"O educador se eterniza em cada ser que ele educa." Paulo Freire
terça-feira, 15 de outubro de 2019
segunda-feira, 14 de outubro de 2019
Outubro Rosa
Mural do Outubro Rosa
Você sabe o que é Outubro Rosa?
Outubro Rosa é uma campanha anual
realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre
o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à
disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção
para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte
emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
Durante o mês, diversas instituições
abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os
disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto
que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.
Fonte - roche
domingo, 13 de outubro de 2019
sexta-feira, 11 de outubro de 2019
quinta-feira, 10 de outubro de 2019
Projetos de Robótica
Os(as) estudantes dos 6º anos foram divididos em grupos e cada grupo optou por desenvolver um dos projetos de robótica educativa com sucata a partir dos vídeos apresentados nos encontros.
O grupo "das meninas" optou por construir um caminhão trucado com bateria de 9v, motor de CD e chave de liga/desliga.O grupo "dos rapazes" optou por desenvolver um projeto de um carro também com bateria de 9v, motor de CD e chave de liga/desliga.
Abaixo os vídeos que inspiraram os projetos.
Os(as) estudantes dos 8º anos farão a escolha de seus projetos nos próximos encontros.
O grupo "das meninas" optou por construir um caminhão trucado com bateria de 9v, motor de CD e chave de liga/desliga.O grupo "dos rapazes" optou por desenvolver um projeto de um carro também com bateria de 9v, motor de CD e chave de liga/desliga.
quarta-feira, 9 de outubro de 2019
Robótica com os Oitavos Anos
Na tarde do dia 03 de outubro, quinta-feira, estudantes dos oitavos anos da escola iniciaram no projeto de Robótica Educativa com sucata.
Estudantes das turmas 81 e 82 conheceram a proposta de robótica da escola, o material a ser utilizado, o ambiente e a proposta de projetos de robótica educativa a partir de sucata e nos Kits Exploradores Uno.
Após explanação e esclarecimentos conheceram os projetos que estão sendo desenvolvidos pelos sextos-anos e passaram a desenvolver seus primeiros experimentos .
Abaixo fotos das atividades.
Aguardamos todas e todos em nosso próximo encontro.
Todas e todos estão sendo aguardados!
Estudantes das turmas 81 e 82 conheceram a proposta de robótica da escola, o material a ser utilizado, o ambiente e a proposta de projetos de robótica educativa a partir de sucata e nos Kits Exploradores Uno.
Após explanação e esclarecimentos conheceram os projetos que estão sendo desenvolvidos pelos sextos-anos e passaram a desenvolver seus primeiros experimentos .
Abaixo fotos das atividades.
domingo, 6 de outubro de 2019
sábado, 5 de outubro de 2019
Google Classroom
O sistema existe já desde 2015, quando o Google convidou educadores para participar da versão beta confidencial a partir de julho daquele ano antes do lançamento para o público em setembro.
Na última quinta-feira, dia 03 o professor de Matemática Jorge Dias, das turmas dos oitavos e nonos anos, esteve na Sala Digital trabalhando com a turma do 9º Ano com a plataforma do Google Classroom.
As turmas acessam o laboratório se identificam pelo e-mail e executam as atividades e avaliações propostas pelo professor.
“O Google anunciou uma nova plataforma para
educação. O Classroom quer ajudar professores a se
organizarem para melhorar a qualidade das aulas dadas a seus alunos.
O Classroom junta algumas ideias simples para facilitar a
comunicação entre professores e seus alunos. Com ele, os professores podem
criar e receber tarefas, se organizar com a criação de pastas no Google Drive
para cada uma das tarefas, e conversar em tempo real com seus estudantes – seja
dentro ou fora da sala de aula.”
Fonte - gizmodo
Parabéns às turmas e ao prof. Jorge pela iniciativa.
quarta-feira, 2 de outubro de 2019
Curso de Robótica NTE
Na segunda-feira, dia 23 de setembro, ocorreu o segundo momento de formação junto o NTE de Estrela, com proposta de trabalho para utilização da placa arduíno.
Foi um dia inteiro de muita pesquisa, programação no site Tinkercad, muitas trocas, soldas, leds, baterias, cabos, papelão, cola quente, fios e muita criatividade. A proposta de trabalho na parte da manhã foi a da criação de uma sinaleira com leds - verde, amarelo e vermelho, regulados pela placa arduíno do Kit Explorador Uno.
Foi um dia inteiro de muita pesquisa, programação no site Tinkercad, muitas trocas, soldas, leds, baterias, cabos, papelão, cola quente, fios e muita criatividade. A proposta de trabalho na parte da manhã foi a da criação de uma sinaleira com leds - verde, amarelo e vermelho, regulados pela placa arduíno do Kit Explorador Uno.
Trabalhos bem interessantes saíram do grupo 19 pessoas que participou da formação.
Na parte da tarde o trabalho teve continuidade e identificamos os motores que compõem um leitor de CD/DVD de computador.
O próximo encontro será realizado dia 17 de outubro com uma saída a campo para conhecer os FabLabs de três Instituições de ensino: Unisinos, Puc e IRFS.
Na parte da tarde o trabalho teve continuidade e identificamos os motores que compõem um leitor de CD/DVD de computador.
O próximo encontro será realizado dia 17 de outubro com uma saída a campo para conhecer os FabLabs de três Instituições de ensino: Unisinos, Puc e IRFS.
domingo, 29 de setembro de 2019
domingo, 22 de setembro de 2019
terça-feira, 17 de setembro de 2019
Arte é fundamental ...
Cartaz com a mensagem:
"Antes de uma criança começar a falar, ela canta.
Antes de escrever, ela desenha.
No momento que consegue ficar de pé, ela dança.
Arte é fundamental para expressão humana."
Antes de escrever, ela desenha.
No momento que consegue ficar de pé, ela dança.
Arte é fundamental para expressão humana."
Fonte - Instagram @educaretransformar
segunda-feira, 16 de setembro de 2019
Mas eu posso ...
Cartaz com a mensagem:
"Talvez eu não consiga ir na Amazônia apagar incêndios, mas eu posso:
1) Recusar embalagens plásticas;
2) Cuidar das plantas do bairro (da escola também);
3) Tentar ir caminhando/pedalando;
4) Separar meu lixo;
5) Pensar bem antes do comprar;
6) Consumir menos carne;
7) Usar a água com moderação;
8) Conhecer a produção e a origem;
9) Cobrar políticos sobre isso;
10) Compartilhar uma foto deste cartaz.
Fonte - instagram
Assinar:
Postagens (Atom)