"Unidos para transformar vidas!"

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Inscrições ENEM 2017

Lembramos a todos(as) interessados(as) que estamos na última semana para inscrições no ENEM 2017.
ltima semana para se inscrever no Enem 2017! O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou um balanço de que mais de 3 milhões de estudantes já fizeram sua inscrição no Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. Quem ainda não se inscreveu ainda tem até as 23h59min (de Brasília/DF) da próxima sexta-feira se cadastrar no site oficial.
Valor da taxa de inscrição do Enem 2017 teve considerado aumento que assustou a muitos participantes. Neste ano, um número maior de estudantes que vão participar das provas do Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio), nos dias 05 e 12 de novembro, terão que pagar o valor integral da taxa de inscrição desta edição, estipulado em R$ 82,00.
O Inep (Intituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou o edital do Enem 2017 no Diário Oficial da União (DOU), em 10 de abril."
Fonte - ENEM2017
Acesse a página para sua inscrição - CLICANDO AQUI!

domingo, 14 de maio de 2017

Mãe é de graça, ou o mundo não é material



Mãe é de graça
É bom ter mãe quando se é criança, e também é bom quando se é adulto. Quando se é adolescente a gente pensa que viveria melhor sem ela, mas é um erro de cálculo. Mãe é bom em qualquer idade. Sem ela, ficamos órfãos de tudo, já que o mundo lá fora não é nem um pouco maternal conosco.
O mundo não se importa se estamos desagasalhados e passando fome. Não liga se virarmos a noite na rua, não dá a mínima se estamos acompanhados por maus elementos. O mundo quer defender o seu, não o nosso.
O mundo quer que a gente fique horas no telefone, torrando dinheiro. Quer que a gente case logo e compre um apartamento que vai nos deixar endividados por vinte anos. O mundo quer que a gente ande na moda, que a gente troque de carro, que a gente tenha boa aparência e estoure o cartão de crédito.
Mãe também quer que a gente tenha boa aparência, mas está mais preocupada com o nosso banho, com os nossos dentes e nossos ouvidos, com a nossa limpeza interna: não quer que a gente se drogue, que a gente fume, que a gente beba.
O mundo nos olha superficialmente. Não consegue enxergar através. Não detecta nossa tristeza, nosso queixo que treme, nosso abatimento. O mundo quer que sejamos lindos, sarados e vitoriosos para enfeitar ele próprio, como se fôssemos objetos de decoração do planeta. O mundo não tira nossa febre, não penteia nosso cabelo, não oferece um pedaço de bolo feito em casa.
O mundo quer nosso voto, mas não quer atender nossas necessidades. O mundo, quando não concorda com a gente, nos pune, nos rotula, nos exclui. O mundo não tem doçura, não tem paciência, não para para nos ouvir. O mundo pergunta quantos eletrodomésticos temos em casa e qual é o nosso grau de instrução, mas não sabe nada dos nossos medos de infância, das nossas notas no colégio, de como foi duro arranjar o primeiro emprego.
Para o mundo, quem menos corre, voa. Quem não se comunica se trumbica. Quem com ferro fere, com fero será ferido. O mundo não quer saber de indivíduos, e sim de slogans e estatísticas. 
Mãe é de outro mundo. É emocionalmente incorreta: exclusivista, parcial, metida, brigona, insistente, dramática, chega a ser até corruptível se oferecermos em troca alguma atenção. Sofre no lugar da gente, se preocupa com detalhes e tenta adivinhar todas as nossas vontades, enquanto que o mundo propriamente dito exige eficiência máxima, seleciona os mais bem-dotados e cobra caro pelo seu tempo.

Mãe é de graça.”
Martha Medeiros
Fonte – aldeianago

Clique aqui e faça seu comentário e sua homenagem às mães!

quinta-feira, 11 de maio de 2017

PNAIC

Dia 29 de abril as Coordenadoras Pedagógicas da Escola, Andréa Reckziegel, juntamente com as professoras participantes do PNAIC Lisane Henz, Elisara Guerhard, Ingrid Helena Schneider, Adriana de Azevedo, Chaiane Lima da Silva foram convidadas a participar de um encontro presencial do PNAIC nas dependências do Castelinho.  Na ocasião o CTG Tropilha Farrapa representado pelo grupo de mulheres Farrapas e Tropilhanas apresentou algumas danças. Destaca-se a presença no grupo de duas professoras desta instituição Márcia Léia Bohn Weiler e Rejane Bianchine.  Após o momento artístico a Coordenadora Regional Greicy Weschefelder falou sobre a importância do momento e da importância do nosso papel enquanto educadores.
Para finalizar a manhã foi proporcionada uma Oficina Infantil de contação de histórias com a escritora Márcia Funke Dieter.
Pela tarde as escolas presentes foram convidadas a apresentar as demais o projeto elaborado a partir do caderno 6, do material didático proporcionado pelo PNAIC.
Nossa escola apresentou o Projeto "Brincadeira de criança".
Abaixo algumas fotos do projeto da escola.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Homenagem às Mães

Mamães!
Hoje a tarde, a partir das 16h a escola tem prevista uma homenagem ao Dia das Mães.
As turmas do CAT em Tempo Integral estão preparando com suas professoras uma homenagem especial para as mamães.
Os alunos ficarão na escola até o final das apresentações.
A programação de hoje a tarde está assim organizada:

HOMENAGEM ÀS MÃES!!!
1ª REFLEXÃO
     Vídeo – Como será com Sandra Anhemberg
2ª APRESENTAÇÃO 
     – 1º Ano ANDRÉIA FRANCISCA
     – 2º Ano 1 ADRIANA
     – 2º Ano 2 – LISANE
     Música: AMIGUINHO  Carrossel
3ª APRESENTAÇÃO
     – 3º Ano 1 – INGRID HELENA
     – 3º Ano 2 – JAQUELINE
     Música: OBRIGADO MÃE  Maiara Azevedo
4ª APRESENTAÇÃO
     – 4º Ano 1 – ELISARA
     – 4º Ano 2 – SABRINA
     Música: FICO ASSIM SEM VOCÊ – Claudinho e Buchecha
5ª APRESENTAÇÃO
     –  5º Ano 1 – MOISÉS
     –  5º Ano 2 – NADIR
     Música: TREM BALA – Ana Vilela
FECHAMENTO – COISA LINDA de Tiago Yorc
Clique aqui e deixe sua homenagem às mães!

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Sonhar

Dando continuidade ao trabalho "Sonhar", na turma 81 os alunos aplicaram e representaram a pesquisa realizada em cartazes, feitos com muita dedicação e capricho.

Encerrando o projeto na aula de ensino religioso os alunos responderam à seguinte pergunta: "Qual o sonho que você deseja realizar na sua vida?"
Nossos alunos tem lindos sonhos, todos possíveis de serem realizados.
Abaixo alguns relatos e fotos to trabalho.
     - Guilherme - quer ser bombeiro, policial ou piloto de avião.
     - Naiely - quer viajar muito e conhecer vários países.
     - Leonardo - "afirmou" que vai ser advogado.
     - Eduardo - já se informou e vai ser militar do exército.
     - Eliane - pretende ser cantora ou desenhista e quer ter um bom trabalho para ajudar sua família.
     - Sabrina N - sonha em fazer a carteira de motorista e dirigir seu próprio carro.
     - Lelia - ama animais e quer ser veterinária.
     - Samuel - almeja ser piloto de avião.
     - Wesley, Cassiane e Erika querem conseguir um bom emprego para ajudar suas famílias e ter melhores condições de vida.
Belos sonhos, todos e todas  buscando sua realização, pois afinal ...
"Sonhar é a essência do nosso existir."

domingo, 7 de maio de 2017

Eleição do Conselho Escolar

Lembramos a todos(as) interessados(as) que o prazo final para a inscrição de chapas para a eleição do Conselho Escolar encerra amanhã, dia 08 de maio.
As chapas integram representantes dos quatro segmentos da escola - estudantes, pais, funcionários e professores.
Interessados em formar chapas devem entrar em contato com a Comissão Eleitoral para a entrega da documentação necessária.
Participe!
Informe-se!
“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.” Paulo Freire

sábado, 6 de maio de 2017

Formação PNAIC

Hoje nossas professoras do CAT em Tempo Integral participaram de mais um momento de formação do
PNAIC - Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa, realizada no CEP Castelo Branco. Esta etapa do PNAIC trabalha a arte e as mídias na alfabetização. Para tratar deste tema, o encontro de hoje contempla uma das expressões da arte que é a música. A professora Lúcia Marques, trabalhou uma oficina de musicalização resgatando e oferecendo muitas opçoes para que se utilize na alfabetização esta importante ferramenta que é a música. As midias na alfabetização serão trabalhadas através de uma conversa com a Liane do NTE e através do estudo do caderno 04 do PNAIC 2016. Da nossa escola participam: Andréia Francisca, Andrea Reckziegel, Lisane, Ingrid, e Elisara como Aes e CPs e a professora Verani como Orientadora de estudos. Com esta atividade foram encerradas as atividades da etapa de 2016. Parabéns a todas pela participação e dedicação. Ao lado e abaixo algumas fotos da formação.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Círculo de construção da paz

Foi realizada a dinâmica do "Círculo de construção de paz" com os(as) estudantes do 1° ano do Ensino Médio, turma 102 do noturno.
O círculo teve a participação dos alunos e dos professores Anildo e Lioni.
"Os Círculos proporcionam um momento de fala e de escuta respeitosa, onde cada um pode falar de coração para coração. É um momento único para conhecermos nossos alunos", diz a professora, que pretende, ao longo do ano, organizar novos círculos.
Os Círculos de Construção de Paz proporcionam um ambiente de segurança e confiança para partilhar o dialogo. Os participantes aprendem a desenvolver a consciência emocional e a praticar a cultura de paz nas relações interpessoais."                       
Os valores diretrizes construídos no grupo partiram da reflexão das frases de Martin Luther King.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

20 anos sem Paulo Freire: uma memória atual e necessária

"Há exatos 20 anos, em 2 de maio de 1997, morria um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, Paulo Freire. É o brasileiro mais homenageado da história, com 29 títulos de doutor honoris causa de universidades da Europa e América e diversos prêmios internacionais, como o de Educação para a Paz da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), recebido em 1986.
Paulo Freire defendeu uma educação crítica como prática da liberdade, a educação como ato dialógico e a necessidade de o professor ser pesquisador e ter rigor científico nas suas aulas, entre tantos outros aspectos. Duas décadas após a sua morte, essas ideias continuam vivas e cada vez mais presentes nas ações, projetos e políticas de educação integral."
"... Paulo Freire, que nos deixou o legado de uma pedagogia crítica e libertadora dos oprimidos. Ela compreende a educação no sentido amplo, como processo de formação, cujo objetivo fundamental é de humanizar e emancipar.
Suas formulações, sua prática educativa, demonstraram que a educação não pode se limitar a transmitir conteúdos, mas, sobretudo, a produzir conhecimentos como elemento constituinte da prática da liberdade. Ele afirma que “não basta saber ler que ‘Eva viu a uva’. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho”. Ou seja, a educação, ao pretender emancipar, deve tomar como ponto de partida a realidade, a situação de exploração dos oprimidos e análise crítica desta, para a busca da superação dessa situação de opressão, através da luta, organização e a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Freire acreditava profundamente no ser humano e nos ensinou que somos seres inconclusos, compreendendo a educação e a aprendizagem como processos que perduram a vida toda. Dessa forma, acreditava que a mudança é possível, e compreendia a educação como uma instrumento para essa mudança, recusando o pensamento fatalista (neoliberal) que nega o sonho de outro mundo possível. Nas palavras de Freire, “a educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas, as pessoas mudam o mundo”.
Ele nos inspira a nutrir o nosso difícil e sempre atual processo de luta pela superação das opressões. No dia 17 de abril de 1997, em sua última entrevista, referiu-se à marcha do MST como uma das expressões da importância da organização dos que não têm escola, dos reprovados, dos que querem amar e não podem. “Eu estou absolutamente feliz por estar vivo ainda e ter acompanhado essa marcha histórica que, como outras, revela o ímpeto da vontade amorosa de mudar o mundo”.
O mestre Freire está vivo nas diversas educadoras e educadores que ensinam a ler criticamente o mundo e nas educandas e educandos que aprendem que a liberdade está além do ABC. Seu legado está presente na luta por uma Educação Pública e Popular."
Links sobre os 20 anos da perda de um dos maiores educadores brasileiros de todos os tempos: 
Paulo Freire - Patrono da Educação Brasileira
Clique aqui e faça seu comentário!