quarta-feira, 17 de junho de 2015
Mágico uruguaio Ângel Heliberto Omar Rodriguez
Abaixo colocamos algumas fotos tiradas nas apresentações do mágico uruguaio Ângel Heliberto Omar Rodriguez.
terça-feira, 16 de junho de 2015
Mágica na escola
O mágico uruguaio esteve na Escola Cristo Rei em Erechim/RS e na EMEB Prefeito Frederico Lampe de SC recentemente e agradou muito aos presentes com atividades de ilusionismo e mágica, onde todos acompanharam os truques com encanto e alegria.
Hoje pela manhã, esteve na escola o mágico uruguaio Ângel Heliberto Omar Rodriguez, com a finalidade de oferecer um momento lúdico aos(às) estudantes do Ensino Fundamental num primeiro momento e após para o Tempo Integral.
A apresentações e truques do mágico agradaram os estudantes e professores.
A apresentações e truques do mágico agradaram os estudantes e professores.
segunda-feira, 15 de junho de 2015
Campanha do Agasalho 2015
Hoje a tarde estiveram na escola, representantes do SESC de Lajeado, trazendo doações recolhidas pela entidade e que serão doadas para a Campanha do Agasalho 2015 que está sendo coordenada pela escola e pelo Grêmio Estudantil.
"Campanha do agasalho 2015"
A direção da escola e Clube de mães farão a triagem do material doado e definirão a forma de doação das roupas.
Interessados em colaborar com a campanha procurem a direção da escola ou o Clube de Mães, especialmente para a doação de roupas infantis e cobertores.
A todos e todas o nosso agradecimento.
"Campanha do agasalho 2015"
O Inverno está chegando!
Doe roupas e aqueça quem mais precisa.
Período de arrecadação: de 4 a 31 de maio
SESC / SENAC
A vice-diretora Daniela e a supervisora da escola tempo integral Juliana recepcionaram as colegas do SESC e receberam as doações para a campanha com muita alegria e agradecimento em nome da comunidade da escola Santo Antônio.A direção da escola e Clube de mães farão a triagem do material doado e definirão a forma de doação das roupas.
Interessados em colaborar com a campanha procurem a direção da escola ou o Clube de Mães, especialmente para a doação de roupas infantis e cobertores.
A todos e todas o nosso agradecimento.
terça-feira, 9 de junho de 2015
segunda-feira, 8 de junho de 2015
Banir celular pode melhorar notas na escola, diz estudo; veja prós e contras
Abaixo socializo o link do site da Folha de São Paulo que apresenta um estudo sobre o uso do celular em sala de aula.
Clique aqui ou na figura ao lado e leia a íntegra do texto e faça seus comentários.
Clique aqui ou na figura ao lado e leia a íntegra do texto e faça seus comentários.
sexta-feira, 5 de junho de 2015
Ensino Médio Politécnico
Cada vez que nos reunimos (grupo de professores) para a discutir o Seminário Integrado, a avaliação por conceito, conselho de classe e mesmo para explicar a lógica do funcionamento do Ensino Médio Politécnico para nossas turmas de estudantes do Ensino Médio, por vezes, temos dificuldades e algumas incompreensões do processo.
Assim, tentando colher mais elementos para a discussão, a profundamento e sedimentação do processo, pesquisei algumas fontes que menciono abaixo com links para os respectivos endereços eletrônicos.
Espero que as fontes possam nos ajudar.
- Caderno 6 - Avaliação do Ensino Médio
- E.E.E.M. Ernesta Nunes
- Escola Perpétuo Socorro
- O Ensino Médio Politécnico no RS, Seminário Integrado,Interdisciplinaridade: Desafios Lançados
- Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico
- Seminário Integrado - ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL 25 DE JULHO, Ijuí/RS
- Seminário Integrado Politécnico & Novo Ensino Médio IEEAB
Mudança vai ao encontro da lógica do Enem
Na nova avaliação, são considerados três conceitos diferentes que decidirão pela aprovação ou reprovação do aluno: a Construção Satisfatória de Aprendizagem (CSA), Construção Parcial de Aprendizagem (CPA) e a Construção Restrita de Aprendizagem (CRA). O aluno é reprovado se obtiver CRA em duas áreas de conhecimento. Se ele ficar com CRA em uma área, será aprovado de ano e acompanhado por um Plano Pedagógico de Apoio Didático (PPDA). Nele, estão descritas as dificuldades que o aluno deve corrigir com ajuda dos professores. Vera explica que essa mudança é resultado de uma reestruturação na forma de ensino nas escolas. A ideia é abordar os temas de forma interdisciplinar e levando em conta o contexto de vida dos alunos. "Nós vamos trabalhar de acordo com áreas de conhecimento, sem desconstruir as disciplinas. A física, química e biologia não existem isoladamente, por exemplo", explica. Ela alega que o objetivo disso é acabar com a chamada "decoreba" para as provas e estimular a construção do conhecimento. Helena avalia que a interdisciplinaridade é um tendência nas escolas, principalmente devido ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que leva em conta áreas de conhecimento no lugar de disciplinas separadas. Apesar de achar que a avaliação deve ser mais qualitativa do que quantitativa - como com as notas -, ela considera que seria quase impossível implantar esse método de ensino e avalição em uma rede estadual tão grande como a gaúcha. O professor do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) José Francisco Soares acredita que não há tantas diferenças entre a aplicação de notas e conceitos, pois em ambos os casos deve-se apresentar uma interpretação do que foi estabelecido ao aluno. Soares concorda que a aplicação do sistema proposta pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul é bastante complexa. "É muito rica a possibilidade, desde que isso seja bem implementado", afirma.
Fonte: Terr
quarta-feira, 3 de junho de 2015
Tecnologias aplicadas ao Ensino
Gostas de tecnologia? Gostas de ensinar? Nós também!
Neste site você encontrará Tecnologias aplicadas ao Ensino - é mais uma
ferramenta para discutir e apresentar o uso das TIC na educação.
Fonte: Frofes de LIE Linux
- Quimica
3D - animações de química
- Molecularium
- simulações em química-física
- Animações
em Biologia Celular
Boas leituras a todos e a todas!
JERGS 2015
Campeonato Piá 2015 |
Os atletas serão acompanhados pelo professor Samuel Martins e pelo secretário Gerson.
Os jogos acontecerão no Parque do Imigrante nos turnos da manhã e tarde.
Na foto ao lado temos a equipe "Ferinhas da Santo Antônio" categoria Infantil, que participa do Campeonato Piá de 2015, pela comunidade do Santo Antônio.
Desejamos todo sucesso às equipes e professores.
terça-feira, 2 de junho de 2015
Grupo Autoestima
O grupo, segundo a Sra. Marlene Ruschel, Agente Comunitária de Saúde do bairro Santo Antônio, existe desde o ano 2000. Inicialmente o grupo funcionava na próprias casa das participantes, reuniam-se para conversar e realizar trabalhos manuais, na época, flores de fuxico.
Reiniciando suas atividades na escola Santo Antônio, o Grupo de Autoestima já conta com 15 integrantes.
Integrantes do grupo tinham o desejo de serem alfabetizadas e, a Sra. Marlene ministrou aulas às participantes por cerca de um ano. O grupo cresceu e passou a se reunir aqui na escola de onde só saíram em 2013, quando voltaram a se reunir na casa das participantes. Em 2014 voltaram por alguns meses à escola quando novamente saíram em função da necessidade de utilização da sala em função das reformas na escola. Passaram, em alguns encontros, a utilizar o Posto de Saúde e retornaram aos encontros domiciliares.
Hoje o grupo utiliza uma bonita sala, reformada pela Prefeitura Municipal de Lajeado, em parceria com o Estado do Rio Grande do Sul, na EEEM Santo Antônio, onde esperamos possam permanecer por longo período. Os encontros acontecem às segundas-feiras das 13h30min às 16h e, todos(as) mães, jovens senhoras, estudantes interessados em participar e aprender algum trabalho manual, conversar e trocar experiências são convidados(as).
Confeccionam panos de prato, bonequinhas, capas para garrafas térmicas, flores de fuxico, mantas, tapetes e outros materiais.
O grupo solicita à comunidade doações de material para poder continuar com suas atividades. Linhas, lãs, retalhos de tecido, agulhas e desejam conseguir uma máquina de costura, o que segundo as integrantes do grupo “facilitaria em muito as atividades.”
quarta-feira, 27 de maio de 2015
Reunião com a 3ª CRE
Hoje, a partir das 17h estiveram reunidos na Sala de Vídeo da escola integrantes da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Direção, Supervisão e educadores(as) da escola que são professores(as) referência nas turmas de tempo integral.
A reunião se estendeu até por volta das 19h30min e contou com a participação do Coordenador Regional de Educação, Professor Paulo Backes, com a Coordenadora Adjunta Greice, com o Coordenador Pedagógico Fábio e representantes de diferentes setores da CRE: Professor Albino de Obras e Patrimônio, Cássia e Zita dos Recursos Humanos, Marcelisa do Pedagógico, Rudi e Maria Inês.
A Coordenadora Greice abriu o encontro saudando os participantes e agradecendo a presença de todos, o Coordenador Paulo Backes usou da palavra explicando a todos os motivos da reunião.
A Coordenadora Greice abriu o encontro saudando os participantes e agradecendo a presença de todos, o Coordenador Paulo Backes usou da palavra explicando a todos os motivos da reunião.
A questão da escola em tempo integral foi discutida e o Coordenador Pedagógico Fábio fez sua intervenção falando sobre a organização atual da escola e a proposta da 3ª CRE.
Ao final dos debates ficou acordado que a Coordenadoria Regional da Educação em parceria com a escola fará o estudo de novo regimento para a escola de tempo integral.
Reciclagem
Muito se fala em sustentabilidade, reciclagem, reaproveitamento etc.
"Reciclagem é o processo que visa transformar materiais usados em novos produtos com vista a sua reutilização. Por este processo, materiais que seriam destinados ao lixo permanente podem ser reaproveitados. É um termo que tem sido cada vez mais utilizado como alerta para a importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente."
A escola está, desde o início do ano, trabalhando com o reaproveitamento de pneus para embelezamento dos pátios internos e externos.
Floreiras, animais, bancos e pneus decorados para as atividades de recreação tempo integral já existem, a partir do projeto coordenado pela professora Andréia Francisca e coordenadora Juliana.
Floreiras, animais, bancos e pneus decorados para as atividades de recreação tempo integral já existem, a partir do projeto coordenado pela professora Andréia Francisca e coordenadora Juliana.
Muitos bancos, brinquedos e materiais pedagógicos estão sendo planejados e confeccionados pelas educadoras com a colaboração de colegas e estudantes.
segunda-feira, 25 de maio de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)