"Unidos para transformar vidas!"

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Espaço maker e o fim da era do laboratório de informática

"Modelo de laboratório de informática usado nas escolas brasileiras está ultrapassado.
O modelo de laboratório de informática, que vem sendo praticado nas escolas brasileiras há muito tempo, está ultrapassado. Ele foi importante para trazer a informática para o contexto das escolas, mas hoje não atende mais os anseios de uma educação que busca não apenas transmitir informações, mas também resgatar a vontade dos estudantes de ir à escola e aprender. Urge a necessidade de novas abordagens para trabalhar a tecnologia na escola. Neste sentido, a abordagem maker possui grande potencial para enriquecer a formação dos jovens na direção de torná-los produtores de tecnologia e não apenas consumidores. Possibilita impulsionar a aprendizagem interdisciplinar, o protagonismo do estudante e trazer mais frequentemente temas relacionados a disciplinas STEM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática). Com a redução do custo dos equipamentos de fabricação digital, o investimento para montagem de um laboratório maker já se equipara ao investimento para montagem do laboratório de informática. O maker é uma nova abordagem para a tecnologia na escola e os espaços maker deverão substituir gradativamente o laboratório de informática, com muitas vantagens."
Fonte – portal.educacao
O título da postagem e o texto acima foram extraídos do site portal.educacao, postagem publicada dia 29/janeiro/2019.
O texto é muito interessante e o assunto merece uma profunda reflexão por parte dos(as) educadores.
Aproveitem o fim de férias e façam a leitura da reportagem.
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quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Cuidando de nossa escola

Imagem com a frase "Educando para a vida!"
No site do portaldoprofessor, do MEC, encontramos a descrição do projeto intitulado "Cuidando de nossa escola", de autoria da professora e pedagoga mineira  VANEIDE CORREA DORNELLAS, com coautoria de Ana Maria Ferola da Silva Nunes e Denize Donizete Campos Rozzotto. 
O projeto integra as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, onde coloca que 
o(a) educador(a) tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania.
Manter a estrutura física, salas, paredes, janelas e todo o material didático e pedagógico da escola é função de todos e todas nós e cabe a nós educadores(as) darmos o exemplo neste zelo, cuidado e conservação das "coisas da escola", exercitarmos e desenvolver este sentimento e essa ação junto a nossos estudantes dos Anos Iniciais ao Ensino Médio.
Acessem o projeto e tirem ideias para a elaboração de ações junto à nossa escola já desde o primeiro dia de aula do novo período letivo.
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terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Escola e bairro

Imagem com pessoas de mão dadas sobre o globo terrestre.
No site gestãoescolar encontramos reportagem de Cláudio Neto intitulada "Como uma escola pode se articular com o bairro?", com créditos da imagem da Wikimedia Commons.
A reportagem é interessante e vem ao encontro do lema de nossa escola que é - "Valorização do ser humano e do meio em que vive em busca de transformação." 
Na reportagem o autor comenta que "A escola não está alheia a tudo aquilo que acontece na sua área de abrangência. É lá que as pessoas vivem, trabalham, se divertem, estudam e dão vida ao lugar. Reconhecer isso é importante, e não significa que a escola tenha que se isolar no seu território e ignorar a sociedade mais ampla ou aquilo que acontece no Brasil e no mundo. Pelo contrário, além de considerar tudo isso, ela também deve olhar aquilo que está ao seu redor. As histórias de vida das pessoas e do lugar são importantes e devem, inclusive, fazer parte do currículo local."                                                Fonte - gestaoescolar
Leitura que nos ajuda no trabalho cotidiano para atingirmos uma educação de qualidade, participativa e que valoriza o meio em que a escola está inserida, valorizando e respeitando a comunidade escolar do bairro.
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segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Aprender ...

Imagem com a frase de Lídia Vasconcelos - "Não é a necessidade de ENSINAR
que faz surgir um professor, mas a necessidade de APRENDER."

Fonte - educaretransformar
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domingo, 3 de fevereiro de 2019

Acolhimento e família

Imagem da mãe levando a filha à escola.
Crédito - Getty Images
"No início do ano letivo, a equipe escolar precisa estar preparada para realizar o acolhimento de seus novos alunos. Cada série escolar traz mudanças que precisam ser acompanhada para garantir que os alunos estejam adaptados. Mas a dificuldade de adaptação pode ser ainda maior para os que vão para a creche ou para a escola pela primeira vez. Por isso, além do trabalho realizado diretamente com os pequenos, é de igual importância saber lidar com os pais nesse período – que também estão experimentando essa novidade e podem se sentir ansiosos ou inseguros com a mudança."
Fonte - gestaoescolar
O site gestão escolar encontramos a matéria "Acolhimento e família: o que fazer e o que não fazer", texto de autoria de Nairim Bernardo, datado do dia 28 de janeiro deste ano. O texto refere-se à Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e trás dicas do que fazer e do que não fazer no contato inicial com os pais.
Leitura agradável!
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sábado, 2 de fevereiro de 2019

Referencial Curricular Gaúcho

Postagem atrasada em função da censura durante o período eleitoral.

"Com foco na qualificação do currículo, sobretudo na qualidade da educação básica, os gestores educacionais irão se reunir para criar uma base comum curricular integrada entre as redes municipal, estadual e privada, que deverá ser implantada em 2019.  O objetivo é trabalhar temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Inicialmente, as mudanças irão ocorrer na Educação Infantil e no Ensino Fundamental."
Fonte - educacao
Em datas especiais, durante o mês de agosto de 2018, professores da escola estiveram reunidos na escola para a discussão da BNCC.



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"Publicado após o período eleitoral."

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019