"Unidos para transformar vidas!"

sábado, 10 de fevereiro de 2024

Carnaval com responsabilidade e respeito

Curta o Carnaval com alegria, mas não se esqueça da responsabilidade.
Não transforme uma diversão, em preocupação.

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
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Férias com Cidadania

Estudantes de nossa escola encerram hoje sua participação no Projeto Social Férias com Cidadania em uma realização do Lions Clube Lajeado Centro e Colaboradores: - Ministério Público; - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; - Subsecretaria de Direitos Humanos, Inclusão, Igualdade e Fraternidade da SJCDH; - CRPO/VT; - 22º BPM; - Corpo de Bombeiros de Lajeado; - Grupo Ambiental de Lajeado; - ALSEPRO - 3ª CRE de Estrela - CFC Norma de Lajeado.
De 5 a 10 de fevereiro 8 estudantes de nossa escola, juntamente com 7 do Fernandes Vieira, participaram do projeto, que tem o objetivo maior é proporcionar inclusão social às crianças em situação de vulnerabilidade social, a serem selecionadas pelas escolas escolhidas e que se encaixem no perfil aqui definido, ou seja, crianças em situação de vulnerabilidade social, entre 9 e 10 anos de idade. Para tanto, as aulas funcionarão no turno da tarde, versando sobre PROERD, Prevenção de Acidentes Domésticos, Noções Gerais de Trânsito e Cidadania, Noções Gerais sobre o Meio Ambiente Saudável.
Ao lado e abaixo algumas fotos dos cinco dias do projeto.
A sexta-feira, penúltimo dia do projeto foi assim:
- Visitamos a loja Anafran que patrocinou as camisetas das crianças
- Depois fomos no Shopping de Lajeado onde fizemos um lanche no Burguer King e depois assistimos ao filme "Patos".
Um dia excepcional!
Com certeza ele fou muito bem aproveitado pelos oito felizardos estudantes!

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sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Jornada Pedagógica 2024 - Encerramento

"Com foco no acolhimento e no apoio ao planejamento pedagógico do professor para qualificação da aprendizagem em sala de aula, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promove, entre os dias 5 e 9 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2024. O tradicional momento de preparação e formação, de gestores e docentes, para o início do ano letivo, será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube TV Seduc RS em três turnos: das 8h às 12h, no horário da manhã; a partir das 13h, no horário da tarde; e sempre a partir das 19h, no período noturno.
A iniciativa se propõe a orientar os profissionais da educação para o ano letivo de 2024, por meio de apresentações das matrizes curriculares, das modalidades de ensino, entre outros temas.
Além disso, ao longo dos painéis que serão exibidos, serão tratados temas como equidade, estudos de aprendizagem contínua, plano anual de ações e metas, políticas de permanência do aluno na escola, avaliações educacionais, protocolos de paz e segurança nas escolas e política de saúde e bem-estar nas instituições de ensino."   Fonte - educacao.rs
Hoje encerramos os cindo dias da Jornada Pedagógica proposta pela SEDUC e divulgada junto ao canal TV Seduc RS, programas que foram diariamente acompanhados pelos professores no telão da Sala Digital e que geraram muitas reflexões e propostas para o planejamento do ano letivo de 2024.
Parabéns a todos!

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Grêmio Estudantil colabora com a limpeza

A higiene e limpeza são aspectos fundamentais para garantir um ambiente seguro e 
saudável na escola. Além de proporcionar um local agradável para os estudantes, uma boa higienização também contribui para a prevenção de doenças e para a promoção de um aprendizado eficaz.Ontem pela manhã, dia 8 de fevereiro, o Grêmio Estudantil, em apoio às funcionárias, auxiliou na limpeza da escola, especialmente nas salas de aula.
Exemplo a ser elogiado e que deveria servir para mobilizar e conscientizar a todos a manterem a escola limpa: Jogando o lixo no lixo; Organizando as carteiras e cadeiras da sala; Limpar o quadro; Manter as carteiras, o chão e as paredes limpas.
"Os jovens também têm papel fundamental na organização da escola, seja ajudando na limpeza ou questões administrativas, como na culminância de disciplinas eletivas ou organização de campeonatos esportivos de futsal, vôlei, entre outros.
“O aluno que interage no Grêmio é mais maduro, mais consciente e ativo. Ele está sempre pronto a ajudar e tem muita vontade no aprendizado."   Fonte -
educacao.sp

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quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

4º Dia da Jornada Pedagógica

Hoje pela manhã, após o tradicional café de boas-vindas, os professores da escola acompanharam a programação referente ao 4º dia de formação da Jornada Pedagógica 2024.
A formação ocorre através de lives no canal do youtube da TV Seduc RS.
Hoje a formação, após a abertura e boas-vindas da SEDUC, abordou as questões referentes à Evasão Escolar e Busca Ativa, Todo o Jovem na Escola, Plano Anual de Ações e Metas e o Vídeo VAP - Programa de Aprendizagem Profissional.

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quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

Comemorado no dia 7 de fevereiro, o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas foi instituído em 2008 para relembrar a morte, em 1756, da liderança guarani Sepé Tiaraju, durante um dos muitos levantes indígenas contra colonizadores espanhóis e portugueses na região das Missões, que abrangia o sul do país, o leste do Paraguai, o norte da Argentina e do Uruguai. Já então, os povos indígenas lutavam pela manutenção de suas terras e modos de vida em todo o território do que viria a ser o Brasil, sendo Sepé Tiarajú um símbolo dessa resistência.
“A história da luta indígena é muito antiga e vai se atualizando ao longo das novas gerações. Essa data é muito importante para celebrar e entender essa trajetória e a continuidade dessa a luta por uma vida diferenciada, e por uma forma plural de se estar no mundo”, disse Eliel Benites, diretor do Departamento de Línguas e Memória Indígenas da Secretaria de Articulação e Promoção dos Direitos Indígenas (SEART) do MPI. Para Benites, a luta indígena atual está simbolizada na resistência à tese do marco temporal como condicionante ao direito constitucional indígena a suas terras tradicionais.
“O marco temporal representa para nós a continuidade da velha ótica, da antiga forma de se relacionar com os povos indígenas, no sentido de negar a nossa história e nossa forma de existência, além de ser uma forma de se regulamentar toda a tragédia, o genocídio, a destruição e a violência histórica contra os indígenas”, afirmou Benites.
A tese do marco temporal foi aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado e está sendo novamente contestada por partidos políticos e entidades indígenas no Supremo Tribunal Federal, que já tinha julgado como inconstitucional a exigência da presença ou litigância indígena sobre um território em outubro de 1988, data da promulgação da Constituição, para se garantir o direito territorial indígena.
Para Benites, a criação e atuação do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) é um marco importante na história desta luta, pois representa o ápice da ocupação estratégica dos povos indígenas no cenário da política nacional. “Essa estratégia, conduzida pela ministra Sonia Guajajara, significa que chegamos com uma bagagem muito grande de conhecimentos para construir as políticas públicas. É a política indigenista enriquecida pela presença indígena de uma forma positiva, para avançar na oferta de direitos em diferentes áreas como a educação, a saúde, direito e proteção aos territórios”.
O MPI tem atuado firmemente em torno de três eixos principais: a demarcação e proteção das terras indígenas, os planos de gestão ambiental e territorial dessas terras, e a valorização e o resgate da memória, da cultura e das línguas indígenas. Junto ao trabalho e à estrutura da Funai, entidade vinculada ao Ministério, o MPI busca garantir políticas de saúde, educação, segurança alimentar, cidadania, e de desenvolvimento da etnobioeconomia dentro dos territórios, por meio da articulação com outros ministérios, governos estaduais e municipais e setores da sociedade. A escuta das comunidades indígenas e de suas lideranças para compor essas políticas se dá no cotidiano no Ministério e, em breve, com a efetiva participação do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI) que teve seus representantes indígenas eleitos no ano passado.

Se o MPI surge como importante articulador das políticas indigenistas, a história mostra que nenhuma conquista se dá sem as lutas indígenas nos territórios e aquelas levadas adiante por suas instâncias e organizações representativas. Para Eliel Benites, as lutas e conquistas contribuem para que a própria sociedade brasileira possa reencontrar sua ancestralidade. “As conquistas e presença indígena nos espaços de decisão ajudam toda a sociedade na perspectiva de apresentarem nova forma de existência, de produção e consumo, e de bem-viver. Nosso lema “reflorestar mentes” propõe isso, uma nova experiência e a constituição de novos valores para constituir uma nova sociedade”.   
Por: Ministério dos Povos Indígenas (MPI)     Fonte - agencia.gov

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Jornada Pedagógica 2024

Hoje pela manhã, quarta-feira, 7 de fevereiro, os professores da escola participaram do terceiro dia da programação da Jornada Pedagógica 2024, com transmissão no canal TV Seduc RS. Na live de hoje foram abordados temas referentes aos Estudos de Aprendizagem Contínua e Avaliações Educacionais, o Painel Equidade e a Mentoria Pedagógica.
Mais uma vez os professores receberam mensagens de boas vidas feitas pelas integrantes do Grêmio Estudantil.
     Assista à Jornada Regular:
          8h às 12h - Manhã - https://www.youtube.com/watch?v=qZhyNzVPSjA 
          13h às 17h - Tarde - https://www.youtube.com/watch?v=n_zbLJ0RheY
          18h às 22h - Noite - https://www.youtube.com/watch?v=3_ZHGqlJi3A

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