"Unidos para transformar vidas!"

domingo, 18 de junho de 2017

Clarice Lispector - Biblioteca Escolar

Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920. Chegou ao Brasil em março de 1922, passou a infância na cidade do Recife e em 1937 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito.
Clarice Lispector estreou na literatura ainda muito jovem com o romance "Perto do Coração Selvagem" (1943), que teve calorosa acolhida da crítica e recebeu o Prêmio Graça Aranha.
Em 1944, recém-casada com um diplomata, viajou para Nápoles, onde serviu num hospital durante os últimos meses da Segunda Guerra. Depois de uma longa estada na Suíça e Estados Unidos, voltou a morar no Rio de Janeiro.
Clarice Lispector começou a colaborar na imprensa em 1942 e, ao longo de toda a vida, nunca se desvinculou totalmente do jornalismo. Trabalhou na Agência Nacional e nos jornais A Noite e Diário da Noite. Foi colunista do Correio da Manhã e realizou diversas entrevistas para a revista Manchete. A autora foi cronista do Jornal do Brasil. Produzidos entre 1967 e 1973, esses textos estão reunidos no volume "A Descoberta do Mundo".
Entre suas obras mais importantes estão a reunião de contos em "A Legião Estrangeira" (1964), "Laços de Família" (1972), os romances "A Paixão Segundo G.H." (1964) e "A Hora da Estrela" (1977).
Clarice Lispector faleceu no Rio de Janeiro no dia 9 de dezembro de 1977.
Fonte - pensador
O acervo de nossa biblioteca hoje conta com mais 4 livros de Clarice - A bela e a fera, Felicidade Clandestina, Para não esquecer e Um sopro de vida, livros que estão a disposição dos(as) leitores na biblioteca Dulce Elaine Monteiro de nossa escola.

Livro póstumo de contos, A bela e a fera apresenta ao leitor duas Clarices: a primeira, uma jovem aflita, com imaginação de extrema vitalidade, que, aos 14 anos, começa a inventar histórias e a escrever contos insólitos que têm como marca a expressão de intensos impulsos emocionais.
Autor: clarice lispector
Assuntos: FICÇÃO – CONTO, FICÇÃO NACIONAL
Fonte - rocco

Publicado pela primeira vez em 1971, Felicidade clandestina reúne 25 contos que falam de infância, adolescência e família, mas relatam, acima de tudo, as angústias da alma. Como é comum na obra de Clarice Lispector, a descrição dos ambientes e das personagens perde importância para a revelação de sentimentos mais profundos. "Felicidade clandestina" é o nome do primeiro conto.  .......
Autor: clarice lispector
Assuntos: FICÇÃO – CONTO, FICÇÃO NACIONAL
Fonte - rocco

Para a legião de apreciadores de textos curtos e boas frases o livro Para não esquecer, de Clarice Lispector, é leitura obrigatória. A obra — publicada pela primeira vez em 1964 — reúne 108 crônicas que bem poderiam pertencer a um diário. Ora a autora conta uma pequena história, ora ela simplesmente parece pensar alto. "Os homens têm lábios vermelhos e se reproduzem. As mulheres se deformam amamentando", diz, em Aldeia italiana.  ...
Autor: clarice lispector
Assuntos: CRÔNICA
Fonte - rocco

Quando a escritora Clarice Lispector terminou Um sopro de vida (Pulsações), às vésperas de sua morte, por câncer, em 1977, sabia que este seria o seu livro definitivo. O livro era de fato o sopro de vida de Clarice, que precisava escrever para se sentir viva. Na história, ela fala de um homem aflito que criou uma personagem, Angela Pralini, seu alter-ego. Mas ora ele não se reconhecia em Angela, porque ela era o seu avesso, ora odiava visceralmente o que via refletido naquela estranha personagem-espelho.
Autor: clarice lispector
Assuntos: FICÇÃO – ROMANCE/NOVELA, FICÇÃO NACIONAL
Fonte - rocco

sábado, 17 de junho de 2017

Plaquinhas de "Boas Atitudes"

As "Plaquinhas de Boas Atitudes" representam mais uma ação da CIPAVE Santo Antônio, utilizada nas formações organizadas pela Coordenadora e Vice-diretora Márcia no "Espaço CIPAVE".
As plaquinhas representam diferentes atitudes que devem ou não devem ser utilizadas na escola e no convívio com os(as) colegas no dia a dia. As plaquinhas foram confeccionadas com todo carinho e atenção pela supervisora Verani Berté.
Plaquinhas com as "palavras mágicas - Por Favor, Com Licença, Seja Gentil, Muito Obrigado, Seja Feliz e plaquinhas com lembretes como - não pise nas flores, não ponha os pés sobre as cadeiras, não corra, não utilize palavrões, não grite, não coma salgadinhos, não coma ou beba (em certos espaços específicos), não jogue lixo no chão, feche a torneira, dê a descarga, não utilize celular etc, são recados importantes que estão sendo trabalhados com os(as) estudantes das turmas dos anos iniciais em tempo integral e mais tarde serão expostas nos corredores, espaços e salas da escola.

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Biblioteca escolar

NOVAS AQUISIÇÕESHarry Potter Coleção Completa (7 Livros)
"Deveria ser um livro só para o público infanto-juvenil. Mas, no mundo inteiro, gente de idades variadas lê Harry Potter - um fenômeno da literatura mundial que desafia crenças e estimativas. Harry Potter conduz a discussões metafísicas, aborda o eterno confronto entre o bem e o mal e evidencia algumas mazelas da sociedade como o preconceito, a divisão de classes através do dinheiro e do berço, a inveja, o egoísmo, a competitividade exacerbada, a busca pelo ideal - a necessidade de aprender, nem que seja à força, que a vida é feita de derrotas e vitórias e que isso é importante para a formação básica de um adulto.
Os sete livros da saga do bruxo mais querido do mundo reunidos em um kit exclusivo que retrata a vida do menino que vive com os tios e o primo, que não gostam nem um pouco dele. O quarto de Harry é, na verdade, um armário sob a escada, e ele nunca comemorou um aniversário sequer em onze anos. Até que, um dia, Harry recebe uma carta misteriosa, entregue por uma coruja: um convite para estudar num lugar incrível chamado Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts. Lá ele vai encontrar não só amigos, esportes praticados em vassouras voadoras e magia para todo lado, como também seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o bruxo que assassinou seus pais. Mas, para isso, Harry precisará passar por uma série de desafios e enfrentar inúmeros perigos.
Em sete livros que se tornaram o maior fenômeno editorial de todos os tempos, com mais de 450 milhões de exemplares vendidos e traduções em 78 idiomas, Harry Potter não é exposto apenas a batalhas e feitiços. Ele precisa superar traições, surpresas e, sobretudo, aprender a lidar com os próprios sentimentos. O amor, a amizade e claro, uma boa dose de magia e imaginação, são os elementos-chave para da maior saga bruxa de todos os tempos."

quinta-feira, 15 de junho de 2017

A Centopeia que sonhava

Vídeo "A centopeia que sonhava" de Herbert de Souza, Betinho,
 ilustrações de Bia Salgueiro.

CIPAVE e os Anos Iniciais em Tempo Integral

Durante a semana e na próxima, a vice-diretora Márcia, Coordenadora da CIPAVE Santo Antônio, está trabalhando com as turmas dos Anos Iniciais em Tempo Integral, 1º ao 5º ano, no espaço CIPAVE.
Iniciam a formação com o vídeo "A  centopeia que sonhava" de Herbert de Souza, o Betinho.
A centopeia é o símbolo da CIPAVE. Em função no grande número de patinhas ela deve trabalhar com muita harmonia e organização para que ela possa alcançar seus objetivos e este é um dos objetivos da comissão - envolver a todos na escola para, de forma harmônica, organizada e bem planejada prevenir e discutir todos os aspectos relacionados à violência escolar.
O trabalho segue com a hora do conto e com a apresentação das "Plaquinhas de Boas Atitudes" que serão espalhadas pela escola e, este momento de formação termina com a elaboração de cartazes referentes à centopeia, que serão expostos pelos corredores da escola.
O objetivo das atividades é de levar os alunos a refletirem sobre o problema da violência e que, a partir disso, passem a ter atitudes mais positivas com relação aos colegas e que passem a conviver em melhor harmonia.
Abaixo algumas fotos da atividade.

Espaço CIPAVE

Na escola foi criado o "Espaço CIPAVE" - CIPAVE - Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar, nele são realizadas formações, grupos de discussão e mediação.
A criação do "Espaço CIPAVE" consolida a ideia de um grupo que tem implementado ações concretas no sentido de prevenir e trabalhar com as questões relacionadas à violência escolar na escola.
A criação de um espaço que acolha as reflexões junto aos professores, funcionários, estudantes e famílias de nossa comunidade escolar sobre as questões relativas à violência e que proponha atividades que venham a melhor as relações entre todos e todas é um dos muitos objetivos deste espaço.
“Nunca
Nunca use violência de nenhum tipo. Nunca ameace com violência de nenhum modo. Nunca sequer tenha pensamentos violentos. Nunca discuta, porque isto ataca a opinião do outro. Nunca critique, porque isto ataca o ego do outro. E o seu sucesso está garantido.
Mahatma Gandhi”

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Solidariedade no ar

As turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental sob a orientação das professoras Bernadete Friedrich, Márcia Viegas e Rejane Bianchini, fizeram campanha para a coleta de alimentos.  Na atividade os alunos aprenderam que compartilhar algo com alguém é enriquecer o seu coração com afeto e humanidade.
"A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca."
Antoine de Saint Exupery
Fonte - kdfrases
O resultado da coleta solidária feita pelos(as) estudantes das turmas dos anos finais foi a entrega dos mantimentos a duas famílias de nossa comunidade escolar.
Hoje uma das caixas com mantimentos foi doada a uma das famílias de nossa comunidade escolar, conforme foto ao lado.
"A solidariedade é contagiosa.
Contagie e se deixe contagiar."

terça-feira, 13 de junho de 2017

Reunião de Líderes

Hoje pela manhã, a orientadora Educacional Ângela e as supervisoras Andréa e Verani tiveram reunião com os(as) líderes das turmas da manhã  com o objetivo de iniciar o projeto de “Liderança” contemplado em nosso Regimento Escolar.
O encontro iniciou com a apresentação do vídeo motivacional “Sem braços e sem pernas” de Nick Vujicic que gerou muitos comentários e questionamentos. Após vivenciaram o lema da escola “Valorização do ser humano e do meio em que vive em busca de transformação.” com reflexões e debates. Seguiram o encontro discutindo e colocando em prática os Projetos de Acolhimento realizados em março.
Ao final do encontro o pessoal do pedagógico conversou com os(as) líderes sobre o “despertar em si as características de um(a) bom(a) líder”: saber estudar; saber se colocar no lugar do(a) outro(a); saber respeitar as regras e normas de convivência e, representar a turma junto aos colegas, professores e direção.
Outros temas de interesse dos|(as) estudantes foram discutidos com a orientadora e supervisoras.

    

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Jogos Interseries

"Os “Jogos Interseries”, são voltados para os alunos do 6 º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Além de contribuir para a formação integral dos jovens, o evento esportivo estimula o convívio de estudantes de níveis diferentes, proporcionando uma competição saudável e prazerosa."
A professora Denise, de Educação Física, encabeçou a organização de mais uma etapa dos jogos interseries, realizados no final do mês de maio no ginásio da escola.
As turmas organizaram suas equipes para os jogos masculinos e femininos na modalidade de futsal.
Os(as) professores dos anos finais do Ensino Fundamental acompanharam os jogos que também foram assistidos por turmas do CAT em Tempo Integral.
Parabéns a todos e a todas pela participação!
Profª. Denise, Stefany, Roniele, Paloma e Jordana   ---    Profª. Denise, Gabriel, Adriel, Gustavo, Alisson e Luan

domingo, 11 de junho de 2017

Pelos corredores da Santo Antônio ...


Ajudantes da turma 11, auxiliando a professora Andréia na montagem do mural.

“O pequeno Príncipe tinha tarefas a cumprir no seu planeta:
remexer vulcões e ter muita atenção com os baobás e preciso cuidar do local onde se mora.”
Antoine de Saint-Exupéry
Clique aqui e faça seu comentário!

sábado, 10 de junho de 2017

Biblioteca Escolar

"Que beleza!",
"Que capricho!",
"Quanto livro bom!",
"Não sei qual vou ler primeiro.",
"Gostaria de levar dois.",
"Tem cheirinho de novo."
Todas estas falas foram dos(as) alunos(as) da turma 101 do Ensino Médio, que, com a professora Elisete Stachovski, na manhã da última sexta-feira, disseram ao receber o novo acervo da biblioteca. Obras de vários títulos e autores conceituados nacional e internacionalmente. A turma ficou radiante ao encontrar estas novas aquisições.
Parabenizam a escola por este investimento e agradecem à direção e professora Márcia que se esforçaram com carinho e dedicação para tornar este momento único.
Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros.
Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.
Bill Gates

sexta-feira, 9 de junho de 2017

#cipavesantoantonio

Com o intuito de divulgar nossa escola, nossas atividades, discussões projetos e outras atividades de nossa CIPAVE criamos a hashtag "#cipavesantoantonio". 
Assim poderemos acompanhar melhor os trabalhos da CIPAVE Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar da EEEM Santo Antônio.
Bom trabalho a todos nós!

 "Hashtag é uma expressão bastante comum entre os usuários das redes sociais, na internet. Consiste de uma palavra-chave antecedida pelo símbolo #, conhecido popularmente no Brasil por "jogo da velha" ou "quadrado". 
As hashtags são utilizadas para categorizar os conteúdos publicados nas redes sociais, ou seja, cria uma interação dinâmica do conteúdo com os outros integrantes da rede social, que estão ou são interessados no respectivo assunto publicado. 
Com o uso da hashtag em uma publicação, o conteúdo ficará disponível para qualquer pessoa que acesse o mesmo hashtag sobre o assunto, permitindo-a comentar, compartilhar ou curtir o conteúdo. Exemplo: Se um indivíduo "A" publica uma notícia sobre as eleições presidenciais em seu perfil no Facebook, poderá criar ao mesmo tempo uma hashtag  com o nome #eleições, desta forma, estará classificando a sua publicação na categoria desta hashtag. Quando outros usuários acessarem ou visualizarem a hashtag #eleições, aparecerá todos os conteúdos relacionados com este tema, inclusive o que foi criado pela indivíduo "A". 
A hashtag é transformada em um hiperlink, que também pode se indexado por motores de busca na internet, como o Google. Em outras palavras, o usuário poderá buscar por determinado assunto, através da procura pela respectiva hashtag na própria rede social ou em um site de buscas (Google).
As hashtags surgiram e tornaram-se populares no Twitter, que categorizava os assuntos mais populares do momento através dos Trending Topics. Os usuários utilizam as hashtags para justamente classificar as postagens (que devem possuir menos de 140 caracteres) em assuntos específicos, uma espécie de "arquivo" ou "pasta" para organizar os conteúdos em meio a confusão de informações na timeline do Twitter. 
Atualmente, as hashtags estão disponíveis em várias outras redes sociais, como o FacebookInstagramGoogle +Pinterest e Youtube. Não apenas como uma ferramenta para organizar os conteúdos publicados nas redes sociais, as hashtags transformaram-se em "armas publicitárias" entre as empresas e instituições que utilizam as redes sociais como meio de comunicação e marketing."

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Entrega das Avaliações

Hoje realizamos encontro com pais e alunos para a entrega da avaliação referente ao 1º trimestre do ano.
"A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade."
Hoje a escola realizou encontro com pais e alunos para discutir sobre avaliação e entregar a avaliação referente ao 1º trimestre do ano.
A participação dos pais, até em função do mau tempo, foi boa.
Os pais e/ou responsáveis que não puderam comparecer à escola no encontro de ontem podem se dirigir a secretaria da escola para retirar as avaliações.
Clique aqui e faça seu comentário!