Do site extraclasse, socializamos o texto "Educação na pandemia: o que avaliar
e por quê?" de Gabriel Grabowski, publicado em 7 de junho de 2021. "Avaliar em educação só
tem sentido sério se tiver um objeto e uma finalidade definida, como: avaliar
uma política pública de educação implementada na pandemia, um programa de apoio
às escolas, política de formação de professores para uso de tecnologias, políticas
de apoio à conectividade dos estudantes ou uma rede de proteção social às
crianças e jovens impactados pela covid-19 e pela desigualdade social e
tecnológica.
Então, qual a
finalidade de avaliar a aprendizagem dos estudantes em um ano no qual o ensino
remoto foi uma improvisação, uma desorganização geral e inviabilizou o acesso à
aprendizagem escolar? Disponibilizar aulas em vídeo ou em aplicativos de
celular, em plataformas empresariais ou simplesmente enviar materiais impressos
às casas dos estudantes e pensar que eles iriam aprender autônoma e
individualmente?" Fonte - extraclasse
Para José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, o problema é que todo mundo que escreve e formula sobre
ciências da educação está a leste de tudo que seja ciência da educação. É
preciso saber filosofia da educação, história da educação, sociologia da
educação, as várias psicologias da educação, antropologia da educação.
Acompanhe toda a texto clicando aqui.
Curtam, compartilhem, comentem!
COLABOREM COM SUGESTÕES DE POSTAGENS. REGISTREM-SE E SEJAM SEGUIDORES DO BLOG! EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade!