terça-feira, 12 de dezembro de 2017
segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
Por que ir à escola !?
"O convívio com outras crianças e adolescentes é fundamental para a formação humana. Aprende-se muito na escola enquanto se aprendem os conhecimentos curriculares: aprende-se a solidariedade, as diferenças e o respeito, sobre as dificuldades e sobre como enfrentá-las coletivamente. A escola contribui muito confirmando a cidadania das crianças e adolescentes, pois, decorrente das duas tarefas anteriores, a escola tem o papel de formar a/para a cidadania, uma vez que articula aqueles conhecimentos em um contexto social e cultural. Assim, frequentar a escola significa potencialmente forjar-se mais e melhor cidadão."
Fonte - gazetadopovo
Na escola SE APRENDE e SE ENSINA!
Doe sangue! Doe vida!
A doação de sangue é uma delas.
Vista a camisa, chame seus amigos e
compartilhe com o mundo a importância de ser um doador regular.
Seja um doador, você sabia que:
· Todo o material da coleta é descartável e estéril.
- A cada doação são realizados
exames laboratoriais para a detecção de doenças infecto-contagiosas,
independente de doações anteriores.
- Os resultados dos exames são
sigilosos e são entregues única e exclusivamente ao doador.
- Se necessário, o doador
recebe orientações médicas na unidade onde realizou sua doação.
- O organismo compensa a
quantidade de sangue doada. Pouco tempo depois, o volume de sangue será o
mesmo.
- Doar sangue não vicia.
- Doar sangue não faz com que
o organismo produza maior quantidade de sangue.
- Doar não faz com que o
sangue "engrosse" ou "afine".
- Doar
não engorda ou emagrece
Veja a animação "Para quem é
o sangue":
domingo, 10 de dezembro de 2017
Dia da Consciência Negra
Sobre
obre o Dia da Consciência Negra ainda, a turma 32 confeccionou as máscaras com
argila e tinta. Simbolizando a diversidade dentro sala de aula.
Na
cultura Afro as máscaras representam a identidade das "tribos"
africanas e o mundo de encanto e fantasia.
A criança negra precisa aceitar como elas são. Respeitar a imagem que tem de
si. Promovendo o respeito pelas várias etnias.
"A máscara transforma o corpo do bailarino que conserva sua individualidade e, servindo-se dele como se fosse um suporte vivo e animado, encarna a outro ser; gênio, animal mítico que é representando assim momentaneamente. Uma máscara é um ser que protege quem a carrega. Está destinada a captar a força vital que escapa de um ser humano ou de um animal, no momento de sua morte. A energia captada na máscara é controlada e posteriormente redistribuída em benefício da coletividade."
"A máscara transforma o corpo do bailarino que conserva sua individualidade e, servindo-se dele como se fosse um suporte vivo e animado, encarna a outro ser; gênio, animal mítico que é representando assim momentaneamente. Uma máscara é um ser que protege quem a carrega. Está destinada a captar a força vital que escapa de um ser humano ou de um animal, no momento de sua morte. A energia captada na máscara é controlada e posteriormente redistribuída em benefício da coletividade."
Fonte - faecpr
Abaixo e
ao lado algumas fotos do trabalho sobre as máscaras e o link para acesso a
todas as fotos da atividade.
Link para
o álbum de fotos da Atividade com Máscaras referente ao "Dia da Consciência Negra"
sábado, 9 de dezembro de 2017
Pelos corredores daSanto Antônio ...
A PAZ requer
a união de esforços de todos
ESCOLA, FAMÍLIA, AMIGOS, ALUNOS e
COMUNIDADE!
sexta-feira, 8 de dezembro de 2017
Dia Mundial de Combate à AIDS
"O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado em 1º de dezembro e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.
Abaixo e ao lado algumas fotos.
Clique aqui e faça seu comentário!
A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Diferentemente do que muitos pensam, ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado.
A Aids é uma doença que não mata por si só. Por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica sujeito a doenças oportunistas, como a pneumonia, que surgem no organismo nesse momento de fraqueza. Assim sendo, não se morre de Aids, morre-se das complicações geradas pelas doenças oportunistas."
Fonte - mundoeducacao
As enfermeiras Ernanda e Verônica, do Posto de Saúde aqui do Bairro Santo Antônio, compareceram à escola para fazer a cole de sangue para exames, em atividade alusiva ao Dia Mundial de combate à AIDS.
Os(as) estudantes do curso noturno que participaram da coleta, professores e direção agradecem à atenção do pessoal do Posto de Saúde, em especial das enfermeiras, Ernanda e Verônica.Abaixo e ao lado algumas fotos.
quinta-feira, 7 de dezembro de 2017
Pelos corredores da Santo Antônio ...
quarta-feira, 6 de dezembro de 2017
Guia para uso Responsável da Internet
Aproveitando o assunto da postagem anterior "Redes Sociais e RESPONSABILIDADE CIVIL", lincamos abaixo o "Guia para uso responsável da internet" com valiosas reflexões e tópicos como: A vida digital, Aproveite com moderação, Respeito aos limites, Perigos da internet, Comportamento suspeito, Cyberbullyng, Como agir diante de situações estranhas, Proteção na Internet, Boas maneiras na rede, O que não fazer, Lixo eletrônico, Verdadeiro ou falso, Sites legais para visitar, Conheça os amigos do Edu, Conscientização para o uso responsável da internet e Usando a tecnologia para salvar vidas.
Procure conhecer mais sobre o assunto:
Clique aqui e faça seu comentário!
Procure conhecer mais sobre o assunto:
Clique aqui e faça seu comentário!
terça-feira, 5 de dezembro de 2017
Redes Sociais e RESPONSABILIDADE CIVIL
Há um falso sentimento de que nas "redes sociais se pode fazer tudo, mas, neste ambiente também de deve obediência às regras básicas de convivência e direito. São numerosas as demandas envolvendo pedidos de indenização em função da inadequada utilização das "redes sociais".
Postagens de conteúdo impróprio, difamatório, calunioso ou inverídico e que causam lesão a direito de terceiros - muitas vezes até com dezenas de curtidas e compartilhamentos, sem nenhuma preocupação com a verdade conduz direito à justa indenização. Publicar fotos ou vídeos sem ouvir a todos envolvidos no processo é passível de responsabilização civil.
Portanto, cuidado com o que for publicar nas redes sociais, podemos ser responsabilizados criminalmente pela publicação de textos, imagens ou vídeos que venham a denegrir ou prejudicar outras pessoas.
Cuidado!
"As
chamadas “redes sociais” também
transformaram o relacionamento entre as pessoas. Em pouco tempo - nesta
sociedade da informação instantânea e das demandas imediatas - cabe ao direito também
a árdua tarefa de acompanhar e proteger a sociedade daqueles que a utilizam
para causar prejuízo à terceiros, praticar atos de cunho injurioso, difamatório
ou calunioso, ou mesmo contra aqueles que promovem a sistemática violação de
direitos básicos previstos no Art. 5. da Constituição Federal.
A previsão, incluída no
inciso V, garante “o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da
indenização por dano material, moral ou à imagem”, sendo que
o inciso X, da mesma CF/1988, prevê que são invioláveis “a
intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o
direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”."
Fonte - gazetadopovo
segunda-feira, 4 de dezembro de 2017
Filmes em Sala de Aula
É comum, é prazeroso, é educativo ... o uso de filmes como recurso didático. No entanto, isso apresenta alguns desafios que podem ser contornados com uma boa metodologia.
Abaixo, reproduzimos textos com reflexões sobre a utilização de filmes em sala de aula.
O artigo "Como usar filmes em sala de aula" de autoria de Juliana Carvalho, publicado no site educacaopublica nos desafia e nos orienta para a utilização desta ferramenta pedagógica de maneira a conseguirmos bons resultados na aprendizagem de nossos(as) estudantes - "O primeiro passo é a escolha do filme. Devemos selecionar obras que estejam associadas aos conteúdos escolares previstos no planejamento. Aliás, essa escolha deve acontecer no início do ano e ser incluída como parte dos recursos previstos na programação. ...".
Abaixo links de reflexões sobre o assunto:
Clique aqui e faça seu comentário!
Abaixo, reproduzimos textos com reflexões sobre a utilização de filmes em sala de aula.
O artigo "Como usar filmes em sala de aula" de autoria de Juliana Carvalho, publicado no site educacaopublica nos desafia e nos orienta para a utilização desta ferramenta pedagógica de maneira a conseguirmos bons resultados na aprendizagem de nossos(as) estudantes - "O primeiro passo é a escolha do filme. Devemos selecionar obras que estejam associadas aos conteúdos escolares previstos no planejamento. Aliás, essa escolha deve acontecer no início do ano e ser incluída como parte dos recursos previstos na programação. ...".
Abaixo links de reflexões sobre o assunto:
- Como usar filmes na sala de aula - Juliana Carvalho
- Utilização de filmes na sala de aula - Humberto Marshal Mendes Giménez
- 7 dicas de como utilizar filmes como recurso didático - Wigvan Pereira
- Planos de aula de filmes para serem usados em sala - César Anderle
- Como usar filmes em sala de aula - Felipo Bellini
Clique aqui e faça seu comentário!
domingo, 3 de dezembro de 2017
Programa NFG
Em consonância com todas as atividades realizadas pela CIPAVE na
escola, o controle quanto ao acesso e saída do espaço escolar é fundamental
para a garantia da segurança de estudantes, professores e funcionários na
escola.
Com recursos do
Programa Nota Fiscal Gaúcha a escola custeou a instalação de portões
eletrônicos com interfones, no portão principal e porta de acesso à escola.
A instalação
dos equipamentos ajuda em muito o controle deste fluxo de pessoas que entram e
saem da escola.
Participe você também do programa!
Clique aqui e faça seu comentário!
Participe você também do programa!
Clique aqui e faça seu comentário!
sábado, 2 de dezembro de 2017
Visita guiada à UNIVATES
Professora e turmas que participaram de visita. |
A visita, segundo a professora e estudantes, foi inesquecível. A professora agradece aos(às) estudantes das das turma 81 e 101, destacando que devem sempre aproveitar momentos como estes, pois é muito importante para a formação pessoal adquirir cultura, pois cultura é conhecimento. Fica aqui registrado também o agradecimento à UNIVATES pela acolhida e muito obrigado aos alunos por terem aproveitado o momento, pois além de rir muito, tiraram muitas fotos, fizeram muitos questionamentos, adquiriram cultura e conhecimento e conheceram lugares fascinantes.
Voltem à UNIVATES sempre!
As portas estão abertas para vocês.
Ao lado e abaixo fotos da visita guiada à UNIVATES.
sexta-feira, 1 de dezembro de 2017
Pelos corredores da Santo Antônio
A escola já esta entrando em clima de Natal.
Portas das salas decoradas, murais sendo preparados ...
Clique aqui e faça seu comentário!
Portas das salas decoradas, murais sendo preparados ...
Assinar:
Postagens (Atom)