"Unidos para transformar vidas!"

sábado, 3 de agosto de 2019

Entre círculos ...

Imagem com a mensagem: "A filosofia dos círculos reconhece que todos precisam ajuda e que, ajudando os outros estamos ao mesmo tempo, ajudando a nós mesmos." Kay Pranis

Os participantes do Círculo se beneficiam da sabedoria coletiva de todos. Seus integrantes não estão divididos em provedores ou recebedores. Os Círculos recebem o aporte da experiência de vida e sabedoria do conjunto de participantes, gerando assim uma nova compreensão do problema e possibilidades inéditas de solução." (Processos Circulares de Construção de Paz, p. 18)     
Fonte - entre-circulos

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 41 seguidores.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Tempo x Prioridades

Mensagem:
"Ao invés de dizer:
'Eu não tenho tempo', tente dizer para você:
'Isso não é prioridade', e perceba como se sente."
"Parar de mentir pra si mesmo já é um grande passo!
Tempo x Prioridades, faça essa pergunta e realmente a resposta é libertadora!"
Fonte - instagram

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 41 seguidores.

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Informação e Conhecimento

Imagem com a representação de Informação e Conhecimento.
“A aprendizagem é a construção de competências e capacidades por meio da reelaboração pessoal de elementos social e culturalmente transmitidos. É uma forma de apropriação e de ressignificação da cultura pelo sujeito, e interage com seu desenvolvimento. Sendo processo articulado com a construção da subjetividade, mobiliza elementos cognitivos, afetivos, estéticos, lúdicos, sociais e físicos.
Promover um fazer pedagógico libertador, democrático, autônomo e capaz de proporcionar a todo e qualquer indivíduo os mecanismos (habilidades e competências) necessárias para se firmar como parte indissociável da sociedade e de suas construções, é papel do professor pesquisador e protagonista, ativo e parte desse processo.
Melissa Lavoura Ramos Bryar "Preciso insistir: este saber necessário ao professor – que ensinar não é transferir conhecimento – não apenas precisa ser apreendido por ele e pelos educandos nas suas razões de ser (...), mas também precisa ser constantemente testemunhado, vivido. (FREIRE, 1997)”
Fonte - instagram

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 41 seguidores.

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Cartas para Deus

Todas as turmas do primeiro ao quinto ano do Tempo Integral, assistiram o filme Cartas para Deus. Após terem assistido realizaram trabalhos de escrita. Escreveram cartas para os colegas de outras turmas da Escola. Cada turma enviou seus recados para os colegas do sexto ao terceiro ano do Ensino Médio. Além disso criaram a caixa de correio aonde estão sendo colocadas as cartas para Deus.

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 41 seguidores.

terça-feira, 30 de julho de 2019

Interseries EM Noturno

Terça-feira a noite, dia 23 de julho, foram realizados jogos interserie de Futsal Feminino e Masculino.
Foi uma noite esportiva, de integração e disputa.
A equipe feminina, composta por estudantes do 2º e 3º anos e a equipe masculina do 3º ano foram as campeãs.
Através dessas atividades, muitas aprendizagens acontecem, entre elas o espírito coletivo, o respeito às regras e aos resultados. Parabéns aos times que se classificaram em primeiros lugares e a todos os que participaram. Agradecimento aos professores envolvidos, em especial aos de Educação Física. 

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 41 seguidores.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

O leão

Trabalho realizado com a turma 52 durante o período de aula com a coordenadora Verani.
Foi realizada a interpretação da música e  texto "O leão" de Vinícius de Moraes. Após cada estudante criou seu poema escolhendo um animal de sua preferência.
Abaixo reproduzimos o poema de Vinícius de Morais e o vídeo com a música.

O Leão
Vinicius de Moraes

Leão! Leão! Leão!
Rugindo como um trovão
Deu um pulo, e era uma vez
Um cabritinho montês
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação
Tua goela é uma fornalha
Teu salto, uma labareda
Tua garra, uma navalha
Cortando a presa na queda
Leão longe, leão perto
Nas areias do deserto
Leão alto, sobranceiro
Junto do despenhadeiro
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação
Leão na caça diurna
Saindo a correr da furna
Leão! Leão! Leão
Foi Deus quem te fez ou não!
Leão! Leão! Leão!
És o rei da criação
O salto do tigre é rápido
Como o raio, mas não há
Tigre no mundo que escape
Do salto que o leão dá
Não conheço quem defronte
O feroz rinoceronte
Pois bem, se ele vê o leão
Foge como um furacão
Leão! Leão! Leão!
Es o rei da criação
Leão! Leão! Leão!
Foi Deus quem te fez ou não
Leão se esgueirando à espera
Da passagem de outra fera
Vem um tigre, como um dardo
Cai-lhe em cima o leopardo
E enquanto brigam, tranquilo
O leão fica olhando aquilo
Quando se cansam, o leão
Mata um com cada mão
Parabéns pelo trabalho!

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 41 seguidores.

domingo, 28 de julho de 2019

Alecrim, chá

Projeto Horta de Chás
Benefícios para a saúde do Chá de Alecrim

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 41 seguidores.

sábado, 27 de julho de 2019

Trabalho com Sucata

A professora Rosane trabalhando Artes com a turma 42 trabalhou com sucata explorando a criatividade da turma.
"A sucata vai desenvolver a criatividade da criança e também a sua coordenação motora.
O que é sucata? Sucata é qualquer coisa considerada inútil depois de ter sido utilizada e que é reaproveitada de uma maneira diferente.
Este trabalho foi elaborado e desenvolvido na esperança de que a criança tenha uma experiência agradável e divertida. Ele foi baseado em atividades práticas, levando a criança a aprender brincando e usando sua imaginação.
A criança vai adquirir um interesse pelas aulas ministradas, manuseando a sucata; vendo bonecos, bichos, fantoches, carros em frascos de plásticos, copos de papel, caixas, pratos de papelão, latas, cones, saquinhos de papel, rolos de papel higiênico, etc. Esses são materiais que a criança conhece e são fáceis de colecionar. Muitas vezes, achamos que apenas materiais caros é que despertam o interesse da criança, mas, ao contrário, hoje é difícil a criança ter oportunidade de criar alguma coisa. Podemos levar a criança a fazer uma reciclagem com embalagens do que consumiu.
A sucata vai desenvolver a criatividade da criança e também a sua coordenação motora fina. A criança vai perceber que também pode usar o material que a professora utiliza.
Você pode aplicar todos os materiais nas aulas de Alfabetização, Matemática, Linguagem e Natureza e Sociedade, Educação Artística."
Parabéns pelo trabalho!

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 41 seguidores.

sexta-feira, 26 de julho de 2019

O Carteiro Chegou

Trabalho com o livro o Carteiro chegou. Este trabalho deu embasamento ao trabalho de escrita de cartas que foram trocadas com outras escolas ou entidades.  Os alunos da turma 21 trocaram cartas coma EEEF Severino Greiner de Marques de Souza.  A turma 11 trocou cartas com alunos da EEEF Anita Garibaldi de Cruzeiro do Sul.  A turma 31 com alunos da SLAN do Bairro Santo Antônio.  A turma 32 com a Escola do Passo de Estrela.  As turmas 41 e 42 com alunos da Escola D. Pedro.  A turma 51 com alunos da FOK e a turma 52 com alunos da escola São João Bosco. 
Este trabalho além de desenvolver a habilidade da escrita visa a troca de experiências com alunos de outras escolas e é também uma ação em favor do projeto Santo Antônio pela paz.
I
Parabéns aos(às) estudantes e professor(as) pelo trabalho!
Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 41 seguidores.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Carteiro

A turma 21, a partir da reflexão sobre o filme "Cartas para Deus" elaborou maquetes simulando e imaginando o trajeto que os carteiros fazem para levar as cartas a seu destino.
Cabe ao carteiro separar a correspondência por setor, pondo cada carta ou objeto nos escaninhos que correspondem às ruas; entregar as encomendas e correspondências (caixas, contas, etc.) na região sob sua responsabilidade.
Abaixo algumas fotos.
Parabéns a todas e todos envolvidos na atividade.

Curta, compartilhe, comente!
Registre-se aí ao lado e seja seguidor(a) de nosso blog!

Hoje contamos com 41 seguidores.