"Unidos para transformar vidas!"

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica 2023

Avaliação ocorre entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro em todo o país.
Para incentivar que os alunos da Rede Estadual participem do Sistema de Avaliação
da Educação Básica (Saeb) 2023, que ocorre entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro em todo o país, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promove uma ampla mobilização de professores, estudantes e equipes diretivas. A prova, que é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), visa avaliar e diagnosticar a qualidade da Educação Básica brasileira. Além disso, a avaliação gera dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais do país. A edição deste ano do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) fecha um ciclo que tem o objetivo de verificar como está a aprendizagem dos estudantes brasileiros no período pós-pandemia. 
Desde 2019, está sendo feita uma transição gradual entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
No 2º ano do Ensino Fundamental, o conteúdo das provas de Língua Portuguesa e Matemática já são alinhados à BNCC. As provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, avaliadas no 5º e no 9º ano (de forma amostral), também seguem a BNCC.
No 5º e no 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, os estudantes fazem provas de Língua Portuguesa e Matemática com a mesma referência das edições anteriores do Saeb, que seguem as matrizes de 2001.
O Saeb é aplicado a cada dois anos e permite produzir indicadores educacionais de regiões, unidades da federação e, quando possível, de municípios e escolas do Brasil. O exame também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais.   Fonte - educacao
Fonte - TV Seduc RS

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

Nenhum comentário: