"Unidos para transformar vidas!"

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Chás e seus benefícios

As turmas 41 e 42 juntamento com os professores realizaram um projeto sobre chás e seus benefícios para a saúde e bem estar realizando pesquisa com os pais, conhecendo os variados tipos de chás e também realizando o plantio no pátio da escola.
Nas habilidades foram trabalhadas diferentes tipos de misturas demonstradas através de experimentos  as transformações através da confecção de bolos, chás e aproveitando o momento foram colhidas hortaliças da horta da escola e feitos  pães de beterraba e cenoura.
Obs: As receitas foram pesquisadas pelos alunos e pais das turmas e também com a ajuda dos professores.
Foi um momento de aprendizagem onde todos se envolveram com dedicação e no final puderam fazer a degustação.   Professora Rosane
Parabéns pela atividade e obrigado por compartilhá-la!
Clique aqui e acesse as fotos das atividades das Turmas 41 e 42 sobre os chás.

EEEM Santo Antônio 27 anos de compromisso com a comunidade!
ESCOLA RESTAURATIVA
"Valorização do ser humano e do meio em que vive, em busca de transformação."
#nfgsantoantonio
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quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Biomas e emoções

Inspirados no filme Divertidamente, os alunos da turma 71 foram desafiados pelo professor Lucas, nas aulas de Ciências, a escolheram emoções demonstradas no filme para explorar as belezas e os desafios dos biomas brasileiros.
Cada emoção foi associada a características dos biomas e a partir disso, os estudantes expressaram os seus sentimentos em desenhos, demonstrando o que cada emoção representa para eles diante das belezas e problemas enfrentados pelos biomas.
Os trabalhos demonstram uma visão sensível e consciente sobre a importância da preservação ambiental e o impacto das ações humanas no meio ambiente.

Parabénbs pela atividade e obrigado por compartilhá-la!

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quarta-feira, 6 de novembro de 2024

"O Negrinho do Pastoreio"

O imaginário das crianças é muito influenciado pelas histórias, lendas, contos, música, danças, culinária, costumes, e eles proporcionam conhecimentos de forma prazerosa e divertida. Isso é o que se espera de um ensino de qualidade, que o conhecimento seja transmitido de forma leve de forma a fazê-las terem compreensão do que está em estudo e adquirir o conhecimento necessário para a vida e para que futuramente sejam transmissores dos conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida escolar.
Sendo assim, o estudo da lenda “O NEGRINHO DO PASTOREIO”, trouxe para as turmas 11 e 12, sob coordenação das professoras Andréia dos Santos e Jaqueline K. Giongo, discussões acerca dos tempos de escravidão, racismo, transcendência, cultura e arte.
Negrinho do Pastoreio


O Negrinho do Pastoreio - História animada
Clique aqui e acesse a sessão de Folclore da Biblioteca Virtual da escola.
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terça-feira, 5 de novembro de 2024

Desafios para a valorização da herança africana no Brasil

Redação do Enem 2024 deve ser escrita em até 30 linhas
seguindo gênero dissertativo-argumentativo.

Crédito da Imagem: Arquivo / Agência Brasil
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Relevância na escolha do tema
A professora mestre de literatura, português e espanhol Camila Santin afirma que "a prova do Enem é uma possibilidade imensa de abrir a discussão, porque até mesmo quem é contra, nessa hora, precisa pensar: mas e se eu fosse a favor como eu defenderia?". "Então, é muito interessante toda vez o Enem fomentar a discussão na sociedade", avalia.
Ela também frisa que é um tema fácil de escrever sobre. "Acredita-se que foi um tema relativamente fácil. É claro que você sempre vai ter aí um grupo que vai reclamar, vai dizer que é lacração. São as mesmas pessoas que têm essa resistência a perceber os problemas sociais existentes no Brasil", disse a professora. 
"Quando a gente pensa em cultura, até na linha de estereótipos, pensamos em samba em carnaval. Isso tudo é herança, mas há um apagamento dessas pessoas e sabemos que isso tudo vem por conta dos diversos preconceitos e da ausência do Estado na trajetória dessas pessoas que foram violentadas, depois apagadas, individualizadas e esquecidas. Acho que precisamos falar sobre isso, para que possamos continuar cobrando por melhorias, sobretudo, para essas pessoas", avalia Ana Alice.
O professor e autor do Colégio e Sistema pH Thiago Braga avalia a escolha do tema como "absolutamente relevante para ser discutido pelos jovens brasileiros em 2024". "A herança africana no Brasil é essencial para a formação da cultura brasileira em diversos aspectos, incluindo o linguístico, o religioso e o cultural de maneira geral. Muitas vezes, essa raiz africana é dissociada ou desvalorizada quando identificamos esses elementos culturais em nossa sociedade”, detalha o professor.
Ele ressalta que a apropriação cultural, o respeito à diversidade e o resgate e construção de memória são elementos importantes a serem abordados pelos alunos neste tema. “Sem dúvida, muitos argumentos vão tocar em questões como desigualdade cultural e racismo, mas é importante destacar que esses não são o foco do tema. Não se trata de racismo ou desigualdade, mas sim de memória e da valorização de aspectos culturais africanos que são fundamentais para a formação da cultura brasileira”, explica.
Na avaliação do professor, esse é um tema para o qual muitos alunos estarão preparados, já que temas culturais são bastante explorados na preparação para o Enem. “De fato, é uma discussão extremamente importante, necessária para os jovens brasileiros, e mais um excelente tema proposto pela Banca do Enem”, avalia.   Fonte - 
correiobraziliense

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segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Cultura Gaúcha e suas lendas

"Resgatar as lendas de um povo é mais do que não deixar que a tradição e a cultura morram. É reviver as marcas de uma identidade.
Baseadas neste fundamento de que cada pedaço da nossa história é algo a ser conhecido, reconhecido , interpretado e vivido, as professoras dos 1º anos (turmas 11 e 12),   Andréia dos Santos e Jaqueline K. Giongo, trabalharam a lenda do João de Barro onde além da contação da história, assistiram vídeos e fizeram pesquisa acerca de como é a construção da casa do João de Barro, sua alimentação entre outras particularidades.
Após os estudos foi hora das turmas colocarem a mão na massa e fazerem suas releituras das casinhas de João de Barro."   Professora Andréia
Clique aqui e acesse as fotos do trabalho com a Cultura Gaúcha das Turmas 11 e 12!
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domingo, 3 de novembro de 2024

ENEM 2024

Confira as orientações para o Enem 2024
Exame começa neste domingo (3) e segue horário de Brasília. Participantes devem levar documento de identificação e caneta de tinta preta de tubo transparente.
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será neste domingo, 3 de novembro e, para evitar contratempos significativos, o participante deve atentar-se a alguns aspectos relevantes. Nesse contexto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reuniu as principais orientações sobre acesso ao local de prova, documentos de identificação, horários, regras e outras questões que envolvem a realização das provas.

  • Além de constarem no edital, essas e outras informações importantes podem ser conferidas no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante. O Inep recomenda levá-lo no dia do exame, apesar de não ser obrigatório.
A aplicação segue o horário de Brasília. Os portões se abrem às 12h e se fecham às 13h. As provas começam às 13h30 e se encerram às 19h. Os participantes resolverão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; língua estrangeira (inglês ou espanhol); além da redação.

Documentação – Documentos digitais podem ser apresentados. A principal novidade é a Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital, que integra os dados de identificação do cidadão e reduz a possibilidade de fraudes. Demais documentos, como e-Título, CNH ou RG, também poderão ser apresentados, por meio do aplicativo Gov.br. Além dos já citados, também será aceita a documentação para estrangeiros, conforme os termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados.

Caneta – A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os participantes com atendimento especializado para transtorno do espectro autista poderão utilizar caneta em material transparente com tinta colorida exclusivamente nas marcações do Caderno de Questões. O Cartão-Resposta, contudo, deve ser preenchido com caneta de tinta preta.

Objetos e eletrônicos – Não será permitido o uso de qualquer equipamento eletrônico. Esses itens devem ser guardados desligados no envelope porta-objetos, antes de o participante entrar no local de aplicação. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do inscrito na sala.

  • Garrafas térmicas com termômetro de temperatura são proibidas nos locais de aplicação.

Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e

Estudantes da escola que
farão o ENEM 2024

artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria, bem como quaisquer outros objetos estranhos à realização do exame.

  • Lanches são permitidos desde que sejam vistoriados pelo chefe de sala.

Declaração de comparecimento  Quem precisar comprovar presença no exame deverá emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. O documento deve ser impresso e apresentado ao chefe de sala no momento da identificação. O Inep não fornecerá comprovante de presença após a aplicação do exame.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acesse o edital do Enem 2024
Acesse a retificação que modificou o cronograma do exame
Acesse o edital do Enem 2024 (Libras)
Acesse a Página do Participante


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sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Semana da Criança (4) - Brinquedos infláveis

Como última atividade referente às comemorações da Semana da Criança, tivemos na escola atividades e participação das turmas com os brinquedos infláveis colocados junto à quadra de esportes.
No dia 11, sexta-feira pela manhã, as turmas, respeitando o cronograma feito pela escola, puderam brincar e se divertir com seus colegas e professores.
Encerramos assim os momentos especiais que a escola e professores organizaram para celebrar com muita alegria e energia a semana das crianças de 2024.
Que a energia vibrante das crianças nos inspire a abraçar a vida com entusiasmo, coragem e uma disposição inabalável para enfrentar os desafios que surgem em nosso caminho.

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