"Unidos para transformar vidas!"

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Dengue - A prevenção é fundamental

Foi realizada aqui na esco, dia 10 de julho, palestra, numa parceria entre o Posto de Saúde Novo Tempo I e os Agentes Sanitários de Lajeado, orientados pelo dentista Dr. Maique do Posto de Saúde, com o tema “Aedes aegypti: aprendendo um pouquinho mais sobre o mosquito”, a atividade teve como foco os estudantes dos anos iniciais.
Com a sala de vídeo repleta de olhares e ouvidos curiosos, foi ostrado todo o ciclo de vida do inseto: “Do ovo até a fase adulta, leva-se de 8 a 10 dias. Esse dado é importante por mostrar que, se nos dedicarmos a buscar os criadouros uma vez por semana, podemos impedir que o mosquito complete esse ciclo”. “Além disso, é mais fácil eliminá-lo em locais fixos do que depois de adulto, voando”.
Outra razão que mostra a importância de combater o mosquito antes da fase adulta é o fato de que o Aedes tem um comportamento oportunista. Ou seja, ele prefere certas circunstâncias, mas se encontra a oportunidade de se reproduzir e picar pessoas fora do contexto preferencial, aproveita a chance.
“Ele prefere uma vasilha com água limpa para colocar os ovos, mas, se não tiver, vai suja mesmo. Ele tem hábitos diurnos e pica, normalmente, membros inferiores, mas, se estiver precisando se alimentar e encontrar facilidades em outras circunstâncias, aproveita”, exemplifica Fabiano. Por isso, o combate é sempre mais eficaz antes de completar o ciclo reprodutivo.

EEEM Santo Antônio 26 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#####################################################################################

Nenhum comentário: