"Unidos para transformar vidas!"

domingo, 16 de outubro de 2016

Encontro CIPAVE

Diretores de escola e professores da região de abrangência da 3ª Coordenadoria Regional de Educação estiveram reunidos durante toda a sexta-feira (14) no Centro Universitário Univates, em Lajeado, para o Encontro do Programa Cipave (Comissão Interna de prevenção a Acidentes e Violência no Âmbito Escolar). A atividade “Construindo pontes entre o ser, o saber e o agir escolar na mediação de conflitos” foi aberta pelo secretário estadual de Educação, Luís Alcoba, e contou com a participação do presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Tiago Simon, além de representantes do Poder Judiciário, da Promotoria Especializada de Justiça de Lajeado e da Univates.
As 88 escolas da região de abrangência da 3ª CRE, cuja sede é Estrela, já possuem Cipave. A região foi a primeira do Estado a registrar 100% de adesão. Hoje, cerca de 2 mil escolas estaduais - são 2,5 mil estabelecimentos de ensino no total - já possuem comissões formadas.
“A Cipave incentiva as pessoas a não se isolarem ao tentar resolver os seus problemas. Ela faz com que os professores, pais e alunos busquem a ajuda dos parceiros para gerenciar os conflitos que existem dentro e no entorno das escolas”, explica a coordenadora estadual do programa, Luciane Manfro.
Para o promotor Sérgio Diefenbach, o momento atual exige que os órgãos públicos saiam do seu universo para trocar experiências, a fim de encontrar soluções para a problemática da violência.
O secretário Luís Alcoba também enxerga a união entre o Poder Público e as comunidades escolares como fator essencial para o bom funcionamento dos estabelecimentos de ensino.
“Nas escolas que tenho visitado, fica muito claro que sempre que a comunidade participa das atividades e possui o sentimento de pertencimento, a escola está bem cuidada e os alunos possuem bom rendimento”, avalia Alcoba.
Além da coordenadora da 3ª CRE, Greicy Weschenfelder, a titular da 4ª CRE, Janice Moraes, também participou da atividade.                                                                  
Pela escola participaram dos debates  a diretora Nadir Hartmann e a professora Andréia dos Santos, integrantes da comissão CIPAVE.

Nenhum comentário: