Dias 7 e 8 de maio, nossa escola acolheu agentes da Prefeitura Municipal de Lajeado - STHAS - Trabalho, Habitação e Assistência Social e SEMA - Saúde, Ministério Público e da Caixa Econômica Federal para o recadastramento das famílias dos condomínios Novo Tempo I e II, localizados entre os bairros Santo Antônio e Jardim do Cedro.
O objetivo do mutirão de recadastramento foi o de "devolver aos moradores o sentimento de pertencimento, reorganizar o complexo habitacional e confirmar se os residentes nos apartamentos Novo Tempo são mesmo os beneficiários do programa."
Além do trâmite burocrático, o mutirão também visa auxiliar com orientação sobre programas sociais. Estima-se que mais de 1,5 mil pessoas residam no local. O complexo tem 28 blocos com 448 apartamentos.
sábado, 11 de maio de 2019
sexta-feira, 10 de maio de 2019
Santo Antônio no Instagram
“O
instagram é uma rede social voltada para a publicação de fotos e vídeos e serve
para a publicação fotos e imagens institucionais, bem como fotos do dia-a-dia
da escola e das muitas atividades que nela são desenvolvidas. Outros perfis, podem
seguir a página e interagir deixando comentários e curtidas. O recurso dos
“stories”, muito presente nessa rede social, permite a publicação de imagens
que ficam visíveis por apenas 24 horas, o que pode ser interessante para
comunicar temas mais momentâneos. O Instagram é bastante popular entre jovens, por
isso pode ser um bom meio de interagir com alunos.”
Fonte - wpensar
Ontem iniciamos a divulgação das atividades cotidianas de nossa escola também no instagram, com a criação da página https://www.instagram.com/eeemsantoantonio/.Com o avanço da tecnologia, é cada dia mais comum observarmos pessoas acessando as redes sociais nos mais diferentes ambientes. A criação de nossa página no instagram soma-se a nossas páginas no Youtube, Blogger e Facebook.
Acessem, Interajam, façam seu cadastro em nossas páginas e associe-se da vida escolar de nossa escola.
Em breve estaremos postando fotos do dia a dia da escola, aguardem!
Em breve estaremos postando fotos do dia a dia da escola, aguardem!
"Valorização do ser humano e do meio em que vive em busca de transformação",
assuma este lema e venha com a gente.
quinta-feira, 9 de maio de 2019
Dia do Índio e descobrimento do Brasil
A turma 11 dos Anos Iniciais, na semana referente às reflexões sobre o índio, com as duas datas muito próximas, a do descobrimento do Brasil e o dia do índio, realizou um trabalho envolvendo os dois assuntos.
Começaram a reflexão localizando o Brasil e Portugal no mapa mundi e de forma lúdica, a turma confeccionou caravelas e fez a viagem de Portugal até o Brasil.
Quando as caravelas chegaram ao Brasil encontraram os índios e a turma representou a chegada ao Brasil com a pintura de um painel retratando oque os portugueses encontraram aqui no Brasil - os índios, povo que habitava o Brasil a milhares de anos, árvores, flores ...
Ao final do trabalho a turma assistiu vídeo sobre a cultura indígena, seus hábitos, costumes e confecciomou adereços com canudinhos e artesanato com argila.
Parabéns aos(às) estudantes da turma 11, às professoras Lovani e Rosani pelo belo trabalho referenteàs datas comemorativas do Dia do índio - dia 19 de abril e Descobrimento do Brasil - dia 22 de abril, trabalhadas de forma significativa e participativa.
Abaixo algumas fotos.
Começaram a reflexão localizando o Brasil e Portugal no mapa mundi e de forma lúdica, a turma confeccionou caravelas e fez a viagem de Portugal até o Brasil.
Quando as caravelas chegaram ao Brasil encontraram os índios e a turma representou a chegada ao Brasil com a pintura de um painel retratando oque os portugueses encontraram aqui no Brasil - os índios, povo que habitava o Brasil a milhares de anos, árvores, flores ...
Ao final do trabalho a turma assistiu vídeo sobre a cultura indígena, seus hábitos, costumes e confecciomou adereços com canudinhos e artesanato com argila.
Parabéns aos(às) estudantes da turma 11, às professoras Lovani e Rosani pelo belo trabalho referenteàs datas comemorativas do Dia do índio - dia 19 de abril e Descobrimento do Brasil - dia 22 de abril, trabalhadas de forma significativa e participativa.
Abaixo algumas fotos.
quarta-feira, 8 de maio de 2019
Pedagogia da Autonomia
"O que quero dizer é o seguinte: que alguém se torne machista, racista, classista, sei lá o quê, mas se assuma como transgressor da natureza humana. não me venha com justificativas genéricas, sociológicas ou históricas ou filosóficas para explicar a superioridade da branquitude sobre a negritude, dos homens sobre as mulheres, dos patrões sobre os empregados. Qualquer discriminação é imoral e lutar contra ela é um dever por mais que se reconheça a força dos condicionamentos a enfrentar. A boniteza de ser gente se acha, entre outras coisas, na possibilidade e nesse dever de brigar."
Paulo Freire
Pedagogia daAutonomia
Página 59
terça-feira, 7 de maio de 2019
Criança difícil não existe
Imagem
com a frase:
"Criança difícil não
existe.
Difícil é ser criança nesse mundo de
gente ocupada,
cansada, sem paciência e com
pressa."
Fonte - @educaretransformar
segunda-feira, 6 de maio de 2019
Vamos junto!
Vamos junto mostrar o verdadeiro Bairro Santo Antônio!
Todas as famílias com estudantes na escola foram notificadas por bilhete para participação no evento.
Evento - PALESTRA SOBRE AÇÃO SOCIAL NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO
Local - Ginásio da EEEM Santo Antônio
Data e Horário - 3ª Feira, dia 07/Maio - 19h
A abertura estará a cargo do Promotor Dr. Sérgio da Fonseca Diefenbach e a palestra será dirigida por Aron Krause e a equipe do "Visionários da Cidade" (grupo de São Paulo), com o apoio do poder Público Municipal e empresas locais.
O convite à participação é para pais, interessados, líderes, empreendedores locais e de todos aqueles e aquelas cidadãos e cidadãs da comunidade do bairro Santo Antônio que desejam melhorar a qualidade de vida no bairro.
O evento ainda contará com a presença de Tiago Fabrício Cardoso (Buiu), mídia, Ministério Público, Prefeitura Municipal de Lajeado, e outras instituições.
Será servido um lanche ao término do evento.
A PRESENÇA É FUNDAMENTAL NO SENTIDO DE JUNTOS
CONSTRUIRMOS MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA PARA O BAIRRO,
SEUS MORADORES E MORADORAS, NOSSOS FILHOS E FILHAS!
Projeto de Lei 2401/2019
O Projeto de Lei 2401/2019, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para instituir o ensino domiciliar no âmbito da educação básica está tramitando no Congresso Nacional.
Com o título "ENSINO DOMICILIAR É MAIS UM INSTRUMENTO DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO" e como o título auxiliar, complemento "A escola tem importância na convivência social e democrática e na proteção da criança e do adolescente. Despojar o estudante disso é destituí-lo do próprio direito à educação", Madalena Guasco Peixoto, no site cartaeducacao, apresenta matéria com reflexão sobre o assunto.
A leitura e reflexão sobre o projeto é interessante e acreditamos que deva ser feita nas escolas.
Abaixo reproduzimos parte da reportagem.
"A educação domiciliar traz consigo diversos retrocessos e perigos: fere o direito à socialização, essencial para o desenvolvimento socioafetivo de crianças e adolescentes; deixa crianças que sofrem abuso de qualquer natureza dentro de suas casas à mercê de seus abusadores; compromete o desenvolvimento intelectual dos estudantes, uma vez que esse é associado ao desenvolvimento social; representa mais uma medida de desprofissionalização do professor, substituindo um profissional com formação universitária e pedagógica obrigatória de no mínimo quatro anos por qualquer pessoa e/ou manual de aprendizagem.
A assinatura do projeto de lei foi noticiada pela Carta Capital, no dia 12 de abril, na reportagem “Na educação domiciliar, os familiares devem prever plano pedagógico”. Na matéria, entre outras questões, a repórter Ana Luiza Basílio, editora da Carta Educação, aponta como o homeschooling vai ao encontro de uma das principais agendas do governo Bolsonaro, endossada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub: atender à demanda do movimento Escola Sem Partido.
Em outras palavras, uma das razões pelas quais os pais optariam por tirar suas crianças e adolescentes da escola seria pretensamente poupá-las da suposta “doutrinação ideológica” e do imaginário “marxismo cultural” — para usar o termo preferido do guru do MEC, Olavo de Carvalho — que pairariam fantasmagoricamente sobre as salas de aula."
Com o título "ENSINO DOMICILIAR É MAIS UM INSTRUMENTO DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO" e como o título auxiliar, complemento "A escola tem importância na convivência social e democrática e na proteção da criança e do adolescente. Despojar o estudante disso é destituí-lo do próprio direito à educação", Madalena Guasco Peixoto, no site cartaeducacao, apresenta matéria com reflexão sobre o assunto.
A leitura e reflexão sobre o projeto é interessante e acreditamos que deva ser feita nas escolas.
Abaixo reproduzimos parte da reportagem.
"A educação domiciliar traz consigo diversos retrocessos e perigos: fere o direito à socialização, essencial para o desenvolvimento socioafetivo de crianças e adolescentes; deixa crianças que sofrem abuso de qualquer natureza dentro de suas casas à mercê de seus abusadores; compromete o desenvolvimento intelectual dos estudantes, uma vez que esse é associado ao desenvolvimento social; representa mais uma medida de desprofissionalização do professor, substituindo um profissional com formação universitária e pedagógica obrigatória de no mínimo quatro anos por qualquer pessoa e/ou manual de aprendizagem.
A assinatura do projeto de lei foi noticiada pela Carta Capital, no dia 12 de abril, na reportagem “Na educação domiciliar, os familiares devem prever plano pedagógico”. Na matéria, entre outras questões, a repórter Ana Luiza Basílio, editora da Carta Educação, aponta como o homeschooling vai ao encontro de uma das principais agendas do governo Bolsonaro, endossada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub: atender à demanda do movimento Escola Sem Partido.
Em outras palavras, uma das razões pelas quais os pais optariam por tirar suas crianças e adolescentes da escola seria pretensamente poupá-las da suposta “doutrinação ideológica” e do imaginário “marxismo cultural” — para usar o termo preferido do guru do MEC, Olavo de Carvalho — que pairariam fantasmagoricamente sobre as salas de aula."
domingo, 5 de maio de 2019
sábado, 4 de maio de 2019
Não é possível refazer este país...
Reflexão
com a frase de Paulo Freire:
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
Fonte - @eduforservicosocial
sexta-feira, 3 de maio de 2019
Ação entre amigos da Páscoa
Estudantes, famílias, funcionários e professores participaram da promoção que, na avaliação da escola, foi muito boa.
Os premiados na promoção foram:
1º Prêmio - Paula Roberta Santos;
2º Prêmio - Fernanda V. Klauck Alves (o nenê na foto ao lado);
3º Prêmio - Mellissa Lourenço Pacheco;
4º Prêmio - Sibelly Oliveira de Alexandre;
5º Prêmio - Adelio Mallmann;
6º Prêmio - Agata Rosa.
Os(as) ganhadores(as) estão sendo chamados para retirar seus premios.
A escola agradece a todas e todos que participaram da promoção e espera poder contar com novo apoio em eventos futuros.
quinta-feira, 2 de maio de 2019
Inscrições Supletivo
Informamos aos interessados que as inscrições para as provas do Encceja - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos estarão abertas de 20 a 31 deste mês. Se agende, se organize e não deixe para a última hora.
"O Encceja é um exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo, 15 (quinze) anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio. As provas do Encceja acontecerão no dia 25 de agosto. O período de inscrição será de 20 a 31 de maio de 2019."
Links importantes para inscrição e informalções:
- Inscrição Encceja 2019
- Encceja - locais das provas
- Supletivo - Inscrições
- Supletivo em Lajeado
"O Encceja é um exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo, 15 (quinze) anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio. As provas do Encceja acontecerão no dia 25 de agosto. O período de inscrição será de 20 a 31 de maio de 2019."
Fonte - enccejanacional
Maiores informações podem ser obtidas clicando nos links abaixo ou junto ao NEEJACP - Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e de Cultura Popular de Lajeado, na rua Júlio de Castilhos, 592 - Centro, Lajeado, ou pelo telefone (51) 3748 6786 (imagem acima).Links importantes para inscrição e informalções:
- Inscrição Encceja 2019
- Encceja - locais das provas
- Supletivo - Inscrições
- Supletivo em Lajeado
quarta-feira, 1 de maio de 2019
Dia do trabalho
Estamos
com a ANDES -
Associação Nacional de Docentes e UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
na homenagem e reflexão sobre a data.
terça-feira, 30 de abril de 2019
O desrespeito à leitura de mundo ...
Imagem de Paulo Freire com a frase:
"O desrespeito à leitura de mundo do educando revela o gosto elitista, portando antidemocrático, do educador que, por isso mesmo, não escutando o educando, com ele não fala. Nele deposita seus comunicados." Paulo Freire
Fonte - educacaoedemocracia
Assinar:
Postagens (Atom)