#####################################################################################
domingo, 18 de fevereiro de 2024
Mensagens de boas-vidas 4
#####################################################################################
sábado, 17 de fevereiro de 2024
Volta às Aulas
#####################################################################################
Escolas sendo preparada
"As férias
escolares são um momento essencial para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Por isso, é preciso fugir da definição equivocada de que é apenas
uma fase de descanso das rotinas em sala de aula, pois é, acima de tudo, uma
oportunidade incrível para fortalecer vínculos, relaxar a mente, adquirir novos
conhecimentos de uma maneira divertida, criativa e sem aquela ideia de algo
maçante.
Essa ruptura com as obrigações diárias, leia-se acordar cedo, ter horários, cumprir com as tarefas de casa e outras atividades, é fundamental para aliviar as tensões, combater o estresse e o cansaço normais do fim do semestre. Fora isso, essa etapa de descanso vai ser preponderante para assegurar o rendimento nos meses seguintes. Recarregar as energias faz toda a diferença na volta às aulas." Fonte - dombosco
Enquanto os estudantes e professores aproveitavam, seu merecido e necessário descanso, a direção da escola e alguns setores se esmeravam em preparar a escola para o ano letivo de 2024.
Roçadas, troca de piso, consertos diversos, murais nos corredores, portas das salas, identificação dos espaços e muitas outras atividades vem acontecendo já desde a primeira semana do ano. Em fevereiro, com o retorno dos funcionários e professores, respectivamente dias 1º e 5, o trabalho de limpeza e reformas foi acentuada como também a formação pedagógica e preparação dos espaços pedagógicos.
Essa ruptura com as obrigações diárias, leia-se acordar cedo, ter horários, cumprir com as tarefas de casa e outras atividades, é fundamental para aliviar as tensões, combater o estresse e o cansaço normais do fim do semestre. Fora isso, essa etapa de descanso vai ser preponderante para assegurar o rendimento nos meses seguintes. Recarregar as energias faz toda a diferença na volta às aulas." Fonte - dombosco
Enquanto os estudantes e professores aproveitavam, seu merecido e necessário descanso, a direção da escola e alguns setores se esmeravam em preparar a escola para o ano letivo de 2024.
Roçadas, troca de piso, consertos diversos, murais nos corredores, portas das salas, identificação dos espaços e muitas outras atividades vem acontecendo já desde a primeira semana do ano. Em fevereiro, com o retorno dos funcionários e professores, respectivamente dias 1º e 5, o trabalho de limpeza e reformas foi acentuada como também a formação pedagógica e preparação dos espaços pedagógicos.
#####################################################################################
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024
Encontro de Formação de professores da Univates na escola
Ontem, dia 15 de fevereiro de 2024, que um grupo de professores da UNIVATES, de diferentes áreas, optaram de realizar um estudo em território antes de iniciar o ano letivo de 2024.
Na escola, o Orientador Educacional Anildo Giacobbo, o Coordenador pedagógico do Ensino Médio Lucas Massena de Oliveira, o professor Günter Wüst e professora Juliane Massmann, falaram aos professores a respeito do projeto da Escola e da realidade do Bairro Santo Antônio. Os professores ressaltaram que a EEEM Santo Antônio é uma escola viva e restaurativa que promove a cultura da paz, atenta à diversidade e inclusiva. Envolvida com a metodologia que promova a paz na construção de uma realidade pacífica e empática. “Nossa missão é promover uma Educação de qualidade envolvendo as famílias, os alunos, levando-os a construir sua história com responsabilidade, dignidade e autonomia, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa.
Na escola, o Orientador Educacional Anildo Giacobbo, o Coordenador pedagógico do Ensino Médio Lucas Massena de Oliveira, o professor Günter Wüst e professora Juliane Massmann, falaram aos professores a respeito do projeto da Escola e da realidade do Bairro Santo Antônio. Os professores ressaltaram que a EEEM Santo Antônio é uma escola viva e restaurativa que promove a cultura da paz, atenta à diversidade e inclusiva. Envolvida com a metodologia que promova a paz na construção de uma realidade pacífica e empática. “Nossa missão é promover uma Educação de qualidade envolvendo as famílias, os alunos, levando-os a construir sua história com responsabilidade, dignidade e autonomia, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa.
À medida que nos movemos para o horizonte, novos horizontes vão surgindo, num processo infinito. Mas, ao invés de isso nos desanimar, é justamente isso que tem de nos botar, sem arrogância e o quanto antes, a caminho. Os horizontes nos levam às fronteiras, que nos transportam para novos espaços, cujos caminhos geram outras experimentações que não aquilo que tradicionalmente é estudado. E neste atravessamento nos perguntamos: Para que serve o ensino e a prendizagem se não para isso do ir ao encontro com a diferença?
Segundo os professores da UNIVATES, o Projeto Interdisciplinar de Cuidado em Saúde no bairro Santo Antônio, tem como principal objetivo, integrar comunidade local e universidade, proporcionando aos estudantes um contato direto com a realidade social na qual estão inseridos, bem como, promover a melhora da qualidade de vida dos participantes. Entre as atividades realizadas, estão as visitas domiciliares onde ocorrem ações de promoção, prevenção e cuidados em saúde e rodas de conversa com a equipe da ESF. Anildo Giacobbo
#####################################################################################
quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024
Somos Laços - 2024
Ontem pela manhã, dando continuidade às atividades referente a jornada pedagógica, participamos de uma reunião de formação na sala de vídeo, onde uma das atividasdes foi a participação em uma dinâmica que tinha, entre os principais objetivos, o reconhecimento da importância de cada um na equipe e a reflexão da sobre jornada pessoal de cada um.
Durante a atividade os professores montaram um painel com suas fotos unidas por laços, fazendo referência ao projeto da escola - SOMOS LAÇOS - 2024.
Durante a atividade os professores montaram um painel com suas fotos unidas por laços, fazendo referência ao projeto da escola - SOMOS LAÇOS - 2024.
#####################################################################################
Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil
"No dia 15 de fevereiro a comunidade global celebra o Dia Internacional do Câncer Infantil com uma campanha colaborativa para aumentar a conscientização sobre o câncer infantil e expressar apoio às crianças e adolescentes com câncer, os sobreviventes da doença e suas famílias.
O câncer é a principal causa de morte de crianças e adolescentes em todo o mundo. A cada ano, mais de 400.000 crianças são diagnosticadas com câncer. Na região das Américas, a estimativa foi de 32.065 novos casos de câncer em 2020 em crianças de 0 a 14 anos; deles, 20.855 casos foram na América Latina e no Caribe.
Crianças com câncer que vivem em países de renda baixa e média enfrentam injustiças inaceitáveis na detecção precoce, no diagnóstico e no acesso a tratamento de qualidade e a cuidados paliativos. Os resultados inferiores atingidos por essas crianças são uma ameaça à coesão social, à prosperidade econômica e ao cumprimento das metas globais incluídas na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
A Iniciativa Global para o Câncer Infantil da Organização Mundial da Saúde (OMS) visa melhorar os resultados para crianças com câncer em todo o mundo. O objetivo é dar a todas as crianças com câncer a melhor chance de sobreviver, de viver uma vida plena e abundante e de viver e morrer sem sofrimento. Trabalhando além das fronteiras, setores e disciplinas, podemos criar um futuro melhor para as crianças com câncer.
Assim como nos países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos pela doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.
Os pais e/ou responsáveis devem estar alertas às queixas das crianças e, ao sinal de alguma anormalidade, levá-los para avaliação de um profissional de saúde.
O câncer em adultos está ligado ao envelhecimento, ao tabagismo, ao consumo de álcool, entre outros riscos de exposição, já o câncer na infância não tem relação com fatores ambientais e de estilo de vida. Por esse motivo, é muito importante o diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento. Atenção a alguns sinais e sintomas, como:
– Perda de peso contínua e inexplicável;
– Dores de cabeça com vômito de manhã;
– Aumento do inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações;
– Protuberância ou massa no abdômen, pescoço ou qualquer outro local;
– Desenvolvimento de uma aparência esbranquiçada na pupila do olho ou mudanças repentinas na visão;
– Febres recorrentes não causadas por infecções;
– Hematomas excessivos ou sangramento, geralmente repentinos;
– Palidez perceptível ou cansaço prolongado." Fonte - cspb
#####################################################################################
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024
Dia Internacional da Doação de Livros
"Dia Internacional da Doação de Livros.
Doá-los é um ato que vai além do estimulo à leitura.
É uma atitude de transformação social."
"Dia de doar, trocar e compartilhar livros. Essa é a proposta do International Book Giving Day ou Dia Internacional da Doação de Livros, que ocorre hoje (14/2). A mobilização mundial visa a incentivar o hábito da leitura, promover a sustentabilidade e questionar o consumismo. Para celebrar a data do bem, o Metrópoles elencou cinco obras para fazer um leitor feliz.Doá-los é um ato que vai além do estimulo à leitura.
É uma atitude de transformação social."
De acordo com pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro, o número de leitores no Brasil caiu de 56% em 2015 para 52% em 2019. A fim de avaliar o comportamento do leitor brasileiro, o estudo é promovido a cada quatro anos, e, desde 2007, busca contribuir para o estabelecimento de políticas públicas que estimulem a prática da leitura. A última edição contou com 8.076 entrevistas em 208 municípios, sendo 5.874 nas capitais de 26 estados e do Distrito Federal.
O dia pode ser aproveitado para dar um livro a um amigo ou parente. Mas é possível ir além. Assim, deixar livros em uma sala de espera ou doá-los em orfanatos, hospitais, abrigos e bibliotecas comunitárias são ações que fazem jus à existência da data." Fonte - metropoles
Acompanhe as sugestões do site metropoles clicando aqui!
#####################################################################################
terça-feira, 13 de fevereiro de 2024
Mensagem de boas-vindas 2 e 3
#####################################################################################
segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024
Escola Campeã! (sempre atual)
Charge publicada pelo sociólogo Emir Sader em sua conta no Twitter: Atualizado em 23 de fevereiro de 2020 às 19:35
#####################################################################################
domingo, 11 de fevereiro de 2024
Mensagem de boas-vindas
Fonte - canal do youtube da escola
#####################################################################################
Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências
"Em 22 de dezembro de 2015, a Assembleia Geral
das Nações Unidas estabeleceu este Dia Internacional, comemorado anualmente,
para reconhecer o papel fundamental exercido pelas mulheres e pelas meninas na
ciência e na tecnologia, por meio da Resolução A/RES/70/212.
O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, é implementado pela UNESCO e pela ONU-Mulheres, em colaboração com instituições e parceiros da sociedade civil que têm como objetivo fomentar o papel de mulheres e meninas na ciência. Este Dia é uma oportunidade para promover, de forma plena e igualitária, o acesso à ciência e a participação de mulheres e meninas nessa área. A igualdade de gênero é uma prioridade global da UNESCO, e o apoio a jovens meninas, sua formação e suas habilidades plenas para fazer com que suas ideias sejam ouvidas impulsionam o desenvolvimento e a paz.
Enfrentar alguns dos maiores desafios da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável – que vão da melhoria da saúde ao combate à mudança climática – dependerá do aproveitamento de todos os talentos. Isso significa fazer com que mais mulheres trabalhem nessas áreas. A diversidade na área de pesquisa amplia o grupo de pesquisadores talentosos, trazendo novas perspectivas, novas aptidões e criatividade. Este Dia nos lembra que mulheres e meninas desempenham um papel essencial nas comunidades de ciência e tecnologia e que, por isso, sua participação deve ser fortalecida." Fonte - UNESCO
Outros links sobre a data:
- 11 de fevereiro: Dia internacional das mulheres e meninas na ciência - terra
O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, é implementado pela UNESCO e pela ONU-Mulheres, em colaboração com instituições e parceiros da sociedade civil que têm como objetivo fomentar o papel de mulheres e meninas na ciência. Este Dia é uma oportunidade para promover, de forma plena e igualitária, o acesso à ciência e a participação de mulheres e meninas nessa área. A igualdade de gênero é uma prioridade global da UNESCO, e o apoio a jovens meninas, sua formação e suas habilidades plenas para fazer com que suas ideias sejam ouvidas impulsionam o desenvolvimento e a paz.
Enfrentar alguns dos maiores desafios da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável – que vão da melhoria da saúde ao combate à mudança climática – dependerá do aproveitamento de todos os talentos. Isso significa fazer com que mais mulheres trabalhem nessas áreas. A diversidade na área de pesquisa amplia o grupo de pesquisadores talentosos, trazendo novas perspectivas, novas aptidões e criatividade. Este Dia nos lembra que mulheres e meninas desempenham um papel essencial nas comunidades de ciência e tecnologia e que, por isso, sua participação deve ser fortalecida." Fonte - UNESCO
Outros links sobre a data:
- 11 de fevereiro: Dia internacional das mulheres e meninas na ciência - terra
#####################################################################################
sábado, 10 de fevereiro de 2024
Carnaval com responsabilidade e respeito
#####################################################################################
Assinar:
Postagens (Atom)