"Unidos para transformar vidas!"

terça-feira, 2 de junho de 2015

Grupo Autoestima

O grupo, segundo a Sra. Marlene Ruschel, Agente Comunitária de Saúde do bairro Santo Antônio, existe desde o ano 2000. Inicialmente o grupo funcionava na próprias casa das participantes, reuniam-se para conversar e realizar trabalhos manuais, na época, flores de fuxico.
Integrantes do grupo tinham o desejo de serem alfabetizadas e, a Sra. Marlene ministrou aulas às participantes por cerca de um ano. O grupo cresceu e passou a se reunir aqui na escola de onde só saíram em 2013, quando voltaram a se reunir na casa das participantes. Em 2014 voltaram por alguns meses à escola quando novamente saíram em função da necessidade de utilização da sala em função das reformas na escola. Passaram, em alguns encontros, a utilizar o Posto de Saúde e retornaram aos encontros domiciliares.
Hoje o grupo utiliza uma bonita sala, reformada pela Prefeitura Municipal de Lajeado, em parceria com o Estado do Rio Grande do Sul, na EEEM Santo Antônio, onde esperamos possam permanecer por longo período. Os encontros acontecem às segundas-feiras das 13h30min às 16h e, todos(as) mães, jovens senhoras, estudantes interessados em participar e aprender algum trabalho manual, conversar e trocar experiências são convidados(as).
Confeccionam panos de prato, bonequinhas, capas para garrafas térmicas, flores de fuxico, mantas, tapetes e outros materiais.
O grupo solicita à comunidade doações de material para poder continuar com suas atividades. Linhas, lãs, retalhos de tecido, agulhas e desejam conseguir uma máquina de costura, o que segundo as integrantes do grupo “facilitaria em muito as atividades.”
Reiniciando suas atividades na escola Santo Antônio, o Grupo de Autoestima já conta com 15 integrantes.

Nenhum comentário: