"Unidos para transformar vidas!"

domingo, 10 de junho de 2018

Avaliação escolar

"De forma geral, a avaliação escolar pode ser definida como um meio de obter informações sobre os avanços e as dificuldades de cada aluno, constituindo-se em um procedimento permanente de suporte ao processo ensino-aprendizagem, de orientação para o professor planejar suas ações, a fim de conseguir ajudar o aluno a prosseguir, com êxito, seu processo de escolarização. Os instrumentos de avaliação mais usados são provas escritas ou orais, seminários, tarefas, pesquisas e dinâmicas de grupos. No processo de avaliação dos diversos graus de ensino, as notas e conceitos são decisivos para a continuidade dos estudos."
 Fonte - educabrasil
"Segundo Luckesi (2011) “o ato de avaliar a aprendizagem na escola é um meio de tornar os atos de ensinar e aprender produtivos e satisfatórios”. Assim, não podemos desvincular a avaliação do aluno do processo de ensino do professor. Isso não quer dizer que se o aluno não aprendeu, o professor não ensinou adequadamente. O processo de ensino/aprendizagem é muito mais complexo que isso. A avaliação como instrumento a serviço da aprendizagem do aluno deve contribuir para a análise e para a decisão de quais ações pedagógicas deverão ser tomadas durante o processo de ensino."
Em nossa escola tivemos, na quarta-feira passada, dia 6 de junho, o encerramento de mais um ciclo deste processo, tivemos a entrega dos resultados dos resultados finais do 1º trimestre aos pais e responsáveis.
Após um trimestre de trabalho cotidiano em sala de aula, utilização de diferentes espaços e equipamentos de aprendizagem, utilização de diferentes metodologias e estratégias visando a construção e reconstrução do conhecimento na busca da aprendizagem, avaliações das mais variadas, planilhas on-line para registro, realização de pré-conselhos com a turmas e posterior conselhos de classe com todos os envolvidos no processo nos auxiliarão na análise e decisão de quais ações pedagógicas deveremos tomar durante os próximos dois trimestres.
Parabéns a todos e todas envolvidos(as) no processo.
Clique aqui, curta, compartilhe e comente sobre o assunto da postagem.

Nenhum comentário: