"Unidos para transformar vidas!"

domingo, 21 de janeiro de 2024

Itinerários Amazônicos

A plataforma porvir apresenta um programa que leva Amazônia para currículo do ensino médio. Com apoio técnico do Porvir, Instituto Iungo, Instituto Reúna e Uma Concertação pela Amazônia lançam Itinerários Amazônicos, com materiais pedagógicos e oferta de formação continuada para educadores".
A postagem foi publicada pela redação da plataforma em 16 de agosto de 2023.
"No momento em que o mundo se volta para as discussões sobre desenvolvimento sustentável do território amazônico na recém realizada Cúpula da Amazônia, o Instituto iungo, Instituto Reúna e Uma Concertação pela Amazônia lançam o programa Itinerários Amazônicos
O programa Itinerários Amazônicos visa garantir a Amazônia nos currículos do ensino médio, em toda sua complexidade, e promover conhecimento e consciência sobre essa região tão fundamental para o Brasil e o planeta. 
Instituto Porvir é parceiro técnico do projeto, tendo prestado assessoria para arquitetura da informação e realizado a produção executiva da plataforma digital itinerariosamazonicos.org.br, onde estão disponíveis gratuitamente materiais pedagógicos sobre temas amazônicos, como mudanças climáticas, questões sociais e econômicas da Amazônia, de maneira articulada com a Base Nacional Comum Curricular e os currículos estaduais de ensino médio.
Para incentivar que os temas que tocam a região estejam nas salas de aula, o programa Itinerários Amazônicos também realiza formação continuada com educadores das redes de ensino. 
O encontro de lançamento reuniu autoridades políticas, lideranças amazônicas, estudantes e educadores da região, além dos representantes das instituições parceiras. O programa já está presente em oito dos nove estados da Amazônia Legal. Juntos, esses estados têm mais de 54 mil professores, 1 milhão de estudantes e 3 mil escolas de ensino médio. 
“A cada evento internacional, como a Cúpula da Amazônia e a COP, que também será sediada em Belém, a Amazônia é colocada no centro do debate mundial sobre desenvolvimento sustentável e há uma mobilização pela sua conservação. Mas precisamos colocar a Amazônia nas nossas conversas diárias, pois precisamos conhecê-la para aprender a cuidar dela, a respeitá-la, a protegê-la, a promover o desenvolvimento com ela e a conservá-la. O programa Itinerários Amazônicos tem esse objetivo, levar a Amazônia para a sala de aula, em uma abordagem complexa, trabalhando com os jovens as dimensões ambiental, histórica, cultural, social e econômica”, afirma Paulo Emílio de Castro Andrade, presidente do Instituto iungo."  Fonte - porvir

Nenhum comentário: