Frase de
Albert Einstein
"Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma
coisa e esperar resultados diferentes."
Fonte - pensador domingo, 10 de fevereiro de 2019
sábado, 9 de fevereiro de 2019
Pensar é transgredir
Excelente
reportagem do site revistaprosaversoearte da escritora
gaúcha Lya Luft, com o título - "Para reinventar-se é preciso
pensar", crônica ‘Pensar é transgredir”, de Lya Luft (foto ao lado), do livro
‘Pensar é transgredir’. Rio de Janeiro: Editora Record, 2004.
"Não
lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção
de nós mesmos – para não morrermos soterrados na poeira da banalidade embora
pareça que ainda estamos vivos.
Mas
compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém
não ser demais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o
touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida
não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se
renova a cada gole bebido.
Para
reinventar-se é preciso pensar: isso aprendi muito cedo."
A
crônica da santacruzense Lya Luft é, como de praxe, excelente!
Recomendamos
a leitura.
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019
Pebolin, Flaflu, Grenal ...
Quarta-feira a tarde, a Sra. Iclair
Zin, secretária da Paróquia Católica de Moinhos esteve na escola juntamente com
a professora Rose Pilz, da Sala de Recursos, esteve na escola para fazer a doação
de um "pebolim", "flaflu", "grenal" ..., para utilização
junto às turmas dos Anos Iniciais em Tempo Integral.
"Permita-se rir e conhecer outros
corações. Aprenda a viver, aprenda a amar as pessoas com solidariedade, aprenda
a fazer coisas boas, aprenda a ajudar os outros, aprenda a viver sua própria
vida.” Mário Quintana - Fonte - belasfrasesdeamor
Na foto ao lado a Vice-diretora
Márcia, a Sra. Iclair Zin e a professora Rose Pilz.
Agradecemos a doação, que será muito
utilizada nas atividades junto às turmas.
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019
Espaço maker e o fim da era do laboratório de informática
"Modelo de laboratório de
informática usado nas escolas brasileiras está ultrapassado.
O modelo de laboratório de
informática, que vem sendo praticado nas escolas brasileiras há muito tempo,
está ultrapassado. Ele foi importante para trazer a informática para o contexto
das escolas, mas hoje não atende mais os anseios de uma educação que busca não
apenas transmitir informações, mas também resgatar a vontade dos estudantes de
ir à escola e aprender. Urge a necessidade de novas abordagens para trabalhar a
tecnologia na escola.
Neste sentido, a
abordagem maker possui grande potencial para enriquecer a formação dos jovens
na direção de torná-los produtores de tecnologia e não apenas consumidores.
Possibilita impulsionar a aprendizagem interdisciplinar, o protagonismo do estudante e trazer
mais frequentemente temas relacionados a disciplinas STEM (sigla em inglês para ciências,
tecnologia, engenharia e matemática). Com a redução do custo dos
equipamentos de fabricação digital, o investimento para montagem de um
laboratório maker já se equipara ao investimento para montagem do laboratório
de informática.
O maker é uma nova
abordagem para a tecnologia na escola e os espaços maker deverão substituir
gradativamente o laboratório de informática, com muitas vantagens."
Fonte –
portal.educacao
O título da postagem e o texto acima
foram extraídos do site portal.educacao, postagem
publicada dia 29/janeiro/2019.
O texto é muito interessante e o
assunto merece uma profunda reflexão por parte dos(as) educadores.
Aproveitem o fim de férias e façam a
leitura da reportagem.
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019
Cuidando de nossa escola
Imagem com a frase "Educando para a vida!" |
O projeto integra as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, onde coloca que
o(a) educador(a) tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania.
Manter a estrutura física, salas, paredes, janelas e todo o material didático e pedagógico da escola é função de todos e todas nós e cabe a nós educadores(as) darmos o exemplo neste zelo, cuidado e conservação das "coisas da escola", exercitarmos e desenvolver este sentimento e essa ação junto a nossos estudantes dos Anos Iniciais ao Ensino Médio.
Acessem o projeto e tirem ideias para a elaboração de ações junto à nossa escola já desde o primeiro dia de aula do novo período letivo.
terça-feira, 5 de fevereiro de 2019
Escola e bairro
Imagem com pessoas de mão dadas sobre o globo terrestre. |
A reportagem é interessante e vem ao encontro do lema de nossa escola que é - "Valorização do ser humano e do meio em que vive em busca de transformação."
Na reportagem o autor comenta que "A escola não está alheia a tudo aquilo que acontece na sua área de abrangência. É lá que as pessoas vivem, trabalham, se divertem, estudam e dão vida ao lugar. Reconhecer isso é importante, e não significa que a escola tenha que se isolar no seu território e ignorar a sociedade mais ampla ou aquilo que acontece no Brasil e no mundo. Pelo contrário, além de considerar tudo isso, ela também deve olhar aquilo que está ao seu redor. As histórias de vida das pessoas e do lugar são importantes e devem, inclusive, fazer parte do currículo local." Fonte - gestaoescolar
Leitura que nos ajuda no trabalho cotidiano para atingirmos uma educação de qualidade, participativa e que valoriza o meio em que a escola está inserida, valorizando e respeitando a comunidade escolar do bairro.
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019
Aprender ...
Imagem com a frase de Lídia Vasconcelos - "Não é a
necessidade de ENSINAR
que faz surgir um professor, mas a necessidade de APRENDER."
Fonte - educaretransformar
que faz surgir um professor, mas a necessidade de APRENDER."
Fonte - educaretransformar
Assinar:
Postagens (Atom)