"Unidos para transformar vidas!"

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Climatização em sala de aula

"Na escola o ar-condicionado se tornou muito importante para o desempenho nos estudos.
Isso acontece porque o conforto do ambiente escolhido (e isso inclui a temperatura ambiente) influencia muito no humor, na concentração e até mesmo na saúde dos alunos. A climatização em sala de aula se tornou tão necessária quanto em casa, já que muitos estudantes passam horas do seu dia nesses locais.
Em geral a maior preocupação quanto ao conforto térmico se dá no verão. Na maior parte do País o calor é extremo e tem sido cada vez mais difícil lidar com ele. Porém, os dias frios também representam um problema para os estudantes, principalmente no sul.
Como você pode ver, hoje em dia o ar-condicionado virou uma necessidade básica para garantir o bem-estar de alunos e professores. Veja alguns benefícios proporcionados pela climatização em sala de aula:
Conforto térmico auxilia o aprendizado
Estudar já exige naturalmente um maior esforço intelectual, atenção e foco. Sem conforto térmico o nosso corpo “reclama” da temperatura, transpiramos em excesso, podemos sentir cansaço, tontura, sono, indisposição e até mesmo falta de ar, sem falar em problemas como pressão alta ou baixa que se intensificam no calor.
É comum que muitos alunos não consigam ficar na sala de aula e precisem sair para tomar água ou achar um local mais fresco. No frio muitos acabam se atrasando ou nem indo para a escola de manhã e no fim do dia são liberados com antecedência.
Todos esses fatores podem afetar a concentração e o rendimento dos alunos, além das constantes faltas por problemas de saúde causados pelo mal-estar sentido no calor.
Para se ter uma ideia da importância da climatização, a má qualidade do ar interno reduz em até 15% a capacidade de aprendizado, segundo informações do grupo DN Qualindoor da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).
Benefícios do ar-condicionado em sala de aula
  - Proporciona conforto e bem-estar;
  - Facilita a concentração;
  - Garante mais saúde;
  - Diminui faltas;
  - Melhora o desempenho escolar;
  - Torna o momento de estudo mais prazeroso;
  - É um item cada vez mais exigido por pais e alunos.
Qual é a temperatura ideal em sala de aula?
Não existe uma regulamentação para a temperatura em sala de aula, mas indica-se que seja entre 23oC e 24oC. Há normativas trabalhistas que estipulam essa temperatura entre 20°C e 24°C, o que pode ajudar a definir a temperatura para beneficiar todos os alunos."
Fonte - blog komeco

Nossa escola, na medida de suas possibilidades, vem tentando equipar as salas de aula e outros ambientes da escola com ar-condicionados.
Durante os meses de férias a escola fez os orçamentos necessários e conseguiu adquirir splits para instalação das salas de aula.
A instalação aconteceu nas salas de algumas turmas do CAT em Tempo Integral, turmas - 11, 21, 31 e 32.
A colaboração de todos e de todas na manutenção dos equipamentos garantira uma longa "vida útil" ao equipamento.

Compartilhamos, com todos nossos estudantes e comunidade escolar, o desejo quanto a contribuição com o CPM da escola para que, num curto espaço de tempo, possamos arrecadar recursos para equipar e climatizar todos os ambientes da escola.
Abaixo algumas fotos da instalação do equipamento adquirido no início do ano letivo.
Clique aqui e faça seu comentário!

Nenhum comentário: