Clique aqui leia o texto e deixe seus comentários!
Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio
sexta-feira, 3 de julho de 2015
Avaliação Libertadora
Uso da Intenet para fazer trabalhos


Muitas turmas e educadores(as) estão fazendo uso das novas tecnologias em suas aulas.
Gostaríamos de deixar um texto para reflexão de todos e todas educadores e educadoras, o título do texto é "9 Dicas de Como Fazer Trabalhos Usando a Internet", texto de Ciro Oliveira, extraído do site UOL - Artigos Educação, de sexta-feira, 3 de julho de 2015.
quarta-feira, 1 de julho de 2015
Semana de Prevenção à Violência nas Escolas

Todas as turmas da escola, nos três turnos de trabalho, assistiram à vídeos, filmes, refletiram sobre o tema e produziram materiais que foram expostos nos corredores da escola falando sobre a não violência.
Abaixo socializamos uma apresentação com um pouco da história e atividades desenvolvidas na semana.
segunda-feira, 29 de junho de 2015
Entrega de Boletins II

Foram entregues os boletins referentes aos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio Politécnico da manhã e noite.
Os pais que não puderam à escola no sábado deverão comparecer à secretaria da escola para fazê-lo.
Os boletins, para os(as) estudantes menores de idade somente serão entregues aos pais e ou responsáveis.
São João Tempo Integral
quarta-feira, 24 de junho de 2015
Entrega de Boletins

Os boletins das turmas de tempo integral foram entregues hoje a tarde, das 16 às 18 horas e muitos pais compareceram à escola. Parabéns!
Os boletins serão entregues para os pais ou responsáveis.
A presença de todos e todas é muito importante.
Contamos com sua presença!
segunda-feira, 22 de junho de 2015
Dicas do Portal do Professor

O site nos oportuniza contato com
diferentes sites, endereços online e links.
Entre os inúmeros endereços
destacamos:
- Acessa Física - Conteúdos
Digitais
- Álgebra, Números e Funções
- Britannica Escolas online
- Coneúdos Educacionais
Multimídia para Matemática
- Curiosidades Matemáticas
- Geometria e Medidas
- Grandes Temas e Problemas da
Matemática
- Matemática e natureza
- Mestres da Literatura
- Proinfo Integrado
- Projeto Teia da Vida
Acessem e façam bom uso!
quarta-feira, 17 de junho de 2015
Mágico uruguaio Ângel Heliberto Omar Rodriguez
Abaixo colocamos algumas fotos tiradas nas apresentações do mágico uruguaio Ângel Heliberto Omar Rodriguez.
terça-feira, 16 de junho de 2015
Mágica na escola
Hoje pela manhã, esteve na escola o mágico uruguaio Ângel Heliberto Omar Rodriguez, com a finalidade de oferecer um momento lúdico aos(às) estudantes do Ensino Fundamental num primeiro momento e após para o Tempo Integral.
A apresentações e truques do mágico agradaram os estudantes e professores.
A apresentações e truques do mágico agradaram os estudantes e professores.
segunda-feira, 15 de junho de 2015
Campanha do Agasalho 2015
"Campanha do agasalho 2015"
O Inverno está chegando!
Doe roupas e aqueça quem mais precisa.
Período de arrecadação: de 4 a 31 de maio
SESC / SENAC

A direção da escola e Clube de mães farão a triagem do material doado e definirão a forma de doação das roupas.
Interessados em colaborar com a campanha procurem a direção da escola ou o Clube de Mães, especialmente para a doação de roupas infantis e cobertores.
A todos e todas o nosso agradecimento.
terça-feira, 9 de junho de 2015
segunda-feira, 8 de junho de 2015
Banir celular pode melhorar notas na escola, diz estudo; veja prós e contras

Clique aqui ou na figura ao lado e leia a íntegra do texto e faça seus comentários.
sexta-feira, 5 de junho de 2015
Ensino Médio Politécnico
Cada vez que nos reunimos (grupo de professores) para a discutir o Seminário Integrado, a avaliação por conceito, conselho de classe e mesmo para explicar a lógica do funcionamento do Ensino Médio Politécnico para nossas turmas de estudantes do Ensino Médio, por vezes, temos dificuldades e algumas incompreensões do processo.
Assim, tentando colher mais elementos para a discussão, a profundamento e sedimentação do processo, pesquisei algumas fontes que menciono abaixo com links para os respectivos endereços eletrônicos.
Espero que as fontes possam nos ajudar.
- Caderno 6 - Avaliação do Ensino Médio
- E.E.E.M. Ernesta Nunes
- Escola Perpétuo Socorro
- O Ensino Médio Politécnico no RS, Seminário Integrado,Interdisciplinaridade: Desafios Lançados
- Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico
- Seminário Integrado - ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL 25 DE JULHO, Ijuí/RS
- Seminário Integrado Politécnico & Novo Ensino Médio IEEAB
Mudança vai ao encontro da lógica do Enem
Na nova avaliação, são considerados três conceitos diferentes que decidirão pela aprovação ou reprovação do aluno: a Construção Satisfatória de Aprendizagem (CSA), Construção Parcial de Aprendizagem (CPA) e a Construção Restrita de Aprendizagem (CRA). O aluno é reprovado se obtiver CRA em duas áreas de conhecimento. Se ele ficar com CRA em uma área, será aprovado de ano e acompanhado por um Plano Pedagógico de Apoio Didático (PPDA). Nele, estão descritas as dificuldades que o aluno deve corrigir com ajuda dos professores. Vera explica que essa mudança é resultado de uma reestruturação na forma de ensino nas escolas. A ideia é abordar os temas de forma interdisciplinar e levando em conta o contexto de vida dos alunos. "Nós vamos trabalhar de acordo com áreas de conhecimento, sem desconstruir as disciplinas. A física, química e biologia não existem isoladamente, por exemplo", explica. Ela alega que o objetivo disso é acabar com a chamada "decoreba" para as provas e estimular a construção do conhecimento. Helena avalia que a interdisciplinaridade é um tendência nas escolas, principalmente devido ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que leva em conta áreas de conhecimento no lugar de disciplinas separadas. Apesar de achar que a avaliação deve ser mais qualitativa do que quantitativa - como com as notas -, ela considera que seria quase impossível implantar esse método de ensino e avalição em uma rede estadual tão grande como a gaúcha. O professor do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) José Francisco Soares acredita que não há tantas diferenças entre a aplicação de notas e conceitos, pois em ambos os casos deve-se apresentar uma interpretação do que foi estabelecido ao aluno. Soares concorda que a aplicação do sistema proposta pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul é bastante complexa. "É muito rica a possibilidade, desde que isso seja bem implementado", afirma.
Fonte: Terr
Assinar:
Postagens (Atom)