"Unidos para transformar vidas!"

sábado, 21 de abril de 2018

Turma 31 e a Cultura Indígena

"Xacriabá, Pataxó, Maxacali, Krenak, Kaxixó, Pankararú, Xucuru-Kariri ou Mukurim, independente da tribo aldeada em Minas Gerais, todas possuem objetivos em comum: lutar constantemente para manter vivos sua cultura, costumes, língua, e, principalmente, o território. Celebrar o Dia do Índio, comemorado todo dia 19 de abril, é fundamental para reafirmarmos a importância desses povos, conforme propõe Hilário Corrêa Franco, representante da Associação Indígena Xakriabá. “Estamos passando por um momento de muita luta e enfrentamento, então que esse dia não seja apenas de comemoração, mas de reflexão. É um momento das comunidades se unirem em prol das resoluções dos conflitos que vivenciamos diariamente, uma época de buscar reconhecimento e, principalmente, respeito”.
Fonte - cultura.mg
A turma 31 da professora Elisara teve a culminância do trabalho referente à cultura indígena com a confecção de utensílios indígenas com argila.
Abaixo algumas fotos da atividade da turma.

V CNIJMA

No dia 16 de abril foi realizada, na Sala de Vídeo, a "Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente", com os(as) estudantes dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental. O tema da conferência é "Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas".
Inicialmente foi realizada uma sensibilização através da música "Planeta Água" de Guilherme Arantes. Após cada turma, acompanhada de seus professores(as) apresentaram ao grande grupo relatório das atividades desenvolvidas nas salas de aula.
Foram apresentados os seguintes trabalhos:
  • Ciclo da água na natureza;
  • Economia de água na escola e em casa;
  • Porcentagem de água no planeta;
  • Brasil, riqueza em água;
  • Água no corpo humano e nos alimentos;
  • Comparativo entre o gasto da água por pessoa no Brasil e nos EUA;
  • Estudo da conta de água;
  • Frases educativas sobre água;
  • Papel de cada um na preservação do Meio Ambiente.
Abaixo fotos das atividades da conferência.

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Turma 32 e a Cultura Indígena

"Somos da terra... A terra somos...Todo dia é nosso... Os nossos somos todos...
Precisamos usar nossa flecha da sabedoria com o arco da esperança e reconquistarmos o que éramos..."   India Anara Delrey  
Fonte - pensador
A turma 32, com a supervisora Verani, assistiu o vídeo: “Peixonauta - O caso do indiozinho”. Após o vídeo a turma confeccionou cocares ao som da música "Dia de Índio" da Xuxa.
Fotos da turma com os colares confeccionados.
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Giz de Cera

A professora Elisete, nas aulas de Arte com as turmas 101 e 102 do Ensino Médio noturno trabalhou a poesia de Cecília Meireles - "Canção de Outono".
A partir da discussão e reflexão sobre a poesia as turmas produziram "telas com giz de cera" a partir da exploração de "folhas de outono", coletadas na escola e arredores.
Parabéns às turmas e professora pelo belo trabalho.

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quinta-feira, 19 de abril de 2018

V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

"A Conferência na Escola envolve toda a comunidade escolar, de todos os turnos sem restrição de faixa etária e série. É o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local."
As atividades referentes ao tema da conferência - Tema Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas, tiveram sua culminância agora em abril.
A escola está desenvolvendo junto às turmas o "Projeto de Captação de Água da Chuva - Água: uma gota de cidadania", com o objetivo de reaproveitamento da água e criação de uma cultura de sustentabilidade ecológica.
Abaixo algumas fotos das atividades com as turmas:

Por que os(as) professores(as) adoecem ?

A reflexão nas escolas e nas mantenedoras sobre o adoecimento dos(as) professores(as) nas salas de aula é urgente.
Iniciamos a discussão com a transcrição de um texto do site "contratandoprofessores" que faz uma reflexão sobre o adoecimento dos(as) mestres.
“No Brasil, a carreira de professor está se tornando uma passagem, um momento de transição para outras funções.  O profissional fica no magistério somente até conseguir um cargo mais bem remunerado e provavelmente menos estressante.
Prova disso é que 25% dos docentes brasileiros têm menos de 30 anos e apenas 12% estão com idade acima de 50, bem diferente do que ocorre em outros países. Aqui, o professor ingressa no magistério ainda jovem, mas em poucos anos, deixa de ver perspectivas.
A baixa remuneração é a gota d’água num contexto desastroso, que combina elementos como superlotação das salas de aula, aumento da indisciplina e do desrespeito pelos mestres, indiferença das famílias e desprestígio social da profissão, falta de estrutura e de recursos nas escolas e o próprio despreparo dos professores para lidar com os desafios educativos de hoje.
Esse quadro tem como primeira consequência o chamado “mal-estar docente”:  
cada vez mais professores adoecem com problemas psicológicos associados a estresse, exaustão emocional, depressão,
cansaço crônico e frustração.
A categoria está entre as mais sensíveis à síndrome de burnout. São profissionais que entram na educação movidos pelo desejo de mudança social e lidam diariamente com o desalinhamento entre o sonho e a impossibilidade de alcançá-lo, entre a impotência diante do sistema de ensino e a cobrança da sociedade.
Decorrência disso é o alto número de atestados médicos se repetem pelas escolas do estado e do país.
Outra consequência é a perda de talentos, uma vez que muitos dos profissionais acabam aceitando propostas de trabalho em outras áreas.”
Obrigado!

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Dia Nacional do Livro Infantil

“O dia 18 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Livro Infantil por ser a data do nascimento de Monteiro Lobato, um colosso da literatura infantil brasileira.
Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.”                                                      Fonte - brasilescola
"O certo em literatura é escrever com o mínimo possível de literatura. (...) 
a mim me salvaram as crianças. De tanto escrever para elas, simplifiquei-me.“