domingo, 28 de maio de 2017
sábado, 27 de maio de 2017
Esporte Escolar e Esporte Competitivo
Depois de nossa participação na etapa municipal dos JERGS 2017 achamos apropriado fazer algumas reflexões sobre Esporte Escolar e Esporte Competitivo.
"O
principal equívoco histórico do entendimento do esporte-educação é a sua
percepção como um ramo do esporte rendimento. Nesta percepção equivocada, as
competições escolares, que deveriam ter um sentido educativo, em vez disto,
simplesmente reproduzem as competições de alto nível, com todas suas
características, inclusive com seus vícios deformando qualquer conceituo de
educação. A educação, que tem um fim eminentemente social, ao compreender o
esporte como manifestação educacional, tem que exigir do chamado
esporte-educação um conteúdo fundamentalmente educativo.
Na argumentação de que o esporte na escola pode ser um dos meios mais efetivos de formação de jovens, a prática esportiva como educação social será indispensável nos seus processos de emancipação. Embora exista literaturas ( Kunz, 2004, Bracht, 2003, Tubino,2001) na defesa o esporte-educação desvinculado de padrões de rendimento e somente com compromisso educativo, as experiências ainda são escassas. Uma das experiências aceita nesse sentido foi a desenvolvida no Brasil,em 1989,nos Jogos Escolares Brasileiros, com cerca de aproximadamente 3600 estudantes participantes, sob responsabilidade do próprio autor, que na ocasião dirigia a antiga secretaria da Educação Física e Desportos, ligada ao Ministério da Educação. Naquela oportunidade, juntamente com educadores brasileiros, foi possível desenvolver aqueles jogos, com referência em cinco princípios sócio-educativos que foram: o princípio da participação,o principio da cooperação, o princípio da co-educação, o princípio da integração e o principio da co-gestão ou da responsabilidade.
Desta maneira podemos registrar que, o esporte-educação com sua responsabilidade de conteúdo no sentido de formação, já é uma questão sócio-educativa que cada dia passa a receber e provocar discussões mais profundas.O Programa Segundo Tempo se encaixa no esporte educação e tem como público alvo crianças, adolescentes e jovens expostos aos riscos sociais. Promover encontro de abrangência nacional dos parceiros do Ministério do Esporte no Programa Segundo Tempo, com vistas a aprofundar os debates sobre o esporte como fator de inclusão social, discutir os procedimentos de implantação, desenvolvimento e gestão.
Na argumentação de que o esporte na escola pode ser um dos meios mais efetivos de formação de jovens, a prática esportiva como educação social será indispensável nos seus processos de emancipação. Embora exista literaturas ( Kunz, 2004, Bracht, 2003, Tubino,2001) na defesa o esporte-educação desvinculado de padrões de rendimento e somente com compromisso educativo, as experiências ainda são escassas. Uma das experiências aceita nesse sentido foi a desenvolvida no Brasil,em 1989,nos Jogos Escolares Brasileiros, com cerca de aproximadamente 3600 estudantes participantes, sob responsabilidade do próprio autor, que na ocasião dirigia a antiga secretaria da Educação Física e Desportos, ligada ao Ministério da Educação. Naquela oportunidade, juntamente com educadores brasileiros, foi possível desenvolver aqueles jogos, com referência em cinco princípios sócio-educativos que foram: o princípio da participação,o principio da cooperação, o princípio da co-educação, o princípio da integração e o principio da co-gestão ou da responsabilidade.
Desta maneira podemos registrar que, o esporte-educação com sua responsabilidade de conteúdo no sentido de formação, já é uma questão sócio-educativa que cada dia passa a receber e provocar discussões mais profundas.O Programa Segundo Tempo se encaixa no esporte educação e tem como público alvo crianças, adolescentes e jovens expostos aos riscos sociais. Promover encontro de abrangência nacional dos parceiros do Ministério do Esporte no Programa Segundo Tempo, com vistas a aprofundar os debates sobre o esporte como fator de inclusão social, discutir os procedimentos de implantação, desenvolvimento e gestão.
OBJETIVOS
a) Fortalecer o envolvimento e o compromisso de gestores e coordenadores-gerais com o Programa Segundo Tempo;
b) Promover a reflexão como referencial para intervenção na realidade;
c) Promover a difusão do conhecimento e conteúdos do esporte;
d) Qualificar recursos humanos para coordenar e ministrar as atividades esportivas;
e) Difundir a proposta pedagógica, visando sua observância e o controle social;
f) Realizar debates abordando as temáticas transversais ligados ao esporte educacional;
g) Propor Plano de Capacitação Descentralizado, definindo metas para o exercício de
2007;
h) Desenvolver o estimulo a atividades produtivas e dedicação a uma aprendizagem
continuada;
i) Favorecer a interatividade com os outros atores do Programa Segundo Tempo;
j) Tornar o gestor bem preparado para enfrentar os desafios da gestão de convênios,
melhorando a qualidade e eficiência dos serviços prestados à sociedade."
a) Fortalecer o envolvimento e o compromisso de gestores e coordenadores-gerais com o Programa Segundo Tempo;
b) Promover a reflexão como referencial para intervenção na realidade;
c) Promover a difusão do conhecimento e conteúdos do esporte;
d) Qualificar recursos humanos para coordenar e ministrar as atividades esportivas;
e) Difundir a proposta pedagógica, visando sua observância e o controle social;
f) Realizar debates abordando as temáticas transversais ligados ao esporte educacional;
g) Propor Plano de Capacitação Descentralizado, definindo metas para o exercício de
2007;
h) Desenvolver o estimulo a atividades produtivas e dedicação a uma aprendizagem
continuada;
i) Favorecer a interatividade com os outros atores do Programa Segundo Tempo;
j) Tornar o gestor bem preparado para enfrentar os desafios da gestão de convênios,
melhorando a qualidade e eficiência dos serviços prestados à sociedade."
Fonte - dia-a-diaeducacao e scoop
Alguns links sobre o assunto:
sexta-feira, 26 de maio de 2017
Biodiversidade na escola
Fonte - ecoanzol |
Esta data, criada pela Organização das
Nações Unidas (ONU), visa conscientizar a população mundial sobre a importância
da diversidade biológica, além da necessidade da proteção da biodiversidade em
todos os ecossistemas do planeta."
Fonte - calendarr
A professora Nívia Guerini, utilizando o
suplemento "Meio Ambiente na escola" do jornal O
Informativo do Vale, trabalhou a data com as turmas 61 e 72 nas aulas de
Ciências, na área de Ciências da Natureza.
Os estudantes trabalharam o tema
biodiversidade e ao final das reflexões e debates produziram materiais que
foram expostos nos corredores.
Parabéns à professora e estudantes pelo
trabalho!
Abaixo algumas fotos.
Abaixo algumas fotos.
quinta-feira, 25 de maio de 2017
JERGS Etapa Municipal
Ontem,
quarta-feira, participamos da etapa municipal dos Jogos Escolares do Rio Grande
do Sul – JERGS - na modalidade de Futsal Juvenil Masculino.
Nossos alunos participaram dos jogos de
forma clara, objetiva e educativa como devem ser os jogos escolares,
honrando e bem representando a escola.
Parabéns
a todos atletas e professores envolvidos no trabalho e um parabéns especial a
todos os “alunos atletas” pelo 2º lugar obtido na fase municipal.
quarta-feira, 24 de maio de 2017
Crianças e Jovens do RS escrevendo Histórias
A EEEM Santo Antônio está participando
do Projeto "Crianças e Jovens do Rio Grande do Sul escrevendo
Histórias" com seis trabalhos escritos em forma de textos narrativos.
São três trabalhos feitos pelas na turma
91 nas aulas da professora Ledi Henz. São textos das estudantes Hélida G, dos
Santos Blau, Raissa Bonassina e Sabrina Lourenço.
Os outros três trabalhos são da turma
101, textos das estudantes Bianca Souza, Ana Carolina P. de L. Molec e Vitória
L. dos Santos e foram coordenados pela professora Elisete Witt Stachovski.
Agora nos resta torcer muito pelo
sucesso dos trabalhos e classificação para a fase estadual.
Parabéns às jovens escritoras e às
professoras pelo incentivo.
Clique aqui e faça seu comentário!
Clique aqui e faça seu comentário!
terça-feira, 23 de maio de 2017
Ação Solidária
Dentre as muitas ações solidárias estimuladas diariamente pela escola a turma 22 do CAT em Tempo Integral, que tem a professora Lisiane como titular, preocupada com a limpeza da escola decorou bonitas lixeiras para serem colocadas no pátio da escola.
Parabéns à turma e professora pela iniciativa - Ação Solidária e Preocupação com a Limpeza!
Abaixo algumas fotos.
segunda-feira, 22 de maio de 2017
Conselhos de Classe Participativos
Durante a semana a escola realizou os Conselhos de Classe Participativos com as turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e 1º Ano, Turma 101, do Ensino Médio.
A supervisão, orientação e o(a) professor(a) Conselheiro(a) tiveram momentos de discussão e avaliação das atividades realizadas durante o 1º trimestre do ano.
Muitas questões foram abordadas, cordos e combinações feitas no sentido de melhorarmos e qualificarmos o processo de ensino e de aprendizagem.
Parabéns a todos e a todas que participaram.
Esperamos colher bons resultados do diálogo franco e transparente entre estudantes, professores(as), pedagógico, funcionários(as) e Direção da escola.
Abaixo algumas fotos
A supervisão, orientação e o(a) professor(a) Conselheiro(a) tiveram momentos de discussão e avaliação das atividades realizadas durante o 1º trimestre do ano.
Muitas questões foram abordadas, cordos e combinações feitas no sentido de melhorarmos e qualificarmos o processo de ensino e de aprendizagem.
Parabéns a todos e a todas que participaram.
Esperamos colher bons resultados do diálogo franco e transparente entre estudantes, professores(as), pedagógico, funcionários(as) e Direção da escola.
Abaixo algumas fotos
domingo, 21 de maio de 2017
Campanha do Agasalho
"Está se sentindo sozinho? Preencha esse
espaço com solidariedade. Há muita gente que precisa de você."
Fonte - frasesdobem
Quando doamos com amor, nos alegra o coração, alivia nossa alma e faz feliz a um irmão.
Campanha do Agasalho - Turmas 61, 62, 71, 72, 81, 82 e 91, coordenação das professoras Carla e Zuleica,
O destino das doações será a distribuição aos próprios estudantes da escola e comunidade de maneira geral.
Parabéns às turmas e professoras pelo trabalho.
sábado, 20 de maio de 2017
Ação Solidariedade
"Eu não acredito em caridade, eu acredito em solidariedade. Caridade é tão vertical: vai de cima pra baixo. Solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro. A maioria de nós tem muito o que aprender com as outras pessoas."
Fonte - pensador
As turmas 41 da professora Elisara e 51 do professor Moisés percorreram as ruas do bairro Santo Antônio distribuindo mensagens de solidariedade às pessoas, passando de casa em casa. Os alunos foram bem recebidos pelos(as) moradores e estes agradeceram as mensagens recebidas e elogiaram o trabalho das turmas e da escola.Abaixo temos fotos do passeio das turmas pela comunidade. Parabéns a todos pelo trabalho!
Clique aqui e faça seu comentário!
sexta-feira, 19 de maio de 2017
Solidariedade
Não seja solidário em determinado horário, em algum lugar específico e mesmo em um dia apensa.
Cultive o espírito de fazer o bem, de ser solidário sempre!
Cultive o espírito de fazer o bem, de ser solidário sempre!
quinta-feira, 18 de maio de 2017
Planilhas Online de Avaliação
Este ano todas as turmas
da escola - CAT em Tempo Integral, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino
Médio, tem trabalhado o registro das avaliações,
preliminares aos Conselhos de Classe, através de planilhas online.
As
planilhas são disponibilizadas online para todos os professores das turmas, os
quais, preenchem as avaliações, pareceres, conceitos, número de aulas e faltas
em planilhas que são automaticamente atualizadas.
Experiência
que está sendo aperfeiçoada para todos os níveis da escola e que tem sido
elogiada por todos em nossos encontros.
Novas
tecnologias a serviço da qualificação do processo ensino e aprendizagem.
quarta-feira, 17 de maio de 2017
Eleição do Conselho Escolar
Nossa escola está em clima
de eleição para o Conselho Escolar Gestão 2018/2019.
A eleição ocorrerá dia 25 de maio, quinta-feira próxima, das 8 às
21h na própria escola e será coordenada pela Comissão Eleitoral, presidida pela
professora Ângela Burgos..
Quem pode votar na eleição:
- alunos(as) matriculados, a partir da 5º ano;
- alunos(as) maiores de 12 anos;
- todos(as) responsáveis legais pelos alunos(as);
- funcionários e professores em pleno exercício na
escola.
Tivemos apenas uma chapa inscrita.
A chapa é composta por três representantes por cada um dos
segmentos.
Pelo segmento pais concorrem - Antônio José da Silva, Delva ângela
Murer e Jesiane Gisele do Couto. Pelo segmento professores concorrem - Günter
Martin Wüst, Márcia Léia Bohn Weiler e Verani Berté. Pela segmento funcionários
concorrem - Danuza da Rosa Gamalho, Kelly Maria Rigodanzo e Solange Maria da
Silva. Pelos alunos estão concorrendo - Melissa Gonçalves, Andrieli Primaz
Albring e Natália Andrieli Fail.
A cédula eleitoral elaborada pela Comissão Eleitoral fará menção à
chapa única.
A participação de todos e todas é de fundamental importância.
Clique aqui e faça seu comentário!
terça-feira, 16 de maio de 2017
Nossos Talentos
"Os progressos obtidos por meio do ensino são lentos; já os obtidos por meio de exemplos são mais imediatos e eficazes." Sêneca
"O difícil em arte é criar-se emoção sem se mostrar que se está emocionado. Ou estar emocionado para antes e depois de se estar. Ou ter a emoção ao lado para nela ir enchendo a caneta." Vergílio Ferreira
A turma 101 do Ensino Médio, nas aulas de Artes, com a professora Elisete Stachovski, tem demonstrado muita habilidade e criatividades nos trabalhos propostos.
Hoje na foram desenvolveram e demonstraram seus talentos em pinturas com carvão.
Abaixo alguns dos trabalhos realizados.
Parabéns à professora e estudantes!
Clique aqui e faça seu comentário!
Assinar:
Postagens (Atom)