"Unidos para transformar vidas!"

sábado, 20 de janeiro de 2024

Civilizações antigas na Amazônia

Fonte - agorajoinville
"Uma série de arqueólogos está dedicada ao estudo do Vale Upano, no Equador, há várias décadas. Dia 12 de janeiro, os pesquisadores divulgaram dados desses esforços. Entre eles, informações que revelam a existência de uma rede de cidades na Amazônia, que data de milhares de anos. As evidências apontam para a existência de sítios arqueológicos na região amazônica que vai do Equador ao Brasil. Então, eles conseguiram finalmente desvendar segredos milenares ocultos sob a densa vegetação da floresta amazônica. A revelação ocorreu graças à tecnologia de LiDAR aéreo. Trata-se de um método que utiliza pulsos de laser refletidos na paisagem, conforme informou a revista científica Live Science.
Rede de estruturas milenares

O que surpreendeu os arqueólogos foi a descoberta de uma rede intrincada de estruturas e estradas milenares. Ao que tudo indica, elas estavam habilmente escondidas sob a exuberante copa da Amazônia. Com uma antiguidade de 2.500 anos, este é o primeiro e maior exemplo registrado de uma civilização agrícola na densa floresta tropical.
A civilização em questão ocupou a região desde aproximadamente 500 a.C. Então, perseveraram até algum momento entre 300 e 600 d.C. É o que indicam as escavações arqueológicas. As imagens capturadas pelo LiDAR aéreo revelaram a complexidade da sociedade, com milhares de plataformas retangulares de terra, estruturas de praças e montes interligados por uma extensa rede de estradas e caminhos para pedestres.
Fonte - istoe
Avaliação na Amazônia

Os pesquisadores utilizaram o mesmo método para avaliar metade do extenso território construído por culturas pré-hispânicas, abrangendo cerca de 600 quilômetros quadrados. Essa investigação revelou agrupamentos de quase 15 assentamentos, variando em tamanho e número de estruturas.
Alguns desses assentamentos apresentavam “enormes montes” de até 8 metros de altura, destacando a complexidade e grandiosidade do local. O pesquisador responsável, Stephen Rostain, enfatizou a variedade impressionante das construções e a imponência de algumas estruturas descobertas.
Essa descoberta representa um marco na compreensão da ocupação humana na Amazônia, desafiando as noções anteriores sobre as capacidades das civilizações antigas na região. A utilização inovadora da tecnologia oferece uma visão sem precedentes da rica história oculta sob a densa vegetação, redefinindo nossa compreensão da complexidade civilizacional na floresta amazônica."   Fonte - redebrasilatual
Outros links sobre o tema:
     - A civilização perdida gigante encontrada na Amazônia equatoriana - bbc
     - Arqueólogos encontram vestígios de uma grande civilização na Amazônia - redebrasilatual
     - Cientistas descobrem rastros de civilização perdida na Amazônia - istoe
     - Cientistas confirmam descoberta de edificações milenares conhecidas como Ratanabá na Amazônia - agorajoinville
     - Civilização de mais de 2,5 mil anos é descoberta na Amazônia - correiobrasiliense

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

Nenhum comentário: