|
Imagem de Washington Olivetto |
Washington
Olivetto participou de uma iniciativa pela paz em 2003 – “Tentamos fazer no comercial que vocês vão ver agora vendendo a paz – coisa que a publicidade
sozinha, por mais criativa que seja, infelizmente não é capaz de fazer, mas que
projetos educacionais consistentes poderiam conseguir", disse Olivetto.
No filme a tela fica toda branca enquanto a narração diz o seguinte:
"Esse
comercial não tem mulher de biquíni, não tem cachorro, não tem criança, não tem
bebezinho. Esse comercial não tem casal, não tem beijo, não tem pôr-do-sol, não
tem família tomando café da manhã. Esse comercial não tem música de sucesso,
não tem efeito especial, não tem tartaruga jogando bola.
Esse
comercial não tem gente famosa nem garoto-propaganda, porque esse comercial é
pra vender um produto que ninguém precisa ser convencido a comprar. Esse
comercial é para vender um produto que você adora consumir, e que por sinal,
você até já comprou, só que não estão entregando. É um produto que não tem
marca nem tem slogan, não tem embalagem nem faz promoção tipo leve três, pague
dois.
|
Imagem - Pomba branca saindo da gaiola |
Esse
comercial é todo branco porque, desse jeito, ele pode ser entendido aqui e no
mundo inteiro. Aliás, seria muito bom que esse comercial pudesse passar no
mundo inteiro. Porque o produto que esse comercial quer vender é a paz.
Enquanto
o pessoal que precisa comprar a paz não compra, faça assim: pegue o estoque de
paz que você ainda tem em casa, e use. Use no trânsito. Use na fila do banco.
Use no elevador. Use no futebol. Paz é um produto interessante, porque quanto
mais você usa, mais você tem. E se todo mundo usar, quem sabe chegue um dia em
que ninguém mais precise fazer um comercial para vender a paz."