Depois de nossa participação na etapa municipal dos JERGS 2017 achamos apropriado fazer algumas reflexões sobre Esporte Escolar e Esporte Competitivo.
"O
principal equívoco histórico do entendimento do esporte-educação é a sua
percepção como um ramo do esporte rendimento. Nesta percepção equivocada, as
competições escolares, que deveriam ter um sentido educativo, em vez disto,
simplesmente reproduzem as competições de alto nível, com todas suas
características, inclusive com seus vícios deformando qualquer conceituo de
educação. A educação, que tem um fim eminentemente social, ao compreender o
esporte como manifestação educacional, tem que exigir do chamado
esporte-educação um conteúdo fundamentalmente educativo.
Na argumentação de que o esporte na escola pode ser um dos meios mais efetivos
de formação de jovens, a prática esportiva como educação social será
indispensável nos seus processos de emancipação. Embora exista literaturas (
Kunz, 2004, Bracht, 2003, Tubino,2001) na defesa o esporte-educação
desvinculado de padrões de rendimento e somente com compromisso educativo, as
experiências ainda são escassas. Uma das experiências aceita nesse sentido foi
a desenvolvida no Brasil,em 1989,nos Jogos Escolares Brasileiros, com cerca de
aproximadamente 3600 estudantes participantes, sob responsabilidade do próprio
autor, que na ocasião dirigia a antiga secretaria da Educação Física e
Desportos, ligada ao Ministério da Educação. Naquela oportunidade, juntamente
com educadores brasileiros, foi possível desenvolver aqueles jogos, com
referência em cinco princípios sócio-educativos que foram: o princípio da
participação,o principio da cooperação, o princípio da co-educação, o princípio
da integração e o principio da co-gestão ou da responsabilidade.
Desta maneira podemos registrar que, o esporte-educação com sua
responsabilidade de conteúdo no sentido de formação, já é uma questão
sócio-educativa que cada dia passa a receber e provocar discussões mais
profundas.O Programa Segundo Tempo se encaixa no esporte educação e tem como
público alvo crianças, adolescentes e jovens expostos aos riscos sociais.
Promover encontro de abrangência nacional dos parceiros do Ministério do
Esporte no Programa Segundo Tempo, com vistas a aprofundar os debates sobre o
esporte como fator de inclusão social, discutir os procedimentos de
implantação, desenvolvimento e gestão.
OBJETIVOS
a) Fortalecer o envolvimento e o compromisso de gestores e coordenadores-gerais
com o Programa Segundo Tempo;
b) Promover a reflexão como referencial para intervenção na realidade;
c) Promover a difusão do conhecimento e conteúdos do esporte;
d) Qualificar recursos humanos para coordenar e ministrar as atividades
esportivas;
e) Difundir a proposta pedagógica, visando sua observância e o controle social;
f) Realizar debates abordando as temáticas transversais ligados ao esporte
educacional;
g) Propor Plano de Capacitação Descentralizado, definindo metas para o
exercício de
2007;
h) Desenvolver o estimulo a atividades produtivas e dedicação a uma
aprendizagem
continuada;
i) Favorecer a interatividade com os outros atores do Programa Segundo Tempo;
j) Tornar o gestor bem preparado para enfrentar os desafios da gestão de
convênios,
melhorando a qualidade e eficiência dos serviços prestados à sociedade."
Alguns links sobre o assunto: