"Unidos para transformar vidas!"

terça-feira, 30 de maio de 2017

Origem das Mandalas

“Tudo quanto fazemos, na arte ou na vida, é a cópia imperfeita do que pensamos em fazer. Desdiz não só da perfeição externa, senão da perfeição interna; falha não só à regra do que deveria ser, senão à regra do que julgávamos que poderia ser. Somos ocos não só por dentro, senão também por fora, párias da antecipação e da promessa.”
Fonte - pensador
A professora Ledi tem trabalhado a disciplina de Arte na Turma 91.
Um dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos com a turma é a pesquisa sobre "Mandalas". Pesquisaram a respeito das mandalas, produzam textos, discutiram e expuseram parte do trabalho no saguão da escola.
Abaixo algumas fotos do trabalho de Artes na Turma 91.
Parabéns a todos e a todas!

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Arte SESC - Cultura por toda parte

Na manhã do dia 24 de maio último as turmas 11, 21, 22, 31 e 32 do CAT em Tempo Integral assistiram a peça infantil "Missão Água", encenada no auditório do colégio Castelo Branco, encenado pelo grupo "Depósito de Teatro".
O espetáculo chegou à Lajeado pelo projeto "Teatro Mil", que integra o quadro de ações do Arte SESC - Cultura por toda parte.
A montagem da peça "Missão Água" foi preparada com esmero e dedicação artística com a intenção de brindar o público infantil com uma linguagem teatral contemporânea, que seja capaz de alimentar o imaginário infantil e permanecer como objeto de reflexão após o espetáculo.
Abaixo algumas fotos do evento.

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sábado, 27 de maio de 2017

Esporte Escolar e Esporte Competitivo

Depois de nossa participação na etapa municipal dos JERGS 2017 achamos apropriado fazer algumas reflexões sobre Esporte Escolar e Esporte Competitivo.

"O principal equívoco histórico do entendimento do esporte-educação é a sua percepção como um ramo do esporte rendimento. Nesta percepção equivocada, as competições escolares, que deveriam ter um sentido educativo, em vez disto, simplesmente reproduzem as competições de alto nível, com todas suas características, inclusive com seus vícios deformando qualquer conceituo de educação. A educação, que tem um fim eminentemente social, ao compreender o esporte como manifestação educacional, tem que exigir do chamado esporte-educação um conteúdo fundamentalmente educativo.
Na argumentação de que o esporte na escola pode ser um dos meios mais efetivos de formação de jovens, a prática esportiva como educação social será indispensável nos seus processos de emancipação. Embora exista literaturas ( Kunz, 2004, Bracht, 2003, Tubino,2001) na defesa o esporte-educação desvinculado de padrões de rendimento e somente com compromisso educativo, as experiências ainda são escassas. Uma das experiências aceita nesse sentido foi a desenvolvida no Brasil,em 1989,nos Jogos Escolares Brasileiros, com cerca de aproximadamente 3600 estudantes participantes, sob responsabilidade do próprio autor, que na ocasião dirigia a antiga secretaria da Educação Física e Desportos, ligada ao Ministério da Educação. Naquela oportunidade, juntamente com educadores brasileiros, foi possível desenvolver aqueles jogos, com referência em cinco princípios sócio-educativos que foram: o princípio da participação,o principio da cooperação, o princípio da co-educação, o princípio da integração e o principio da co-gestão ou da responsabilidade.
Desta maneira podemos registrar que, o esporte-educação com sua responsabilidade de conteúdo no sentido de formação, já é uma questão sócio-educativa que cada dia passa a receber e provocar discussões mais profundas.O Programa Segundo Tempo se encaixa no esporte educação e tem como público alvo crianças, adolescentes e jovens expostos aos riscos sociais. Promover encontro de abrangência nacional dos parceiros do Ministério do Esporte no Programa Segundo Tempo, com vistas a aprofundar os debates sobre o esporte como fator de inclusão social, discutir os procedimentos de implantação, desenvolvimento e gestão.
OBJETIVOS
a) Fortalecer o envolvimento e o compromisso de gestores e coordenadores-gerais com o Programa Segundo Tempo;
b) Promover a reflexão como referencial para intervenção na realidade;
c) Promover a difusão do conhecimento e conteúdos do esporte;
d) Qualificar recursos humanos para coordenar e ministrar as atividades esportivas;
e) Difundir a proposta pedagógica, visando sua observância e o controle social;
f) Realizar debates abordando as temáticas transversais ligados ao esporte educacional;
g) Propor Plano de Capacitação Descentralizado, definindo metas para o exercício de
2007;
h) Desenvolver o estimulo a atividades produtivas e dedicação a uma aprendizagem
continuada;
i) Favorecer a interatividade com os outros atores do Programa Segundo Tempo;
j) Tornar o gestor bem preparado para enfrentar os desafios da gestão de convênios,
melhorando a qualidade e eficiência dos serviços prestados à sociedade."
Alguns links sobre o assunto:

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Biodiversidade na escola

Fonte - ecoanzol
"O Dia Internacional da Biodiversidade é comemorado anualmente em 22 de maio.
Esta data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa conscientizar a população mundial sobre a importância da diversidade biológica, além da necessidade da proteção da biodiversidade em todos os ecossistemas do planeta."
Fonte - calendarr

A professora Nívia Guerini, utilizando o suplemento "Meio Ambiente na escola" do jornal O Informativo do Vale, trabalhou a data com as turmas 61 e 72 nas aulas de Ciências, na área de Ciências da Natureza.
Os estudantes trabalharam o tema biodiversidade e ao final das reflexões e debates produziram materiais que foram expostos nos corredores.
Parabéns à professora e estudantes pelo trabalho!
Abaixo algumas fotos.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

JERGS Etapa Municipal


Ontem, quarta-feira, participamos da etapa municipal dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul – JERGS - na modalidade de Futsal Juvenil Masculino.
Os jogos aconteceram no Parque do Imigrante aqui em Lajeado, na parte da manhã, com início às 8h e na categoria juvenil além de nossa escola participaram as escolas São João Bosco, Érico Veríssimo e Castelo Branco.
Nossos alunos participaram dos jogos de forma clara, objetiva e educativa como devem ser os jogos escolares, honrando e bem representando a escola.
Parabéns a todos atletas e professores envolvidos no trabalho e um parabéns especial a todos os “alunos atletas” pelo 2º lugar obtido na fase municipal.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Crianças e Jovens do RS escrevendo Histórias


A EEEM Santo Antônio está participando do Projeto "Crianças e Jovens do Rio Grande do Sul escrevendo Histórias" com seis trabalhos escritos em forma de textos narrativos.
São três trabalhos feitos pelas na turma 91 nas aulas da professora Ledi Henz. São textos das estudantes Hélida G, dos Santos Blau, Raissa Bonassina e Sabrina Lourenço.
Os outros três trabalhos são da turma 101, textos das estudantes Bianca Souza, Ana Carolina P. de L. Molec e Vitória L. dos Santos e foram coordenados pela professora Elisete Witt Stachovski.
Agora nos resta torcer muito pelo sucesso dos trabalhos e classificação para a fase estadual.
Parabéns às jovens escritoras e às professoras pelo incentivo.
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