DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Título do Projeto - Educar não é cortar asas, mas sim orientar o voo
Escola - Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio
Município de Lajeado, bairro Santo Antônio - 3ª CRE
Diretora - Andréa Reckziegel
Vice-diretores - Nadir Rosane Hartmann, Samuel Martins e Carine Peruzzo
Coordenação Pedagógica - Verani Berté, Nadir Rosane Hartmann e Samuel Martins
Professores envolvidos - estão citados nos subprojetos
APRESENTAÇÃO
assentou como uma luva. A ideia que pensamos em partilhar é simples. mas é tão simples e óbvia, que por vezes é desvalorizada ou sobreposta por mil e uma tarefas, ocupações ou interesses da realidade atual.
Qual a chave para uma educação bem-sucedida? Como devemos nos posicionar perante a criança, o adolescente e o jovem? Persistir ou desistir? Ser professor significa que temos um papel importantíssimo na orientação do voo dos nossos estudantes. Nesta perspectiva, jamais devemos abdicar da responsabilidade que temos em mãos, assumindo-a na integralidade perante ao estudante e perante a Sociedade.
A educação em nossa escola, tem que ser restaurativa, isto é, centrada no diálogo, na escuta e no acolhimento. Uma educação que busca novas metodologias e que auxilie o estudante a ser protagonista da sua história e da transformação da sua realidade.
JUSTIFICATIVA
"Há escolas que são gaiolas e
há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem
para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são
pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser.
Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a
essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam
pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos
pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o
voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser
encorajado."
O
que Rubem Alves quis dizer sobre escolas gaiolas e escolas asas? Uma prende e a
outra liberta, mas do quê? É claro que o autor estava se referindo a
pensamentos aprisionados e não a atitudes apenas. Há tanta confusão com a
palavra liberdade hoje, que se formos promover um debate, certamente nos
demoraríamos em sua conclusão.
Assegurar
que a criança não aprisione a sua mente é um grande desafio, pois há que se
lutar contra um sistema estabelecido que aprisiona e não liberta. Não há
interesse para que as pessoas pensem livremente. O sistema nos empurra para uma
massificação mental, onde tudo deva ser controlado por ele. E quando há
controle, há aprisionamento.
A
função da escola é assegurar que a massificação não ocorra para que a liberdade
de pensamentos se estabeleça. Como fazê-lo? Aproveitando todas as oportunidades
que a criança apresenta no espaço escolar e fora dele. Há uma maneira de
libertar pensamentos e isso só será possível quando houver de fato, uma
compreensão clara do que seja liberdade.
Todas
as turmas estarão desenvolvendo de maio até julho um projeto em sala de aula.
Na última semana de aula do semestre, estaremos realizando em nossa escola um
Seminário onde as turmas apresentarão os seus projetos,
Temas
dos Subprojetos:
EEEM Santo Antônio 25 anos de compromisso com a comunidade! ESCOLA RESTAURATIVA "Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação." |
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