"Unidos para transformar vidas!"

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Escuta sensível em “O mundo que sei”

Em 22 de janeiro de 2024 a plataforma porvir publicou, na sessão "Inovações em Educação" reportagem de Ana Luísa D'Maschio com o título "
Minissérie revela como as crianças veem e explicam o mundo", onde por meio da escuta sensível, projeto multimídia "O mundo que sei" dá voz a meninos e meninas de 6 a 12 anos, com debates em podcast e documentário online com acesso gratuito.
Imagine a seguinte cena: você está em uma sala, com um sofá e um aparelho de televisão dos anos 1970. Ao ligá-lo, escuta a voz de Solo, uma inteligência alienígena que fala português, viajou 50 mil anos luz para conhecer a Terra e quer contar com a sua ajuda para descobrir o que acontece no nosso planeta. O que você responderia? O cenário faz parte da minissérie “O mundo que sei”, que escutou respostas, perguntas e reflexões de 23 crianças, de 6 a 12 anos, de diferentes classes econômicas e de seis territórios de São Paulo.
Ao todo, o projeto reúne um documentário online com seis episódios gratuitos e uma temporada de podcast. E a ficção fica apenas com a personagem Solo. Por meio de brincadeiras e dinâmicas, a turma debate assuntos sensíveis, como saúde mental, diversidade e meio ambiente. De maneira muito espontânea, meninos e meninas contam como as questões do mundo contemporâneo afetam diretamente a infância.

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Escola pública com impressionantes notas na redação do Enem

Os estudantes da Escola Estadual Albanízia
de Oliveira Lima osam para a foto com suas
notas na redação do ENEM 2023
(Arquivo Pessoal/Reprodução)
"A escola pública com impressionantes notas na redação do Enem" - Pelo menos 75 alunos da escola estadual no Pará atingiram mais de 900 pontos na redação do Enem 2023, este é o título da postagem no site guiadoestudante feita por Taís Ilhéu, datada de 18 de janeiro de 2024.
"Desde a última terça-feira (16), quando saíram as notas do Enem 2023, a professora Ione Franco anda atônita. Ela já atendeu a inúmeros pedidos de entrevista, tirou dezenas de fotos e respondeu incontáveis mensagens no WhatsApp. Não é para menos: a escola pública onde ela leciona em Belém do Pará viralizou nas redes sociais, já que 75 de seus estudantes tiraram mais de 900 pontos na redação do exame. Pelo menos 200, contabiliza até agora, tiraram notas maiores que 780.
“Uma euforia! Foi um negócio gigantesco de felicidade para a escola, para toda a comunidade e para Belém do Pará”, contou Ione ao GUIA DO ESTUDANTE.
No vídeo que circula na internet, os alunos da professora de redação entoam seu nome enquanto seguram placas com as notas atingidas nesta edição: 980, 960, 940. Em coro, emendam na “marcha do vestibular”, tradição em Belém para comemorar a entrada na universidade – um presságio das aprovações que, para Ione, com certeza virão nas próximas semanas. O vídeo foi gravado nesta quarta-feira (17), quando cerca de 100 alunos deram um tempo das férias e se reuniram na escola para comemorar os resultados do Enem.
A professora paraense, formada em Letras pela UFPA (Universidade Federal do Pará), sabe pela experiência de anos anteriores do quanto os estudantes da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima são capazes. Em 2023, 64 deles foram aprovados em universidades federais. Os resultados na redação do Enem também haviam sido excepcionais na edição passada: 26 estudantes tiraram mais de 900 pontos. Desta vez, o número praticamente triplicou."   Fonte - guiadoestudante
Acompanhe toda a reportagem de Taís Ilhéu no site guia do estudante clicando aqui!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

... cara é a Ignorância!

Fonte - pensador

Fonte - google

Fonte - google

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

domingo, 21 de janeiro de 2024

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa


Fonte - justica
"No Brasil, no dia 21 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído pela Lei Federal nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, após a morte da Iyalorixá baiana. Fundadora do Ilê Asé Abassá, Gildásia dos Santos e Santos, conhecida como  Mãe Gilda, que teve sua casa e terreiro invadidos por um grupo de outra religião. Injustamente caluniada, perseguida e agredida física e verbalmente junto com o marido, ela morreu, vítima de um infarto fulminante
.
No Brasil, a Constituição Brasileira, em seu Artigo V, Inciso VI, preconiza que é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias, entretanto, a desinformação, o preconceito, a discriminação e a intolerância continuam sendo os principais motivos do desrespeito as religiões.
Essa data em reverência a Mãe Gilda, é um momento oportuno para reflexão, sobretudo atualmente, em que é crescente o número de denúncias de prática de atos de intolerância religiosa no País."   Fonte - justica
RESPEITAR O PRÓXIMO É CULTIVAR A PAZ!
"O Brasil registrou 2.124 violações de direitos humanos relacionadas à intolerânciareligiosa durante todo o ano de 2023. O número, divulgado pelo Disque 100 – Disque Direitos Humanos, indica um aumento de 80% na comparação com o ano anterior, quando foram compiladas 1.184 violações provenientes de diversas regiões do Brasil. As religiões de matriz africana seguem como as mais afetadas pela violência e intolerância religiosa. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia chamam atenção pela recorrência nos casos.
Fonte - gov.br
A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (ONDH/MDHC) divulgou o balanço neste domingo (21) por ocasião do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
“Acredito na cultura de paz!”, destaca a coordenadora-geral de Promoção da Liberdade Religiosa do MDHC, Iyá Gilda de Oxum. À frente da unidade que compõe a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SNDH/MDHC), a gestora ressalta o poder da denúncia. “Toda e qualquer denúncia precisa ser feita primeiramente pelo Disque 100. A partir disso, todas as providências serão tomadas, inclusive no que diz respeito ao que nos cabe como coordenação. Denunciar é mostrar que esses casos não ficarão na impunidade”, afirma.
Sobre o aumento no número de denúncias, Iyá Gilda reforça que, graças à divulgação do canal de denúncias, os casos ganham maior visibilidade. “Os crimes de intolerância religiosa, infelizmente, sempre existiram. O que mudou é que hoje nós temos canais que nos dão o direito de fazer a denúncia sem medo e de maneira anônima, como é o caso do Disque 100. Então, eu sempre indico esse caminho para denunciar toda e qualquer tipo de violência,” analisa."  Fonte - gov.br

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

Itinerários Amazônicos

A plataforma porvir apresenta um programa que leva Amazônia para currículo do ensino médio. Com apoio técnico do Porvir, Instituto Iungo, Instituto Reúna e Uma Concertação pela Amazônia lançam Itinerários Amazônicos, com materiais pedagógicos e oferta de formação continuada para educadores".
A postagem foi publicada pela redação da plataforma em 16 de agosto de 2023.
"No momento em que o mundo se volta para as discussões sobre desenvolvimento sustentável do território amazônico na recém realizada Cúpula da Amazônia, o Instituto iungo, Instituto Reúna e Uma Concertação pela Amazônia lançam o programa Itinerários Amazônicos
O programa Itinerários Amazônicos visa garantir a Amazônia nos currículos do ensino médio, em toda sua complexidade, e promover conhecimento e consciência sobre essa região tão fundamental para o Brasil e o planeta. 
Instituto Porvir é parceiro técnico do projeto, tendo prestado assessoria para arquitetura da informação e realizado a produção executiva da plataforma digital itinerariosamazonicos.org.br, onde estão disponíveis gratuitamente materiais pedagógicos sobre temas amazônicos, como mudanças climáticas, questões sociais e econômicas da Amazônia, de maneira articulada com a Base Nacional Comum Curricular e os currículos estaduais de ensino médio.
Para incentivar que os temas que tocam a região estejam nas salas de aula, o programa Itinerários Amazônicos também realiza formação continuada com educadores das redes de ensino. 
O encontro de lançamento reuniu autoridades políticas, lideranças amazônicas, estudantes e educadores da região, além dos representantes das instituições parceiras. O programa já está presente em oito dos nove estados da Amazônia Legal. Juntos, esses estados têm mais de 54 mil professores, 1 milhão de estudantes e 3 mil escolas de ensino médio. 
“A cada evento internacional, como a Cúpula da Amazônia e a COP, que também será sediada em Belém, a Amazônia é colocada no centro do debate mundial sobre desenvolvimento sustentável e há uma mobilização pela sua conservação. Mas precisamos colocar a Amazônia nas nossas conversas diárias, pois precisamos conhecê-la para aprender a cuidar dela, a respeitá-la, a protegê-la, a promover o desenvolvimento com ela e a conservá-la. O programa Itinerários Amazônicos tem esse objetivo, levar a Amazônia para a sala de aula, em uma abordagem complexa, trabalhando com os jovens as dimensões ambiental, histórica, cultural, social e econômica”, afirma Paulo Emílio de Castro Andrade, presidente do Instituto iungo."  Fonte - porvir

sábado, 20 de janeiro de 2024

Civilizações antigas na Amazônia

Fonte - agorajoinville
"Uma série de arqueólogos está dedicada ao estudo do Vale Upano, no Equador, há várias décadas. Dia 12 de janeiro, os pesquisadores divulgaram dados desses esforços. Entre eles, informações que revelam a existência de uma rede de cidades na Amazônia, que data de milhares de anos. As evidências apontam para a existência de sítios arqueológicos na região amazônica que vai do Equador ao Brasil. Então, eles conseguiram finalmente desvendar segredos milenares ocultos sob a densa vegetação da floresta amazônica. A revelação ocorreu graças à tecnologia de LiDAR aéreo. Trata-se de um método que utiliza pulsos de laser refletidos na paisagem, conforme informou a revista científica Live Science.
Rede de estruturas milenares

O que surpreendeu os arqueólogos foi a descoberta de uma rede intrincada de estruturas e estradas milenares. Ao que tudo indica, elas estavam habilmente escondidas sob a exuberante copa da Amazônia. Com uma antiguidade de 2.500 anos, este é o primeiro e maior exemplo registrado de uma civilização agrícola na densa floresta tropical.
A civilização em questão ocupou a região desde aproximadamente 500 a.C. Então, perseveraram até algum momento entre 300 e 600 d.C. É o que indicam as escavações arqueológicas. As imagens capturadas pelo LiDAR aéreo revelaram a complexidade da sociedade, com milhares de plataformas retangulares de terra, estruturas de praças e montes interligados por uma extensa rede de estradas e caminhos para pedestres.
Fonte - istoe
Avaliação na Amazônia

Os pesquisadores utilizaram o mesmo método para avaliar metade do extenso território construído por culturas pré-hispânicas, abrangendo cerca de 600 quilômetros quadrados. Essa investigação revelou agrupamentos de quase 15 assentamentos, variando em tamanho e número de estruturas.
Alguns desses assentamentos apresentavam “enormes montes” de até 8 metros de altura, destacando a complexidade e grandiosidade do local. O pesquisador responsável, Stephen Rostain, enfatizou a variedade impressionante das construções e a imponência de algumas estruturas descobertas.
Essa descoberta representa um marco na compreensão da ocupação humana na Amazônia, desafiando as noções anteriores sobre as capacidades das civilizações antigas na região. A utilização inovadora da tecnologia oferece uma visão sem precedentes da rica história oculta sob a densa vegetação, redefinindo nossa compreensão da complexidade civilizacional na floresta amazônica."   Fonte - redebrasilatual
Outros links sobre o tema:
     - A civilização perdida gigante encontrada na Amazônia equatoriana - bbc
     - Arqueólogos encontram vestígios de uma grande civilização na Amazônia - redebrasilatual
     - Cientistas descobrem rastros de civilização perdida na Amazônia - istoe
     - Cientistas confirmam descoberta de edificações milenares conhecidas como Ratanabá na Amazônia - agorajoinville
     - Civilização de mais de 2,5 mil anos é descoberta na Amazônia - correiobrasiliense

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Valorização profissional dos docentes

Foi sancionada, na última terça-feira (16), o projeto de lei (n. 88/ 2018) que cria diretrizes para a valorização dos profissionais da educação escolar básica pública.
PONTO A PONTO:
Saiba o que muda com a lei que melhora as condições na rede básica

Presente no evento de sanção, o ministro da Educação, explicou os principais pontos da medida, que deve ser centrada em três pontos principais: plano de carreira, ambiente de trabalho e formação continuada.
Na lei, são estabelecidas diretrizes para implementação do projeto por estados e municípios. O ministro abordou a importância da valorização profissional dos docentes.
“O projeto dá diretrizes em três eixos, de plano de carreira, de ambiente de trabalho e de formação. Também trata das diretrizes para que estados e municípios possam seguir e implementar. Para a valorização, que é um grande problema hoje, não só do Brasil, mas do mundo inteiro. É até um dos temas do G20, na Câmara dos Deputados, este ano, que será a questão da valorização dos professores nos países do G20. Estamos perdendo a vontade das pessoas quererem ser professores. A gente sabe da importância dessa atividade, dessa profissão”, comentou o ministro.
Além de garantir um plano de carreira para os professores, a legislação também contempla profissionais de suporte pedagógico, como direção e administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional. Profissionais de suporte técnico e administrativo com formação técnica ou superior em áreas pedagógicas, ou relacionadas, também estão incluídos na lei.
A lei estabelece critérios para o ingresso, estruturação, promoção, remuneração, jornada de trabalho e outras questões para os profissionais. Também fica estabelecido um programa permanente de formação continuada aos professores.
Condições de trabalho, o número de alunos por turma, a disponibilidade de recursos didáticos, salubridade, segurança, suporte para transporte escolar também fazem parte da legislação.   Fonte - iclnoticias


EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Mulheres cientistas

"Marie Curie foi uma das mulheres a mudar a história e os rumos do estudo da radioatividade, bem como mostrou ao mundo o valor intelectual e a riquíssima contribuição que as mulheres podem fornecer ao mundo científico, o qual era, outrora, de caráter predominantemente masculino.
Marie Curie foi a primeira pessoa a receber o prêmio Nobel duas vezes, um em Física, ao demonstrar a existência da radioatividade natural em 1903, e o outro em Química, pela descoberta de dois novos elementos químicos em 1910.
Desde a infância, Marie Curie aprendeu a enfrentar e vencer desafios impostos pela sociedade e pelas condições de vida, sendo um grande exemplo como cientista para homens e, principalmente, para as mulheres, pois mostrou que elas são capazes de promover descobertas tão ou mais importantes."
Principais contribuições de Marie Curie
Na sua tese de doutorado, Marie Curie escolheu o tema raios urânicos, radiação que havia sido descoberta pelo físico inglês Becquerel. Em seu trabalho, ela conseguiu provar que o óxido de urânio é um mineral capaz de eliminar a radiação armazenada nos átomos.
A partir dessa pesquisa, Marie Curie descobriu a radioatividade, já que Becquerel não prosseguiu com seus estudos com o urânio. Marie e Pierre Curie continuaram a buscar outros minerais na natureza que pudessem também apresentar atividade radioativa. Nessas pesquisas, eles desenvolveram uma técnica laboratorial denominada cristalização fracionada, que consiste em aquecer um material a elevadas temperaturas e resfriar gradativamente."
"No ano de 1898, Marie e Pierre Curie apresentam ao mundo científico a descoberta de dois novos elementos químicos, o polônio e o rádio. Com essas pesquisas, Pierre, em particular, verificou que a radiação podia matar células de tecido doente, ou seja, iniciou o estudo da radioterapia."
"Após a morte de Pierre, em 1906, Marie passou a lecionar e também continuou a realizar diversas pesquisas. Uma delas, extremamente importante, foi o desenvolvimento de um radiógrafo, um equipamento para a realização de radiografias que foi utilizado durante a Primeira Guerra Mundial."

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Como melhorar a educação do Brasil em 2024

"Como melhorar a educação do Brasil em 2024" é o título de uma postagem feita edocente, datado de 12 de dezembro de 2023.
"A história da educação brasileira tem suas marcas por um percurso de avanços e retrocessos, em parte pelo modo como muitas iniciativas positivas não receberam a continuidade adequada pelos governos de cada período, o que nos leva a um constante retorno ao ponto de partida.

Nesse processo, a sensação que fica é que poderíamos, enquanto sociedade, estar em uma posição muito melhor se a educação fosse compreendida como uma prioridade.

Como rápidos exemplos, podemos lembrar do Plano Nacional de Alfabetização, elaborado por Paulo Freire e oficializado em 1964, mas encerrado, menos de três meses depois, por causa do golpe militar.

Podemos recordar ainda, já nos anos 1980, dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), projeto educacional inovador na cidade do Rio de Janeiro, fruto das perspectivas pedagógicas de Darcy Ribeiro, que tinha como objetivo ofertar educação pública de qualidade em horário integral.

Mas, com o passar do tempo e as mudanças de governo, acabou sendo sucateado e tendo suas principais ações descontinuadas.

Mais recentemente, podemos lembrar da queda de investimentos em educação, que atingiu o pior patamar dos últimos dez anos, os problemas de gestão em torno do ENEM, com a menor número de inscritos desde 2005[1], ou ainda o corte dos recursos para as universidades federais, que caiu 45% nos últimos quatro anos.[2]"   Fonte - edocente
Clique no link 
edocente e acompanhe toda a reportagem!


EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Resultados do ENEM 2023

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já podem conferir os resultados individuais na Página do Participante. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram as notas 
após coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 16 de janeiro, na sede do Ministério. O Enem foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado, para 2,7 milhões de pessoas.
 
As notas podem ser visualizadas na Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br. Caso o candidato não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, deve-se clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.   Fonte - mec

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Conhecimento é poder

O site medium, em postagem de Claudio Tsuyoshi Suenaga publicada dia 7 de julho de 2023, apresenta a imagem desta escultura de uma menininha com livros na gangorra que supera o gordo com o Game Boy, nos transmite uma mensagem genial, e não é à toa que viralizou.
No entanto, ela não está no Japão, como se tem veiculado, e sim na China, em Heihe (黑河), Heilongjiang, em um passeio ribeirinho no lado sul do rio Amur, em frente a cidade russa de Blagoveshchensk, ao norte.
A autoria é da Quyang County Hanbo Sculpture Co., Ltd.,um fabricante profissional de esculturas em resina, cobre fundido, pedra, etc.: http://www.qyhbds.com/Product/xiaoyuandiaosu/3068.html
A inscrição diz “知識就是力量” (知识就是力量 em chinês simplificado), ou “Conhecimento é poder”, uma referência à famosa frase de Francis Bacon (1561–1626).

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

domingo, 14 de janeiro de 2024

Esculturas de crianças lendo

"50 Esculturas de crianças lendo. Um passeio pelo mundo através da leitura!" é o título de postagem do site educlub no espaço "Dicas de Leitura".
"As esculturas são uma expressão de arte que tendem a representar situações do cotidiano. Uma delas é o amor pela leitura e pelos livros. Especialmente em bibliotecas espalhadas pelo mundo é possível encontrar lindas esculturas em homenagem à leitura, ao livro e a seus leitores. Como somos um site voltado para a criação e educação das crianças, compilamos 50 imagens de esculturas de crianças lendo. Trata-se de um lindo passeio pelo mundo através da leitura, ou melhor, das lectoesculturas (esculturas de leitura)! Um autêntico modo de incentivar as crianças a lerem.
Infelizmente não encontramos nenhuma que esteja no Brasil. Você conhece alguma? Mande foto para a gente. Seria ótimo acrescentar a nossa compilação. Sabemos que nosso país ainda investe muito pouco em cultura, menos ainda em artes pelas cidades, mas, de repente, há alguma perdido nesse nosso país.
Sempre que possível, buscamos indicar a autoria e/ou lugar onde está situada a escultura. Dessa forma, caso faça uma visitinha no local, você poderá apreciá-la ao vivo."   Fonte - educlub

Anna Frank lendo , de Sara Pons

Avô lendo para a neta (Castellón, Espanha)

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################