"Unidos para transformar vidas!"

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

1º Ano - Dia dos Pais

Viver é sempre dizer aos outros que eles são importantes. Que nós os amamos, porque um dia eles se vão e ficaremos com a impressão de que não os amamos o suficiente.

Isabel Minhós Martins · Bernardo P. Carvalho
Cada história explorada deu origem à reflexões e belíssimos trabalhos. Na semana do Dia dos Pais, o 1º ano da escola explorou lindas histórias que retratam nossas relações com estas pessoas tão especiais que permeiam nossos dias e suprem nossas pequenas necessidades. Cada história explorada deu origem à reflexões e belíssimos trabalhos.

Um pai é mesmo uma pessoa muito especial.
Capaz de se dobrar, desdobrar, encolher e esticar… um pai transforma-se, num passe de mágica, nos objetos mais incríveis.
Ou será que nunca repararam nos pais transformados que andam por aí?
Pais-cabides, pais-ambulâncias, pais-aviões, pais-sofás, pais-escadotes, pais-travões…
Basta abrir os olhos e observar.
Um livro que olha de perto a relação de cumplicidade entre pai e filho.
E que convida filhos e pais a descobrirem-se juntos ao virar de cada página
O 1º ano, por intermédio da professora Andréia dos Santos, também trabalhou as histórias "Todos os pais são diferentes" fazendo uma reflexão dos diferentes tipos de pais que se percebem hoje na sociedade, vislumbrando que assim como nós, nossos pais tem sonhos e atitudes diferentes uns dos outros e que além de serem nossos pais são seres humanos que sentem que vivem, que choram, sorriem e demonstram sentimentos.

1º Ano - Dia dos Pais (2)

Capa do Livro
O 1º ano, por intermédio da professora Andréia dos Santos,  também trabalhou as histórias "Todos os pais são diferentes"  fazendo uma reflexão dos diferentes tipos de pais que se percebem hoje na sociedade, vislumbrando que assim como nós, nossos pais tem sonhos e atitudes diferentes uns dos outros e que além de serem nossos pais são seres humanos que sentem, que vivem, que choram, sorriem e demonstram sentimentos.

O 1º ano trabalhou também a história "O homem que amava caixas".
Este livro fala de maneira simples e bonita sobre o relacionamento entre pai e filho.  'O Homem que Amava Caixas' conta a história de um homem que era apaixonado por caixas e por seu filho. O único problema é que, como muitos pais, ele não sabia como dizer ao filho que o amava.
Através desta história foi possível explorar os tipos de sentimentos que nutrimos pelas pessoas que amamos, de que forma podemos demonstrar nossos sentimentos.
Através das reflexões feitas com as 3 histórias exploradas nesta semana, surgiram pelos corredores da escola "caixas", personagens criados pelos alunos, personagens diferentes uns dos outros, que através de suas falas "aconselham" e  "falam com carinho" sobre atitudes nobres, maneiras de viver a vida e de ser feliz.
O que se pode dizer deste trabalho?
É que de certa forma, já é um sucesso!!!
Dia dos Pais 2015
View more presentations or Upload your own.

Dia dos Pais

Mural do Turno Integral
O Dia dos Pais, comemorado oficialmente no segundo domingo de agosto foi comemorado aqui na escola durante a semana passada.
As turmas, especialmente as turmas da escola de Tempo Integral, organizaram o mural ao lado e destacaram a frase: 
"Semeie um ato, e você colhe um hábito.
Semeie um hábito, e você colhe um caráter.Semeie um caráter,
e você colhe um destino, meu pai, o semeador de minha vida."

Os estudantes, do 1º ao 5º anos, presentearam seus pais, ou pessoa especial, com um "Vira mate" personalizado e as demais turmas presentearam seus pais com cartões preparados com muito carinho para seus pais ou pessoa especial em suas vidas.
Na noite de sexta-feira, dia 07, com início às 19h também realizamos reunião onde os pais foram homenageados pela direção, pedagógico e professores com a mensagem abaixo.
Outras atividades de integração ainda ocorrerão.
Aguardem novidades!

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

GESA - Carteirinha de Estudante

No interior do estado as Carteirinhas 2015 da UGES devem ser feitas junto às agências do CIEE/RS. Aqui em Lajeado a agência está localizada na Av. Benjamin Constant, 1419, telefone - (51) 3714-3818.

Relação da documentação necessária para a emissão da Carteirinha de Estudante da UGES.
- Ficha de Inscrição preenchida;
- 1 foto 3x4 para documento;
- Cópia da Identidade ou Certidão de Nascimento (Certidão de nascimento só é permitida para menores de 18);
- Atestado Escolar de 2015 (o atestado escolar pode ser fornecido no espaço reservado na frente desta Ficha de Inscrição);
- Comprovante de deposito da Taxa de confecção R$ 20,00. Ataxa de R$ 20,00, referente a confecção da Carteira deverá ser depositada no Banco do Estado do Rio Grande do Sul - Banrisul, Ag: 0040 - C/C: 06.182559.0.9 e a cópia do comprovante deverá ser encaminhada junto com restante da documentação.

Interessados entrar em contato com o pessoal do Grêmio Estudantil da escola ou passar diretamente no CIEE, agência de Lajeado/RS.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Recepção dos(as) estudantes do Tempo Integral

“Aqui no entanto nós não olhamos para trás por muito tempo, Nós continuamos seguindo em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas, Porque somos curiosos...e a curiosidade continua nos conduzindo por novos caminhos.”
Walt Disney

Foi pensando nesta simbólica frase que os docentes do Tempo Integral da nossa Escola preparam um dia de atividades diferenciadas com o intuito de envolver cada vez mais alunos e professores  nesta grande tarefa que é compartilhar conhecimentos e vivências.

Na parte da manhã tivemos muita música, karaokê e dança da cadeira com alunos(as) e professores(as).

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Projeto Político Pedagógico

Nosso Projeto Político Pedagógico foi um dos principais temas da formação pedagógica realizada na primeira semana do recesso escolar com o coletivo dos professores(as), direção e funcionários(as) da escola.
Preparando as discussões sobre o assunto nos deparamos com uma imensa variedade de textos, livros e vídeos sobre o assunto. Inclusive o vídeo "O Projeto Político Pedagógico e a gestão democrática" de Vasco Moretto, foi visto e discutido pelos(as) presentes à formação.
Abaixo colocamos outros vídeos com mensagens e reflexões sobre a construção dos PPPs nas escolas e de sua operacionalização e integração ao dia a dia da escola.
Assistam, são vídeos muito interessantes !

quinta-feira, 30 de julho de 2015

AEE - Atendimento Educacional Especializado - Sala de Recursos

As professoras Carmen Elisabete Caye Dahlen, Mirele Pretto da Silva, professores de Sala de Recursos e eu, construímos, já em março de 2011, o blog - AEE - Sala de Recursos
O Blog contem importantes dicas, reflexões e links para o trabalho com crianças e adolescentes em nossa escola. Acredito que as professoras Rose e Vera, da Sala de Recursos de nossa escola, poderão encontrar importante material para seu trabalho na EEEM Santo Antônio.
O blog contém apresentações sobre - Deficiência Auditiva, Física, Intelectual e Visual, material e dicas sobre Livros em Braille, Livros MEC Daisy, Livros em mp3, Mitos do AEE, Sugestão de filmes e de Livros Infantis, além de reportagens sobre a Sala de Recursos.
Acessem e confiram o material do blog !

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Turma 101 - EM Politécnico

Abaixo colocamos algumas fotos de três grupos da turma 101 numa atividade do Seminário Integrado, realizando suas pesquisas na Sala Digital d escola.
"Drogas na Gravidez"
"As DST" 
"História do Cinema"

Seminário Integrado

Foi publicado no blog do Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico da escola, postagem relacionando os temas de iniciação à pesquisa que os(as) estudantes das turmas 201 e 202 do noturno, tem trabalhado com a coordenação da professora Susan Sfair.
Clique nos logos abaixo e conheça os trabalhos das turmas.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Formação Continuada II

A formação teve continuidade na tarde e noite da terça-feira, dia 21, com a continuação da discussão sobre a (re)estruturação de nosso Projeto Político Pedagógico.  Foram apresentados os resultados do trabalho com os pais e com os estudantes da escola, sobre os mesmos questionamentos feitos aos(às) educadores no dia anterior: Quais os aspectos positivos da escola? Quais os aspectos em que temos de avançar? Qual a escola que desejam? Qual minha disponibilidade para auxiliar na construção desta escola desejada, superando nossas dificuldades e melhorando, cada vez mais, nossos aspectos positivos. Foi apresentada também a síntese do trabalho dos(as) educadores(as) e funcionários(as) sobre estas quatro questões. Dando prosseguimento ao trabalho assistimos ao vídeo "O projeto político pedagógico e a gestão democrática de Vasco Moretto".Após o debate o grupo foi, mais uma vez subdividido e cada um leu e discutiu partes do projeto político da escola e propôs sua reescrita. O grupo foi convidado a participar de excelente café e de música, com a apresentação do músico Alexandre Petter, representante da Editora Ática. Após o lanche e da boa música as discussões continuaram.

Formação Continuada

De 20 a 24 de julho realizamos, na escola, importantes momentos de formação continuada planejados pela equipe pedagógica e direção da escola.
Na segunda-feira, dia 20, tivemos um espaço de formação nos turnos da tarde/noite com aproximadamente 35 educadores e funcionários. A tarde/noite iniciou com uma dinâmica interessante, que convidou os(as) participantes a acessarem o espaço de reunião da escola se deslocando por diferentes caminhos.
O trabalho iniciou com as boas vindas da Diretora Leni e do pessoal do pedagógico e se seguiu com uma reflexão sobre a dinâmica.
Assistimos ao vídeo "Você é fruto de suas escolhas" e, a partir da reflexão da dinâmica e do vídeo introduzimos a discussão sobre a (re)formulação do Projeto Político Pedagógico da escola.
Após o vídeo fizemos uma reflexão e dividimos o grupo em três subgrupos. Cada um deles escolheu um(a) coordenador(a) e um(a) relator(a) para responder aos seguintes questionamentos: 
  • Quais são os aspectos positivos da escola ?
  • Quais são os aspectos em que deveríamos melhorar ?
  • Qual a escola ideal, a escola de seus sonhos ?
  • Como deveríamos agis para construir a escola de nossos sonhos, superando nossas dificuldades e maximizando os aspectos positivos ?
Os grupos ao final da noite relataram suas conclusões e fizemos um importante debate a partir das situações relatadas.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Projeto de Xadrez

A partir das discussões do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio, alguns projetos e trabalhos interdisciplinares  foram construídos pelas áreas do conhecimento da escola.
Da área de matemática e das Linguagens surgiu o projeto de Xadrez e Dama.
As atividades de Xadrez e Damas vem sendo, desde o início do ano, realizadas com a turma 101 do Ensino Médio Politécnico, pela professora Rejane Bianchini.
Abaixo colocamos algumas fotos do trabalho que a educadora vem realizando.




O projeto terá continuidade no segundo semestre.
Parabéns aos(às) estudantes e à professora Rejane !