália” que é divulgada. Tente, invente e veja os resultados. Abaixo das informações básicas ."
O professor Alan, na área do Esporte - Iniciação ao Esporte e Recreação, aproveitando o entusiasmo na garotada durante a Semana da Criança, organizou com as turmas um "Circuito" adaptado à cada faixa etária das turmas do Tempo Integral.
Abaixo algumas fotos do trabalho do professor com as turmas.

domingo, 23 de outubro de 2016

CIPAVE, novos encontros 2

Nas ações CIPAVE - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar, em encontros  na escola com profissionais do Posto de Saúde aqui do bairro Santo Antônio, a nutricionista Mileine também participou da formação.
A nutricionista trabalhou com as turmas 41 e 42 , a partir do folder - Cresça com Saúde Alimente-se bem, Dicas para sua vida ficar mais saudável, aspectos relacionados à qualidade da alimentação.

Discutiu com os(as) estudantes cuidados na alimentação em casa e alimentação saudável na escola.
Parabéns pelo trabalho!

CIPAVE com novos encontros

Dando continuidade à programação referente às ações CIPAVE - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar, ocorreram novos encontros das turmas com profissionais do Posto de Saúde aqui do bairro Santo Antônio.
A enfermeira Ernanda desta vez trabalhou com as turmas 71 e 72 sobre métodos contraceptivos, prevenção às doenças sexualmente transmitidas e gravidez na adolescência.
Parabéns a todos e todas pela dedicação no atendimento à nossa escola.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Semana da Criança

Dia 18 - Surpresa! Foi dia de confeitar e comer cupcakes.

Semana da Criança

Dia 10 - foi dia de vir à escola com um "chapéu maluco" criado junto à família.

Religiões

A turma 91 nas aulas de Ensino Religioso tem, com a professora Rejane, estão pesquisado sobre as religiões africanas e suas influências na constituição das religiões aqui no Brasil. O trabalho continua com a formação de pequenos grupos de pesquisa e posterior discussão no grande grupo. 
Abaixo algumas fotos da turma.

Semana da Criança com muitas atividades

"Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo ... 
mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade ..." 
                                                                                                                                    Walt Disney

Seguindo esta ideia, as professoras das turmas do 1º e 2ºs anos resolveram envolver suas turmas em atividades para despertar em cada aluno(a)os sentidos de encantamento, empatia, amizade, solidariedade e esforço. Os(as) alunos(as) foram levados a participar de atividades diferenciadas onde, hora sabiam o que viria, hora eram surpreendidos e convidados a embarcar nas brincadeiras do dia a dia. O detalhe é que as famílias não ficaram de fora e tiveram que, em muitos momentos, mostrar junto aos seus pequenos, toda a sua criatividade.
Atividades:
  • Dia 10 - foi dia de vir à escola com um "chapéu maluco" criado junto à família;
  • Dia 11 - dia reservado aos "penteados malucos";
  • Dia 13 - organizado um "cinemão" com pipoca para assistir o file "Procurando Dory";
  • Dia 16 - dia de trazer à escola as criações (usando caixas) feitas com suas famílias, criações baseadas na história "O homem que amava caixas" . Este livro fala de maneira simples e bonita sobre o relacionamento entre pais e filho. Com ilustrações alegres e muita sensibilidade, "O Homem que amava livros" conta a história de um homem apaixonado por caixas e por seu filho. O único problema é que, como muitos pais, ele não sabia como dizer ao filho que o amava. O amor e sonhos, os diferentes tipos de amor, sonhos ... O livro destaca a importância do pai encontrar um tempo para conviver com seus filhos e, mais importante, falar de seu amor.
  • Dia 17 - dia para "pintar o rosto";
  • Dia 18 - Surpresa! Foi dia de confeitar e comer cupcakes;
  • Dia 19 - dia de trazer o jogo ou brinquedo de casa para brincar com os colegas;
  • Dia 20 - aí sim, dia da "Festa Fantasia" e sua alegria.
Parabéns às professoras e estudantes pelo trabalho.
Iremos colocar fotos das diferentes atividades nas novas postagens!

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

SOE em novo espaço

O SOE - Serviço de Orientação Educacional está em novo espaço.
Ele foi deslocado para a sala 209 e a sala 207, onde era o SOE, está destinada a acomodar a Biblioteca Comunitária que está sendo finalizada.
Na escola, o Orientador Educacional é um dos profissionais da equipe gestora. Trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os no seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os Professores, para compreender o comportamento dos estudantes, desenvolvendo o autoconhecimento, para agir de maneira mais adequada em relação a eles; com a Escola na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, ouvindo, dialogando e orientando com Pais e Responsáveis.
Na escola o trabalho de orientação escolar é  feito pela orientadora Angela Burgos e pelo orientador Anildo Giacobbo.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Sala Digital

Ontem pela manhã e tarde, as colegas Liane e Sônia do NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional de Estrela, ligados à 3ª CRE, estiveram, acompanhadas pelo Coordenador Administrativo da 3ª CRE o Sr. Ambreu, junto à nossa Sala Digital para fazer a alteração do sistema operacional dos computadores. O( trabalho foi acompanhado pela Diretora Nadir e professor Günter.
Na maioria dos computadores conseguimos instalar o sistema operacional Ubuntu - Linux, desenvoldido pelo NTE de Santa Maria. Um sistema com muito bom funcionamento, mais leve e que pode ser instalado em máquinas com uma ou duas estações. A versão do Ubuntu ainda disponibiliza nas estações inúmeros jogos educativos e softwares interessantes para uso com os(as) estudantes.
Na instalação foi feita nos computadores da Sala Digital e nos computadores oriundos da EEEM de Westfélia.
A intenção é deixar cerca de 25 computadores em condições de uso para que as turmas possam trabalhar com mais qualidade.
Obrigado às colegas Liane e Sônia pela trabalho.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Vídeos em Sala de Aula

Os desafios do uso de vídeos em sala de aula
Filmes são poderosos apoios para o professor, mas a eficácia do recurso depende de atividades planejadas que o complementem
·         Jônatas Dias Lima
Renaldo Franque, gerente de sistemas pedagógicos do
Expoente: colégio tem acervo com dezenas de trechos
de filmes e sugestões de atividades pós-exibição
Renaldo Franque, gerente de sistemas pedagógicos do Expoente: colégio tem acervo com dezenas de trechos de filmes e sugestões de atividades pós-exibição
Recomendados
Com ajuda dos leitores que enviaram e-mails e postagens nas redes sociais, a Gazeta do Povo produziu uma lista com os 10 filmes mais lembrados por quem os assistiu na escola. Confira:
1. Ilha das Flores
O documentário em curta-metragem do cineasta brasileiro Jorge Furtado, produzido em 1989, foi o mais citado dos filmes assistidos em sala de aula. Cheio de ironia, e com uma linguagem que lembra a de uma enciclopédia, a obra enfoca a desigualdade social produzida pelas relações econômicas.
2. Sociedade dos Poetas Mortos (1989)
3. Tempos Modernos (1936)
4. O Nome da Rosa (1980)
5. A Corrente do Bem (2000)
6. Patch Adams - O Amor é Contagioso (1998)
7. A Missão ( 1986)
8. Escritores da Liberdade (2007)
9. Ao Mestre com Carinho (1967)
10. Super Size Me (2004)
Dicas
Confira algumas sugestões feitas pelo professor José Manuel Moran no estudo O Vídeo na Sala de Aula:
- Vídeo como sensibilização: É aquele que introduz um novo assunto para despertar curiosidade. Ele motiva pesquisas que podem ser pedidas para aprofundar o tema.
- Vídeo como ilustração: Ajuda a mostrar o que se fala em aula, apresentando cenários desconhecidos dos alunos. Por exemplo, um vídeo que exemplifica como eram os romanos na época de Julio César.
- Vídeo como simulação: Pode simular experiências de Química que seriam perigosas em laboratório ou exigiriam muito tempo e recursos. Um vídeo pode mostrar, por exemplo, o crescimento acelerado de uma árvore (da semente à maturidade) em poucos segundos.
- Vídeo como conteúdo de ensino: Apresenta um tema específico e orienta a sua interpretação, com dados e explicações, como documentários.
Em tempos de YouTube, o uso de vídeos em sala de aula não chega a ser recebido pelos alunos com a mesma expectativa que provocava em turmas das décadas passadas. A abundância de opções à disposição dos estudantes, pelo contrário, exige um apurado senso crítico do professor, que deve pensar não só na qualidade das imagens, mas se o vídeo escolhido é mesmo relevante para a aprendizagem ou se oferece mero entretenimento.
Situação comum na rede pública de ensino, quando um professor falta, a opção de levar os estudantes para a sala de vídeo é com frequência uma das primeiras a ser levantada. Em parte isso se explica pela disposição dos alunos que, mesmo acostumados com os vídeos, veem o momento do filme como algo diferente na rotina escolar, e com frequência dedicam até mais atenção ao que se passa na tela do que às aulas comuns.
No entanto, uma atividade que podia ser aproveitada para trabalhar habilidades importantes, acaba sendo desperdiçada quando a prioridade torna-se apenas manter a turma sob controle. É o que diz o professor José Manuel Moran, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e diretor de Educação a Distância na Universidade Anhanguera.
Moran é autor de um estudo intitulado O Vídeo na Sala de Aula, no qual elenca uma série de práticas positivas e negativas de professores que usam filmes no processo de aprendizagem. “O aluno não é bobo. Ele percebe quando você passa um filme só para ocupar o tempo ocioso, e acaba associando o vídeo a não ter aula”, diz.
Para Moran, vídeos são poderosos apoios de aprendizagem, mesmo que os alunos já tenham assistido ao conteúdo em suas casas ou na internet, porque o contexto escolar favorece a expectativa de um debate ou a tarefa de produzir uma resenha. Além disso, há temas em que recursos audiovisuais permitem a ativação de sentidos que as explicações orais tradicionais não fornecem. “Para mostrar o impacto de um tsunami ou de um terremoto, por mais que você descreva, a explicação não é tão eficaz quanto uma filmagem”, exemplifica o professor.
Tempo
A questão do tempo gasto na exibição de filmes é outro fator que preocupa na hora de optar pelo recurso. Como a maior parte das produções cinematográficas duram de 90 a 120 minutos, passar um filme na íntegra significa ocupar duas aulas ou mais. Para solucionar o problema sem abrir mão dos vídeos, o Colégio Expoente, de Curitiba, desenvolveu um sistema no qual estão armazenadas dezenas de trechos de filmes, que duram entre 10 e 20 minutos.
Cada vídeo é editado por uma equipe técnica, a partir de orientações pedagógicas que definem quais trechos do filme serão usados para trabalhar determinados assuntos. O sistema ainda inclui sugestões de atividades a serem realizadas logo após a exibição. “Não dá pra colocar o filme inteiro, então nós o usamos como estímulo e em seguida aplicamos as atividades”, explica o gerente de sistemas pedagógicos, Re­­naldo Franque. “O sistema custou caro, mas é mais útil do que se imagina”, avalia.
Respeito à liberdade de pensamento
Outro uso comum de filmes em sala de aula que não contribui para a aprendizagem é a exposição de vídeos com o objetivo de enfatizar e expor opiniões pessoais do professor. Segundo a psicóloga e professora da pós-graduação do Centro Universitário FAE Nelcy Finck, quando um filme não taz conteúdos muito relevantes para a disciplina e apoia explicitamente uma posição política, religiosa ou de comportamento, a prática pode desrespeitar a liberdade de pensamento dos alunos.
“O professor pode até apresentar suas ideias, desde que promova um debate equilibrado em seguida”, diz. Para Nelcy, a tentativa de impor ideias por meio de conteúdos audiovisuais não é apenas desrespeitosa como ineficaz. “Rara­­mente isso tem algum efeito sobre os alunos. Para mudar a forma de alguém pensar, a credibilidade pessoal de quem fala conta muito mais”, explica. A psicóloga explica que crianças nos primeiros anos do ensino fundamental são mais suscetíveis a esse tipo de influência, mas em adolescentes e jovens, quando não há abertura para o debate após o filme ou este é conduzido de forma parcial, o resultado costuma ser o oposto do esperado. “Quando você não respeita a liberdade dos jovens, o desconforto com o tema o fará sair de sala pior do que entrou”, conclui.