"Unidos para transformar vidas!"

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Tema Gerador

Imagem com citação de Paulo Freire
"Seria uma atitude ingênua esperar que as classes
dominantes desenvolvessem uma forma de educação
que permitisse às classes dominadas perceberem as
injustiças sociais de forma crítica."
Fonte - anarquista.net
Com finalidade de possibilitar aos alunos da Escola um conhecimento significativo, foi criado o Projeto – "A CARA DA GENTE! Cuidando de mim e do outro eu cuido do mundo!" que diz respeito a construção gradativa da identidade, considerando que o conhecimento dela, faz parte da ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas. Referimos-nos à construção personal de cada indivíduo, sem distinção ou preconceitos. A começar pelo nome, seguindo de todas as características físicas, de modos de agir, pensar e da história pessoal de cada um.
Contudo, o projeto corresponde a necessidade “educativa voltada para a formação de valores e posturas que contribuam para que os cidadãos valorizem seu pertencimento étnico-racial, tornando-se parceiros de uma nova cultura, da cultura anti-racista, do fortalecimento da dignidade e da promoção da igualdade real de direitos”. 
"A proposta de Freire parte do Estudo da Realidade (fala do educando) e a Organização dos Dados (fala do educador). Nesse processo surgem os Temas Geradores, extraídos da problematização da prática de vida dos educandos. Os conteúdos de ensino são resultados de uma metodologia dialógica. Cada pessoa, cada grupo envolvido na ação pedagógica dispõe em si próprio, ainda que de forma rudimentar, dos conteúdos necessários dos quais se parte. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida. A transmissão de conteúdos estruturados fora do contexto social do educando é considerada "invasão cultural" ou "depósito de informações" porque não emerge do saber popular. Portanto, antes de qualquer coisa, é preciso conhecer o aluno. Conhecê-lo enquanto indivíduo inserido num contexto social de onde deverá sair o "conteúdo" a ser trabalhado."
Reflita, curta, compartilhe, comente!

Nenhum comentário: