"Unidos para transformar vidas!"

domingo, 21 de janeiro de 2024

Itinerários Amazônicos

A plataforma porvir apresenta um programa que leva Amazônia para currículo do ensino médio. Com apoio técnico do Porvir, Instituto Iungo, Instituto Reúna e Uma Concertação pela Amazônia lançam Itinerários Amazônicos, com materiais pedagógicos e oferta de formação continuada para educadores".
A postagem foi publicada pela redação da plataforma em 16 de agosto de 2023.
"No momento em que o mundo se volta para as discussões sobre desenvolvimento sustentável do território amazônico na recém realizada Cúpula da Amazônia, o Instituto iungo, Instituto Reúna e Uma Concertação pela Amazônia lançam o programa Itinerários Amazônicos
O programa Itinerários Amazônicos visa garantir a Amazônia nos currículos do ensino médio, em toda sua complexidade, e promover conhecimento e consciência sobre essa região tão fundamental para o Brasil e o planeta. 
Instituto Porvir é parceiro técnico do projeto, tendo prestado assessoria para arquitetura da informação e realizado a produção executiva da plataforma digital itinerariosamazonicos.org.br, onde estão disponíveis gratuitamente materiais pedagógicos sobre temas amazônicos, como mudanças climáticas, questões sociais e econômicas da Amazônia, de maneira articulada com a Base Nacional Comum Curricular e os currículos estaduais de ensino médio.
Para incentivar que os temas que tocam a região estejam nas salas de aula, o programa Itinerários Amazônicos também realiza formação continuada com educadores das redes de ensino. 
O encontro de lançamento reuniu autoridades políticas, lideranças amazônicas, estudantes e educadores da região, além dos representantes das instituições parceiras. O programa já está presente em oito dos nove estados da Amazônia Legal. Juntos, esses estados têm mais de 54 mil professores, 1 milhão de estudantes e 3 mil escolas de ensino médio. 
“A cada evento internacional, como a Cúpula da Amazônia e a COP, que também será sediada em Belém, a Amazônia é colocada no centro do debate mundial sobre desenvolvimento sustentável e há uma mobilização pela sua conservação. Mas precisamos colocar a Amazônia nas nossas conversas diárias, pois precisamos conhecê-la para aprender a cuidar dela, a respeitá-la, a protegê-la, a promover o desenvolvimento com ela e a conservá-la. O programa Itinerários Amazônicos tem esse objetivo, levar a Amazônia para a sala de aula, em uma abordagem complexa, trabalhando com os jovens as dimensões ambiental, histórica, cultural, social e econômica”, afirma Paulo Emílio de Castro Andrade, presidente do Instituto iungo."  Fonte - porvir

sábado, 20 de janeiro de 2024

Civilizações antigas na Amazônia

Fonte - agorajoinville
"Uma série de arqueólogos está dedicada ao estudo do Vale Upano, no Equador, há várias décadas. Dia 12 de janeiro, os pesquisadores divulgaram dados desses esforços. Entre eles, informações que revelam a existência de uma rede de cidades na Amazônia, que data de milhares de anos. As evidências apontam para a existência de sítios arqueológicos na região amazônica que vai do Equador ao Brasil. Então, eles conseguiram finalmente desvendar segredos milenares ocultos sob a densa vegetação da floresta amazônica. A revelação ocorreu graças à tecnologia de LiDAR aéreo. Trata-se de um método que utiliza pulsos de laser refletidos na paisagem, conforme informou a revista científica Live Science.
Rede de estruturas milenares

O que surpreendeu os arqueólogos foi a descoberta de uma rede intrincada de estruturas e estradas milenares. Ao que tudo indica, elas estavam habilmente escondidas sob a exuberante copa da Amazônia. Com uma antiguidade de 2.500 anos, este é o primeiro e maior exemplo registrado de uma civilização agrícola na densa floresta tropical.
A civilização em questão ocupou a região desde aproximadamente 500 a.C. Então, perseveraram até algum momento entre 300 e 600 d.C. É o que indicam as escavações arqueológicas. As imagens capturadas pelo LiDAR aéreo revelaram a complexidade da sociedade, com milhares de plataformas retangulares de terra, estruturas de praças e montes interligados por uma extensa rede de estradas e caminhos para pedestres.
Fonte - istoe
Avaliação na Amazônia

Os pesquisadores utilizaram o mesmo método para avaliar metade do extenso território construído por culturas pré-hispânicas, abrangendo cerca de 600 quilômetros quadrados. Essa investigação revelou agrupamentos de quase 15 assentamentos, variando em tamanho e número de estruturas.
Alguns desses assentamentos apresentavam “enormes montes” de até 8 metros de altura, destacando a complexidade e grandiosidade do local. O pesquisador responsável, Stephen Rostain, enfatizou a variedade impressionante das construções e a imponência de algumas estruturas descobertas.
Essa descoberta representa um marco na compreensão da ocupação humana na Amazônia, desafiando as noções anteriores sobre as capacidades das civilizações antigas na região. A utilização inovadora da tecnologia oferece uma visão sem precedentes da rica história oculta sob a densa vegetação, redefinindo nossa compreensão da complexidade civilizacional na floresta amazônica."   Fonte - redebrasilatual
Outros links sobre o tema:
     - A civilização perdida gigante encontrada na Amazônia equatoriana - bbc
     - Arqueólogos encontram vestígios de uma grande civilização na Amazônia - redebrasilatual
     - Cientistas descobrem rastros de civilização perdida na Amazônia - istoe
     - Cientistas confirmam descoberta de edificações milenares conhecidas como Ratanabá na Amazônia - agorajoinville
     - Civilização de mais de 2,5 mil anos é descoberta na Amazônia - correiobrasiliense

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Valorização profissional dos docentes

Foi sancionada, na última terça-feira (16), o projeto de lei (n. 88/ 2018) que cria diretrizes para a valorização dos profissionais da educação escolar básica pública.
PONTO A PONTO:
Saiba o que muda com a lei que melhora as condições na rede básica

Presente no evento de sanção, o ministro da Educação, explicou os principais pontos da medida, que deve ser centrada em três pontos principais: plano de carreira, ambiente de trabalho e formação continuada.
Na lei, são estabelecidas diretrizes para implementação do projeto por estados e municípios. O ministro abordou a importância da valorização profissional dos docentes.
“O projeto dá diretrizes em três eixos, de plano de carreira, de ambiente de trabalho e de formação. Também trata das diretrizes para que estados e municípios possam seguir e implementar. Para a valorização, que é um grande problema hoje, não só do Brasil, mas do mundo inteiro. É até um dos temas do G20, na Câmara dos Deputados, este ano, que será a questão da valorização dos professores nos países do G20. Estamos perdendo a vontade das pessoas quererem ser professores. A gente sabe da importância dessa atividade, dessa profissão”, comentou o ministro.
Além de garantir um plano de carreira para os professores, a legislação também contempla profissionais de suporte pedagógico, como direção e administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional. Profissionais de suporte técnico e administrativo com formação técnica ou superior em áreas pedagógicas, ou relacionadas, também estão incluídos na lei.
A lei estabelece critérios para o ingresso, estruturação, promoção, remuneração, jornada de trabalho e outras questões para os profissionais. Também fica estabelecido um programa permanente de formação continuada aos professores.
Condições de trabalho, o número de alunos por turma, a disponibilidade de recursos didáticos, salubridade, segurança, suporte para transporte escolar também fazem parte da legislação.   Fonte - iclnoticias


EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Mulheres cientistas

"Marie Curie foi uma das mulheres a mudar a história e os rumos do estudo da radioatividade, bem como mostrou ao mundo o valor intelectual e a riquíssima contribuição que as mulheres podem fornecer ao mundo científico, o qual era, outrora, de caráter predominantemente masculino.
Marie Curie foi a primeira pessoa a receber o prêmio Nobel duas vezes, um em Física, ao demonstrar a existência da radioatividade natural em 1903, e o outro em Química, pela descoberta de dois novos elementos químicos em 1910.
Desde a infância, Marie Curie aprendeu a enfrentar e vencer desafios impostos pela sociedade e pelas condições de vida, sendo um grande exemplo como cientista para homens e, principalmente, para as mulheres, pois mostrou que elas são capazes de promover descobertas tão ou mais importantes."
Principais contribuições de Marie Curie
Na sua tese de doutorado, Marie Curie escolheu o tema raios urânicos, radiação que havia sido descoberta pelo físico inglês Becquerel. Em seu trabalho, ela conseguiu provar que o óxido de urânio é um mineral capaz de eliminar a radiação armazenada nos átomos.
A partir dessa pesquisa, Marie Curie descobriu a radioatividade, já que Becquerel não prosseguiu com seus estudos com o urânio. Marie e Pierre Curie continuaram a buscar outros minerais na natureza que pudessem também apresentar atividade radioativa. Nessas pesquisas, eles desenvolveram uma técnica laboratorial denominada cristalização fracionada, que consiste em aquecer um material a elevadas temperaturas e resfriar gradativamente."
"No ano de 1898, Marie e Pierre Curie apresentam ao mundo científico a descoberta de dois novos elementos químicos, o polônio e o rádio. Com essas pesquisas, Pierre, em particular, verificou que a radiação podia matar células de tecido doente, ou seja, iniciou o estudo da radioterapia."
"Após a morte de Pierre, em 1906, Marie passou a lecionar e também continuou a realizar diversas pesquisas. Uma delas, extremamente importante, foi o desenvolvimento de um radiógrafo, um equipamento para a realização de radiografias que foi utilizado durante a Primeira Guerra Mundial."

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Como melhorar a educação do Brasil em 2024

"Como melhorar a educação do Brasil em 2024" é o título de uma postagem feita edocente, datado de 12 de dezembro de 2023.
"A história da educação brasileira tem suas marcas por um percurso de avanços e retrocessos, em parte pelo modo como muitas iniciativas positivas não receberam a continuidade adequada pelos governos de cada período, o que nos leva a um constante retorno ao ponto de partida.

Nesse processo, a sensação que fica é que poderíamos, enquanto sociedade, estar em uma posição muito melhor se a educação fosse compreendida como uma prioridade.

Como rápidos exemplos, podemos lembrar do Plano Nacional de Alfabetização, elaborado por Paulo Freire e oficializado em 1964, mas encerrado, menos de três meses depois, por causa do golpe militar.

Podemos recordar ainda, já nos anos 1980, dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), projeto educacional inovador na cidade do Rio de Janeiro, fruto das perspectivas pedagógicas de Darcy Ribeiro, que tinha como objetivo ofertar educação pública de qualidade em horário integral.

Mas, com o passar do tempo e as mudanças de governo, acabou sendo sucateado e tendo suas principais ações descontinuadas.

Mais recentemente, podemos lembrar da queda de investimentos em educação, que atingiu o pior patamar dos últimos dez anos, os problemas de gestão em torno do ENEM, com a menor número de inscritos desde 2005[1], ou ainda o corte dos recursos para as universidades federais, que caiu 45% nos últimos quatro anos.[2]"   Fonte - edocente
Clique no link 
edocente e acompanhe toda a reportagem!


EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Resultados do ENEM 2023

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já podem conferir os resultados individuais na Página do Participante. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram as notas 
após coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 16 de janeiro, na sede do Ministério. O Enem foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado, para 2,7 milhões de pessoas.
 
As notas podem ser visualizadas na Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br. Caso o candidato não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, deve-se clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.   Fonte - mec

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Conhecimento é poder

O site medium, em postagem de Claudio Tsuyoshi Suenaga publicada dia 7 de julho de 2023, apresenta a imagem desta escultura de uma menininha com livros na gangorra que supera o gordo com o Game Boy, nos transmite uma mensagem genial, e não é à toa que viralizou.
No entanto, ela não está no Japão, como se tem veiculado, e sim na China, em Heihe (黑河), Heilongjiang, em um passeio ribeirinho no lado sul do rio Amur, em frente a cidade russa de Blagoveshchensk, ao norte.
A autoria é da Quyang County Hanbo Sculpture Co., Ltd.,um fabricante profissional de esculturas em resina, cobre fundido, pedra, etc.: http://www.qyhbds.com/Product/xiaoyuandiaosu/3068.html
A inscrição diz “知識就是力量” (知识就是力量 em chinês simplificado), ou “Conhecimento é poder”, uma referência à famosa frase de Francis Bacon (1561–1626).

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

domingo, 14 de janeiro de 2024

Esculturas de crianças lendo

"50 Esculturas de crianças lendo. Um passeio pelo mundo através da leitura!" é o título de postagem do site educlub no espaço "Dicas de Leitura".
"As esculturas são uma expressão de arte que tendem a representar situações do cotidiano. Uma delas é o amor pela leitura e pelos livros. Especialmente em bibliotecas espalhadas pelo mundo é possível encontrar lindas esculturas em homenagem à leitura, ao livro e a seus leitores. Como somos um site voltado para a criação e educação das crianças, compilamos 50 imagens de esculturas de crianças lendo. Trata-se de um lindo passeio pelo mundo através da leitura, ou melhor, das lectoesculturas (esculturas de leitura)! Um autêntico modo de incentivar as crianças a lerem.
Infelizmente não encontramos nenhuma que esteja no Brasil. Você conhece alguma? Mande foto para a gente. Seria ótimo acrescentar a nossa compilação. Sabemos que nosso país ainda investe muito pouco em cultura, menos ainda em artes pelas cidades, mas, de repente, há alguma perdido nesse nosso país.
Sempre que possível, buscamos indicar a autoria e/ou lugar onde está situada a escultura. Dessa forma, caso faça uma visitinha no local, você poderá apreciá-la ao vivo."   Fonte - educlub

Anna Frank lendo , de Sara Pons

Avô lendo para a neta (Castellón, Espanha)

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

sábado, 13 de janeiro de 2024

Tom de voz

Outra reportagem interessante de Youki Terada, do Edutopia, publicada na plataforma porvir.org datada de 13 de junho de 2023, com o título "Como o tom de voz determina a cultura da sala de aula".
"
Utilizar a voz para gerir uma sala de aula é uma das ferramentas mais poderosas que um educador tem ao seu dispor. Os professores vocalizam para transmitir informações de forma expositiva, avaliam a compreensão dos estudantes fazendo perguntas, facilitam as transições entre atividades e conseguem controlar comportamentos ao redirecionar os alunos desatentos e emitir ordens quando necessário. A voz é uma ferramenta enganosamente complexa e multifacetada, exigindo constante modulação para se adequar às mudanças de circunstâncias na sala de aula – e pode levar anos para os professores aprenderem a melhor forma de usá-la."
Clique aqui e acompanhe toda a reportagem de Youki Terada!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Duas das melhores escolas do mundo

"Duas das melhores escolas do mundo estão no Brasil. E são públicas" é o título de reportagem de 
Ana Luísa D'Maschio, publicada em 4 de novembro de 2023 na plataforma porvir.org.
Uma das principais premiações internacionais da educação, o World’s Best School Prizes 2023 reconhece o trabalho de duas escolas do país: uma em Carnaubal (CE) e outra em Belo Horizonte (MG).
"
O que as cidades de Carnaubal, no interior do Ceará, e Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, têm em comum? Ambas abrigam as melhores escolas de todo o mundo, eleitas pelo o World’s Best School Prizes de 2023 (Prêmio Melhores Escolas do Mundo, em tradução livre), um dos principais reconhecimentos internacionais da área educacional. O anúncio foi feito neste sábado (4), durante cerimônia online.
Escola Municipal Professor Edson Pisani, de Belo Horizonte (MG), venceu a categoria “Escolha da comunidade”, obtendo o maior número de votos entre todas as escolas finalistas, e a EEMTI (Escola de Ensino Médio em Tempo Integral) Joaquim Bastos Gonçalves, de Carnaubal (CE), ganhou a categoria “Apoio a vidas saudáveis”."
Acompanhe a reportagem clicando aqui!

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

O melhor estudante do mundo

Na plataforma porvir.org encontramos uma reportagem de Ana Luísa D'Maschio, datada de 05/janeiro do corrente ano com o título "Jovem que passou a infância em campo de refugiados é eleito melhor estudante do mundo"
Nhial Deng criou – e ainda lidera – projetos para jovens refugiados em Kakuma, no Quênia, e acredita que a educação é a principal chave para um mundo mais justo.
Conheça a história de Nhial Deng, refugiado do Sudão do Sul, que foi eleito o melhor estudante do mundo pelo Global Student Prize 2023. Nascido na Etiópia, Nhial viveu por 11 anos no campo de refugiados de Kakuma, no Quênia.
"Minha visão é um mundo onde a paz, a educação e os sonhos não sejam luxos,
mas direitos humanos básicos para cada criança, em qualquer lugar."
Acompanhe toda a reportagem de Ana Luísa D'Maschio clicando aqui.
Links sobre o assunto:

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Salas de aula ao redor do mundo

Abaixo socializamos parte de reportagem do site G1 em São Paulo, por Ana Carolina Moreno com o título "Fotógrafo mostra em livro estudantes em salas de aula ao redor do mundo", Julian Germain percorreu 19 países de 2004 a 2012 fotografando escolas.
"
Entre a classe equipada com um computador por aluno em Tóquio, no Japão, e o casebre sem luz elétrica em Gambela, na Etiópia, o artista britânico Julian Germain capturou, em um livro com 87 fotografias, retratos de salas de aula produzidos nos últimos oito anos em 19 países. A obra "Classroom portraits 2004-2012" ("Retratos na sala de aula", em tradução livre), lançada nesta segunda-feira (17) no Reino Unido, reúne uma seleção dentre as mais de 450 imagens feitas por ele em mais de 20 países. Duas delas foram tiradas no Brasil. A capa do livro mostra alunos de uma classe da Escola Estadual Nossa Senhora do Belo Ramo, de Belo Horizonte.   Fonte - g1
"As fotos fazem você pensar sobre  infância, adolescência, o crescimento."
Juilian Germain, fotógrafo

Fonte - youtube
Texto e fotos interessantes para uma leitura nas férias.

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Lanceiros Negros - Reconhecimento histórico

Cena de documentário sobre o Massacre
de Porongos, quando lanceiros foram
dizimados por tropas imperiais
Reprodução TVE/RS
"Lanceiros Negros serão incluídos no 'Livro de Heróis e Heroínas da Pátria" é o título da postagem de ontem na página senadonoticias, da Redação, 08/01/2024, 14h41, Fonte: Agência Senado, que reproduzimos abaixo.
"Os Lanceiros Negros, soldados que lutaram na Guerra dos Farrapos, agora terão seus nomes oficialmente inscritos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O livro é um documento que preserva os nomes de pessoas que marcaram a história do Brasil. A contribuição dos ex-escravizados, após a Batalha de Porongos (14 de novembro de 1844) mais de 100 lanceiros desarmados foram “mortos à traição” pelas forças imperiais. Trata-se de mártires que foram homens e guerreiros brilhantes. — Colocar os Lanceiros Negros no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, como está fazendo o Senado da República, é muito mais do que uma homenagem, é um reconhecimento histórico. É resgatá-los, enfim, para a nossa memória. 'É assegurar a liberdade coletiva e a nossa identidade nacional, trazendo do passado silenciado a sonoridade vivida para o presente'. — Ainda que desconhecida para muitos brasileiros, a história dos Lanceiros Negros e de seus ideais merece ser exaltada. Não há dúvida, pois, que a homenagem ora proposta é justa e meritória, e inscrever o nome desses mártires no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um ato nobre de reconhecimento de sua importância — afirmou a senadora na reunião da Comissão de Educação. Farrapos Também
CRESSRS
conhecida como Revolução Farroupilha, a guerra civil mais longa do Brasil foi travada durante dez anos, de 1835 a 1845, entre republicanos e imperialistas. Segundo Paulo Paim, uma das questões menos estudadas e menos conhecidas da Guerra dos Farrapos é a contribuição dos negros na luta e o importante papel dos Lanceiros Negros. O corpo de soldados era formado por negros livres ou libertados pela revolução — com a condição de lutarem como soldados pela causa republicana — ou por ex-escravizados, explicou a relatora. Entretanto, apesar de considerados a tropa de choque do exército farroupilha, os negros acabaram se tornando um obstáculo para a negociação de paz com o Império. — Assim, há 177 anos, na madrugada de 14 de novembro de 1844, o regimento foi desarmado, emboscado e massacrado na Batalha de Porongos. No Tratado de Ponche Verde, acordo que selou o final da guerra, as promessas de liberdade não foram plenamente cumpridas. Os lanceiros sobreviventes que não escaparam para quilombos ou para o Uruguai acabaram enviados à corte, no Rio de Janeiro, onde seguiram escravizados até a Lei Áurea, 43 anos depois — registrou Teresa Leitão. O massacre de Porongos foi o fim não apenas para os lanceiros, mas para a própria Revolução Farroupilha. “O combate de Porongos, que mais foi uma matança de um só lado do que peleja, dispersou a principal força republicana, e manifestou estar morta a rebelião”, escreveu Tristão de Alencar Araripe no livro de memórias A Guerra Civil no Rio Grande do Sul, publicado em 1881. Todos os anos comemora-se a tradicional Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul, quando o povo gaúcho celebra e rememora a guerra iniciada em 20 de setembro de 1835. Ao elogiar o relatório da colega, lembramos que muitos negros combatentes acabaram não sendo libertados, como havia sido prometido. — O acordo era libertar os negros, mas por que não foram libertos? Porque estava em jogo a questão dos escravos no Brasil. Se se libertassem aqueles negros, duas centenas de negros, isso seria como um pavio de pólvora em todo o Brasil, exigindo-se a libertação de todos os negros. E os escravocratas da época, entendendo isso, não concordaram. Só concordaram com o acordo se matassem todos os negros que participaram da revolução. Que libertem os índios — dizia um documento da época —, que poupem os índios, mas matem os negros. O que estava em jogo ali era a liberdade do povo negro, o fim da escravatura no Brasil. Mas serviu como farol e ajudou muito para que a liberdade viesse no futuro — concluiu o autor do projeto. Fonte - Agência Senado

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio - Assuma este projeto e abrace nossa escola!
Cadastrem-se e coloquem nossa escola como escola beneficiária! Contamos com seu apoio !
#####################################################################################