"Unidos para transformar vidas!"

sexta-feira, 9 de junho de 2017

#cipavesantoantonio

Com o intuito de divulgar nossa escola, nossas atividades, discussões projetos e outras atividades de nossa CIPAVE criamos a hashtag "#cipavesantoantonio". 
Assim poderemos acompanhar melhor os trabalhos da CIPAVE Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar da EEEM Santo Antônio.
Bom trabalho a todos nós!

 "Hashtag é uma expressão bastante comum entre os usuários das redes sociais, na internet. Consiste de uma palavra-chave antecedida pelo símbolo #, conhecido popularmente no Brasil por "jogo da velha" ou "quadrado". 
As hashtags são utilizadas para categorizar os conteúdos publicados nas redes sociais, ou seja, cria uma interação dinâmica do conteúdo com os outros integrantes da rede social, que estão ou são interessados no respectivo assunto publicado. 
Com o uso da hashtag em uma publicação, o conteúdo ficará disponível para qualquer pessoa que acesse o mesmo hashtag sobre o assunto, permitindo-a comentar, compartilhar ou curtir o conteúdo. Exemplo: Se um indivíduo "A" publica uma notícia sobre as eleições presidenciais em seu perfil no Facebook, poderá criar ao mesmo tempo uma hashtag  com o nome #eleições, desta forma, estará classificando a sua publicação na categoria desta hashtag. Quando outros usuários acessarem ou visualizarem a hashtag #eleições, aparecerá todos os conteúdos relacionados com este tema, inclusive o que foi criado pela indivíduo "A". 
A hashtag é transformada em um hiperlink, que também pode se indexado por motores de busca na internet, como o Google. Em outras palavras, o usuário poderá buscar por determinado assunto, através da procura pela respectiva hashtag na própria rede social ou em um site de buscas (Google).
As hashtags surgiram e tornaram-se populares no Twitter, que categorizava os assuntos mais populares do momento através dos Trending Topics. Os usuários utilizam as hashtags para justamente classificar as postagens (que devem possuir menos de 140 caracteres) em assuntos específicos, uma espécie de "arquivo" ou "pasta" para organizar os conteúdos em meio a confusão de informações na timeline do Twitter. 
Atualmente, as hashtags estão disponíveis em várias outras redes sociais, como o FacebookInstagramGoogle +Pinterest e Youtube. Não apenas como uma ferramenta para organizar os conteúdos publicados nas redes sociais, as hashtags transformaram-se em "armas publicitárias" entre as empresas e instituições que utilizam as redes sociais como meio de comunicação e marketing."

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Entrega das Avaliações

Hoje realizamos encontro com pais e alunos para a entrega da avaliação referente ao 1º trimestre do ano.
"A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade."
Hoje a escola realizou encontro com pais e alunos para discutir sobre avaliação e entregar a avaliação referente ao 1º trimestre do ano.
A participação dos pais, até em função do mau tempo, foi boa.
Os pais e/ou responsáveis que não puderam comparecer à escola no encontro de ontem podem se dirigir a secretaria da escola para retirar as avaliações.
Clique aqui e faça seu comentário!

quarta-feira, 7 de junho de 2017

CIPAVE

O que são as CIPAVE?
"A Secretaria da Educação, por meio do Programa Cipave (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar), em parceria com as demais secretarias de governo, busca orientar a comunidade escolar sobre as mais diversas situações que podem ocorrer no ambiente escolar, para que juntos possam:
- Identificar situações de violência, acidentes e causas;
- Definir a frequência e a gravidade com que ocorrem;
- Averiguar a circunstância em que ocorrem estas situações;
- Planejar e recomendar formas de prevenção;
- Formar parcerias com entidades públicas e provadas para auxiliar no trabalho preventivo;
- Estimular a fiscalização por parte da própria comunidade escolar, fazendo com que zele pelo ambiente escolar;
- Realizar estudos, coletar dados e mapear os casos ocorridos que envolvam violência e acidentes, para que sejam apresentados à comunidade e às autoridades, proporcionando que estas parcerias auxiliem no trabalho de combate e prevenção dos acidentes e violência na escola."
Fonte - cipave
Em reunião pedagógica a vice-diretora Márcia Weiler, coordenadora da CIPAVE Santo Antônio, apresentou, ao conjunto de professores da escola, os registros realizados durante o primeiro semestre de 2017.O grupo de professores acompanhou com atenção os tipos de ocorrência e números da escola e discutiu com a coordenadora sobre eles.
As Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar buscam a união de todos no combate às ocorrências dentro e no entorno de estabelecimentos de ensino. A CIPAVE é composta por professores, que se inscreveram durante a reunião, estudantes, pais e funcionários.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Biblioteca escolar

A biblioteca escolar Dulce Elaine Monteiro de nossa escola está, hoje, instalada em espaço amplo, arejada e adaptado para os pequenos amantes da leitura do Tempo Integral como também para para as turmas dos Anos Iniciais, Ensino Médio Politécnico, professores e funcionários da escola.
A qualificação do acervo de nossa Biblioteca Escolar também é uma preocupação constante da direção.
No início do ano foram adquiridos livros de boa qualidade com títulos solicitados pelos(as) professores(as) de Língua Portuguesa e Literatura e por solicitação e interesse dos(as) estudantes. Livros infantis e especialmente livros infanto-juvenis foram adquiridos.
Passaremos a estacar as principais aquisições colocando uma rápida síntese dos livros.

NOVAS AQUISIÇÕES
A coleção Histórias Urbanas de Mistério, da autora Sandra Pina, foi uma das coleções adquiridas para atender ao interesse de leitura dos(as) estudantes.
"Quem é que nunca ouviu falar da loira do banheiro, brinquedos assassinos ou fantasmas de cemitério? São lendas urbanas passadas de geração para geração. Ninguém jamais viu ou conhece quem tenha visto algum desses personagens, mas ninguém ousa duvidar deles.

Nos cinco volumes da coleção Histórias urbanas de mistério, a autora Sandra Pina consegue provocar no leitor a inquietude e a ansiedade de descobrir os segredos dos personagens por trás das lendas, criando um clima de suspense que prende do começo ao fim." 
Fonte - editorarideel
Clique aqui e faça seu comentário!

segunda-feira, 5 de junho de 2017

CAT em Tempo Integral

A escola vem fazendo investimentos em equipamentos pedagógicos visando qualificar cada vez mais nossa proposta pedagógica.
As turmas do CAT em Tempo Integral, do primeiro aos quintos anos, receberam, durante a semana, equipamento de som e material esportivo para a qualificação do material didático disponível para trabalho com os(as) alunos.
Material de som para as diferentes atividades realizadas em sala de aula e bolas e corda para as atividades lúdicas e de lazer esportivo.
Ótimo investimento feito pela direção da escola. Investimento que vem ao encontro dos anseios e necessidades do trabalho pedagógico.
"A utilização do material pedagógico é imprescindível ao desenvolvimento das aulas, pois através dele podemos dinamizar a nossa prática, facilitando a compreensão dos conteúdos pelos alunos, além de tornar as nossas aulas mais interessantes e eficazes."
Fonte - atribunamt
Abaixo fotos da direção e professores(as) recebendo o material.

domingo, 4 de junho de 2017

O bem mais precioso do planeta: a água.

"A água é composta por dois elementos químicos, o oxigênio e o hidrogênio, e é a substância mais abundante do planeta, sendo encontrada nos oceanos, lagos, chuvas, no solo, nos lençóis freáticos, nas calotas polares etc. Além disso, ela também é encontrada na constituição do nosso corpo (cerca de 60% do corpo humano é formado por água) e de outros seres vivos. Cerca de 70% da superfície do planeta Terra é composto por água, porém, apenas 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo.
Por isso, é fundamental que nós, seres humanos, usemos esta substância tão essencial à nossa vida de forma racional, com inteligência e consciência."
Fonte - estudokids
A Turma 201 do Ensino Médio noturno pesquisou o debateu sobre a questão da água e criou o projeto "Cuidado com o bem mais precioso do planeta: a água."
Do projeto saíram boas discussões e a produção de cartazes que foram expostos pelos corredores da escola no sentido de conscientizar a todos e todas sobre a importância da água.
Parabéns à turma e professores pelo trabalho.
Abaixo e ao lado algumas fotos dos cartazes produzidos.

sábado, 3 de junho de 2017

Semana do Meio Ambiente

"O Meio Ambiente, segundo definição da Conferência das Nações Unidas, celebrada em Estocolmo em 1972, é definido da seguinte forma: “O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas."
Fonte -
ebc
Em nossa escola comemoramos a semana do Meio Ambiente, comemorada de 28 de maio a 05 de junho, de diferentes e criativas maneiras.
A Turma 52 do CAT em Tempo Integral produziu, a partir de suas discussões e pesquisa uma mensagem às familias de nossa comunidade. A professora Nadir Schneider e sua turma percorreram as ruas da Santo Antônio ontem entregando a mensagem de casa em casa. 
O objetivo da atividade foi o de entregar a mensagem e conversar com os(as) moradores(as) procurando sensibilizá-los da necessidade de todos cuidarmos do planeta.
Como bem salientou a orientadora Ângela - "são pequenas ações que mudam o mundo!"
Parabéns à professora Nadir e aos(às) alunos(as) da turma 52.
Abaixo fotos da turma e da mensagem entregue aos moradores do bairro.
Clique aqui e faça seu comentário!

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Ações CIPAVE

A CIPAVE - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar, tem organizado encontros  na escola com profissionais do Posto de Saúde aqui do bairro Santo Antônio.

Alimentação Saudável
Quinta-feira, dia 31 de maio, as turmas 21 e 22 do CAT em Tempo Integral tiveram uma programação especial com a nutricionista Milaine.
A nutricionista conversou com as crianças sobre a Pirâmide Alimentar, trazendo para a realidade deles. Salientou que podem consumir alimentação saudável de forma econômica, inclusive cultivando nas suas próprias casas e mesmo, na época certa ficam com valores bem acessíveis.
Após apresentar a pirâmide alimentar, construíram a "sinaleira", com alimentos bons "verde" = que podem ser ingeridos a vontade, a "atenção amarelo" = alimentos que podem ser consumidos às vezes e o "vermelho" = alimentos quase proibidos e que podem ser substituídos por outros mais saudáveis
Os(as) alunos(as) participaram das atividades e aproveitaram ao máximo a conversa.
Parabéns a todos(as) os(as) envolvidos(as), Professoras Chaiane e Lisane, alunos(as) e nutricionista Milaine!
Abaixo algumas fotos. 

Clique aqui e faça seu comentário!

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Dia do Desafio

"O que é o Dia do Desafio?
O Dia do Desafio é uma campanha mundial de promoção da saúde e bem-estar. Seu objetivo é quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos.
O evento ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio, da 0h às 21h, e conta com a participação de milhares de cidades do mundo inteiro."
Fonte - sescrio 
Nossa escola participou do Dia do Desafio  comemorado ontem, dia 31 de maio.
Jogos entre as turmas foram organizados pela professora Denise, de Educação Física, no ginásio da escola e acompanhados por turmas do CAT em Tempo Integral.
Os jogos se estenderam durante toda a manhã e envolveram aproximadamente 120 estudantes.
"Você se mexe e o mundo mexe junto.

terça-feira, 30 de maio de 2017

Origem das Mandalas

“Tudo quanto fazemos, na arte ou na vida, é a cópia imperfeita do que pensamos em fazer. Desdiz não só da perfeição externa, senão da perfeição interna; falha não só à regra do que deveria ser, senão à regra do que julgávamos que poderia ser. Somos ocos não só por dentro, senão também por fora, párias da antecipação e da promessa.”
Fonte - pensador
A professora Ledi tem trabalhado a disciplina de Arte na Turma 91.
Um dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos com a turma é a pesquisa sobre "Mandalas". Pesquisaram a respeito das mandalas, produzam textos, discutiram e expuseram parte do trabalho no saguão da escola.
Abaixo algumas fotos do trabalho de Artes na Turma 91.
Parabéns a todos e a todas!

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Arte SESC - Cultura por toda parte

Na manhã do dia 24 de maio último as turmas 11, 21, 22, 31 e 32 do CAT em Tempo Integral assistiram a peça infantil "Missão Água", encenada no auditório do colégio Castelo Branco, encenado pelo grupo "Depósito de Teatro".
O espetáculo chegou à Lajeado pelo projeto "Teatro Mil", que integra o quadro de ações do Arte SESC - Cultura por toda parte.
A montagem da peça "Missão Água" foi preparada com esmero e dedicação artística com a intenção de brindar o público infantil com uma linguagem teatral contemporânea, que seja capaz de alimentar o imaginário infantil e permanecer como objeto de reflexão após o espetáculo.
Abaixo algumas fotos do evento.

Clique aqui e faça seu comentário!

sábado, 27 de maio de 2017

Esporte Escolar e Esporte Competitivo

Depois de nossa participação na etapa municipal dos JERGS 2017 achamos apropriado fazer algumas reflexões sobre Esporte Escolar e Esporte Competitivo.

"O principal equívoco histórico do entendimento do esporte-educação é a sua percepção como um ramo do esporte rendimento. Nesta percepção equivocada, as competições escolares, que deveriam ter um sentido educativo, em vez disto, simplesmente reproduzem as competições de alto nível, com todas suas características, inclusive com seus vícios deformando qualquer conceituo de educação. A educação, que tem um fim eminentemente social, ao compreender o esporte como manifestação educacional, tem que exigir do chamado esporte-educação um conteúdo fundamentalmente educativo.
Na argumentação de que o esporte na escola pode ser um dos meios mais efetivos de formação de jovens, a prática esportiva como educação social será indispensável nos seus processos de emancipação. Embora exista literaturas ( Kunz, 2004, Bracht, 2003, Tubino,2001) na defesa o esporte-educação desvinculado de padrões de rendimento e somente com compromisso educativo, as experiências ainda são escassas. Uma das experiências aceita nesse sentido foi a desenvolvida no Brasil,em 1989,nos Jogos Escolares Brasileiros, com cerca de aproximadamente 3600 estudantes participantes, sob responsabilidade do próprio autor, que na ocasião dirigia a antiga secretaria da Educação Física e Desportos, ligada ao Ministério da Educação. Naquela oportunidade, juntamente com educadores brasileiros, foi possível desenvolver aqueles jogos, com referência em cinco princípios sócio-educativos que foram: o princípio da participação,o principio da cooperação, o princípio da co-educação, o princípio da integração e o principio da co-gestão ou da responsabilidade.
Desta maneira podemos registrar que, o esporte-educação com sua responsabilidade de conteúdo no sentido de formação, já é uma questão sócio-educativa que cada dia passa a receber e provocar discussões mais profundas.O Programa Segundo Tempo se encaixa no esporte educação e tem como público alvo crianças, adolescentes e jovens expostos aos riscos sociais. Promover encontro de abrangência nacional dos parceiros do Ministério do Esporte no Programa Segundo Tempo, com vistas a aprofundar os debates sobre o esporte como fator de inclusão social, discutir os procedimentos de implantação, desenvolvimento e gestão.
OBJETIVOS
a) Fortalecer o envolvimento e o compromisso de gestores e coordenadores-gerais com o Programa Segundo Tempo;
b) Promover a reflexão como referencial para intervenção na realidade;
c) Promover a difusão do conhecimento e conteúdos do esporte;
d) Qualificar recursos humanos para coordenar e ministrar as atividades esportivas;
e) Difundir a proposta pedagógica, visando sua observância e o controle social;
f) Realizar debates abordando as temáticas transversais ligados ao esporte educacional;
g) Propor Plano de Capacitação Descentralizado, definindo metas para o exercício de
2007;
h) Desenvolver o estimulo a atividades produtivas e dedicação a uma aprendizagem
continuada;
i) Favorecer a interatividade com os outros atores do Programa Segundo Tempo;
j) Tornar o gestor bem preparado para enfrentar os desafios da gestão de convênios,
melhorando a qualidade e eficiência dos serviços prestados à sociedade."
Alguns links sobre o assunto: