"Unidos para transformar vidas!"

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Oficina de Robótica Educativa 05

Com a parceria dos(as) professores(as) Juliana, Márcia, Elisete, Samuel e Pedro encerramos ontem. dia 13 de dezembro, a tarde nossa oficina de robótica educativa junto à turma 101 do Ensino Médio diurno.
Continuamos com a montagem de nosso terceiro protótipo movido com a energia de uma bateria de 9v e motor retirado de leitor de CD/DVD.
A turma começou a montar a chave onde o controle nos permitirá fazer o carrinho deslocar para frente ou para trás.
No encerramento da atividade os estudantes preencheram uma rápida ficha de avaliação onde relataram os aspectos positivos e negativos da oficina e apresentaram sugestões para o projeto de Robótica Educativa para o ano de 2018.
Abaixo algumas fotos da atividade.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Por que ir à escola !?

"O convívio com outras crianças e adolescentes é fundamental para a formação humana. Aprende-se muito na escola enquanto se aprendem os conhecimentos curriculares: aprende-se a solidariedade, as diferenças e o respeito, sobre as dificuldades e sobre como enfrentá-las coletivamente. A escola contribui muito confirmando a cidadania das crianças e adolescentes, pois, decorrente das duas tarefas anteriores, a escola tem o papel de formar a/para a cidadania, uma vez que articula aqueles conhecimentos em um contexto social e cultural. Assim, frequentar a escola significa potencialmente forjar-se mais e melhor cidadão."
Fonte - gazetadopovo
Na escola SE APRENDE e SE ENSINA!

Doe sangue! Doe vida!

Existem causas pelas quais devemos nos orgulhar de lutar todos os dias.
A doação de sangue é uma delas.
Vista a camisa, chame seus amigos e compartilhe com o mundo a importância de ser um doador regular.
Seja um doador, você sabia que:
·    Ninguém contrai doenças doando sangue.     
·    Todo o material da coleta é descartável e estéril.
  • A cada doação são realizados exames laboratoriais para a detecção de doenças infecto-contagiosas, independente de doações anteriores.
  • Os resultados dos exames são sigilosos e são entregues única e exclusivamente ao doador.
  • Se necessário, o doador recebe orientações médicas na unidade onde realizou sua doação.
  • O organismo compensa a quantidade de sangue doada. Pouco tempo depois, o volume de sangue será o mesmo.
  • Doar sangue não vicia.
  • Doar sangue não faz com que o organismo produza maior quantidade de sangue.
  • Doar não faz com que o sangue "engrosse" ou "afine".
  • Doar não engorda ou emagrece
Veja a animação "Para quem é o sangue":

domingo, 10 de dezembro de 2017

Dia da Consciência Negra

Sobre obre o Dia da Consciência Negra ainda, a turma 32 confeccionou as máscaras com argila e tinta. Simbolizando a diversidade dentro sala de aula.  
Na cultura Afro as máscaras representam a identidade das "tribos" africanas e o mundo de encanto e fantasia. A criança negra precisa aceitar como elas são. Respeitar a imagem que tem de si. Promovendo o respeito pelas várias etnias.
"A máscara transforma o corpo do bailarino que conserva sua individualidade e, servindo-se dele como se fosse um suporte vivo e animado, encarna a outro ser; gênio, animal mítico que é representando assim momentaneamente. Uma máscara é um ser que protege quem a carrega. Está destinada a captar a força vital que escapa de um ser humano ou de um animal, no momento de sua morte. A energia captada na máscara é controlada e posteriormente redistribuída em benefício da coletividade."
Fonte - faecpr
Abaixo e ao lado algumas fotos do trabalho sobre as máscaras e o link para acesso a todas as fotos da atividade.

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Dia Mundial de Combate à AIDS

"O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado em 1º de dezembro e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.
A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Diferentemente do que muitos pensam, ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado.
A Aids é uma doença que não mata por si só. Por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica sujeito a doenças oportunistas, como a pneumonia, que surgem no organismo nesse momento de fraqueza. Assim sendo, não se morre de Aids, morre-se das complicações geradas pelas doenças oportunistas."
Fonte - mundoeducacao
As enfermeiras Ernanda e Verônica, do Posto de Saúde aqui do Bairro Santo Antônio, compareceram à escola para fazer a cole de sangue  para exames, em atividade alusiva ao Dia Mundial de combate à AIDS. Os(as) estudantes do curso noturno que participaram da coleta, professores e direção agradecem à atenção do pessoal do Posto de Saúde, em especial das enfermeiras, Ernanda e Verônica.
Abaixo e ao lado algumas fotos.
Clique aqui e faça seu comentário!

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Guia para uso Responsável da Internet

Aproveitando o assunto da postagem anterior "Redes Sociais e RESPONSABILIDADE CIVIL", lincamos abaixo o "Guia para uso responsável da internet" com valiosas reflexões e tópicos como: A vida digital, Aproveite com moderação, Respeito aos limites, Perigos da internet, Comportamento suspeito, Cyberbullyng, Como agir diante de situações estranhas, Proteção na Internet, Boas maneiras na rede, O que não fazer, Lixo eletrônico, Verdadeiro ou falso, Sites legais para visitar, Conheça os amigos do Edu, Conscientização para o uso responsável da internet e Usando a tecnologia para salvar vidas.
Procure conhecer mais sobre o assunto:
Clique aqui e faça seu comentário!

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Redes Sociais e RESPONSABILIDADE CIVIL

Há um falso sentimento de que nas "redes sociais se pode fazer tudo, mas, neste ambiente também de deve obediência às regras básicas de convivência e direito. São numerosas as demandas envolvendo pedidos de indenização em função da inadequada utilização das "redes sociais".
Postagens de conteúdo impróprio, difamatório, calunioso ou inverídico e que causam lesão a direito de terceiros - muitas vezes até com dezenas de curtidas e compartilhamentos, sem nenhuma preocupação com a verdade conduz direito à justa indenização. Publicar fotos ou vídeos sem ouvir a todos envolvidos no processo é passível de responsabilização civil.
Portanto, cuidado com o que for publicar nas redes sociais, podemos ser responsabilizados criminalmente pela publicação de textos, imagens ou vídeos que venham a denegrir ou prejudicar outras pessoas.
Cuidado!
"As chamadas “redes sociais” também transformaram o relacionamento entre as pessoas. Em pouco tempo - nesta sociedade da informação instantânea e das demandas imediatas - cabe ao direito também a árdua tarefa de acompanhar e proteger a sociedade daqueles que a utilizam para causar prejuízo à terceiros, praticar atos de cunho injurioso, difamatório ou calunioso, ou mesmo contra aqueles que promovem a sistemática violação de direitos básicos previstos no Art. 5. da Constituição Federal.
A previsão, incluída no inciso V, garante o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem, sendo que o inciso X, da mesma CF/1988, prevê que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”."
Fonte - gazetadopovo

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Filmes em Sala de Aula

É comum, é prazeroso, é educativo ... o uso de filmes como recurso didático. No entanto, isso apresenta alguns desafios que podem ser contornados com uma boa metodologia.
Abaixo, reproduzimos textos com reflexões sobre a utilização de filmes em sala de aula.
O artigo "Como usar filmes em sala de aula" de autoria de Juliana Carvalho, publicado no site educacaopublica nos desafia e nos orienta para a utilização desta ferramenta pedagógica de maneira a conseguirmos bons resultados na aprendizagem de nossos(as) estudantes - "O primeiro passo é a escolha do filme. Devemos selecionar obras que estejam associadas aos conteúdos escolares previstos no planejamento. Aliás, essa escolha deve acontecer no início do ano e ser incluída como parte dos recursos previstos na programação. ...".
Abaixo links de reflexões sobre o assunto:
Boa leitura a todos e a todas!
Clique aqui e faça seu comentário!

domingo, 3 de dezembro de 2017

Programa NFG

Em consonância com todas as atividades realizadas pela CIPAVE na escola, o controle quanto ao acesso e saída do espaço escolar é fundamental para a garantia da segurança de estudantes, professores e funcionários na escola.
Com recursos do Programa Nota Fiscal Gaúcha a escola custeou a instalação de portões eletrônicos com interfones, no portão principal e porta de acesso à escola.
A instalação dos equipamentos ajuda em muito o controle deste fluxo de pessoas que entram e saem da escola.
Participe você também do programa!
Clique aqui e faça seu comentário!